Salário para o cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços

Instrutores de ensino profissional devem:

  • comunicar-se;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • elaborar material pedagógico;

Atividades

  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • organizar exposições de produtos;
  • selecionar material pedagógico;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • expressar-se com clareza;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • limpar os equipamentos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • demonstrar liderança;
  • preparar material didático;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • demonstrar perseverança;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • participar de campanhas educativas;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • demonstrar criatividade;
  • dialogar com os alunos;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • dialogar com os outros professores;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • agir eticamente na profissão;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • auto avaliar-se;
  • demonstrar flexibilidade;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • registrar controles de estoque;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • preencher planilhas de custo;
  • revisar material pedagógico;
  • integrar-se em eventos da área;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • elaborar os planos de aula;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • analisar as avaliações;
  • adequar material pedagógico;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • executar a manutenção preventiva;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • selecionar recursos didáticos;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • orientar os alunos;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • conferir a execução da manutenção;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • comprovar experiência na área específica;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • negociar projetos e cursos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • comprovar certificação das competências;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;


Setores que mais contratam Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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