Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
Instrutores de ensino profissional devem:
- comunicar-se;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- prestar serviços À comunidade;
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar material pedagógico;
Atividades
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- sistematizar a produção científica da área;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- promover intercâmbios institucionais;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- demonstrar perseverança;
- criar situações operacionais de atividades;
- revisar material pedagógico;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- selecionar material pedagógico;
- conferir a execução da manutenção;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- preparar recursos audiovisuais;
- demonstrar capacidade de organização;
- registrar controles de estoque;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- orientar os alunos;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- demonstrar tolerância e paciência;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- negociar projetos e cursos;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- dialogar com os alunos;
- auto avaliar-se;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- identificar novas fontes para atualização;
- organizar exposições de produtos;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- preencher planilhas de custo;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- comprovar experiência na área específica;
- preencher diários de classe ou similares;
- preparar material didático;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- limpar os equipamentos;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- comprovar certificação das competências;
- integrar-se em eventos da área;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- sistematizar a legislação na sua área;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- agir eticamente na profissão;
- participar de campanhas educativas;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- adequar material pedagógico;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- criar situações de trabalho em equipe;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- demonstrar liderança;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- tomar providências em casos de emergência;
- fixar metas educacionais para a escola;
- demonstrar criatividade;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- simular situações atuais de trabalho;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- selecionar recursos didáticos;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- sistematizar as normas técnicas;
- demonstrar flexibilidade;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- expressar-se com clareza;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- dialogar com os outros professores;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- analisar as avaliações;
- executar a manutenção preventiva;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- elaborar os planos de aula;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
Setores que mais contratam Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Treinamento em informática
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividades de teleatendimento
- Formação de condutores
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Comércio varejista de livros
- Atividades associativas
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Locação de mão-de-obra temporária
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo