Salário para o cargo de Professor dos ciclos iniciais (ensino fundamental)
CBO 2312-10 > Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Professor dos ciclos iniciais (ensino fundamental) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas (comunicação e expressão, integração social e iniciação às ciências) nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Preparam aulas, efetuam registros burocráticos e pedagógicos, participam na elaboração do projeto pedagógico, planejam o curso de acordo com as diretrizes educacionais. Atuam em reuniões administrativas e pedagógicas, organizam eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas. Para o desenvolvimento das atividades utilizam constantemente capacidades de comunicação.

Quanto ganha um Professor dos ciclos iniciais (ensino fundamental)

Um Professor dos ciclos iniciais (ensino fundamental) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.903,09 e R$ 6.541,01, com a média salarial de R$ 3.086,58 e o salário mediana em R$ 2.499,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor dos ciclos iniciais (ensino fundamental)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.086,58 37.038,96 771,64 21,14
1º Quartil 1.903,09 22.837,04 475,77 13,04
Salário Mediana 2.499,00 29.988,00 624,75 17,12
3º Quartil 4.988,45 59.861,45 1.247,11 34,17
Teto Salarial 6.541,01 78.492,13 1.635,25 44,81


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.836 - 10.142 4.107,97 1.836,29 3.101,00 8.373,47 10.142,20
Rio de Janeiro - RJ 1.520 - 9.119 3.318,70 1.519,96 1.963,00 7.528,55 9.118,81
Brasília - DF 1.662 - 8.396 3.660,19 1.662,33 3.222,00 6.931,69 8.395,88
Limeira - SP 2.693 - 4.400 3.181,12 2.693,19 3.315,00 3.632,76 4.400,11
Goiânia - GO 1.732 - 15.142 4.842,27 1.732,13 2.452,00 12.501,61 15.142,33
Gaspar - SC 2.621 - 5.793 4.174,50 2.620,82 4.700,00 4.782,62 5.792,85
Belo Horizonte - MG 1.754 - 6.492 3.129,72 1.753,58 2.605,00 5.359,55 6.491,64
Curitiba - PR 1.591 - 4.752 2.410,39 1.590,99 1.991,12 3.923,53 4.752,30
Salvador - BA 1.484 - 6.589 2.823,32 1.484,25 2.131,00 5.439,70 6.588,73
Barra de São Francisco - ES 1.694 - 3.856 2.281,35 1.694,20 2.107,00 3.183,45 3.855,89
Braço do Norte - SC 2.226 - 2.908 2.283,55 2.225,67 2.254,00 2.400,55 2.907,62
Guarulhos - SP 1.792 - 5.809 2.729,23 1.791,88 2.056,50 4.795,90 5.808,94
Porto Alegre - RS 2.156 - 7.323 3.726,26 2.155,91 3.194,50 6.046,16 7.323,29
Londrina - PR 1.554 - 5.023 2.720,10 1.553,81 2.690,50 4.146,74 5.022,65
Manaus - AM 1.412 - 3.606 1.885,11 1.412,00 1.550,00 2.977,06 3.605,90
Caçapava - SP 2.544 - 5.130 3.213,47 2.543,51 3.038,00 4.235,65 5.130,34
Campinas - SP 1.830 - 7.050 3.179,26 1.830,05 2.399,00 5.820,46 7.049,92
Recife - PE 1.598 - 6.807 3.181,06 1.598,02 2.608,00 5.620,15 6.807,30
Fortaleza - CE 1.412 - 4.450 2.200,52 1.412,00 1.740,00 3.673,83 4.449,85
Campo Grande - MS 1.532 - 6.093 2.833,11 1.531,94 2.367,00 5.030,46 6.093,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.915 - 7.154 3.515,67 1.915,33 3.219,00 5.906,54 7.154,18
Santa Catarina 1.929 - 6.180 3.222,67 1.928,52 2.595,00 5.102,45 6.180,24
Paraná 1.601 - 4.075 2.303,14 1.600,91 2.180,00 3.364,75 4.075,48
Rio de Janeiro 1.490 - 8.315 3.063,69 1.489,98 1.852,00 6.864,52 8.314,51
Minas Gerais 1.690 - 5.433 2.738,10 1.690,46 2.336,00 4.485,13 5.432,52
Rio Grande do Sul 1.957 - 5.978 3.079,16 1.957,29 2.675,00 4.935,46 5.977,98
Goiás 1.604 - 9.862 3.600,98 1.604,12 2.250,00 8.142,22 9.862,10
Bahia 1.431 - 5.074 2.371,20 1.430,67 1.874,00 4.189,09 5.073,95
Distrito Federal 1.662 - 8.396 3.660,19 1.662,33 3.222,00 6.931,69 8.395,88
Espírito Santo 1.574 - 4.789 2.453,65 1.573,64 2.107,00 3.953,93 4.789,12
Pernambuco 1.463 - 6.770 2.946,48 1.463,42 2.390,00 5.589,55 6.770,23
Mato Grosso 1.760 - 5.421 2.753,60 1.760,01 2.298,00 4.475,47 5.420,82
Ceará 1.412 - 7.113 2.710,24 1.412,00 1.685,38 5.872,79 7.113,30
Pará 1.466 - 5.676 2.579,45 1.465,83 1.998,00 4.686,44 5.676,35
Mato Grosso do Sul 1.605 - 7.667 3.316,32 1.605,11 2.600,00 6.329,99 7.667,07
Rio Grande do Norte 1.412 - 4.037 1.935,03 1.412,00 1.478,00 3.333,22 4.037,30
Amazonas 1.412 - 3.556 1.876,00 1.412,00 1.550,00 2.935,51 3.555,58
Rondônia 1.664 - 5.447 3.020,20 1.663,55 2.987,00 4.497,14 5.447,07
Alagoas 1.433 - 4.193 2.037,16 1.433,17 1.553,00 3.461,66 4.192,87
Maranhão 1.418 - 6.136 2.521,59 1.417,83 1.722,50 5.066,03 6.136,12
Sergipe 1.412 - 4.168 2.039,43 1.412,00 1.500,00 3.441,33 4.168,24
Paraíba 1.412 - 4.257 2.145,29 1.412,00 1.862,00 3.514,30 4.256,63
Piauí 1.412 - 4.849 2.090,59 1.412,00 1.478,00 4.003,09 4.848,67
Acre 1.626 - 4.907 2.771,04 1.625,57 2.630,00 4.051,31 4.907,07
Tocantins 1.538 - 4.703 2.441,04 1.538,47 2.200,00 3.882,51 4.702,62
Amapá 1.415 - 5.226 2.404,01 1.415,23 2.000,00 4.314,58 5.225,95
Roraima 1.517 - 4.042 2.194,49 1.516,95 1.953,50 3.337,10 4.042,00


