Salário para o cargo de Professor de jardim de infância (nível superior)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de jardim de infância (nível superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de jardim de infância (nível superior)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • realizar tarefas administrativas;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • planejar a prática educacional;
  • promover a educação dos alunos;
  • organizar as atividades;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • cuidar dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar;

Atividades

  • proceder à retirada da mamadeira;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • demonstrar bom humor;
  • ministrar aulas;
  • atender alunos, individualmente;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • estudar casos (situações especiais);
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • enviar comunicados ao pais;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • receber alunos novos;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • organizar a refeição;
  • prestar primeiros socorros;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • convocar pais de alunos;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • levantar bibliografia;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • guardar o material;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • agrupar os alunos;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar disposição;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • organizar o material didático;
  • conferir material;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • passar lição de casa;
  • organizar eventos;
  • atender pais;
  • escrever para os alunos;
  • improvisar atividades;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • demonstrar alegria;
  • acompanhar a refeição;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • construir material didático;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • criar situações de aprendizagem;
  • programar atividades extraclasses;
  • pesquisar conteúdos;
  • acompanhar momento de sono;
  • participar de eventos da comunidade;
  • cantar;
  • dançar;
  • registrar ocorrências;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • preparar reunião de pais;
  • demonstrar paciência;
  • banhar alunos;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • demonstrar empatia;
  • promover atividades integradoras;
  • estimar a necessidade de material;
  • mostrar-se atento;
  • demonstrar organização;
  • documentar as observações;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • ministrar reuniões de pais;
  • promover a convivência social (socializar);
  • alfabetizar os alunos;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • manter-se atualizado;
  • selecionar material;
  • demonstrar criatividade;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • preparar a sala;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • demonstrar bom senso;
  • expor conteúdos;
  • demonstrar disciplina;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • acolher os alunos;
  • controlar a saída de alunos;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • alimentar os alunos;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • passear com os alunos;
  • estabelecer rotinas;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • convidar personalidades e entidades;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • requisitar material;
  • demonstrar preparo físico;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • programar atividades diárias;
  • registrar frequência dos alunos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • contar histórias;
  • revisar o planejamento;
  • criar recursos didáticos;
  • selecionar recursos didáticos;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • demonstrar ética;
  • ler para os alunos;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • observar a interação dos alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • brincar com os alunos;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • analisar situações de aprendizagem;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • reelaborar o planejamento;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • realizar autoavaliação;
  • realizar visitas temáticas;
  • comprar material;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • organizar o espaço das atividades;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • demonstrar sensibilidade;
  • estabelecer limites;


Setores que mais contratam Professor de jardim de infância (nível superior) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




Profissões em Destaque: