Salário para o cargo de Operador de telecobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Operador de telecobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telecobrança

Cobradores devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar cobrança;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • identificar cobranças indevidas;
  • comunicar-se com devedor;
  • atualizar cadastro;
  • informar ao devedor;
  • cobrar valores devidos;

Atividades

  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • analisar razões da inadimplência;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • emitir recibos;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • operar meios eletrônicos;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • demonstrar desinibição;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • definir estratégias de cobrança;
  • demonstrar segurança;
  • lidar com conflitos;
  • notificar débito através de carta;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • transmitir confiança;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • informar locais de pagamento;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • fechar negociações com devedor;
  • identificar-se ao devedor;
  • demonstrar ambição;
  • demonstrar paciência;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • demonstrar perseverança;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • demonstrar objetividade;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • localizar pagamento efetuado;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • operar sistema de telefonia;
  • demonstrar dinamismo;
  • contatar fiador ou avalista;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • demonstrar polidez;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • registrar informações da negociação;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • demonstrar disciplina;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • informar devedor sobre o débito;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • anexar documentos;
  • demonstrar postura profissional;


Setores que mais contratam Operador de telecobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




Profissões em Destaque: