Salário para o cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços

Instrutores de ensino profissional devem:

  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • elaborar material pedagógico;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;

Atividades

  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • demonstrar criatividade;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • organizar exposições de produtos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • elaborar os planos de aula;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • preparar material didático;
  • integrar-se em eventos da área;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • agir eticamente na profissão;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • auto avaliar-se;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • dialogar com os alunos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • preencher planilhas de custo;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • comprovar certificação das competências;
  • conferir a execução da manutenção;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • participar de campanhas educativas;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • orientar os alunos;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • limpar os equipamentos;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • selecionar recursos didáticos;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • registrar controles de estoque;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • selecionar material pedagógico;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • negociar projetos e cursos;
  • executar a manutenção preventiva;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • revisar material pedagógico;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • adequar material pedagógico;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • analisar as avaliações;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • demonstrar perseverança;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • comprovar experiência na área específica;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • expressar-se com clareza;
  • demonstrar liderança;
  • dialogar com os outros professores;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;


Setores que mais contratam Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: