Salário para o cargo de Professor de jardim de infância (nível superior)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de jardim de infância (nível superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de jardim de infância (nível superior)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • interagir com a família e a comunidade;
  • cuidar dos alunos;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • planejar a prática educacional;
  • organizar as atividades;
  • promover a educação dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • realizar tarefas administrativas;

Atividades

  • improvisar atividades;
  • programar atividades extraclasses;
  • demonstrar bom senso;
  • pesquisar conteúdos;
  • documentar as observações;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • preparar a sala;
  • ministrar aulas;
  • demonstrar organização;
  • requisitar material;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • demonstrar bom humor;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • atender pais;
  • ler para os alunos;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • selecionar recursos didáticos;
  • reelaborar o planejamento;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • preparar reunião de pais;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • demonstrar dinamismo;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • demonstrar autocontrole;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • comprar material;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • acompanhar a refeição;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • demonstrar disciplina;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • convidar personalidades e entidades;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • alimentar os alunos;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • passear com os alunos;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • demonstrar disposição;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • promover a convivência social (socializar);
  • estudar casos (situações especiais);
  • criar situações de aprendizagem;
  • promover atividades integradoras;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • realizar visitas temáticas;
  • construir material didático;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • conferir material;
  • atender alunos, individualmente;
  • dançar;
  • demonstrar criatividade;
  • expor conteúdos;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • ministrar reuniões de pais;
  • contar histórias;
  • receber alunos novos;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • selecionar material;
  • realizar autoavaliação;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • participar de eventos da comunidade;
  • levantar bibliografia;
  • registrar ocorrências;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • organizar o espaço das atividades;
  • demonstrar sensibilidade;
  • convocar pais de alunos;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • demonstrar alegria;
  • demonstrar flexibilidade;
  • passar lição de casa;
  • banhar alunos;
  • cantar;
  • mostrar-se atento;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • acolher os alunos;
  • estabelecer limites;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • agrupar os alunos;
  • controlar a saída de alunos;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • enviar comunicados ao pais;
  • demonstrar ética;
  • manter-se atualizado;
  • observar a interação dos alunos;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • criar recursos didáticos;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • guardar o material;
  • acompanhar momento de sono;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • organizar a refeição;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • organizar eventos;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • demonstrar paciência;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • registrar frequência dos alunos;
  • demonstrar preparo físico;
  • estabelecer rotinas;
  • organizar o material didático;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • demonstrar empatia;
  • escrever para os alunos;
  • revisar o planejamento;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • brincar com os alunos;
  • estimar a necessidade de material;
  • prestar primeiros socorros;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • alfabetizar os alunos;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • programar atividades diárias;


Setores que mais contratam Professor de jardim de infância (nível superior) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




Profissões em Destaque: