Salário para o cargo de Professor de jardim de infância (nível superior)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de jardim de infância (nível superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de jardim de infância (nível superior)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar as atividades;
  • pesquisar;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • cuidar dos alunos;
  • realizar tarefas administrativas;
  • promover a educação dos alunos;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • planejar a prática educacional;

Atividades

  • requisitar material;
  • demonstrar disciplina;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • promover atividades integradoras;
  • organizar eventos;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • enviar comunicados ao pais;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • estimar a necessidade de material;
  • participar de eventos da comunidade;
  • realizar visitas temáticas;
  • documentar as observações;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • demonstrar bom humor;
  • passar lição de casa;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • comprar material;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • reelaborar o planejamento;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • organizar a refeição;
  • demonstrar flexibilidade;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • estabelecer rotinas;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • preparar reunião de pais;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • contar histórias;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • demonstrar bom senso;
  • dançar;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • banhar alunos;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • demonstrar preparo físico;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • levantar bibliografia;
  • demonstrar empatia;
  • organizar o material didático;
  • acolher os alunos;
  • demonstrar organização;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • organizar o espaço das atividades;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • brincar com os alunos;
  • criar recursos didáticos;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • construir material didático;
  • registrar ocorrências;
  • preparar a sala;
  • demonstrar criatividade;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • expor conteúdos;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • mostrar-se atento;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • improvisar atividades;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • revisar o planejamento;
  • ministrar reuniões de pais;
  • demonstrar paciência;
  • atender alunos, individualmente;
  • demonstrar sensibilidade;
  • observar a interação dos alunos;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • ministrar aulas;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • demonstrar dinamismo;
  • agrupar os alunos;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • demonstrar autocontrole;
  • demonstrar alegria;
  • registrar frequência dos alunos;
  • manter-se atualizado;
  • conferir material;
  • acompanhar a refeição;
  • ler para os alunos;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • cantar;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • alimentar os alunos;
  • convidar personalidades e entidades;
  • estudar casos (situações especiais);
  • receber alunos novos;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • prestar primeiros socorros;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • controlar a saída de alunos;
  • estabelecer limites;
  • alfabetizar os alunos;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • selecionar recursos didáticos;
  • demonstrar ética;
  • passear com os alunos;
  • realizar autoavaliação;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • pesquisar conteúdos;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • escrever para os alunos;
  • atender pais;
  • selecionar material;
  • acompanhar momento de sono;
  • programar atividades extraclasses;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • criar situações de aprendizagem;
  • promover a convivência social (socializar);
  • guardar o material;
  • demonstrar disposição;
  • programar atividades diárias;
  • convocar pais de alunos;


Setores que mais contratam Professor de jardim de infância (nível superior) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




Profissões em Destaque: