Salário para o cargo de Pneumotisiologista
CBO 2251-27 > Médicos clínicos

Pneumotisiologista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam consultas e atendimentos médicos, tratam pacientes e clientes, implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas, coordenam programas e serviços em saúde, efetuam perícias, auditorias e sindicâncias médicas, elaboram documentos e difundem conhecimentos da área médica.

Quanto ganha um Pneumotisiologista

Um Pneumotisiologista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.836,05 e R$ 13.456,40, com a média salarial de R$ 6.525,37 e o salário mediana em R$ 6.004,59 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Pneumotisiologista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.525,37 78.304,38 1.631,34 68,62
1º Quartil 3.836,05 46.032,61 959,01 40,34
Salário Mediana 6.004,59 72.055,02 1.501,15 63,14
3º Quartil 10.262,42 123.149,09 2.565,61 107,91
Teto Salarial 13.456,40 161.476,78 3.364,10 141,50


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências biológicas, da saúde
      • Profissionais da medicina
        • Médicos clínicos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Brasília - DF 10.463 - 13.066 10.600,08 10.463,00 10.463,00 10.787,00 13.065,54
Rio de Janeiro - RJ 2.718 - 8.913 4.880,23 2.717,67 3.742,00 7.358,67 8.913,04
São Paulo - SP 3.416 - 9.466 5.901,59 3.415,75 5.675,00 7.815,25 9.466,07
Recife - PE 1.584 - 3.198 2.112,00 1.584,00 2.112,00 2.640,00 3.197,65


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Distrito Federal 10.463 - 13.066 10.600,08 10.463,00 10.463,00 10.787,00 13.065,54
Rio de Janeiro 2.718 - 8.913 4.880,23 2.717,67 3.742,00 7.358,67 8.913,04
São Paulo 3.440 - 10.241 6.064,00 3.440,00 5.806,00 8.455,00 10.240,95
Bahia 2.288 - 6.928 3.743,85 2.288,00 3.432,00 5.720,00 6.928,24
Pernambuco 1.584 - 7.267 2.667,43 1.584,00 2.640,00 6.000,00 7.267,38


Principais locais de trabalho

Médicos clínicos exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, ensino, pesquisa e desenvolvimento. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, sem supervisão permanente. Organizam- se individualmente e em equipe de trabalho, desenvolvendo as atividades em ambientes fechados, em horários de trabalho irregulares. Exceção feita profissionais que atuam no Programa de Estratégia de Saúde da Família, onde exercem suas funções como empregados, com supervisão ocasional e cumprem carga horária semanal prevista em Portaria específica. Podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e, devido à natureza e nível de responsabilidade próprio da função, podem estar sujeitos a estresse constante. Em algumas ocupações os profissionais podem estar sujeitos a ação de materiais tóxicos, químicos, radioativos e biológicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Médicos clínicos

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação superior em Medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM). O exercício pleno das funções se dá após o período de um a dois anos de experiência profissional e de três a quatro anos para o médico antroposófico. Para o exercício da função no Programa de Estratégia de Saúde da Família não é necessário experiência anterior.


Funções e atividades do Pneumotisiologista

Médicos clínicos devem:

  • tratar pacientes e clientes;
  • elaborar documentos médicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a saúde da família;
  • efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas;
  • coordenar programas e serviços em saúde;
  • realizar consulta e atendimento médico;
  • implementar ações de promoção da saúde;
  • difundir conhecimentos médicos;

