Salário para o cargo de Proprietário de tinturaria (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de tinturaria (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de tinturaria (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • agir com dinamismo;
  • resolver reclamações de clientes;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • captar recursos;
  • medir resultados de treinamento;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • cooperar na definição de projetos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • remanejar leiaute;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • definir estratégias de terceirização;
  • propor compra de novos itens;
  • cobrar resultados;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • elaborar normas e instruções;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • gerir custos;
  • orientar clientes;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • planejar compras e locações;
  • demonstrar motivação;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • expressar-se gestualmente;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • recepcionar mercadorias;
  • promover programas prevencionistas;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • contratar serviços;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • determinar perfis profissionais;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • gerir investimentos;
  • delegar atribuições;
  • formular incentivos de produtividade;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • designar equipe para projeto;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • buscar atualização profissional;
  • operar equipamentos de informática;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • exercer liderança;
  • implantar técnicas de vendas;
  • gerir compras;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • examinar currículos;
  • participar de reuniões;
  • entrevistar candidatos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • fazer orçamentos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • manter apresentação pessoal;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • elaborar plano de investimentos;
  • promover funcionários;
  • analisar tendências do mercado;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • qualificar fornecedores;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • representar a empresa;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • gerir estoques;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • instruir subordinados;
  • estimular a motivação das equipes;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • avaliar desempenho;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • transferir numerário para o banco;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • monitorar o andamento de projetos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • exercitar a autonomia;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • expressar-se oralmente;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • administrar remanejamentos;
  • definir perfil do consumidor final;


Setores que mais contratam Proprietário de tinturaria (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




Profissões em Destaque: