Salário para o cargo de Professor de língua estrangeira moderna no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
CBO 2313-30 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de língua estrangeira moderna no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de língua estrangeira moderna no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Um Professor de língua estrangeira moderna no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.023,97 e R$ 8.321,06, com a média salarial de R$ 3.660,34 e o salário mediana em R$ 2.859,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua estrangeira moderna no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.660,34 43.924,08 915,09 28,32
1º Quartil 2.023,97 24.287,60 505,99 15,66
Salário Mediana 2.859,00 34.308,00 714,75 22,12
3º Quartil 6.346,00 76.151,95 1.586,50 49,10
Teto Salarial 8.321,06 99.852,73 2.080,27 64,38


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.947 - 11.714 4.747,67 1.946,64 3.597,00 9.671,06 11.713,88
Rio de Janeiro - RJ 1.694 - 7.650 3.588,41 1.694,19 2.985,00 6.316,18 7.650,35
Brasília - DF 1.776 - 11.897 4.444,29 1.776,10 3.040,50 9.822,00 11.896,70
Uberlândia - MG 1.765 - 3.933 2.377,36 1.765,27 2.217,00 3.247,25 3.933,17
Campinas - SP 1.710 - 14.745 5.019,51 1.710,27 3.156,00 12.173,45 14.744,85
Maceió - AL 1.645 - 13.615 4.320,16 1.645,20 2.197,00 11.240,90 13.615,32
Curitiba - PR 1.602 - 5.146 2.679,77 1.602,00 2.292,00 4.248,33 5.145,71
Florianópolis - SC 1.887 - 7.261 3.705,57 1.887,00 3.181,00 5.994,56 7.260,79
João Pessoa - PB 1.451 - 8.619 3.788,32 1.451,07 3.188,50 7.116,00 8.619,11
Campina Grande - PB 1.596 - 7.126 3.230,36 1.595,88 3.150,00 5.883,10 7.125,79
Ribeirão Preto - SP 2.134 - 8.747 4.307,53 2.133,88 4.363,00 7.221,48 8.746,88
Salvador - BA 1.431 - 5.155 2.375,20 1.431,00 1.790,00 4.255,83 5.154,78
Belo Horizonte - MG 1.865 - 6.775 3.259,91 1.865,10 2.764,50 5.593,25 6.774,71
Goiânia - GO 1.607 - 8.828 3.582,09 1.606,82 2.547,50 7.288,86 8.828,48
Campo Grande - MS 1.736 - 5.446 2.817,89 1.736,00 2.403,50 4.496,14 5.445,86
Vila Velha - ES 1.578 - 4.253 2.491,15 1.578,43 2.578,00 3.511,14 4.252,80
Sorocaba - SP 2.133 - 9.220 4.556,04 2.133,17 4.840,00 7.612,00 9.219,88
Imbituba - SC 2.081 - 5.317 3.041,65 2.081,00 2.208,00 4.389,67 5.316,90
Fortaleza - CE 1.895 - 9.494 4.340,94 1.895,25 3.784,50 7.838,33 9.494,02
Porto Alegre - RS 1.627 - 9.748 4.262,95 1.626,67 3.984,00 8.048,17 9.748,18


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.830 - 9.655 4.143,53 1.830,04 3.360,00 7.971,53 9.655,36
Rio de Janeiro 1.594 - 8.691 3.622,41 1.594,23 2.811,00 7.175,26 8.690,89
Rio Grande do Sul 1.625 - 6.904 3.333,47 1.624,86 3.002,00 5.699,78 6.903,75
Santa Catarina 1.822 - 8.367 3.756,50 1.821,74 3.000,00 6.907,68 8.366,79
Minas Gerais 1.625 - 5.220 2.634,66 1.624,85 2.294,00 4.309,71 5.220,05
Paraná 1.630 - 6.037 2.831,02 1.629,81 2.292,00 4.984,46 6.037,32
Bahia 1.472 - 9.977 3.500,24 1.472,24 2.134,00 8.237,08 9.976,99
Distrito Federal 1.776 - 11.897 4.444,29 1.776,10 3.040,50 9.822,00 11.896,70
Paraíba 1.497 - 8.046 3.465,40 1.496,98 3.111,70 6.642,78 8.045,93
Mato Grosso 1.680 - 6.151 3.102,23 1.680,35 2.905,00 5.078,02 6.150,65
Goiás 1.563 - 6.760 3.037,98 1.562,87 2.330,00 5.581,32 6.760,27
Pernambuco 1.516 - 5.942 2.903,78 1.516,10 2.639,50 4.905,60 5.941,81
Espírito Santo 1.586 - 5.491 2.825,79 1.585,71 2.694,00 4.533,00 5.490,51
Pará 1.819 - 7.049 3.406,51 1.819,30 2.967,00 5.819,37 7.048,59
Alagoas 1.669 - 13.440 4.262,57 1.668,82 2.286,00 11.096,09 13.439,92
Mato Grosso do Sul 1.694 - 5.767 2.973,54 1.694,45 2.443,00 4.761,18 5.766,89
Rio Grande do Norte 1.526 - 17.762 4.881,26 1.526,11 1.909,00 14.664,56 17.762,15
Ceará 2.001 - 19.344 6.247,95 2.000,93 3.802,00 15.970,29 19.343,69
Sergipe 2.234 - 4.048 2.765,13 2.234,33 2.798,00 3.342,17 4.048,13
Maranhão 1.448 - 22.645 5.432,96 1.448,40 1.809,00 18.695,60 22.644,67
Amazonas 1.690 - 5.615 2.560,90 1.689,60 1.902,00 4.636,00 5.615,26
Piauí 1.590 - 4.272 2.423,78 1.589,50 2.213,50 3.527,25 4.272,31
Tocantins 1.808 - 7.097 3.231,78 1.808,00 2.661,00 5.859,50 7.097,20
Rondônia 1.571 - 9.708 3.812,25 1.571,00 2.215,00 8.015,00 9.708,01
Acre 1.608 - 4.272 2.707,70 1.607,50 2.715,00 3.527,00 4.272,01
Roraima 2.824 - 5.158 3.648,44 2.824,00 4.116,00 4.258,10 5.157,54


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de língua estrangeira moderna no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • promover a educação dos alunos;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • comunicar-se;
  • estudar;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • organizar a bibliografia;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • demonstrar liderança;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • expressar-se com clareza;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • demonstrar solidariedade;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • ministrar aulas;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • propor atividades culturais;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • organizar atividades comunitárias;
    • agir eticamente;
    • listar material escolar básico;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • aprender novas tecnologias;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • sistematizar o conhecimento;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • demonstrar controle emocional;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • participar das assembleias escolares;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • trabalhar em equipe;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • preencher diário de classe;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • consultar bibliotecas;
    • registrar avaliações e resultados;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • consultar legislação;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • selecionar os conteúdos;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;


    Setores que mais contratam Professor de língua estrangeira moderna no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Educação infantil - creche
    • Ensino de idiomas
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: