Categorias profissionais do cargo
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- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de jardim de infância (nível superior)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- avaliar as práticas pedagógicas;
- planejar a prática educacional;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar tarefas administrativas;
- pesquisar;
- organizar as atividades;
- interagir com a família e a comunidade;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- cuidar dos alunos;
- promover a educação dos alunos;
Atividades
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- demonstrar preparo físico;
- acolher os alunos;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- criar situações de aprendizagem;
- revisar o planejamento;
- enviar comunicados ao pais;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- organizar a refeição;
- orientar sobre noções de segurança;
- atender alunos, individualmente;
- comprar material;
- requisitar material;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- convocar pais de alunos;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- passar lição de casa;
- manter-se atualizado;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- selecionar material;
- banhar alunos;
- demonstrar disciplina;
- selecionar recursos didáticos;
- registrar entrevistas com os pais;
- dançar;
- preparar a sala;
- convidar personalidades e entidades;
- definir estratégias pedagógicas;
- ministrar aulas;
- demonstrar disposição;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- analisar situações de aprendizagem;
- guardar o material;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- demonstrar paciência;
- pesquisar recursos didáticos;
- organizar o espaço das atividades;
- realizar autoavaliação;
- programar atividades diárias;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- estabelecer rotinas;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- improvisar atividades;
- expor conteúdos;
- preparar adaptação de casos especiais;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- prestar esclarecimento aos pais;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- demonstrar criatividade;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- proceder à retirada da mamadeira;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- ler para os alunos;
- observar o comportamento dos alunos;
- acompanhar a refeição;
- preparar reunião de pais;
- estudar casos (situações especiais);
- alfabetizar os alunos;
- contar histórias;
- demonstrar alegria;
- demonstrar organização;
- realizar visitas temáticas;
- demonstrar dinamismo;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar ética;
- rever normas de conduta com as crianças;
- levantar bibliografia;
- registrar frequência dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- mostrar-se atento;
- conferir material;
- promover a convivência social (socializar);
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- cantar;
- atender pais;
- programar atividades extraclasses;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- pesquisar conteúdos;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- planejar a rotina dos alunos;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- observar a interação dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- reelaborar o planejamento;
- prestar primeiros socorros;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- demonstrar empatia;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- documentar as observações;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- promover atividades integradoras;
- demonstrar sensibilidade;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- orientar sobre noções de higiene;
- estabelecer limites;
- demonstrar bom humor;
- registrar ocorrências;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- estimar a necessidade de material;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- organizar o material didático;
- acompanhar momento de sono;
- construir material didático;
- demonstrar bom senso;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- criar recursos didáticos;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- brincar com os alunos;
- participar de eventos da comunidade;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- preparar projetos pedagógicos;
- organizar comemorações de aniversário;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- alimentar os alunos;
- receber alunos novos;
- promover encontros e atividades com os pais;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- passear com os alunos;
- organizar eventos;
- agrupar os alunos;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- controlar a saída de alunos;
- preparar o ambiente para as atividades;
- escrever para os alunos;
- ministrar reuniões de pais;
- demonstrar autocontrole;
Setores que mais contratam Professor de jardim de infância (nível superior) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico