Salário para o cargo de Proprietário de pebolim (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de pebolim (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de pebolim (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • delegar atribuições;
  • resolver reclamações de clientes;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • manter apresentação pessoal;
  • estimular a motivação das equipes;
  • promover programas prevencionistas;
  • administrar remanejamentos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • definir estratégias de terceirização;
  • representar a empresa;
  • demonstrar motivação;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • planejar compras e locações;
  • transferir numerário para o banco;
  • exercitar a autonomia;
  • definir perfil do consumidor final;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • entrevistar candidatos;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • gerir compras;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • implantar técnicas de vendas;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • examinar currículos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • cobrar resultados;
  • buscar atualização profissional;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • fazer orçamentos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • participar de reuniões;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • formular incentivos de produtividade;
  • providenciar integração de funcionários;
  • gerir custos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • instruir subordinados;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • captar recursos;
  • propor compra de novos itens;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • gerir investimentos;
  • qualificar fornecedores;
  • designar equipe para projeto;
  • avaliar desempenho;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • orientar clientes;
  • contratar serviços;
  • remanejar leiaute;
  • medir resultados de treinamento;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • elaborar normas e instruções;
  • exercer liderança;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • determinar perfis profissionais;
  • gerir estoques;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • expressar-se oralmente;
  • cooperar na definição de projetos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • recepcionar mercadorias;
  • expressar-se gestualmente;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • agir com dinamismo;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • operar equipamentos de informática;
  • promover funcionários;
  • analisar tendências do mercado;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;


Setores que mais contratam Proprietário de pebolim (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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