Salário para o cargo de Pneumotisiologista
CBO 2251-27 > Médicos clínicos

Pneumotisiologista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam consultas e atendimentos médicos, tratam pacientes e clientes, implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas, coordenam programas e serviços em saúde, efetuam perícias, auditorias e sindicâncias médicas, elaboram documentos e difundem conhecimentos da área médica.

Quanto ganha um Pneumotisiologista

Um Pneumotisiologista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.836,05 e R$ 13.456,40, com a média salarial de R$ 6.525,37 e o salário mediana em R$ 6.004,59 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Pneumotisiologista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.525,37 78.304,38 1.631,34 68,62
1º Quartil 3.836,05 46.032,61 959,01 40,34
Salário Mediana 6.004,59 72.055,02 1.501,15 63,14
3º Quartil 10.262,42 123.149,09 2.565,61 107,91
Teto Salarial 13.456,40 161.476,78 3.364,10 141,50


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências biológicas, da saúde
      • Profissionais da medicina
        • Médicos clínicos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Brasília - DF 10.463 - 13.066 10.600,08 10.463,00 10.463,00 10.787,00 13.065,54
Rio de Janeiro - RJ 2.718 - 8.913 4.880,23 2.717,67 3.742,00 7.358,67 8.913,04
São Paulo - SP 3.416 - 9.466 5.901,59 3.415,75 5.675,00 7.815,25 9.466,07
Recife - PE 1.584 - 3.198 2.112,00 1.584,00 2.112,00 2.640,00 3.197,65


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Distrito Federal 10.463 - 13.066 10.600,08 10.463,00 10.463,00 10.787,00 13.065,54
Rio de Janeiro 2.718 - 8.913 4.880,23 2.717,67 3.742,00 7.358,67 8.913,04
São Paulo 3.440 - 10.241 6.064,00 3.440,00 5.806,00 8.455,00 10.240,95
Bahia 2.288 - 6.928 3.743,85 2.288,00 3.432,00 5.720,00 6.928,24
Pernambuco 1.584 - 7.267 2.667,43 1.584,00 2.640,00 6.000,00 7.267,38


Principais locais de trabalho

Médicos clínicos exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, ensino, pesquisa e desenvolvimento. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, sem supervisão permanente. Organizam- se individualmente e em equipe de trabalho, desenvolvendo as atividades em ambientes fechados, em horários de trabalho irregulares. Exceção feita profissionais que atuam no Programa de Estratégia de Saúde da Família, onde exercem suas funções como empregados, com supervisão ocasional e cumprem carga horária semanal prevista em Portaria específica. Podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e, devido à natureza e nível de responsabilidade próprio da função, podem estar sujeitos a estresse constante. Em algumas ocupações os profissionais podem estar sujeitos a ação de materiais tóxicos, químicos, radioativos e biológicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Médicos clínicos

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação superior em Medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM). O exercício pleno das funções se dá após o período de um a dois anos de experiência profissional e de três a quatro anos para o médico antroposófico. Para o exercício da função no Programa de Estratégia de Saúde da Família não é necessário experiência anterior.


Funções e atividades do Pneumotisiologista

Médicos clínicos devem:

  • implementar ações de promoção da saúde;
  • efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas;
  • promover a saúde da família;
  • difundir conhecimentos médicos;
  • tratar pacientes e clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar documentos médicos;
  • coordenar programas e serviços em saúde;
  • realizar consulta e atendimento médico;

  • Atividades

    • elaborar prontuários;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • implementar medidas de saúde ambiental;
    • realizar ações de prevenção de agravos e curativas;
    • arquivar documentos;
    • preparar projetos de pesquisa;
    • implementar medidas de segurança e proteção do trabalhador;
    • demonstrar ações médicas;
    • supervisionar propedêutica instrumental;
    • rastrear doenças prevalentes;
    • prestar consultorias e assessorias;
    • estabelecer prognóstico;
    • administrar situações de urgência e emergência;
    • cultivar órgãos e tecidos;
    • demonstrar capacidade de lidar com situações adversas;
    • participar das atividades de educação permanente;
    • elaborar material informativo e normativo;
    • emitir laudos;
    • encaminhar usuários a outros profissionais;
    • atualizar informações cadastrais;
    • atender usuários nas ubss, nos domicílios ou espaços comunitários;
    • guardar órgãos e tecidos;
    • praticar psicoterapia;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • executar tratamento com agentes físicos;
    • notificar doenças, agravos e situações de importância local;
    • planejar tratamento de clientes e pacientes;
    • praticar intervenções clínicas;
    • incentivar a participação da comunidade;
    • realizar diagnóstico de saúde da comunidade;
    • demonstrar altruísmo;
    • demonstrar imparcialidade de julgamento;
    • prescrever tratamento;
    • especificar insumos;
    • registrar as atividades nos sistemas de informação;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • realizar visitas domiciliares;
    • auxiliar normatização de atividades médicas;
    • estimular paciente no desenvolvimento da autonomia e autocuidado;
    • retirar órgãos e tecidos;
    • preparar material didático;
    • demonstrar capacidade de atenção seletiva;
    • responder quesitos periciais;
    • organizar encontros científicos;
    • redigir trabalhos científicos;
    • discutir diagnóstico, prognóstico e tratamento com pacientes, clientes, responsáveis e familiares;
    • indicar tratamento;
    • realizar exames complementares;
    • demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado;
    • demonstrar capacidade de adequar linguagem;
    • executar tratamento com agentes biológicos;
    • praticar procedimentos intervencionais;
    • despachar expediente;
    • emitir declarações;
    • descrever ações médicas;
    • prescrever medidas higiênico-dietéticas;
    • gerenciar recursos financeiros;
    • realizar exame físico;
    • colher depoimentos;
    • promover ações de controle de vetores e zoonoses;
    • elaborar relatórios;
    • redefinir a doença para o paciente individualizando seu significado;
    • selecionar pacientes em situações específicas;
    • realizar propedêutica instrumental;
    • selecionar equipe de trabalho;
    • demonstrar capacidade de preservar sigilo médico;
    • demonstrar empatia;
    • reabilitar pacientes e clientes (condições biopsicossociais);
    • acompanhar desenvolvimento cognitivo/emocional do educando/educador;
    • elaborar protocolos de condutas médicas;
    • prescrever imunização;
    • supervisionar equipe de saúde;
    • emitir atestados;
    • avaliar conhecimento de especialistas;
    • acompanhar plano terapêutico do usuário;
    • realizar busca ativa de situações locais;
    • desenvolver pesquisas em medicina;
    • coordenar o cuidado dos usuários;
    • desenvolver procedimentos;
    • ministrar aulas;
    • receitar drogas, medicamentos , fitoterápicos e antroposóficos;
    • organizar grupos de promoção à saúde;
    • responsabilizar-se por todos os atendimentos da população adscrita;
    • montar escala de serviços;
    • promover atividades educativas;
    • identificar grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos;
    • emitir pareceres;
    • demonstrar rapidez de percepção;
    • demonstrar tolerância;
    • indicar necessidade de internação;
    • fiscalizar treinamento médico;
    • participar das avaliações da equipe;
    • definir território de atuação;
    • levantar hipóteses diagnósticas;
    • implementar medidas de biossegurança;
    • demonstrar capacidade de saber ouvir;
    • desenvolver equipamentos;
    • divulgar informações em mídia;
    • preencher formulários de notificação compulsória;
    • mapear área de atuação;
    • identificar necessidades dos usuários;
    • participar de encontros, congressos e demais eventos científicos;
    • ministrar tratamentos preventivos;
    • estabelecer plano de ações em saúde;
    • promover a integralidade do cuidado;
    • demonstrar capacidade de acolhimento;
    • realizar anamnese;
    • realizar atendimentos de urgência e emergência;
    • emitir receitas;
    • definir ações de acordo com prioridades locais;
    • participar das atividades de planejamento;
    • identificar parceiros e recursos disponíveis na comunidade;
    • efetuar necropsias;
    • prestar depoimentos;
    • demonstrar capacidade de interpretar linguagem verbal e não-verbal;
    • supervisionar atos médicos;
    • executar transplantes de órgãos e tecidos;
    • implantar órteses e próteses;
    • solicitar exames complementares;
    • vistoriar ambientes de trabalho;
    • executar tratamento com agentes químicos;
    • realizar atendimento em consultório;
    • assistir parto;
    • avaliar atos médicos;
    • diagnosticar estado de saúde de pacientes e clientes;
    • realizar visitas hospitalares;
    • solicitar interconsultas;
    • indicar terapias não medicamentosas;
    • formular quesitos periciais;
    • elaborar procedimentos operacionais padrão;
    • participar do gerenciamento de insumos;
    • elaborar documentos de imagem;
    • interpretar dados de exame clínico e exames complementares;
    • distribuir tarefas;
    • executar terapêutica genética;
    • examinar documentos médicos;
    • vistoriar equipamentos e instalações;
    • constituir comissões médico-hospitalares;
    • organizar cursos de educação continuada;
    • participar de diretorias de associações, entidades de classe e conselhos de saúde;
    • monitorar estado de saúde de pacientes hospitalizados;
    • avaliar momento biográfico;
    • promover campanhas de saúde;


    Setores que mais contratam Pneumotisiologista no mercado de trabalho

    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Administração pública em geral
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades associativas
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividades de atenção ambulatorial
    • Serviços de diagnóstico por registro gráfico - ecg, eeg e outros exames análogos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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