Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem em informática
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
Instrutores de ensino profissional devem:
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- prestar serviços À comunidade;
- elaborar material pedagógico;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- dialogar com os alunos;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- conferir a execução da manutenção;
- demonstrar tolerância e paciência;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- executar a manutenção preventiva;
- negociar projetos e cursos;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- auto avaliar-se;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- orientar os alunos;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- demonstrar perseverança;
- criar situações de trabalho em equipe;
- sistematizar as normas técnicas;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- comprovar experiência na área específica;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- elaborar os planos de aula;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- sistematizar a legislação na sua área;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- revisar material pedagógico;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- preencher planilhas de custo;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- sistematizar a produção científica da área;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- fixar metas educacionais para a escola;
- selecionar recursos didáticos;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- demonstrar capacidade de organização;
- demonstrar flexibilidade;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- tomar providências em casos de emergência;
- preencher diários de classe ou similares;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- identificar novas fontes para atualização;
- promover intercâmbios institucionais;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- analisar as avaliações;
- adequar material pedagógico;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- simular situações atuais de trabalho;
- organizar exposições de produtos;
- selecionar material pedagógico;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- limpar os equipamentos;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- preparar recursos audiovisuais;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- participar de campanhas educativas;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- comprovar certificação das competências;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- dialogar com os outros professores;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- expressar-se com clareza;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- agir eticamente na profissão;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- integrar-se em eventos da área;
- demonstrar criatividade;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- preparar material didático;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- demonstrar liderança;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- criar situações operacionais de atividades;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- registrar controles de estoque;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
Setores que mais contratam Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Treinamento em informática
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividades de teleatendimento
- Formação de condutores
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Comércio varejista de livros
- Atividades associativas
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Locação de mão-de-obra temporária
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo