Categorias profissionais do cargo
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- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de jardim de infância (nível superior)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- interagir com a família e a comunidade;
- promover a educação dos alunos;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar as atividades;
- cuidar dos alunos;
- pesquisar;
- realizar tarefas administrativas;
- planejar a prática educacional;
Atividades
- registrar entrevistas com os pais;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- construir material didático;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- demonstrar dinamismo;
- demonstrar preparo físico;
- atender alunos, individualmente;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- conferir material;
- demonstrar disciplina;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- revisar o planejamento;
- estimar a necessidade de material;
- realizar autoavaliação;
- orientar sobre noções de segurança;
- rever normas de conduta com as crianças;
- passar lição de casa;
- acompanhar a refeição;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- escrever para os alunos;
- estudar casos (situações especiais);
- proceder à retirada da mamadeira;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- pesquisar conteúdos;
- prestar esclarecimento aos pais;
- ler para os alunos;
- guardar o material;
- manter-se atualizado;
- banhar alunos;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- acolher os alunos;
- atender pais;
- mostrar-se atento;
- selecionar material;
- expor conteúdos;
- demonstrar ética;
- prestar primeiros socorros;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- demonstrar empatia;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- contar histórias;
- demonstrar bom humor;
- demonstrar bom senso;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- observar o comportamento dos alunos;
- reelaborar o planejamento;
- levantar bibliografia;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- analisar situações de aprendizagem;
- organizar eventos;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- demonstrar autocontrole;
- comprar material;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- demonstrar disposição;
- programar atividades diárias;
- demonstrar alegria;
- planejar a rotina dos alunos;
- demonstrar sensibilidade;
- definir estratégias pedagógicas;
- dançar;
- estabelecer limites;
- criar recursos didáticos;
- demonstrar paciência;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- organizar o material didático;
- passear com os alunos;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- ministrar reuniões de pais;
- observar a interação dos alunos;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- agrupar os alunos;
- demonstrar criatividade;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- demonstrar flexibilidade;
- acompanhar momento de sono;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- preparar projetos pedagógicos;
- receber alunos novos;
- criar situações de aprendizagem;
- promover encontros e atividades com os pais;
- documentar as observações;
- preparar a sala;
- controlar a saída de alunos;
- promover a convivência social (socializar);
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- requisitar material;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- cantar;
- alfabetizar os alunos;
- programar atividades extraclasses;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- organizar o espaço das atividades;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- enviar comunicados ao pais;
- alimentar os alunos;
- selecionar recursos didáticos;
- participar de eventos da comunidade;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- convocar pais de alunos;
- registrar ocorrências;
- registrar frequência dos alunos;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- realizar visitas temáticas;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- estabelecer rotinas;
- preparar reunião de pais;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- organizar comemorações de aniversário;
- orientar sobre noções de higiene;
- preparar o ambiente para as atividades;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- preparar adaptação de casos especiais;
- promover atividades integradoras;
- improvisar atividades;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- organizar a refeição;
- pesquisar recursos didáticos;
- demonstrar organização;
- ministrar aulas;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- convidar personalidades e entidades;
- brincar com os alunos;
Setores que mais contratam Professor de jardim de infância (nível superior) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico