Salário para o cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços

Instrutores de ensino profissional devem:

  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • elaborar material pedagógico;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • prestar serviços À comunidade;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;

Atividades

  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • limpar os equipamentos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • conferir a execução da manutenção;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • auto avaliar-se;
  • registrar controles de estoque;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • preencher planilhas de custo;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • comprovar certificação das competências;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • selecionar material pedagógico;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • orientar os alunos;
  • integrar-se em eventos da área;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • demonstrar criatividade;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • comprovar experiência na área específica;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • negociar projetos e cursos;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • executar a manutenção preventiva;
  • revisar material pedagógico;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • preparar material didático;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • analisar as avaliações;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • demonstrar perseverança;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • elaborar os planos de aula;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • organizar exposições de produtos;
  • expressar-se com clareza;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • dialogar com os alunos;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • agir eticamente na profissão;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • adequar material pedagógico;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • dialogar com os outros professores;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • participar de campanhas educativas;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • selecionar recursos didáticos;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;


Setores que mais contratam Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: