Salário para o cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços

Instrutores de ensino profissional devem:

  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • demonstrar competências pessoais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços À comunidade;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • elaborar material pedagógico;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;

Atividades

  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • agir eticamente na profissão;
  • adequar material pedagógico;
  • demonstrar flexibilidade;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • registrar controles de estoque;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • conferir a execução da manutenção;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • demonstrar criatividade;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • comprovar certificação das competências;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • auto avaliar-se;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • preparar material didático;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • limpar os equipamentos;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • selecionar material pedagógico;
  • expressar-se com clareza;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • selecionar recursos didáticos;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • negociar projetos e cursos;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • comprovar experiência na área específica;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • dialogar com os alunos;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • elaborar os planos de aula;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • demonstrar perseverança;
  • participar de campanhas educativas;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • orientar os alunos;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • integrar-se em eventos da área;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • demonstrar liderança;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • dialogar com os outros professores;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • analisar as avaliações;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • preencher planilhas de custo;
  • organizar exposições de produtos;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • revisar material pedagógico;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • executar a manutenção preventiva;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;


Setores que mais contratam Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: