Salário para o cargo de Professor de jardim de infância (nível superior)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de jardim de infância (nível superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de jardim de infância (nível superior)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • interagir com a família e a comunidade;
  • cuidar dos alunos;
  • planejar a prática educacional;
  • realizar tarefas administrativas;
  • promover a educação dos alunos;
  • pesquisar;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • organizar as atividades;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • registrar frequência dos alunos;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • programar atividades extraclasses;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • manter-se atualizado;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • alfabetizar os alunos;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • escrever para os alunos;
  • expor conteúdos;
  • convocar pais de alunos;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • passear com os alunos;
  • dançar;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • mostrar-se atento;
  • atender pais;
  • participar de eventos da comunidade;
  • demonstrar empatia;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • realizar autoavaliação;
  • promover a convivência social (socializar);
  • selecionar recursos didáticos;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • banhar alunos;
  • demonstrar sensibilidade;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • revisar o planejamento;
  • estabelecer limites;
  • demonstrar disciplina;
  • demonstrar preparo físico;
  • alimentar os alunos;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • documentar as observações;
  • programar atividades diárias;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • convidar personalidades e entidades;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • acompanhar momento de sono;
  • demonstrar disposição;
  • prestar primeiros socorros;
  • acolher os alunos;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • registrar ocorrências;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • cantar;
  • reelaborar o planejamento;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • controlar a saída de alunos;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • demonstrar dinamismo;
  • improvisar atividades;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • comprar material;
  • levantar bibliografia;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • agrupar os alunos;
  • promover atividades integradoras;
  • demonstrar criatividade;
  • preparar reunião de pais;
  • organizar o espaço das atividades;
  • organizar a refeição;
  • criar recursos didáticos;
  • demonstrar bom humor;
  • ministrar reuniões de pais;
  • demonstrar paciência;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • receber alunos novos;
  • pesquisar conteúdos;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • guardar o material;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • contar histórias;
  • organizar o material didático;
  • estimar a necessidade de material;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • estabelecer rotinas;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • brincar com os alunos;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • ministrar aulas;
  • demonstrar autocontrole;
  • organizar eventos;
  • demonstrar organização;
  • requisitar material;
  • atender alunos, individualmente;
  • conferir material;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • ler para os alunos;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • observar a interação dos alunos;
  • demonstrar alegria;
  • selecionar material;
  • criar situações de aprendizagem;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • realizar visitas temáticas;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • enviar comunicados ao pais;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • acompanhar a refeição;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar bom senso;
  • construir material didático;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • estudar casos (situações especiais);
  • passar lição de casa;
  • demonstrar ética;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • preparar a sala;


Setores que mais contratam Professor de jardim de infância (nível superior) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




Profissões em Destaque: