Quanto ganha um Professor dos ciclos iniciais (ensino fundamental)
Um Professor dos ciclos iniciais (ensino fundamental) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.903,09 e R$ 6.541,01, com a média salarial de R$ 3.086,58 e o salário mediana em R$ 2.499,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.086,58 | 37.038,96 | 771,64 | 21,14 |
1º Quartil | 1.903,09 | 22.837,04 | 475,77 | 13,04 |
Salário Mediana | 2.499,00 | 29.988,00 | 624,75 | 17,12 |
3º Quartil | 4.988,45 | 59.861,45 | 1.247,11 | 34,17 |
Teto Salarial | 6.541,01 | 78.492,13 | 1.635,25 | 44,81 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.836 - 10.142 | 4.107,97 | 1.836,29 | 3.101,00 | 8.373,47 | 10.142,20 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.520 - 9.119 | 3.318,70 | 1.519,96 | 1.963,00 | 7.528,55 | 9.118,81 |
Brasília - DF | 1.662 - 8.396 | 3.660,19 | 1.662,33 | 3.222,00 | 6.931,69 | 8.395,88 |
Limeira - SP | 2.693 - 4.400 | 3.181,12 | 2.693,19 | 3.315,00 | 3.632,76 | 4.400,11 |
Goiânia - GO | 1.732 - 15.142 | 4.842,27 | 1.732,13 | 2.452,00 | 12.501,61 | 15.142,33 |
Gaspar - SC | 2.621 - 5.793 | 4.174,50 | 2.620,82 | 4.700,00 | 4.782,62 | 5.792,85 |
Belo Horizonte - MG | 1.754 - 6.492 | 3.129,72 | 1.753,58 | 2.605,00 | 5.359,55 | 6.491,64 |
Curitiba - PR | 1.591 - 4.752 | 2.410,39 | 1.590,99 | 1.991,12 | 3.923,53 | 4.752,30 |
Salvador - BA | 1.484 - 6.589 | 2.823,32 | 1.484,25 | 2.131,00 | 5.439,70 | 6.588,73 |
Barra de São Francisco - ES | 1.694 - 3.856 | 2.281,35 | 1.694,20 | 2.107,00 | 3.183,45 | 3.855,89 |
Braço do Norte - SC | 2.226 - 2.908 | 2.283,55 | 2.225,67 | 2.254,00 | 2.400,55 | 2.907,62 |
Guarulhos - SP | 1.792 - 5.809 | 2.729,23 | 1.791,88 | 2.056,50 | 4.795,90 | 5.808,94 |
Porto Alegre - RS | 2.156 - 7.323 | 3.726,26 | 2.155,91 | 3.194,50 | 6.046,16 | 7.323,29 |
Londrina - PR | 1.554 - 5.023 | 2.720,10 | 1.553,81 | 2.690,50 | 4.146,74 | 5.022,65 |
Manaus - AM | 1.412 - 3.606 | 1.885,11 | 1.412,00 | 1.550,00 | 2.977,06 | 3.605,90 |
Caçapava - SP | 2.544 - 5.130 | 3.213,47 | 2.543,51 | 3.038,00 | 4.235,65 | 5.130,34 |
Campinas - SP | 1.830 - 7.050 | 3.179,26 | 1.830,05 | 2.399,00 | 5.820,46 | 7.049,92 |
Recife - PE | 1.598 - 6.807 | 3.181,06 | 1.598,02 | 2.608,00 | 5.620,15 | 6.807,30 |
Fortaleza - CE | 1.412 - 4.450 | 2.200,52 | 1.412,00 | 1.740,00 | 3.673,83 | 4.449,85 |
Campo Grande - MS | 1.532 - 6.093 | 2.833,11 | 1.531,94 | 2.367,00 | 5.030,46 | 6.093,04 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.915 - 7.154 | 3.515,67 | 1.915,33 | 3.219,00 | 5.906,54 | 7.154,18 |
Santa Catarina | 1.929 - 6.180 | 3.222,67 | 1.928,52 | 2.595,00 | 5.102,45 | 6.180,24 |
Paraná | 1.601 - 4.075 | 2.303,14 | 1.600,91 | 2.180,00 | 3.364,75 | 4.075,48 |
Rio de Janeiro | 1.490 - 8.315 | 3.063,69 | 1.489,98 | 1.852,00 | 6.864,52 | 8.314,51 |
Minas Gerais | 1.690 - 5.433 | 2.738,10 | 1.690,46 | 2.336,00 | 4.485,13 | 5.432,52 |
Rio Grande do Sul | 1.957 - 5.978 | 3.079,16 | 1.957,29 | 2.675,00 | 4.935,46 | 5.977,98 |
Goiás | 1.604 - 9.862 | 3.600,98 | 1.604,12 | 2.250,00 | 8.142,22 | 9.862,10 |
Bahia | 1.431 - 5.074 | 2.371,20 | 1.430,67 | 1.874,00 | 4.189,09 | 5.073,95 |
Distrito Federal | 1.662 - 8.396 | 3.660,19 | 1.662,33 | 3.222,00 | 6.931,69 | 8.395,88 |
Espírito Santo | 1.574 - 4.789 | 2.453,65 | 1.573,64 | 2.107,00 | 3.953,93 | 4.789,12 |
Pernambuco | 1.463 - 6.770 | 2.946,48 | 1.463,42 | 2.390,00 | 5.589,55 | 6.770,23 |
Mato Grosso | 1.760 - 5.421 | 2.753,60 | 1.760,01 | 2.298,00 | 4.475,47 | 5.420,82 |
Ceará | 1.412 - 7.113 | 2.710,24 | 1.412,00 | 1.685,38 | 5.872,79 | 7.113,30 |
Pará | 1.466 - 5.676 | 2.579,45 | 1.465,83 | 1.998,00 | 4.686,44 | 5.676,35 |
Mato Grosso do Sul | 1.605 - 7.667 | 3.316,32 | 1.605,11 | 2.600,00 | 6.329,99 | 7.667,07 |
Rio Grande do Norte | 1.412 - 4.037 | 1.935,03 | 1.412,00 | 1.478,00 | 3.333,22 | 4.037,30 |
Amazonas | 1.412 - 3.556 | 1.876,00 | 1.412,00 | 1.550,00 | 2.935,51 | 3.555,58 |
Rondônia | 1.664 - 5.447 | 3.020,20 | 1.663,55 | 2.987,00 | 4.497,14 | 5.447,07 |
Alagoas | 1.433 - 4.193 | 2.037,16 | 1.433,17 | 1.553,00 | 3.461,66 | 4.192,87 |
Maranhão | 1.418 - 6.136 | 2.521,59 | 1.417,83 | 1.722,50 | 5.066,03 | 6.136,12 |
Sergipe | 1.412 - 4.168 | 2.039,43 | 1.412,00 | 1.500,00 | 3.441,33 | 4.168,24 |
Paraíba | 1.412 - 4.257 | 2.145,29 | 1.412,00 | 1.862,00 | 3.514,30 | 4.256,63 |
Piauí | 1.412 - 4.849 | 2.090,59 | 1.412,00 | 1.478,00 | 4.003,09 | 4.848,67 |
Acre | 1.626 - 4.907 | 2.771,04 | 1.625,57 | 2.630,00 | 4.051,31 | 4.907,07 |
Tocantins | 1.538 - 4.703 | 2.441,04 | 1.538,47 | 2.200,00 | 3.882,51 | 4.702,62 |
Amapá | 1.415 - 5.226 | 2.404,01 | 1.415,23 | 2.000,00 | 4.314,58 | 5.225,95 |
Roraima | 1.517 - 4.042 | 2.194,49 | 1.516,95 | 1.953,50 | 3.337,10 | 4.042,00 |
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
O exercício desse cargo requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor dos ciclos iniciais (ensino fundamental)
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) devem:
Atividades
- organizar visitas a espaços culturais;
- refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações;
- divulgar os trabalhos dos alunos;
- ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno;
- atualizar-se;
- planejar as atividades periódicas da área;
- relacionar os conteúdos aos temas transversais;
- orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais;
- definir critérios de avaliação;
- registrar conteúdos e atividades ministrados;
- comunicar-se com diferentes faixas etárias;
- acompanhar trabalho diário do aluno;
- caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos;
- orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos;
- preparar roteiro de observação para os alunos;
- aplicar instrumentos diversos de avaliação;
- relatar evasão escolar;
- estabelecer objetivos gerais e específicos do curso;
- expressar-se em vários níveis de linguagem;
- dominar a modalidade escrita da língua;
- estabelecer cronograma de atividades;
- trabalhar conceitos de família e cidadania;
- solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos;
- atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno;
- consultar legislação educacional;
- propor atividades de comunicação oral ao aluno;
- amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa;
- fixar objetivos de avaliação;
- estabelecer estratégicas de recuperação do aluno;
- orientar o aluno para atitudes de convívio social;
- discutir conceitos de religiosidade;
- interagir com a comunidade escolar;
- apresentar relatórios às autoridades competentes;
- integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola;
- divulgar a produção da escola na comunidade;
- definir metodologias de ensino;
- registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem;
- anotar ocorrências anômalas;
- explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma;
- estabelecer estratégias de avaliação;
- acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno;
- proceder com clareza;
- preparar o cronograma dos eventos;
- sugerir formas para qualificação do docente;
- sugerir projetos para a comunidade escolar;
- relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos;
- atuar em reuniões de professores;
- sugerir metodologias de ensino;
- preencher fichas descritivas;
- revisar conteúdos;
- programar pauta das reuniões;
- avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos;
- corrigir trabalhos dos alunos;
- manter vínculos afetivos com os alunos;
- levantar o perfil cognitivo e social dos alunos;
- organizar palestras;
- solicitar autorização da direção da escola para realização do evento;
- definir estratégias de ensino;
- notificar os pais sobre a situação dos alunos;
- proceder com ética e moral;
- acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno;
- proceder com criatividade;
- convencionar regras de convivência;
- acompanhar reuniões de conselho de classe e série;
- registrar conceitos e notas dos alunos;
- trocar experiências com os pares e especialistas;
- listar fontes de pesquisa para o aluno;
- monitorar trabalhos em grupo;
- orientar o aluno em atividades artísticas e corporais;
- aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno;
- contatar instituições para viabilização de atividades;
- trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos;
- propor atividades diversas baseadas no mesmo tema;
- ajustar planejamento à classe;
- empregar atividades de recuperação paralela;
- formar grupos para atuação nos eventos;
- traçar os objetivos dos eventos;
- redigir relatório sobre alunos com problemas;
- instruir os alunos para participar dos eventos;
- registrar frequência dos alunos;
- apresentar capacidade de trabalho em equipe;
- atuar em reuniões periódicas de planejamento;
- iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização;
- selecionar material didático;
- atuar em reuniões de pais;
- orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço;
- propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst);
- atuar em assembleias escolares e conselhos de escola;
- opinar sobre propostas pedagógicas;
- discutir o conteúdo científico com os alunos;
- conversar com os pais dos alunos;
- estabelecer conteúdos mínimos por série;
- dialogar com os alunos;
- expor os trabalhos dos alunos durante a aula;
- propor situações-problema aos alunos;
- propor trabalhos e atividades;
- criar atividade paralela de reforço;
- adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe (classes multisseriadas);
- orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita;
- criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos;
- registrar aulas previstas e dadas;
- sugerir objetivos gerais e específicos;
- preparar instrumentos para registro do evento;
- exercer autoridade com critério;
- determinar objetivo da aula;
- criar material didático;
- pesquisar material didático e paradidático;
- definir temas transversais e interdisciplinares;
- divulgar os eventos da escola;
- escolher temas para reuniões;
- analisar material didático e paradidático;
- produzir material didático;
Setores que mais contratam Professor dos ciclos iniciais (ensino fundamental) no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br