Salário para o cargo de Professor de jardim de infância (nível superior)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de jardim de infância (nível superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de jardim de infância (nível superior)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • interagir com a família e a comunidade;
  • planejar a prática educacional;
  • promover a educação dos alunos;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • cuidar dos alunos;
  • organizar as atividades;
  • realizar tarefas administrativas;
  • pesquisar;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • estabelecer limites;
  • criar recursos didáticos;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • controlar a saída de alunos;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • expor conteúdos;
  • selecionar recursos didáticos;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • selecionar material;
  • enviar comunicados ao pais;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • demonstrar disposição;
  • demonstrar preparo físico;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • estimar a necessidade de material;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • levantar bibliografia;
  • revisar o planejamento;
  • dançar;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • documentar as observações;
  • demonstrar dinamismo;
  • organizar a refeição;
  • passear com os alunos;
  • preparar a sala;
  • demonstrar bom senso;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • participar de eventos da comunidade;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • acompanhar a refeição;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • criar situações de aprendizagem;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • demonstrar sensibilidade;
  • demonstrar alegria;
  • convidar personalidades e entidades;
  • improvisar atividades;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar autocontrole;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • estabelecer rotinas;
  • registrar frequência dos alunos;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • realizar autoavaliação;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • registrar ocorrências;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • requisitar material;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • ministrar aulas;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • programar atividades diárias;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • demonstrar criatividade;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • demonstrar ética;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • atender alunos, individualmente;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • conferir material;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • promover a convivência social (socializar);
  • reelaborar o planejamento;
  • atender pais;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • cantar;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • ler para os alunos;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • organizar eventos;
  • observar a interação dos alunos;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • acompanhar momento de sono;
  • alimentar os alunos;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • demonstrar disciplina;
  • programar atividades extraclasses;
  • demonstrar flexibilidade;
  • ministrar reuniões de pais;
  • estudar casos (situações especiais);
  • guardar o material;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • mostrar-se atento;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • organizar o espaço das atividades;
  • realizar visitas temáticas;
  • agrupar os alunos;
  • comprar material;
  • demonstrar empatia;
  • pesquisar conteúdos;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • contar histórias;
  • demonstrar bom humor;
  • manter-se atualizado;
  • acolher os alunos;
  • alfabetizar os alunos;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • passar lição de casa;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • demonstrar organização;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • prestar primeiros socorros;
  • escrever para os alunos;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • preparar reunião de pais;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • promover atividades integradoras;
  • convocar pais de alunos;
  • construir material didático;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • brincar com os alunos;
  • banhar alunos;
  • receber alunos novos;
  • organizar o material didático;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);


Setores que mais contratam Professor de jardim de infância (nível superior) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




Profissões em Destaque: