Categorias profissionais do cargo
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- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de jardim de infância (nível superior)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- pesquisar;
- realizar tarefas administrativas;
- organizar as atividades;
- planejar a prática educacional;
- interagir com a família e a comunidade;
- cuidar dos alunos;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- promover a educação dos alunos;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- atender alunos, individualmente;
- demonstrar organização;
- realizar visitas temáticas;
- organizar o material didático;
- escrever para os alunos;
- promover encontros e atividades com os pais;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- conferir material;
- realizar autoavaliação;
- manter-se atualizado;
- registrar frequência dos alunos;
- observar o comportamento dos alunos;
- prestar primeiros socorros;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- organizar o espaço das atividades;
- analisar situações de aprendizagem;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- convidar personalidades e entidades;
- preparar adaptação de casos especiais;
- levantar bibliografia;
- observar a interação dos alunos;
- orientar sobre noções de segurança;
- programar atividades extraclasses;
- demonstrar dinamismo;
- preparar o ambiente para as atividades;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- demonstrar criatividade;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- demonstrar preparo físico;
- definir estratégias pedagógicas;
- convocar pais de alunos;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- acompanhar momento de sono;
- promover atividades integradoras;
- demonstrar disciplina;
- construir material didático;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- estabelecer rotinas;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- participar de eventos da comunidade;
- demonstrar disposição;
- expor conteúdos;
- atender pais;
- demonstrar alegria;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- demonstrar flexibilidade;
- preparar reunião de pais;
- receber alunos novos;
- banhar alunos;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- reelaborar o planejamento;
- rever normas de conduta com as crianças;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- passear com os alunos;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- demonstrar ética;
- demonstrar paciência;
- cantar;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- demonstrar bom humor;
- brincar com os alunos;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- orientar sobre noções de higiene;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- enviar comunicados ao pais;
- planejar a rotina dos alunos;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- requisitar material;
- guardar o material;
- criar situações de aprendizagem;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- preparar a sala;
- documentar as observações;
- registrar entrevistas com os pais;
- demonstrar sensibilidade;
- organizar eventos;
- controlar a saída de alunos;
- alfabetizar os alunos;
- organizar comemorações de aniversário;
- ler para os alunos;
- revisar o planejamento;
- contar histórias;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- programar atividades diárias;
- acompanhar a refeição;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- alimentar os alunos;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- comprar material;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- passar lição de casa;
- agrupar os alunos;
- criar recursos didáticos;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- demonstrar autocontrole;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- demonstrar empatia;
- improvisar atividades;
- dançar;
- pesquisar conteúdos;
- organizar a refeição;
- promover a convivência social (socializar);
- selecionar recursos didáticos;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- estimar a necessidade de material;
- pesquisar recursos didáticos;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- estabelecer limites;
- demonstrar bom senso;
- estudar casos (situações especiais);
- ministrar reuniões de pais;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- preparar projetos pedagógicos;
- registrar ocorrências;
- selecionar material;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- ministrar aulas;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- acolher os alunos;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- mostrar-se atento;
- prestar esclarecimento aos pais;
- proceder à retirada da mamadeira;
Setores que mais contratam Professor de jardim de infância (nível superior) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico