Categorias profissionais do cargo
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- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de jardim de infância (nível superior)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- cuidar dos alunos;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- pesquisar;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- realizar tarefas administrativas;
- organizar as atividades;
- interagir com a família e a comunidade;
- promover a educação dos alunos;
- planejar a prática educacional;
Atividades
- acolher os alunos;
- pesquisar recursos didáticos;
- demonstrar bom humor;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- controlar a saída de alunos;
- dançar;
- requisitar material;
- improvisar atividades;
- organizar a refeição;
- banhar alunos;
- proceder à retirada da mamadeira;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- demonstrar dinamismo;
- organizar o material didático;
- orientar sobre noções de segurança;
- demonstrar paciência;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- estabelecer limites;
- preparar a sala;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- comprar material;
- observar o comportamento dos alunos;
- selecionar material;
- estudar casos (situações especiais);
- criar recursos didáticos;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- demonstrar ética;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- documentar as observações;
- alimentar os alunos;
- conferir material;
- demonstrar autocontrole;
- guardar o material;
- demonstrar organização;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- reelaborar o planejamento;
- passar lição de casa;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- organizar o espaço das atividades;
- estimar a necessidade de material;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- alfabetizar os alunos;
- demonstrar criatividade;
- criar situações de aprendizagem;
- registrar entrevistas com os pais;
- receber alunos novos;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- estabelecer rotinas;
- promover encontros e atividades com os pais;
- atender pais;
- programar atividades diárias;
- convidar personalidades e entidades;
- rever normas de conduta com as crianças;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- preparar reunião de pais;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- preparar o ambiente para as atividades;
- brincar com os alunos;
- preparar projetos pedagógicos;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- contar histórias;
- demonstrar empatia;
- registrar ocorrências;
- manter-se atualizado;
- agrupar os alunos;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- acompanhar a refeição;
- ministrar reuniões de pais;
- orientar sobre noções de higiene;
- prestar esclarecimento aos pais;
- demonstrar sensibilidade;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- organizar eventos;
- revisar o planejamento;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- atender alunos, individualmente;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- mostrar-se atento;
- planejar a rotina dos alunos;
- promover a convivência social (socializar);
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- escrever para os alunos;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- construir material didático;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- selecionar recursos didáticos;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- realizar autoavaliação;
- demonstrar alegria;
- programar atividades extraclasses;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- observar a interação dos alunos;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- enviar comunicados ao pais;
- analisar situações de aprendizagem;
- realizar visitas temáticas;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- levantar bibliografia;
- acompanhar momento de sono;
- demonstrar preparo físico;
- definir estratégias pedagógicas;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- preparar adaptação de casos especiais;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- pesquisar conteúdos;
- participar de eventos da comunidade;
- ministrar aulas;
- prestar primeiros socorros;
- passear com os alunos;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- cantar;
- ler para os alunos;
- promover atividades integradoras;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- registrar frequência dos alunos;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- demonstrar flexibilidade;
- expor conteúdos;
- demonstrar disciplina;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- organizar comemorações de aniversário;
- convocar pais de alunos;
- demonstrar disposição;
- demonstrar bom senso;
- elaborar instrumentos de avaliação;
Setores que mais contratam Professor de jardim de infância (nível superior) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico