Categorias profissionais do cargo
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- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de jardim de infância (nível superior)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- pesquisar;
- interagir com a família e a comunidade;
- cuidar dos alunos;
- realizar tarefas administrativas;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- organizar as atividades;
- planejar a prática educacional;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- promover a educação dos alunos;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- demonstrar alegria;
- receber alunos novos;
- brincar com os alunos;
- ministrar aulas;
- analisar situações de aprendizagem;
- controlar a saída de alunos;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- alimentar os alunos;
- participar de eventos da comunidade;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- planejar a rotina dos alunos;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- estimar a necessidade de material;
- orientar sobre noções de higiene;
- observar o comportamento dos alunos;
- programar atividades diárias;
- mostrar-se atento;
- demonstrar disciplina;
- comprar material;
- criar situações de aprendizagem;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- estabelecer limites;
- preparar adaptação de casos especiais;
- acompanhar a refeição;
- expor conteúdos;
- selecionar material;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- programar atividades extraclasses;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- ler para os alunos;
- preparar o ambiente para as atividades;
- realizar visitas temáticas;
- registrar entrevistas com os pais;
- organizar o espaço das atividades;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- atender pais;
- demonstrar empatia;
- acompanhar momento de sono;
- cantar;
- registrar ocorrências;
- prestar primeiros socorros;
- criar recursos didáticos;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- documentar as observações;
- realizar autoavaliação;
- passear com os alunos;
- demonstrar criatividade;
- rever normas de conduta com as crianças;
- dançar;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- construir material didático;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- organizar o material didático;
- demonstrar ética;
- estabelecer rotinas;
- selecionar recursos didáticos;
- agrupar os alunos;
- estudar casos (situações especiais);
- reelaborar o planejamento;
- demonstrar paciência;
- organizar eventos;
- demonstrar autocontrole;
- passar lição de casa;
- improvisar atividades;
- demonstrar flexibilidade;
- manter-se atualizado;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- convidar personalidades e entidades;
- demonstrar preparo físico;
- orientar sobre noções de segurança;
- demonstrar bom humor;
- promover encontros e atividades com os pais;
- promover atividades integradoras;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- preparar a sala;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- definir estratégias pedagógicas;
- demonstrar disposição;
- registrar frequência dos alunos;
- banhar alunos;
- demonstrar sensibilidade;
- preparar projetos pedagógicos;
- escrever para os alunos;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- alfabetizar os alunos;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- prestar esclarecimento aos pais;
- observar a interação dos alunos;
- convocar pais de alunos;
- demonstrar dinamismo;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- promover a convivência social (socializar);
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- demonstrar organização;
- preparar reunião de pais;
- requisitar material;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- enviar comunicados ao pais;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- atender alunos, individualmente;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- demonstrar bom senso;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- organizar comemorações de aniversário;
- levantar bibliografia;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- pesquisar recursos didáticos;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- conferir material;
- proceder à retirada da mamadeira;
- revisar o planejamento;
- ministrar reuniões de pais;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- guardar o material;
- contar histórias;
- acolher os alunos;
- pesquisar conteúdos;
- organizar a refeição;
Setores que mais contratam Professor de jardim de infância (nível superior) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico