Programador visual gráfico · CBO 7661-55

Programador visual gráfico · CBO 7661-55

CBO 766155 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Realiza a programação visual gráfica, criando recursos visuais para adequar os projetos às solicitações do cliente, definindo as características - cor, formato e gramatura – da programação, efetuando a editoração de textos e imagens, e confeccionando as provas digitais a serem su

O ofício do Programador visual gráfico em uma frase CBO 766155

Síntese

O Programador visual gráfico (CBO 7661-55) realiza a programação visual gráfica, criando recursos visuais para adequar os projetos às solicitações do cliente, definindo as características - cor, formato e gramatura – da programação, efetuando a editoração de textos e imagens, e confeccionando as provas digitais a serem submetidas à aprovação do cliente. Planeja o trabalho, analisando a ordem de serviço e o pedido do cliente. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.

Como o CBO 7661-55 se traduz na rotina

Planeja o serviço de programação visual gráfica, analisando a ordem de serviço. Identifica e examina o pedido do cliente, para elaborar o projeto. Requisita material, verifica as condições dos equipamentos e confirma a disponibilidade de softwares. Elabora orçamento, identificando viabilidade financeira e técnica do projeto.

Confecciona boneco do documento a ser apresentado ao cliente, com miolo, capa e tamanho definido de lombada.

Cria, desenvolve e aplica recursos visuais para adequar o projeto à solicitação do cliente e ao processo de impressão a ser utilizado. Define as características - cor, formato e gramatura - da programação visual gráfica para o projeto a ser desenvolvido.

Efetua a editoração eletrônica dos textos e das imagens. Digita textos, selecionando estilos e tamanho de fonte. Diagrama e formata os textos. Seleciona os tipos de gráficos e tabelas. Elabora tabelas e gráficos, utilizando softwares específicos. Seleciona ilustrações, logotipos, imagens e fotos de produtos, a partir de conceitos de design adotados.

Revisa os leiautes finais e realiza o fechamento dos arquivos de acordo com o projeto gráfico.

Confecciona a prova digital para submeter o projeto à aprovação do cliente.

Encaminha o projeto, após a aprovação, para execução da impressão, indicando o processo de produção gráfica e os insumos necessários.

Organiza a documentação referente ao projeto, arquivando - em meio impresso e/ou digital – as provas apresentadas e o documento de aprovação do projeto pelo cliente.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Conserva equipamentos, fazendo sua limpeza.

Faz o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais.

Trabalha com segurança, prevenindo acidentes. Utiliza equipamentos de proteção individual, sempre que necessário.

Pulso do mercado para CBO Programador visual gráfico

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 7661-55 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de nicho específico no mercado formal
  • DensidadeOcupação de nicho específico no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, entre 20 e 30 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 43h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 7661-55

Os principais empregadores concentram-se em: Clínicas Odontológicas Cirúrgicas, Pré-Impressão, Gráficas de Material Publicitário, Agências de Publicidade, Gráficas, Organização de Eventos.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso de qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas- aula, ministrado por instituições ou escolas especializadas na área. O pleno desempenho das atividades ocorre até um ano de experiência profissional.

Saberes que sustentam o CBO 7661-55

Tabela CBO · posição 3 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 16 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências biológicasEcologia e gestão ambientalMeio ambiente333
Ciências exatas e informáticaCiência da computaçãoProcessamento de imagens444
FísicaOutros conhecimentos de física - colorimetria333
Matemática e estatísticaMatemática aplicada233
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática344
Internet344
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - software de editoração de texto444
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - software para tratamento de imagem444
Ciências sociais aplicadasDireitoNormas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho333
Linguística, letras e artesArtesArte digital334
Criação444
Desenho artístico334
Estética e noção do belo444
LínguasPortuguês: comunicação oral e escrita344
Português: leitura e interpretação de textos344
Português instrumental444
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 19 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Administração, gestão e negóciosQualidade e produtividadeOutros conhecimentos de qualidade e produtividade - fundamentos da qualidade333
Saúde e segurançaErgonomia334
Saúde ocupacional334
Segurança no trabalho344
Processos de comércioComercializaçãoOrçamento333
Processos de produção industrialInformações tecnológicas de produção gráficaProcessos de pré-impressão333
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de produção gráfica - computação editorial e gráfica444
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de produção gráfica - execução e finalização de projetos gráficos444
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de produção gráfica - gerenciamento de arquivos da pré-impressão gráfica444
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de produção gráfica - produção visual gráfica444
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de produção gráfica - tipos de produtos gráficos333
Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentosOutros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - equipamentos para produção visual gráfica444
Manutenção industrialOutros conhecimentos de manutenção industrial - conservação de equipamentos de produção visual gráfica444
MateriaisOutros conhecimentos de materiais - tipos de substratos e outros materiais para a impressão gráfica344
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrialNormas regulamentadoras para área industrial333
Normas técnicas para área industrial333
Planejamento e controle da produção industrialOutros conhecimentos de planejamento e controle da produção industrial - ordem de serviço333
Tendências e inovação nos processos de produção industrialOutros conhecimentos de tendências e inovação nos processos de produção industrial - novos processos de impressão gráfica333
Outros conhecimentos de tendências e inovação nos processos de produção industrial - novos tipos de substratos utilizados na indústria gráfica333

