Salário para o cargo de Proprietário de tinturaria (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de tinturaria (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de tinturaria (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);

Atividades

  • gerir custos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • analisar tendências do mercado;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • recepcionar mercadorias;
  • gerir investimentos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • controlar o cumprimento de normas;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • contratar serviços;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • propor compra de novos itens;
  • exercer liderança;
  • exercitar a autonomia;
  • representar a empresa;
  • examinar currículos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • instruir subordinados;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • gerir estoques;
  • gerir compras;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • implantar técnicas de vendas;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • entrevistar candidatos;
  • elaborar normas e instruções;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • atender agentes de fiscalização;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • transferir numerário para o banco;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • designar equipe para projeto;
  • qualificar fornecedores;
  • avaliar desempenho;
  • definir perfil do consumidor final;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • expressar-se gestualmente;
  • formular incentivos de produtividade;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • resolver reclamações de clientes;
  • demonstrar motivação;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • definir estratégias de terceirização;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • providenciar integração de funcionários;
  • administrar remanejamentos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • promover funcionários;
  • agir com dinamismo;
  • elaborar plano de investimentos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • promover programas prevencionistas;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • medir resultados de treinamento;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • delegar atribuições;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • fazer orçamentos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • orientar clientes;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • estimular a motivação das equipes;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • operar equipamentos de informática;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • expressar-se oralmente;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • buscar atualização profissional;
  • manter apresentação pessoal;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • captar recursos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • cooperar na definição de projetos;
  • remanejar leiaute;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • participar de reuniões;
  • cobrar resultados;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • determinar perfis profissionais;


Setores que mais contratam Proprietário de tinturaria (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




Profissões em Destaque: