Operador de zincagem (processo eletrolítico) · CBO 7232-35

Operador de zincagem (processo eletrolítico) · CBO 7232-35

CBO 723235 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Opera máquinas automatizadas de zincagem - por processo eletrolítico de galvanização - de chapas e peças metálicas variadas, para protegê-las contra a corrosão ou dar-lhes acabamento decorativo. desengraxa e decapa as superfícies das peças.

Também chamado de Anodizador e anodizador de metais · Operador de processo de zincagem · Operador de zincagem · Prateador (processo eletrolítico) · Zincador

O ofício do Operador de zincagem (processo eletrolítico) em uma frase CBO 723235

Síntese

O Operador de zincagem (processo eletrolítico) (CBO 7232-35) opera máquinas automatizadas de zincagem - por processo eletrolítico de galvanização - de chapas e peças metálicas variadas, para protegê-las contra a corrosão ou dar-lhes acabamento decorativo. Desengraxa e decapa as superfícies das peças. Pode oxidar, a negro, peças de materiais ferrosos e não ferrosos. Pode operar equipamentos de zincagem com recursos de automação e controle. Realiza a manutenção dos banhos. Executa a manutenção básica dos recursos de trabalho. Colabora na redução de riscos e impactos socioambientais. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de prevenção contra incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 7232-35 se traduz na rotina

Prepara as peças a serem zincadas. Desengraxa e decapa as superfícies das peças, acionando máquina para limpá-las por processos químicos e/ou mecânicos.

Prepara a máquina de zincagem, interpretando cronograma de produção, para determinar a configuração. Realiza testes, para garantir que a máquina esteja funcionando corretamente.

Alimenta a máquina de zincagem com o material - manualmente ou usando equipamentos automatizados -, depositando as peças em um tambor rotativo perfurado. Fecha o tambor da máquina, para dar início à operação.

Configura e opera a máquina de zincagem, fazendo submergir e girar o tambor com as peças a serem recobertas, no interior de uma cuba que contém os sais de zinco dissolvidos em água. Realiza o banho das peças em solução eletrolítica, controlando tensão, corrente e resistência elétrica do processo. Controla o tempo de permanência das peças no banho. Regula a velocidade do processo, a regularidade das camadas e a temperatura do banho de zinco, para assegurar a qualidade requerida do revestimento. Seca as peças recobertas, utilizando centrifugadora, recipiente de água quente ou equipamento equivalente, para dar melhor aderência à camada de zinco e acabamento à peça. Controla o acabamento das peças zincadas, inspecionando-as diretamente ou com auxílio de instrumentos apropriados, para certificar-se da qualidade do acabamento ou repetir o processo, se necessário. Inspeciona as condições dos banhos.

Registra parâmetros do processo de zincagem eletrolítica.

Pode oxidar, a negro, peças de materiais ferrosos e não ferrosos.

Pode operar equipamentos de zincagem dotados de recursos de automação e controle.

Realiza a manutenção dos banhos, executando o tratamento e a filtragem, bem como corrigindo condições químicas de sais e aditivos, a fim de obter as soluções para os banhos. Corrige a condição física dos anodos e verifica as condições dos catodos do sistema rotativo da máquina. Regula o nível dos líquidos e corrige o potencial hidrogeniônico (pH). Controla a temperatura do banho.

Realiza conservação e manutenção básica dos recursos de trabalho. Executa a limpeza de equipamentos e apetrechos utilizados nas atividades de zincagem eletrolítica. Substitui peças gastas e ajusta componentes de máquinas, utilizando ferramentas manuais.

Colabora na redução de riscos e impactos socioambientais, desenvolvendo os trabalhos conforme procedimentos para tratamento de efluentes, para economia de metais, água e energia elétrica, e para redução da geração de resíduos sólidos.

Segue procedimentos e normas dos sistemas da qualidade, meio ambiente e outras convenções adotadas pela empresa, incluindo os sistemas relacionados à qualificação e à certificação na área de corrosão e técnicas anticorrosivas.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Realiza o trabalho segundo normas de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e operando equipamentos de proteção coletiva, tais como extintores e exaustores. Pode prestar ou providenciar primeiros socorros, quando necessário.

Pulso do mercado para CBO Operador de zincagem (processo eletrolítico)

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 7232-35 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de nicho específico no mercado formal
  • DensidadeOcupação de nicho específico no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, entre 20 e 30 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 44h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 7232-35

Os principais empregadores concentram-se em: Galvanoplastia, Tornearias e Solda, Fábricas de Produtos de Metal, Fábricas de Utensílios de Metal, Agências de Trabalho Temporário, Fábricas de Outros Veículos.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O exercício pleno das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional.

Saberes que sustentam o CBO 7232-35

Tabela CBO · posição 2 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 11 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências biológicasEcologia e gestão ambientalMeio ambiente245
Outros conhecimentos de ecologia e gestão ambiental - desenvolvimento sustentável245
Ciências exatas e informáticaFísicaEletricidade233
Outros conhecimentos de física - física aplicada233
Matemática e estatísticaMatemática aplicada233
QuímicaOutros conhecimentos de química - química aplicada244
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática233
Internet232
Ciências sociais aplicadasDireitoNormas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho244
Linguística, letras e artesLínguasPortuguês: comunicação oral e escrita233
Português instrumental234
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 22 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Administração, gestão e negóciosPlanejamento e controle da produção (pcp)Planejamento do trabalho244
Qualidade e produtividadeGarantia de qualidade244
Outros conhecimentos de qualidade e produtividade - requisitos de normas, sistemas e outras convenções adotadas para qualificação e certificação em tratamento de superfícies234
Saúde e segurançaPrimeiros socorros324
Segurança no trabalho355
Processos de produção industrialAutomação nos processos de produção industrialOutros conhecimentos de automação nos processos de produção - noções de automação aplicada às máquinas utilizados no processo de zincagem eletrolítica334
Informações tecnológicas em química e petroquímicaCorrosão244
Tratamento de superfície244
Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - aplicações da zincagem eletrolítica na proteção contra a corrosão de superfícies metálicas445
Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - desengraxamento, decapagem e outras operações de preparação de superfícies para o processo de zincagem eletrolítica434
Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - efeitos complementares da zincagem eletrolítica - funções decorativas - brilho e beleza - de chapas e peças metálicas445
Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - operação de máquinas de tambor rotativo para zincagem eletrolítica555
Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - preparo e manutenção de banhos para o processo de zincagem eletrolítica454
Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - processo de zincagem eletrolítica445
Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - tratamento de resíduos do processo de zincagem eletrolítica334
Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentosOutros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - máquinas de zincagem eletrolítica445
Manutenção industrialOutros conhecimentos de manutenção industrial - conservação e manutenção básica de equipamentos e máquinas utilizados no processo de zincagem eletrolítica444
MateriaisMateriais metálicos ferrosos244
Materiais metálicos não ferrosos244
Metalmecânica - mecânicaOutros conhecimentos de metalmecânica - mecânica - metrologia aplicada233
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrialNormas regulamentadoras para área industrial344
Normas técnicas para área industrial233

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 2 de 8
Habilidades cognitivas 11 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral33
Escuta ativa44
Expressão oral33
Compreensão escrita35
Expressão escrita24
RaciocínioRaciocínio concreto para seguir instruções44
Raciocínio abstrato para resolução de problemas33
Trabalho com númerosTranscrição de dados44
Compreensão numérica45
Expressão numérica34
Análise de dados23
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 16 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades físicasCoordenação corporal bruta33
Equilíbrio corporal bruto33
Força de tronco34
Força estática34
Vigor (estamina)44
Habilidades psicomotorasEstabilidade (firmeza) braço-mão55
Precisão de controle44
Destreza dos dedos (ou digital)33
Destreza manual55
Habilidades sensoriaisAtenção auditiva33
Sensibilidade ao brilho33
Percepção de profundidade33
Visão a distância33
Visão de perto (ou a curta distância)44
Discriminação de cor visual33
Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....)Outras - sensibilidade tátil44
Habilidades práticas 11 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe45
Troca de informações33
Fornecimento de informações33
Cooperação45
Habilidades operacionaisAplicação de instruções simples e rotineiras44
Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas33
Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas22
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade22
Habilidades organizacionaisAnálise de garantia de qualidade34
Análise de riscos35
Outras habilidades práticas (especificar: ....)Outras - trabalho sob pressão44

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 2 de 8
TipoPosturaPeso
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho, com alguma orientação4
Trabalho sob supervisão diretaTrabalho sob supervisão direta, com alguma autonomia4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Atuam principalmente nas indústrias metalmecânica, eletroeletrônica e da construção civil como empregados com carteira assinada. Atualmente, tem sido mais comum desenvolverem suas atividades em células de produção em conjunto com outros profissionais, exercendo multifunções, sob supervisão permanente. Podem trabalhar em posições desconfortáveis por longos períodos bem como ficar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, umidade e pó.

Verbos do dia a dia do CBO 723235

O que se faz na prática
Assumir liderança no trabalho em equipe
Secar peças
Limpar equipamentos
Corrigir condição física dos anodos
Controlar a quantidade de carga no recipiente
Difundir conhecimentos
Inspecionar visualmente a qualidade das peças
Eletropolir aço inox
Realizar a passivação - cromatização
Oxidar a negro materiais não-ferrosos
Enfrentar situações de emergência
Corrigir potencial hidrogeniônico - ph

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Operador de zincagem (processo eletrolítico) (CBO 7232-35) pertence à família dos Trabalhadores de tratamento de superfícies de metais e de compósitos (termoquímicos), dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

7 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
72 Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos
723 Trabalhadores de tratamento térmico e de superfícies de metais e de compósitos
7232 Trabalhadores de tratamento de superfícies de metais e de compósitos (termoquímicos)
723235 Operador de zincagem (processo eletrolítico)

Profissões irmãs na família CBO 7232

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Operador de zincagem (processo eletrolítico)

CBO 723235

Qual é o CBO do Operador de zincagem (processo eletrolítico)?

O código é CBO 7232-35 (ou CBO 723235 sem o hífen), dentro da família 7232 (Trabalhadores de tratamento de superfícies de metais e de compósitos (termoquímicos)), no grande grupo 7 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Operador de zincagem (processo eletrolítico)?

Opera máquinas automatizadas de zincagem - por processo eletrolítico de galvanização - de chapas e peças metálicas variadas, para protegê-las contra a corrosão ou dar-lhes acabamento decorativo. Desengraxa e decapa as superfícies das peças. Pode oxidar, a negro, peças de materiais ferrosos e não ferrosos. Pode operar equipamentos de zincagem com recursos de automação e controle. Realiza a manutenç…

Que formação é necessária para o CBO 7232-35?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Galvanoplastia, Tornearias e Solda, Fábricas de Produtos de Metal, Fábricas de Utensílios de Metal.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 7232-35

Mesmo subgrupo · CBO 723