  • Atividades

    • arquivar documentos;
    • montar escala de serviços;
    • desenvolver procedimentos;
    • gerenciar recursos financeiros;
    • efetuar necropsias;
    • preencher formulários de notificação compulsória;
    • emitir laudos;
    • elaborar prontuários;
    • administrar situações de urgência e emergência;
    • coordenar o cuidado dos usuários;
    • interpretar dados de exame clínico e exames complementares;
    • realizar busca ativa de situações locais;
    • auxiliar normatização de atividades médicas;
    • encaminhar usuários a outros profissionais;
    • levantar hipóteses diagnósticas;
    • solicitar exames complementares;
    • desenvolver pesquisas em medicina;
    • discutir diagnóstico, prognóstico e tratamento com pacientes, clientes, responsáveis e familiares;
    • avaliar atos médicos;
    • estimular paciente no desenvolvimento da autonomia e autocuidado;
    • realizar atendimento em consultório;
    • demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado;
    • colher depoimentos;
    • promover campanhas de saúde;
    • monitorar estado de saúde de pacientes hospitalizados;
    • participar das atividades de planejamento;
    • definir território de atuação;
    • rastrear doenças prevalentes;
    • realizar diagnóstico de saúde da comunidade;
    • demonstrar capacidade de lidar com situações adversas;
    • responder quesitos periciais;
    • promover atividades educativas;
    • atender usuários nas ubss, nos domicílios ou espaços comunitários;
    • organizar encontros científicos;
    • prescrever imunização;
    • responsabilizar-se por todos os atendimentos da população adscrita;
    • demonstrar altruísmo;
    • elaborar material informativo e normativo;
    • selecionar equipe de trabalho;
    • elaborar protocolos de condutas médicas;
    • praticar intervenções clínicas;
    • demonstrar capacidade de atenção seletiva;
    • emitir receitas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • ministrar tratamentos preventivos;
    • organizar grupos de promoção à saúde;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • organizar cursos de educação continuada;
    • acompanhar desenvolvimento cognitivo/emocional do educando/educador;
    • realizar anamnese;
    • prestar consultorias e assessorias;
    • implantar órteses e próteses;
    • demonstrar tolerância;
    • mapear área de atuação;
    • prestar depoimentos;
    • elaborar relatórios;
    • avaliar conhecimento de especialistas;
    • descrever ações médicas;
    • demonstrar capacidade de saber ouvir;
    • implementar medidas de segurança e proteção do trabalhador;
    • acompanhar plano terapêutico do usuário;
    • reabilitar pacientes e clientes (condições biopsicossociais);
    • identificar necessidades dos usuários;
    • incentivar a participação da comunidade;
    • supervisionar atos médicos;
    • executar tratamento com agentes biológicos;
    • demonstrar capacidade de adequar linguagem;
    • avaliar momento biográfico;
    • demonstrar rapidez de percepção;
    • prescrever tratamento;
    • realizar propedêutica instrumental;
    • elaborar documentos de imagem;
    • notificar doenças, agravos e situações de importância local;
    • definir ações de acordo com prioridades locais;
    • ministrar aulas;
    • emitir pareceres;
    • participar das avaliações da equipe;
    • demonstrar empatia;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • vistoriar equipamentos e instalações;
    • constituir comissões médico-hospitalares;
    • realizar ações de prevenção de agravos e curativas;
    • estabelecer plano de ações em saúde;
    • indicar terapias não medicamentosas;
    • preparar material didático;
    • praticar psicoterapia;
    • divulgar informações em mídia;
    • supervisionar propedêutica instrumental;
    • especificar insumos;
    • emitir declarações;
    • preparar projetos de pesquisa;
    • demonstrar ações médicas;
    • redigir trabalhos científicos;
    • distribuir tarefas;
    • selecionar pacientes em situações específicas;
    • retirar órgãos e tecidos;
    • redefinir a doença para o paciente individualizando seu significado;
    • demonstrar capacidade de acolhimento;
    • prescrever medidas higiênico-dietéticas;
    • diagnosticar estado de saúde de pacientes e clientes;
    • executar tratamento com agentes químicos;
    • participar do gerenciamento de insumos;
    • realizar atendimentos de urgência e emergência;
    • promover ações de controle de vetores e zoonoses;
    • indicar tratamento;
    • cultivar órgãos e tecidos;
    • identificar grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos;
    • despachar expediente;
    • solicitar interconsultas;
    • promover a integralidade do cuidado;
    • guardar órgãos e tecidos;
    • atualizar informações cadastrais;
    • formular quesitos periciais;
    • executar tratamento com agentes físicos;
    • executar transplantes de órgãos e tecidos;
    • realizar exames complementares;
    • vistoriar ambientes de trabalho;
    • participar das atividades de educação permanente;
    • desenvolver equipamentos;
    • assistir parto;
    • examinar documentos médicos;
    • receitar drogas, medicamentos , fitoterápicos e antroposóficos;
    • participar de encontros, congressos e demais eventos científicos;
    • realizar visitas domiciliares;
    • demonstrar capacidade de preservar sigilo médico;
    • participar de diretorias de associações, entidades de classe e conselhos de saúde;
    • planejar tratamento de clientes e pacientes;
    • implementar medidas de saúde ambiental;
    • executar terapêutica genética;
    • realizar visitas hospitalares;
    • praticar procedimentos intervencionais;
    • realizar exame físico;
    • identificar parceiros e recursos disponíveis na comunidade;
    • emitir atestados;
    • estabelecer prognóstico;
    • demonstrar capacidade de interpretar linguagem verbal e não-verbal;
    • fiscalizar treinamento médico;
    • indicar necessidade de internação;
    • elaborar procedimentos operacionais padrão;
    • supervisionar equipe de saúde;
    • implementar medidas de biossegurança;
    • demonstrar imparcialidade de julgamento;
    • registrar as atividades nos sistemas de informação;


    Setores que mais contratam Pneumotisiologista no mercado de trabalho

    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Administração pública em geral
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades associativas
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividades de atenção ambulatorial
    • Serviços de diagnóstico por registro gráfico - ecg, eeg e outros exames análogos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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