Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Proprietário de tinturaria (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- demonstrar competências pessoais;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- atender aos clientes;
- estruturar equipes de trabalho;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
Atividades
- delegar atribuições;
- resolver reclamações de clientes;
- apreciar inovações organizacionais;
- gerir compras;
- acompanhar a execução orçamentária;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- administrar conflitos entre funcionários;
- gerir investimentos;
- liberar mercadorias para entrega;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- designar equipe para projeto;
- prover ações de preservação ambiental;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- definir estratégias de terceirização;
- cooperar na definição de projetos;
- planejar compras e locações;
- captar recursos;
- negociar preços e condições de pagamento;
- agir com dinamismo;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- cobrar resultados;
- analisar tendências do mercado;
- controlar o cumprimento de normas;
- elaborar normas e instruções;
- recomendar promoção de funcionários;
- expressar-se gestualmente;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- demonstrar motivação;
- qualificar fornecedores;
- prestar assistência social aos funcionários;
- contratar serviços;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- gerir custos;
- elaborar plano de investimentos;
- orientar clientes;
- operar equipamentos de informática;
- acompanhar rotinas administrativas;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- argumentar com convicção (persuasão);
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- atender agentes de fiscalização;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- implementar reciclagem de funcionários;
- gerir estoques;
- implantar técnicas de vendas;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- definir perfil do consumidor final;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- representar a empresa;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- promover funcionários;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- administrar remanejamentos;
- manter apresentação pessoal;
- colaborar na definição de epi e epc;
- medir resultados de treinamento;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- entrevistar candidatos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- formular incentivos de produtividade;
- avaliar desempenho;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- instruir subordinados;
- remanejar leiaute;
- recepcionar mercadorias;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- buscar atualização profissional;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- estimular a motivação das equipes;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- determinar perfis profissionais;
- promover programas prevencionistas;
- examinar currículos;
- fazer orçamentos;
- transferir numerário para o banco;
- expressar-se oralmente;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- exercer liderança;
- gerenciar contratos de serviços;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- providenciar integração de funcionários;
- monitorar o andamento de projetos;
- propor compra de novos itens;
- exercitar a autonomia;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- divulgar mercadorias e serviços;
- realizar reuniões com a equipe;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- participar de reuniões;
Setores que mais contratam Proprietário de tinturaria (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos