Quanto ganha um Professor de língua estrangeira moderna no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
Um Professor de língua estrangeira moderna no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.023,97 e R$ 8.321,06, com a média salarial de R$ 3.660,34 e o salário mediana em R$ 2.859,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.660,34 | 43.924,08 | 915,09 | 28,32 |
1º Quartil | 2.023,97 | 24.287,60 | 505,99 | 15,66 |
Salário Mediana | 2.859,00 | 34.308,00 | 714,75 | 22,12 |
3º Quartil | 6.346,00 | 76.151,95 | 1.586,50 | 49,10 |
Teto Salarial | 8.321,06 | 99.852,73 | 2.080,27 | 64,38 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
Cargos relacionados:
- Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
- Professor de matemática do ensino fundamental
- Professor de educação artística do ensino fundamental
- Professor de educação física do ensino fundamental
- Professor de língua portuguesa do ensino fundamental
- Professor de educação física na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
- Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental
- Professor de ciências naturais no ensino fundamental de 5ª a 8ª série
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- Professor de geografia na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
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Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.947 - 11.714 | 4.747,67 | 1.946,64 | 3.597,00 | 9.671,06 | 11.713,88 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.694 - 7.650 | 3.588,41 | 1.694,19 | 2.985,00 | 6.316,18 | 7.650,35 |
Brasília - DF | 1.776 - 11.897 | 4.444,29 | 1.776,10 | 3.040,50 | 9.822,00 | 11.896,70 |
Uberlândia - MG | 1.765 - 3.933 | 2.377,36 | 1.765,27 | 2.217,00 | 3.247,25 | 3.933,17 |
Campinas - SP | 1.710 - 14.745 | 5.019,51 | 1.710,27 | 3.156,00 | 12.173,45 | 14.744,85 |
Maceió - AL | 1.645 - 13.615 | 4.320,16 | 1.645,20 | 2.197,00 | 11.240,90 | 13.615,32 |
Curitiba - PR | 1.602 - 5.146 | 2.679,77 | 1.602,00 | 2.292,00 | 4.248,33 | 5.145,71 |
Florianópolis - SC | 1.887 - 7.261 | 3.705,57 | 1.887,00 | 3.181,00 | 5.994,56 | 7.260,79 |
João Pessoa - PB | 1.451 - 8.619 | 3.788,32 | 1.451,07 | 3.188,50 | 7.116,00 | 8.619,11 |
Campina Grande - PB | 1.596 - 7.126 | 3.230,36 | 1.595,88 | 3.150,00 | 5.883,10 | 7.125,79 |
Ribeirão Preto - SP | 2.134 - 8.747 | 4.307,53 | 2.133,88 | 4.363,00 | 7.221,48 | 8.746,88 |
Salvador - BA | 1.431 - 5.155 | 2.375,20 | 1.431,00 | 1.790,00 | 4.255,83 | 5.154,78 |
Belo Horizonte - MG | 1.865 - 6.775 | 3.259,91 | 1.865,10 | 2.764,50 | 5.593,25 | 6.774,71 |
Goiânia - GO | 1.607 - 8.828 | 3.582,09 | 1.606,82 | 2.547,50 | 7.288,86 | 8.828,48 |
Campo Grande - MS | 1.736 - 5.446 | 2.817,89 | 1.736,00 | 2.403,50 | 4.496,14 | 5.445,86 |
Vila Velha - ES | 1.578 - 4.253 | 2.491,15 | 1.578,43 | 2.578,00 | 3.511,14 | 4.252,80 |
Sorocaba - SP | 2.133 - 9.220 | 4.556,04 | 2.133,17 | 4.840,00 | 7.612,00 | 9.219,88 |
Imbituba - SC | 2.081 - 5.317 | 3.041,65 | 2.081,00 | 2.208,00 | 4.389,67 | 5.316,90 |
Fortaleza - CE | 1.895 - 9.494 | 4.340,94 | 1.895,25 | 3.784,50 | 7.838,33 | 9.494,02 |
Porto Alegre - RS | 1.627 - 9.748 | 4.262,95 | 1.626,67 | 3.984,00 | 8.048,17 | 9.748,18 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.830 - 9.655 | 4.143,53 | 1.830,04 | 3.360,00 | 7.971,53 | 9.655,36 |
Rio de Janeiro | 1.594 - 8.691 | 3.622,41 | 1.594,23 | 2.811,00 | 7.175,26 | 8.690,89 |
Rio Grande do Sul | 1.625 - 6.904 | 3.333,47 | 1.624,86 | 3.002,00 | 5.699,78 | 6.903,75 |
Santa Catarina | 1.822 - 8.367 | 3.756,50 | 1.821,74 | 3.000,00 | 6.907,68 | 8.366,79 |
Minas Gerais | 1.625 - 5.220 | 2.634,66 | 1.624,85 | 2.294,00 | 4.309,71 | 5.220,05 |
Paraná | 1.630 - 6.037 | 2.831,02 | 1.629,81 | 2.292,00 | 4.984,46 | 6.037,32 |
Bahia | 1.472 - 9.977 | 3.500,24 | 1.472,24 | 2.134,00 | 8.237,08 | 9.976,99 |
Distrito Federal | 1.776 - 11.897 | 4.444,29 | 1.776,10 | 3.040,50 | 9.822,00 | 11.896,70 |
Paraíba | 1.497 - 8.046 | 3.465,40 | 1.496,98 | 3.111,70 | 6.642,78 | 8.045,93 |
Mato Grosso | 1.680 - 6.151 | 3.102,23 | 1.680,35 | 2.905,00 | 5.078,02 | 6.150,65 |
Goiás | 1.563 - 6.760 | 3.037,98 | 1.562,87 | 2.330,00 | 5.581,32 | 6.760,27 |
Pernambuco | 1.516 - 5.942 | 2.903,78 | 1.516,10 | 2.639,50 | 4.905,60 | 5.941,81 |
Espírito Santo | 1.586 - 5.491 | 2.825,79 | 1.585,71 | 2.694,00 | 4.533,00 | 5.490,51 |
Pará | 1.819 - 7.049 | 3.406,51 | 1.819,30 | 2.967,00 | 5.819,37 | 7.048,59 |
Alagoas | 1.669 - 13.440 | 4.262,57 | 1.668,82 | 2.286,00 | 11.096,09 | 13.439,92 |
Mato Grosso do Sul | 1.694 - 5.767 | 2.973,54 | 1.694,45 | 2.443,00 | 4.761,18 | 5.766,89 |
Rio Grande do Norte | 1.526 - 17.762 | 4.881,26 | 1.526,11 | 1.909,00 | 14.664,56 | 17.762,15 |
Ceará | 2.001 - 19.344 | 6.247,95 | 2.000,93 | 3.802,00 | 15.970,29 | 19.343,69 |
Sergipe | 2.234 - 4.048 | 2.765,13 | 2.234,33 | 2.798,00 | 3.342,17 | 4.048,13 |
Maranhão | 1.448 - 22.645 | 5.432,96 | 1.448,40 | 1.809,00 | 18.695,60 | 22.644,67 |
Amazonas | 1.690 - 5.615 | 2.560,90 | 1.689,60 | 1.902,00 | 4.636,00 | 5.615,26 |
Piauí | 1.590 - 4.272 | 2.423,78 | 1.589,50 | 2.213,50 | 3.527,25 | 4.272,31 |
Tocantins | 1.808 - 7.097 | 3.231,78 | 1.808,00 | 2.661,00 | 5.859,50 | 7.097,20 |
Rondônia | 1.571 - 9.708 | 3.812,25 | 1.571,00 | 2.215,00 | 8.015,00 | 9.708,01 |
Acre | 1.608 - 4.272 | 2.707,70 | 1.607,50 | 2.715,00 | 3.527,00 | 4.272,01 |
Roraima | 2.824 - 5.158 | 3.648,44 | 2.824,00 | 4.116,00 | 4.258,10 | 5.157,54 |
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de língua estrangeira moderna no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:
Atividades
- demonstrar capacidade de diálogo;
- promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
- contextualizar os conhecimentos;
- comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
- orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
- avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
- organizar a bibliografia;
- analisar a autoavaliação dos alunos;
- levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
- decodificar diferentes códigos e linguagens;
- demonstrar liderança;
- demonstrar capacidade de intervir na realidade;
- expressar-se com clareza;
- registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
- colocar-se disponível para os alunos;
- demonstrar solidariedade;
- contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
- sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
- elencar temas para projetos pedagógicos;
- orientar a autoavaliação dos alunos;
- prever participação em eventos culturais e científicos;
- desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
- discutir projetos interdisciplinares com colegas;
- avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
- falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
- elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
- registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
- ministrar aulas;
- promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
- propor atividades culturais;
- escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
- socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
- desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
- trocar experiências com os professores através de reuniões;
- incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
- propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
- organizar atividades comunitárias;
- agir eticamente;
- listar material escolar básico;
- desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
- propor calendário de avaliação escrita;
- identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
- demonstrar criatividade e iniciativa;
- aprender novas tecnologias;
- determinar os objetivos do curso e da disciplina;
- participar da elaboração do plano de gestão da escola;
- realizar reuniões com os pais para orientação;
- debater projetos interdisciplinares com os alunos;
- observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
- conviver com as ideias ou posições contrárias;
- analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
- definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
- ler literatura específica da área de conhecimento;
- corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
- elaborar os instrumentos de avaliação;
- sistematizar o conhecimento;
- esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
- contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
- adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
- demonstrar pontualidade e assiduidade;
- comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
- respeitar a heterogeneidade dos alunos;
- analisar o plano de gestão da escola;
- demonstrar controle emocional;
- participar da gestão escolar nos colegiados;
- propor regras comuns para comunidade escolar;
- assumir funções administrativo-pedagógicas;
- elaborar o projeto pedagógico;
- definir processos e critérios de avaliação;
- propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
- registrar atividades culturais e pedagógicas;
- empregar recursos e procedimentos didáticos;
- acompanhar as mudanças na área da educação;
- selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
- encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
- adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
- participar das assembleias escolares;
- revelar interesses multidisciplinares;
- preencher formulários com notas e faltas;
- orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
- prever recursos materiais e didáticos;
- propor critérios para a composição das classes;
- registrar atividades extracurriculares;
- trabalhar em equipe;
- possibilitar a apropriação de conhecimentos;
- expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
- avaliar a frequência dos alunos;
- orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
- diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
- propor opções para o horário de trabalho;
- frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
- preencher diário de classe;
- construir relações de confiança com os alunos;
- propor estudos interdisciplinares;
- desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
- respeitar os limites dos alunos;
- sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
- consultar bibliotecas;
- registrar avaliações e resultados;
- dialogar com a direção e coordenações da escola;
- criar situações múltiplas de aprendizagem;
- estimular a troca de conhecimento;
- desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
- consultar legislação;
- estabelecer as metodologias de ensino;
- selecionar os conteúdos;
- desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
- solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
Setores que mais contratam Professor de língua estrangeira moderna no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Educação infantil - creche
- Ensino de idiomas
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Outras atividades de ensino
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Educação superior - graduação e pós-graduação
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br