Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de treinamentos industriais
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
Instrutores de ensino profissional devem:
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- prestar serviços À comunidade;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- elaborar material pedagógico;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
Atividades
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- integrar-se em eventos da área;
- selecionar material pedagógico;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- preparar material didático;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- participar de campanhas educativas;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- elaborar os planos de aula;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- sistematizar as normas técnicas;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- negociar projetos e cursos;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- comprovar certificação das competências;
- preencher diários de classe ou similares;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- fixar metas educacionais para a escola;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- expressar-se com clareza;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- agir eticamente na profissão;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar liderança;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- dialogar com os alunos;
- limpar os equipamentos;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- selecionar recursos didáticos;
- revisar material pedagógico;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- orientar os alunos;
- demonstrar tolerância e paciência;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- conferir a execução da manutenção;
- identificar novas fontes para atualização;
- preencher planilhas de custo;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- preparar recursos audiovisuais;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- tomar providências em casos de emergência;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- dialogar com os outros professores;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- adequar material pedagógico;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- sistematizar a legislação na sua área;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- comprovar experiência na área específica;
- sistematizar a produção científica da área;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- criar situações operacionais de atividades;
- promover intercâmbios institucionais;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- demonstrar capacidade de organização;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- registrar controles de estoque;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- demonstrar perseverança;
- analisar as avaliações;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- criar situações de trabalho em equipe;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- executar a manutenção preventiva;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- auto avaliar-se;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- simular situações atuais de trabalho;
- organizar exposições de produtos;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
Setores que mais contratam Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Treinamento em informática
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividades de teleatendimento
- Formação de condutores
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Comércio varejista de livros
- Atividades associativas
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Locação de mão-de-obra temporária
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo