Salário para o cargo de Professor de museologia do ensino superior
CBO 2347-55 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de museologia do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de museologia do ensino superior

Um Professor de museologia do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 0,00 e R$ 0,00, com a média salarial de R$ 1.769,00 e o salário mediana em R$ 1.769,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de museologia do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.769,00 21.228,00 442,25 11,79
1º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Salário Mediana 1.769,00 21.228,00 442,25 11,79
3º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Teto Salarial 0,00 0,00 0,00 0,00


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

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Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de museologia do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • ministrar aula;
  • elaborar plano de ensino;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • supervisionar estágios;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • preparar aulas;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;

  • Atividades

    • elaborar plano de aula;
    • avaliar provas;
    • definir atividades extra-sala;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • verificar frequência;
    • formular questões;
    • realizar leituras;
    • identificar demandas da sociedade;
    • avaliar ementas e programas;
    • construir política de estágio;
    • selecionar recursos humanos;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • orientar formulação do projeto;
    • coordenar programas de estágio;
    • coordenar projetos de extensão;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • executar pesquisas;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • controlar frequência;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • definir critérios de avaliação;
    • organizar atividades didáticas;
    • arguir candidatos à titulação;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • montar cronograma;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • participar de órgãos colegiados;
    • integrar comissões;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • avaliar produção do orientado;
    • identificar campos de estágio;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • definir ementas e programas;
    • selecionar recursos didáticos;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • divulgar resultados;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • prestar serviços à comunidade;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • prestar consultoria;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • definir perfil dos docentes;
    • definir objetivos da disciplina;
    • provocar reflexões;
    • identificar perfil dos docentes;
    • rever bibliografia;
    • pesquisar bibliografia;
    • definir perfil profissional;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • responder perguntas;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • sugerir bibliografia;
    • organizar publicações;
    • elaborar textos;
    • definir metodologia;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • definir perfil dos alunos;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • comentar resultados de avaliações;
    • examinar produto final;
    • prever formas de avaliação;
    • trabalhar com a comunidade;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • assessorar projetos de instituições;
    • acompanhar execução do projeto;
    • orientar pesquisadores;
    • analisar resultados de avaliações;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • demonstrar criatividade;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • discutir textos;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • manter-se atualizado;
    • coordenar cursos;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • promover debates;
    • construir currículo do curso;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • realizar experiências extra-sala;
    • rever prática docente;
    • selecionar bibliografia;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • elaborar material didático;
    • elaborar relatórios;
    • exercer papéis de cidadania;
    • elaborar projetos de extensão;
    • indicar bibliografia;
    • realizar reuniões de orientação;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • definir política de capacitação docente;
    • dar entrevistas;
    • examinar relatórios de campo;
    • orientar formação de acervos;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • supervisionar atividades de campo;
    • organizar seminários;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;


    Setores que mais contratam Professor de museologia do ensino superior no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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