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 3 de 8
Habilidades cognitivas 11 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral33
Escuta ativa33
Expressão oral33
Compreensão escrita44
Expressão escrita44
RaciocínioRaciocínio concreto para seguir instruções33
Raciocínio abstrato para resolução de problemas44
Raciocínio analítico33
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting)22
Trabalho com númerosComparação de dados33
Compreensão numérica33
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 11 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades físicasFlexibilidade de extensão33
Flexibilidade dinâmica33
Habilidades psicomotorasEstabilidade (firmeza) braço-mão33
Precisão de controle44
Destreza dos dedos (ou digital)44
Destreza manual33
Habilidades sensoriaisAtenção auditiva33
Clareza de fala33
Sensibilidade ao brilho33
Visão de perto (ou a curta distância)44
Discriminação de cor visual44
Habilidades práticas 8 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe33
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas...33
Troca de informações33
Cooperação33
Habilidades operacionaisAplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas33
Aplicação de habilidades artísticas33
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade33
Habilidades organizacionaisAnálise de garantia de qualidade33

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 3 de 8
TipoPosturaPeso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalhoAutonomia nos contextos de trabalho sem previsão de mudanças3
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho3

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Atuam no segmento de edição, impressão e reprodução de gravações e em diversas atividades empresariais como empregados assalariados com carteira assinada. Estão organizados de forma individual, sob supervisão permanente, em ambiente fechado e por rodízio de turnos (diurno/noturno). Trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis por longo período de tempo e permanecem expostos a materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.

Verbos do dia a dia do CBO 766155

O que se faz na prática
Definir matéria-prima
Identificar viabilidade econômica e técnica do projeto
Demonstrar habilidade motora
Digitar textos
Analisar ordem de serviço
Manter assiduidade
Organizar-se
Definir tamanho da lombada
Dar provas de acuidade métrica
Evidenciar criatividade
Verificar as condições dos equipamentos
Ilustrar textos

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Programador visual gráfico (CBO 7661-55) pertence à família dos Trabalhadores da pré-impressão gráfica, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

7 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
76 Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas
766 Trabalhadores da produção gráfica
7661 Trabalhadores da pré-impressão gráfica
766155 Programador visual gráfico

Profissões irmãs na família CBO 7661

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Programador visual gráfico

CBO 766155

Qual é o CBO do Programador visual gráfico?

O código é CBO 7661-55 (ou CBO 766155 sem o hífen), dentro da família 7661 (Trabalhadores da pré-impressão gráfica), no grande grupo 7 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Programador visual gráfico?

Realiza a programação visual gráfica, criando recursos visuais para adequar os projetos às solicitações do cliente, definindo as características - cor, formato e gramatura – da programação, efetuando a editoração de textos e imagens, e confeccionando as provas digitais a serem submetidas à aprovação do cliente. Planeja o trabalho, analisando a ordem de serviço e o pedido do cliente. Cumpre normas…

Que formação é necessária para o CBO 7661-55?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Clínicas Odontológicas Cirúrgicas, Pré-Impressão, Gráficas de Material Publicitário, Agências de Publicidade.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 43 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 7661-55

Mesmo subgrupo · CBO 766