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor dos ciclos iniciais (ensino fundamental)

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) devem:

  • preparar aulas;
  • planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais;
  • organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas;
  • atuar em reuniões administrativas e pedagógicas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar os alunos;
  • efetuar registros burocráticos pedagógicos;
  • comunicar-se;
  • ministrar aulas;
  • participar na elaboração do projeto pedagógico;

  • Atividades

    • organizar visitas a espaços culturais;
    • refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações;
    • divulgar os trabalhos dos alunos;
    • ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno;
    • atualizar-se;
    • planejar as atividades periódicas da área;
    • relacionar os conteúdos aos temas transversais;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais;
    • definir critérios de avaliação;
    • registrar conteúdos e atividades ministrados;
    • comunicar-se com diferentes faixas etárias;
    • acompanhar trabalho diário do aluno;
    • caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos;
    • preparar roteiro de observação para os alunos;
    • aplicar instrumentos diversos de avaliação;
    • relatar evasão escolar;
    • estabelecer objetivos gerais e específicos do curso;
    • expressar-se em vários níveis de linguagem;
    • dominar a modalidade escrita da língua;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • trabalhar conceitos de família e cidadania;
    • solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos;
    • atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno;
    • consultar legislação educacional;
    • propor atividades de comunicação oral ao aluno;
    • amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa;
    • fixar objetivos de avaliação;
    • estabelecer estratégicas de recuperação do aluno;
    • orientar o aluno para atitudes de convívio social;
    • discutir conceitos de religiosidade;
    • interagir com a comunidade escolar;
    • apresentar relatórios às autoridades competentes;
    • integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola;
    • divulgar a produção da escola na comunidade;
    • definir metodologias de ensino;
    • registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem;
    • anotar ocorrências anômalas;
    • explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma;
    • estabelecer estratégias de avaliação;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno;
    • proceder com clareza;
    • preparar o cronograma dos eventos;
    • sugerir formas para qualificação do docente;
    • sugerir projetos para a comunidade escolar;
    • relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos;
    • atuar em reuniões de professores;
    • sugerir metodologias de ensino;
    • preencher fichas descritivas;
    • revisar conteúdos;
    • programar pauta das reuniões;
    • avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • manter vínculos afetivos com os alunos;
    • levantar o perfil cognitivo e social dos alunos;
    • organizar palestras;
    • solicitar autorização da direção da escola para realização do evento;
    • definir estratégias de ensino;
    • notificar os pais sobre a situação dos alunos;
    • proceder com ética e moral;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno;
    • proceder com criatividade;
    • convencionar regras de convivência;
    • acompanhar reuniões de conselho de classe e série;
    • registrar conceitos e notas dos alunos;
    • trocar experiências com os pares e especialistas;
    • listar fontes de pesquisa para o aluno;
    • monitorar trabalhos em grupo;
    • orientar o aluno em atividades artísticas e corporais;
    • aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno;
    • contatar instituições para viabilização de atividades;
    • trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos;
    • propor atividades diversas baseadas no mesmo tema;
    • ajustar planejamento à classe;
    • empregar atividades de recuperação paralela;
    • formar grupos para atuação nos eventos;
    • traçar os objetivos dos eventos;
    • redigir relatório sobre alunos com problemas;
    • instruir os alunos para participar dos eventos;
    • registrar frequência dos alunos;
    • apresentar capacidade de trabalho em equipe;
    • atuar em reuniões periódicas de planejamento;
    • iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização;
    • selecionar material didático;
    • atuar em reuniões de pais;
    • orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço;
    • propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst);
    • atuar em assembleias escolares e conselhos de escola;
    • opinar sobre propostas pedagógicas;
    • discutir o conteúdo científico com os alunos;
    • conversar com os pais dos alunos;
    • estabelecer conteúdos mínimos por série;
    • dialogar com os alunos;
    • expor os trabalhos dos alunos durante a aula;
    • propor situações-problema aos alunos;
    • propor trabalhos e atividades;
    • criar atividade paralela de reforço;
    • adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe (classes multisseriadas);
    • orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita;
    • criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos;
    • registrar aulas previstas e dadas;
    • sugerir objetivos gerais e específicos;
    • preparar instrumentos para registro do evento;
    • exercer autoridade com critério;
    • determinar objetivo da aula;
    • criar material didático;
    • pesquisar material didático e paradidático;
    • definir temas transversais e interdisciplinares;
    • divulgar os eventos da escola;
    • escolher temas para reuniões;
    • analisar material didático e paradidático;
    • produzir material didático;


    Setores que mais contratam Professor dos ciclos iniciais (ensino fundamental) no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Educação infantil - creche
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social de rua