Categorias profissionais do cargo
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- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de jardim de infância (nível superior)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- avaliar as práticas pedagógicas;
- pesquisar;
- interagir com a família e a comunidade;
- planejar a prática educacional;
- organizar as atividades;
- cuidar dos alunos;
- realizar tarefas administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
- promover a educação dos alunos;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
Atividades
- levantar bibliografia;
- registrar frequência dos alunos;
- organizar o espaço das atividades;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- banhar alunos;
- demonstrar dinamismo;
- expor conteúdos;
- definir estratégias pedagógicas;
- observar o comportamento dos alunos;
- atender pais;
- ministrar aulas;
- acolher os alunos;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- dançar;
- acompanhar momento de sono;
- realizar autoavaliação;
- acompanhar a refeição;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- demonstrar paciência;
- promover encontros e atividades com os pais;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- alfabetizar os alunos;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- requisitar material;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- alimentar os alunos;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- demonstrar disciplina;
- registrar entrevistas com os pais;
- demonstrar criatividade;
- mostrar-se atento;
- pesquisar recursos didáticos;
- orientar sobre noções de higiene;
- ler para os alunos;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- atender alunos, individualmente;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- programar atividades extraclasses;
- pesquisar conteúdos;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- planejar a rotina dos alunos;
- demonstrar organização;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- demonstrar alegria;
- demonstrar bom humor;
- escrever para os alunos;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- organizar o material didático;
- ministrar reuniões de pais;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- guardar o material;
- conferir material;
- convidar personalidades e entidades;
- enviar comunicados ao pais;
- programar atividades diárias;
- controlar a saída de alunos;
- revisar o planejamento;
- demonstrar sensibilidade;
- demonstrar bom senso;
- preparar o ambiente para as atividades;
- organizar comemorações de aniversário;
- estimar a necessidade de material;
- promover atividades integradoras;
- estudar casos (situações especiais);
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- organizar a refeição;
- reelaborar o planejamento;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- observar a interação dos alunos;
- criar situações de aprendizagem;
- cantar;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- analisar situações de aprendizagem;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- estabelecer limites;
- documentar as observações;
- comprar material;
- preparar projetos pedagógicos;
- preparar reunião de pais;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- proceder à retirada da mamadeira;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- demonstrar preparo físico;
- criar recursos didáticos;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- selecionar recursos didáticos;
- orientar sobre noções de segurança;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- contar histórias;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- selecionar material;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- registrar ocorrências;
- demonstrar disposição;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- receber alunos novos;
- demonstrar ética;
- improvisar atividades;
- convocar pais de alunos;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- manter-se atualizado;
- organizar eventos;
- prestar primeiros socorros;
- participar de eventos da comunidade;
- realizar visitas temáticas;
- promover a convivência social (socializar);
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- construir material didático;
- preparar adaptação de casos especiais;
- preparar a sala;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- agrupar os alunos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- passar lição de casa;
- brincar com os alunos;
- prestar esclarecimento aos pais;
- passear com os alunos;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- estabelecer rotinas;
- demonstrar autocontrole;
- rever normas de conduta com as crianças;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- demonstrar empatia;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
Setores que mais contratam Professor de jardim de infância (nível superior) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico