Categorias profissionais do cargo
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- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de jardim de infância (nível superior)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- promover a educação dos alunos;
- realizar tarefas administrativas;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- organizar as atividades;
- demonstrar competências pessoais;
- pesquisar;
- interagir com a família e a comunidade;
- cuidar dos alunos;
- planejar a prática educacional;
Atividades
- participar de eventos da comunidade;
- passear com os alunos;
- preparar reunião de pais;
- organizar eventos;
- documentar as observações;
- ministrar aulas;
- demonstrar dinamismo;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- acolher os alunos;
- estabelecer rotinas;
- demonstrar disciplina;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- demonstrar sensibilidade;
- demonstrar organização;
- definir estratégias pedagógicas;
- planejar a rotina dos alunos;
- estabelecer limites;
- orientar sobre noções de segurança;
- demonstrar criatividade;
- registrar ocorrências;
- comprar material;
- receber alunos novos;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- promover encontros e atividades com os pais;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- demonstrar paciência;
- promover atividades integradoras;
- proceder à retirada da mamadeira;
- passar lição de casa;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- organizar comemorações de aniversário;
- agrupar os alunos;
- programar atividades diárias;
- enviar comunicados ao pais;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- demonstrar ética;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- realizar visitas temáticas;
- pesquisar recursos didáticos;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- estimar a necessidade de material;
- demonstrar empatia;
- convocar pais de alunos;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- selecionar recursos didáticos;
- estudar casos (situações especiais);
- convidar personalidades e entidades;
- preparar o ambiente para as atividades;
- alimentar os alunos;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- requisitar material;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- revisar o planejamento;
- organizar a refeição;
- organizar o espaço das atividades;
- orientar sobre noções de higiene;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- demonstrar bom senso;
- levantar bibliografia;
- mostrar-se atento;
- programar atividades extraclasses;
- demonstrar alegria;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- prestar esclarecimento aos pais;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- observar o comportamento dos alunos;
- construir material didático;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- criar situações de aprendizagem;
- observar a interação dos alunos;
- realizar autoavaliação;
- ler para os alunos;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- pesquisar conteúdos;
- acompanhar a refeição;
- guardar o material;
- banhar alunos;
- analisar situações de aprendizagem;
- preparar adaptação de casos especiais;
- rever normas de conduta com as crianças;
- criar recursos didáticos;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- demonstrar autocontrole;
- atender pais;
- preparar a sala;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- demonstrar preparo físico;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- dançar;
- atender alunos, individualmente;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- controlar a saída de alunos;
- prestar primeiros socorros;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- ministrar reuniões de pais;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- escrever para os alunos;
- reelaborar o planejamento;
- acompanhar momento de sono;
- selecionar material;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- manter-se atualizado;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- demonstrar bom humor;
- demonstrar disposição;
- conferir material;
- demonstrar flexibilidade;
- registrar entrevistas com os pais;
- preparar projetos pedagógicos;
- organizar o material didático;
- promover a convivência social (socializar);
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- cantar;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- alfabetizar os alunos;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- brincar com os alunos;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- expor conteúdos;
- registrar frequência dos alunos;
- contar histórias;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- improvisar atividades;
Setores que mais contratam Professor de jardim de infância (nível superior) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico