Categorias profissionais do cargo
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- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de jardim de infância (nível superior)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- interagir com a família e a comunidade;
- planejar a prática educacional;
- pesquisar;
- promover a educação dos alunos;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- organizar as atividades;
- cuidar dos alunos;
- realizar tarefas administrativas;
Atividades
- enviar comunicados ao pais;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- expor conteúdos;
- criar situações de aprendizagem;
- demonstrar dinamismo;
- receber alunos novos;
- preparar projetos pedagógicos;
- selecionar material;
- levantar bibliografia;
- escrever para os alunos;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- pesquisar conteúdos;
- demonstrar alegria;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- construir material didático;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- proceder à retirada da mamadeira;
- alimentar os alunos;
- observar o comportamento dos alunos;
- orientar sobre noções de segurança;
- estimar a necessidade de material;
- brincar com os alunos;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- demonstrar organização;
- reelaborar o planejamento;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- demonstrar autocontrole;
- planejar a rotina dos alunos;
- demonstrar ética;
- acompanhar momento de sono;
- ler para os alunos;
- comprar material;
- demonstrar criatividade;
- organizar comemorações de aniversário;
- demonstrar sensibilidade;
- estabelecer limites;
- pesquisar recursos didáticos;
- registrar frequência dos alunos;
- realizar visitas temáticas;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- estabelecer rotinas;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- preparar a sala;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- demonstrar bom humor;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- ministrar aulas;
- contar histórias;
- preparar reunião de pais;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- selecionar recursos didáticos;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- programar atividades diárias;
- estudar casos (situações especiais);
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- observar a interação dos alunos;
- organizar eventos;
- demonstrar flexibilidade;
- realizar autoavaliação;
- convidar personalidades e entidades;
- demonstrar preparo físico;
- demonstrar disposição;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- passear com os alunos;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- dançar;
- participar de eventos da comunidade;
- orientar sobre noções de higiene;
- prestar primeiros socorros;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- mostrar-se atento;
- convocar pais de alunos;
- organizar a refeição;
- atender pais;
- demonstrar disciplina;
- demonstrar bom senso;
- criar recursos didáticos;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- organizar o material didático;
- passar lição de casa;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- preparar o ambiente para as atividades;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- requisitar material;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- registrar ocorrências;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- programar atividades extraclasses;
- prestar esclarecimento aos pais;
- manter-se atualizado;
- promover encontros e atividades com os pais;
- organizar o espaço das atividades;
- controlar a saída de alunos;
- rever normas de conduta com as crianças;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- preparar adaptação de casos especiais;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- ministrar reuniões de pais;
- analisar situações de aprendizagem;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- promover a convivência social (socializar);
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- registrar entrevistas com os pais;
- cantar;
- acolher os alunos;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- banhar alunos;
- conferir material;
- improvisar atividades;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- definir estratégias pedagógicas;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- demonstrar empatia;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- alfabetizar os alunos;
- atender alunos, individualmente;
- documentar as observações;
- acompanhar a refeição;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- guardar o material;
- agrupar os alunos;
- revisar o planejamento;
- promover atividades integradoras;
- demonstrar paciência;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
Setores que mais contratam Professor de jardim de infância (nível superior) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico