Salário para o cargo de Proprietário de pebolim (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de pebolim (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de pebolim (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • remanejar leiaute;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • gerir investimentos;
  • qualificar fornecedores;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • resolver reclamações de clientes;
  • exercitar a autonomia;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • cobrar resultados;
  • expressar-se gestualmente;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • recepcionar mercadorias;
  • determinar perfis profissionais;
  • representar a empresa;
  • formular incentivos de produtividade;
  • delegar atribuições;
  • designar equipe para projeto;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • examinar currículos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • atender agentes de fiscalização;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • buscar atualização profissional;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • promover programas prevencionistas;
  • implantar técnicas de vendas;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • operar equipamentos de informática;
  • elaborar normas e instruções;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • definir estratégias de terceirização;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • liberar mercadorias para entrega;
  • analisar tendências do mercado;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • gerir estoques;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • promover funcionários;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • participar de reuniões;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • agir com dinamismo;
  • providenciar integração de funcionários;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • transferir numerário para o banco;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • manter apresentação pessoal;
  • captar recursos;
  • avaliar desempenho;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • contratar serviços;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • entrevistar candidatos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • planejar compras e locações;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • gerir compras;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • demonstrar motivação;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • instruir subordinados;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • exercer liderança;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • gerir custos;
  • expressar-se oralmente;
  • medir resultados de treinamento;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • administrar remanejamentos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • orientar clientes;
  • fazer orçamentos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • propor compra de novos itens;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • elaborar plano de investimentos;


Setores que mais contratam Proprietário de pebolim (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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