Salário para o cargo de Pedagogo especializado em deficiência mental
CBO 2392-15 > Professores de educação especial

Pedagogo especializado em deficiência mental - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Pedagogo especializado em deficiência mental

Um Pedagogo especializado em deficiência mental trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.105,28 e R$ 5.541,57, com a média salarial de R$ 2.917,96 e o salário mediana em R$ 2.692,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Pedagogo especializado em deficiência mental

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.917,96 35.015,46 729,49 19,03
1º Quartil 2.105,28 25.263,37 526,32 13,73
Salário Mediana 2.692,00 32.304,00 673,00 17,55
3º Quartil 4.226,24 50.714,83 1.056,56 27,56
Teto Salarial 5.541,57 66.498,80 1.385,39 36,13


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ourinhos - SP 2.198 - 3.964 2.711,10 2.198,43 2.692,00 3.272,59 3.963,86
Macapá - AP 1.707 - 4.138 2.885,62 1.707,15 3.416,00 3.416,00 4.137,56
São Paulo - SP 1.955 - 6.380 3.272,86 1.954,55 2.697,00 5.267,18 6.379,77
Florianópolis - SC 3.693 - 5.679 4.057,63 3.692,78 4.000,00 4.688,22 5.678,52
Santos - SP 1.437 - 4.913 2.192,41 1.437,00 1.761,00 4.056,11 4.912,88
Pinhão - PR 2.321 - 2.851 2.328,96 2.321,00 2.321,00 2.354,08 2.851,33
Guarapari - ES 2.700 - 4.603 3.022,35 2.700,00 2.862,00 3.800,00 4.602,67
Belo Horizonte - MG 1.800 - 3.573 2.219,79 1.800,44 2.079,00 2.949,67 3.572,72
Curitiba - PR 1.901 - 4.745 2.803,46 1.900,67 2.751,00 3.917,42 4.744,89
Porto Alegre - RS 2.071 - 4.059 2.515,65 2.071,42 2.301,00 3.350,83 4.058,63
Lages - SC 2.500 - 6.056 4.206,25 2.500,00 5.000,00 5.000,00 6.056,15
Rio de Janeiro - RJ 1.918 - 6.010 3.770,23 1.918,27 4.342,00 4.961,73 6.009,80
Rio do Sul - SC 3.600 - 5.814 4.514,29 3.600,00 4.800,00 4.800,00 5.813,90
Esteio - RS 1.929 - 4.492 2.949,80 1.928,62 3.374,00 3.708,56 4.491,91
Paranaguá - PR 2.751 - 6.664 3.851,40 2.751,00 2.751,00 5.502,00 6.664,19
Nova Esperança - PR 2.096 - 5.081 2.942,27 2.095,88 2.751,00 4.195,13 5.081,26
Blumenau - SC 3.535 - 6.375 4.640,39 3.535,02 4.839,00 5.263,43 6.375,22
Aparecida de Goiânia - GO 2.421 - 5.924 3.292,33 2.421,28 2.862,00 4.891,00 5.924,13
Pirassununga - SP 1.977 - 4.820 3.128,50 1.976,81 3.890,00 3.979,24 4.819,77
Maracaí - SP 3.622 - 4.613 3.729,82 3.622,00 3.784,00 3.808,43 4.612,88


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.792 - 4.794 2.683,08 1.791,52 2.554,00 3.958,04 4.794,09
Paraná 2.093 - 4.875 2.900,21 2.092,86 2.751,00 4.025,23 4.875,48
Santa Catarina 2.156 - 6.336 3.910,39 2.156,16 4.400,00 5.231,33 6.336,34
Rio Grande do Sul 1.619 - 4.374 2.438,76 1.618,79 2.301,00 3.610,84 4.373,55
Minas Gerais 1.649 - 3.963 2.300,97 1.649,12 2.112,00 3.271,61 3.962,67
Espírito Santo 1.697 - 5.020 2.865,24 1.696,91 2.862,00 4.144,88 5.020,41
Mato Grosso do Sul 1.901 - 5.323 2.886,97 1.901,43 2.500,00 4.394,86 5.323,18
Amapá 1.707 - 4.138 2.885,62 1.707,15 3.416,00 3.416,00 4.137,56
Rio de Janeiro 1.499 - 5.804 3.074,98 1.499,47 2.536,00 4.791,84 5.804,01
Mato Grosso 1.907 - 6.999 3.378,82 1.907,45 3.189,00 5.778,36 6.998,93
Goiás 2.073 - 5.721 3.138,83 2.073,00 2.862,00 4.723,70 5.721,49
Rio Grande do Norte 2.001 - 2.645 2.080,22 2.000,97 2.022,00 2.184,00 2.645,33
Pará 1.549 - 4.815 3.029,08 1.549,00 3.620,00 3.975,33 4.815,04
Pernambuco 1.458 - 50.949 10.637,20 1.458,00 3.099,00 42.064,00 50.949,18
Ceará 1.412 - 3.865 2.297,33 1.412,00 1.958,00 3.191,00 3.865,03
Bahia 1.412 - 3.149 2.036,25 1.412,00 1.891,00 2.600,00 3.149,20
Maranhão 1.412 - 2.458 1.727,67 1.412,00 1.742,00 2.029,00 2.457,59
Distrito Federal 2.489 - 5.772 3.843,43 2.489,02 4.154,00 4.765,00 5.771,51
Acre 1.868 - 3.655 2.533,92 1.868,00 2.802,00 3.018,00 3.655,49
Amazonas 1.492 - 1.812 1.492,80 1.492,00 1.492,00 1.496,00 1.812,00


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Pedagogo especializado em deficiência mental

Professores de educação especial devem:

  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • pesquisar temas de educação especial;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • proceder com ética;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • demonstrar tolerância;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • ensinar atividades recreativas;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • ministrar palestras e cursos;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • participar das associações da área;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • ensinar língua portuguesa;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • demonstrar criatividade;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • dominar braile;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • elaborar códigos de interação social;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • participar de conselhos de classe;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • elaborar relatórios;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • elaborar material visual para alunos;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • coordenar curso;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • planejar atividades extraclasse;
    • alfabetizar em braile;
    • elaborar plano de aulas;
    • avaliar rendimento escolar;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • definir conteúdos escolares;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • participar de palestras e cursos;
    • orientar estágios dos alunos;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • participar de associações da categoria;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • dominar língua de sinais;


    Setores que mais contratam Pedagogo especializado em deficiência mental no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Artista plástico
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Artista plástico