Quanto ganha um Professor de jardim de infância (nível superior)
Um Professor de jardim de infância (nível superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.258,25 e R$ 6.084,32, com a média salarial de R$ 3.378,76 e o salário mediana em R$ 3.606,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.378,76 | 40.545,10 | 844,69 | 17,91 |
1º Quartil | 2.258,25 | 27.099,00 | 564,56 | 11,97 |
Salário Mediana | 3.606,00 | 43.272,00 | 901,50 | 19,11 |
3º Quartil | 4.640,16 | 55.681,90 | 1.160,04 | 24,60 |
Teto Salarial | 6.084,32 | 73.011,78 | 1.521,08 | 32,25 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 3.876 - 5.597 | 4.349,48 | 3.875,98 | 4.420,00 | 4.620,79 | 5.596,84 |
Guarulhos - SP | 2.490 - 3.664 | 2.771,59 | 2.489,70 | 2.804,00 | 3.024,81 | 3.663,74 |
Fortaleza - CE | 1.532 - 2.937 | 1.802,38 | 1.531,67 | 1.670,00 | 2.424,43 | 2.936,54 |
Belo Horizonte - MG | 1.663 - 5.508 | 3.352,31 | 1.662,65 | 4.076,00 | 4.547,38 | 5.507,92 |
Franca - SP | 2.083 - 3.930 | 2.543,28 | 2.082,57 | 2.300,00 | 3.244,49 | 3.929,82 |
Londrina - PR | 1.668 - 3.718 | 2.544,87 | 1.667,90 | 2.905,51 | 3.069,65 | 3.718,05 |
Porto Alegre - RS | 1.878 - 5.065 | 2.832,69 | 1.877,79 | 2.606,00 | 4.182,10 | 5.065,48 |
Curitiba - PR | 1.562 - 4.339 | 2.287,58 | 1.561,56 | 1.913,50 | 3.582,09 | 4.338,74 |
Criciúma - SC | 2.013 - 2.826 | 2.171,76 | 2.012,85 | 2.181,00 | 2.333,02 | 2.825,82 |
São Bernardo do Campo - SP | 1.984 - 3.488 | 2.317,70 | 1.984,24 | 2.068,00 | 2.879,87 | 3.488,19 |
Imbituba - SC | 2.119 - 3.903 | 2.430,33 | 2.118,95 | 2.208,00 | 3.222,52 | 3.903,22 |
Campinas - SP | 1.865 - 5.638 | 2.920,98 | 1.865,23 | 2.458,00 | 4.654,64 | 5.637,84 |
Ribeirão Preto - SP | 2.568 - 5.046 | 3.484,74 | 2.568,13 | 3.606,00 | 4.166,34 | 5.046,40 |
Joinville - SC | 1.944 - 3.161 | 2.226,85 | 1.944,23 | 2.116,00 | 2.609,43 | 3.160,62 |
Brasília - DF | 1.674 - 5.192 | 2.922,28 | 1.674,31 | 3.043,00 | 4.286,48 | 5.191,92 |
Maringá - PR | 1.434 - 2.427 | 1.663,07 | 1.434,10 | 1.600,00 | 2.003,77 | 2.427,03 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.497 - 4.856 | 2.251,35 | 1.496,60 | 1.667,00 | 4.009,05 | 4.855,88 |
Juiz de Fora - MG | 1.766 - 3.411 | 2.383,12 | 1.765,84 | 2.581,00 | 2.816,45 | 3.411,37 |
São José dos Campos - SP | 1.795 - 4.103 | 2.730,49 | 1.794,64 | 2.952,00 | 3.387,11 | 4.102,57 |
Salvador - BA | 1.579 - 4.628 | 2.458,45 | 1.578,95 | 2.262,00 | 3.820,89 | 4.627,98 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 2.414 - 5.602 | 3.891,55 | 2.414,21 | 4.420,00 | 4.625,10 | 5.602,07 |
Santa Catarina | 1.832 - 3.787 | 2.339,96 | 1.831,97 | 2.181,00 | 3.126,52 | 3.786,94 |
Minas Gerais | 1.609 - 5.121 | 2.678,58 | 1.608,84 | 2.439,00 | 4.227,63 | 5.120,63 |
Rio Grande do Sul | 1.597 - 3.976 | 2.300,62 | 1.596,72 | 2.276,00 | 3.282,79 | 3.976,21 |
Paraná | 1.505 - 5.088 | 2.544,91 | 1.505,20 | 2.200,00 | 4.200,80 | 5.088,13 |
Ceará | 1.513 - 4.385 | 2.094,58 | 1.513,37 | 1.670,00 | 3.620,37 | 4.385,10 |
Rio de Janeiro | 1.480 - 8.470 | 2.996,69 | 1.479,56 | 1.667,74 | 6.992,65 | 8.469,71 |
Bahia | 1.483 - 4.277 | 2.308,84 | 1.482,77 | 2.050,50 | 3.530,97 | 4.276,82 |
Goiás | 1.510 - 4.633 | 2.450,84 | 1.509,85 | 2.198,00 | 3.824,73 | 4.632,63 |
Mato Grosso do Sul | 1.473 - 4.430 | 2.584,21 | 1.473,04 | 2.872,00 | 3.657,57 | 4.430,15 |
Distrito Federal | 1.674 - 5.192 | 2.922,28 | 1.674,31 | 3.043,00 | 4.286,48 | 5.191,92 |
Pernambuco | 1.475 - 4.663 | 2.125,98 | 1.475,31 | 1.500,00 | 3.849,62 | 4.662,77 |
Mato Grosso | 1.783 - 4.953 | 2.794,59 | 1.783,19 | 2.494,00 | 4.089,00 | 4.952,72 |
Espírito Santo | 1.478 - 4.208 | 2.223,04 | 1.477,65 | 1.969,00 | 3.473,86 | 4.207,65 |
Pará | 1.469 - 4.394 | 2.339,03 | 1.468,59 | 2.200,00 | 3.628,02 | 4.394,37 |
Amazonas | 1.412 - 2.987 | 1.728,48 | 1.412,00 | 1.500,00 | 2.466,15 | 2.987,07 |
Rio Grande do Norte | 1.412 - 4.367 | 1.977,50 | 1.412,00 | 1.412,00 | 3.605,51 | 4.367,11 |
Rondônia | 1.451 - 3.935 | 2.015,61 | 1.450,97 | 1.611,00 | 3.249,00 | 3.935,29 |
Maranhão | 1.413 - 3.323 | 1.912,67 | 1.412,93 | 1.724,00 | 2.743,16 | 3.322,59 |
Paraíba | 1.649 - 5.915 | 2.721,22 | 1.649,17 | 2.208,00 | 4.883,26 | 5.914,75 |
Sergipe | 1.412 - 6.839 | 2.454,31 | 1.412,00 | 1.417,00 | 5.646,64 | 6.839,38 |
Roraima | 1.412 - 2.644 | 1.652,27 | 1.412,00 | 1.500,00 | 2.182,93 | 2.644,03 |
Alagoas | 1.426 - 4.298 | 2.028,71 | 1.425,85 | 1.553,00 | 3.548,31 | 4.297,82 |
Amapá | 1.412 - 4.128 | 1.941,85 | 1.412,00 | 1.437,00 | 3.407,75 | 4.127,57 |
Acre | 2.406 - 4.300 | 3.110,26 | 2.406,38 | 3.009,00 | 3.550,00 | 4.299,87 |
Tocantins | 2.274 - 5.950 | 3.565,88 | 2.273,78 | 3.062,00 | 4.912,33 | 5.949,97 |
Piauí | 1.412 - 18.243 | 4.738,24 | 1.412,00 | 1.503,00 | 15.061,40 | 18.242,82 |
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de jardim de infância (nível superior)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
Atividades
- orientar sobre noções de segurança;
- preparar adaptação de casos especiais;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- selecionar recursos didáticos;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- acompanhar a refeição;
- organizar eventos;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- ministrar reuniões de pais;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- observar o comportamento dos alunos;
- acolher os alunos;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- reelaborar o planejamento;
- demonstrar criatividade;
- participar de eventos da comunidade;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- revisar o planejamento;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- pesquisar conteúdos;
- demonstrar bom senso;
- demonstrar organização;
- demonstrar ética;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- definir estratégias pedagógicas;
- estabelecer limites;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- mediar situações de conflitos no grupo;
- atender pais;
- conferir material;
- preparar o ambiente para as atividades;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- promover atividades integradoras;
- convocar pais de alunos;
- passear com os alunos;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- proceder à retirada da mamadeira;
- alfabetizar os alunos;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- documentar as observações;
- estimar a necessidade de material;
- construir material didático;
- demonstrar autocontrole;
- demonstrar sensibilidade;
- dançar;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- criar recursos didáticos;
- demonstrar dinamismo;
- estabelecer rotinas;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- estudar casos (situações especiais);
- ler para os alunos;
- organizar a refeição;
- brincar com os alunos;
- demonstrar empatia;
- demonstrar disciplina;
- atender alunos, individualmente;
- rever normas de conduta com as crianças;
- convidar personalidades e entidades;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- passar lição de casa;
- organizar comemorações de aniversário;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- prestar esclarecimento aos pais;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- receber alunos novos;
- observar a interação dos alunos;
- improvisar atividades;
- selecionar material;
- manter-se atualizado;
- enviar comunicados ao pais;
- promover a convivência social (socializar);
- realizar visitas temáticas;
- agrupar os alunos;
- ministrar aulas;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- orientar sobre noções de higiene;
- comprar material;
- demonstrar bom humor;
- demonstrar paciência;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- banhar alunos;
- requisitar material;
- demonstrar preparo físico;
- guardar o material;
- registrar frequência dos alunos;
- criar situações de aprendizagem;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- promover encontros e atividades com os pais;
- preparar reunião de pais;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- programar atividades diárias;
- realizar autoavaliação;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- organizar o material didático;
- mostrar-se atento;
- demonstrar flexibilidade;
- alimentar os alunos;
- planejar a rotina dos alunos;
- contar histórias;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- levantar bibliografia;
- programar atividades extraclasses;
- preparar projetos pedagógicos;
- registrar entrevistas com os pais;
- pesquisar recursos didáticos;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- prestar primeiros socorros;
- demonstrar disposição;
- acompanhar momento de sono;
- analisar situações de aprendizagem;
- registrar ocorrências;
- controlar a saída de alunos;
- escrever para os alunos;
- cantar;
- expor conteúdos;
- preparar a sala;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- demonstrar alegria;
- organizar o espaço das atividades;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
Setores que mais contratam Professor de jardim de infância (nível superior) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
- Ensino médio
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br