Salário para o cargo de Professor de jardim de infância (nível superior)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de jardim de infância (nível superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de jardim de infância (nível superior)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • pesquisar;
  • realizar tarefas administrativas;
  • organizar as atividades;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • promover a educação dos alunos;
  • planejar a prática educacional;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cuidar dos alunos;

Atividades

  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • promover a convivência social (socializar);
  • reelaborar o planejamento;
  • organizar o material didático;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • alfabetizar os alunos;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • escrever para os alunos;
  • acompanhar momento de sono;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • demonstrar criatividade;
  • participar de eventos da comunidade;
  • contar histórias;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • convocar pais de alunos;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • demonstrar organização;
  • brincar com os alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • estudar casos (situações especiais);
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • dançar;
  • programar atividades extraclasses;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • registrar frequência dos alunos;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • expor conteúdos;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • atender alunos, individualmente;
  • programar atividades diárias;
  • selecionar material;
  • registrar ocorrências;
  • preparar a sala;
  • demonstrar preparo físico;
  • promover atividades integradoras;
  • demonstrar empatia;
  • demonstrar bom senso;
  • realizar visitas temáticas;
  • ler para os alunos;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • enviar comunicados ao pais;
  • demonstrar bom humor;
  • agrupar os alunos;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • manter-se atualizado;
  • convidar personalidades e entidades;
  • acompanhar a refeição;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • ministrar reuniões de pais;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • organizar a refeição;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • demonstrar dinamismo;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • receber alunos novos;
  • estabelecer limites;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • estimar a necessidade de material;
  • selecionar recursos didáticos;
  • demonstrar paciência;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • demonstrar disciplina;
  • organizar eventos;
  • passar lição de casa;
  • organizar o espaço das atividades;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • criar recursos didáticos;
  • acolher os alunos;
  • atender pais;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • demonstrar sensibilidade;
  • observar a interação dos alunos;
  • revisar o planejamento;
  • criar situações de aprendizagem;
  • demonstrar ética;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • ministrar aulas;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • pesquisar conteúdos;
  • conferir material;
  • demonstrar disposição;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • passear com os alunos;
  • demonstrar alegria;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • alimentar os alunos;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • prestar primeiros socorros;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • construir material didático;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • levantar bibliografia;
  • banhar alunos;
  • controlar a saída de alunos;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • guardar o material;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • demonstrar autocontrole;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • comprar material;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • requisitar material;
  • documentar as observações;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • realizar autoavaliação;
  • preparar reunião de pais;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • mostrar-se atento;
  • cantar;
  • estabelecer rotinas;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • improvisar atividades;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;


Setores que mais contratam Professor de jardim de infância (nível superior) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Tradutor
Filólogos, tradutores ,intérpretes

Tradutor

Salário para o cargo de Técnico petroquímico
Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Técnico petroquímico