Salário para o cargo de Operador de telecobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Operador de telecobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Operador de telecobrança

Um Operador de telecobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.434,81 e R$ 2.759,59, com a média salarial de R$ 1.675,79 e o salário mediana em R$ 1.507,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telecobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.675,79 20.109,47 418,95 8,62
1º Quartil 1.434,81 17.217,69 358,70 7,38
Salário Mediana 1.507,00 18.084,00 376,75 7,75
3º Quartil 2.104,58 25.254,99 526,15 10,83
Teto Salarial 2.759,59 33.115,10 689,90 14,20


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.412 - 2.933 1.685,92 1.412,00 1.416,00 2.421,11 2.932,52
Curitiba - PR 1.449 - 2.140 1.559,33 1.449,20 1.507,00 1.766,58 2.139,74
Fortaleza - CE 1.412 - 1.988 1.469,22 1.412,00 1.412,00 1.641,04 1.987,68
Belo Horizonte - MG 1.416 - 2.730 1.678,32 1.416,03 1.468,00 2.253,96 2.730,06
Joinville - SC 1.481 - 2.298 1.653,39 1.481,38 1.576,40 1.897,42 2.298,22
Araçatuba - SP 1.417 - 1.830 1.440,41 1.417,00 1.417,00 1.510,67 1.829,77
Uberlândia - MG 1.429 - 2.137 1.534,08 1.428,82 1.457,00 1.764,22 2.136,88
Ribeirão Preto - SP 1.467 - 2.506 1.688,93 1.466,74 1.555,00 2.068,67 2.505,63
Rio de Janeiro - RJ 1.432 - 3.454 1.864,17 1.432,34 1.516,00 2.851,38 3.453,68
Sorocaba - SP 1.416 - 2.079 1.503,06 1.416,00 1.416,00 1.716,80 2.079,44
Brasília - DF 1.412 - 2.463 1.577,87 1.412,00 1.412,00 2.033,14 2.462,60
Goiânia - GO 1.438 - 2.756 1.716,27 1.437,88 1.567,00 2.275,49 2.756,14
São Bernardo do Campo - SP 1.416 - 2.226 1.521,41 1.416,00 1.416,00 1.837,65 2.225,81
Osasco - SP 1.416 - 2.828 1.645,43 1.415,98 1.416,00 2.334,91 2.828,11
Bauru - SP 1.443 - 2.260 1.608,80 1.443,17 1.568,00 1.866,01 2.260,17
Barueri - SP 1.419 - 3.757 1.916,65 1.418,77 1.528,00 3.101,79 3.756,98
Criciúma - SC 1.547 - 2.267 1.696,29 1.547,15 1.670,00 1.871,53 2.266,85
Birigui - SP 1.819 - 2.404 1.929,90 1.818,81 1.958,00 1.984,63 2.403,84
Porto Alegre - RS 1.504 - 2.984 1.820,41 1.504,23 1.644,00 2.463,77 2.984,19
Anápolis - GO 1.445 - 2.150 1.529,79 1.445,27 1.450,00 1.775,11 2.150,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.412 - 2.932 1.700,52 1.412,00 1.444,00 2.420,71 2.932,03
Paraná 1.452 - 2.297 1.596,73 1.452,32 1.507,00 1.896,16 2.296,68
Minas Gerais 1.415 - 2.634 1.647,84 1.415,26 1.468,00 2.174,26 2.633,52
Santa Catarina 1.507 - 2.771 1.777,60 1.507,16 1.645,00 2.287,67 2.770,90
Ceará 1.412 - 2.063 1.484,88 1.412,00 1.412,00 1.703,60 2.063,45
Goiás 1.414 - 2.622 1.642,97 1.413,79 1.452,00 2.165,13 2.622,47
Rio Grande do Sul 1.508 - 3.108 1.868,33 1.507,79 1.698,00 2.566,07 3.108,09
Rio de Janeiro 1.426 - 3.227 1.813,06 1.426,09 1.580,00 2.664,57 3.227,41
Distrito Federal 1.412 - 2.463 1.577,87 1.412,00 1.412,00 2.033,14 2.462,60
Espírito Santo 1.412 - 2.561 1.614,31 1.412,00 1.450,00 2.114,20 2.560,79
Pernambuco 1.418 - 2.720 1.653,09 1.417,68 1.455,00 2.245,38 2.719,67
Mato Grosso 1.443 - 2.957 1.781,87 1.442,56 1.575,50 2.441,63 2.957,37
Bahia 1.412 - 2.888 1.694,04 1.412,00 1.485,00 2.383,96 2.887,52
Maranhão 1.412 - 2.346 1.584,49 1.412,00 1.482,00 1.936,89 2.346,02
Pará 1.412 - 2.820 1.726,48 1.412,00 1.590,00 2.328,10 2.819,86
Mato Grosso do Sul 1.430 - 2.667 1.698,25 1.430,08 1.596,00 2.201,51 2.666,54
Rondônia 1.467 - 2.704 1.713,63 1.466,76 1.600,00 2.232,30 2.703,83
Piauí 1.414 - 2.161 1.524,95 1.413,77 1.430,00 1.784,31 2.161,21
Sergipe 1.412 - 2.374 1.546,11 1.412,00 1.412,00 1.959,61 2.373,54
Tocantins 1.433 - 2.605 1.638,08 1.433,00 1.440,00 2.151,08 2.605,46
Rio Grande do Norte 1.412 - 4.357 1.954,53 1.412,00 1.412,00 3.596,99 4.356,79
Paraíba 1.415 - 2.854 1.731,31 1.414,52 1.510,00 2.356,25 2.853,96
Amazonas 1.415 - 3.261 1.858,23 1.414,65 1.655,00 2.692,48 3.261,21
Alagoas 1.413 - 4.209 2.092,99 1.412,53 1.584,00 3.475,26 4.209,34
Amapá 1.412 - 2.287 1.562,68 1.412,00 1.447,00 1.888,00 2.286,80
Acre 1.412 - 2.310 1.551,62 1.412,00 1.425,00 1.907,20 2.310,06
Roraima 1.412 - 3.267 1.870,65 1.412,00 1.800,00 2.697,60 3.267,41


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telecobrança

Cobradores devem:

  • comunicar-se com devedor;
  • informar ao devedor;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • atualizar cadastro;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar cobranças indevidas;
  • preparar cobrança;
  • cobrar valores devidos;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de negociação;
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • verificar veracidade das informações coletadas;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • operar sistema de telefonia;
    • agrupar documentos;
    • consultar instituições públicas;
    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • consultar informações cartográficas;
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
    • lidar com conflitos;
    • analisar razões da inadimplência;
    • operar meios eletrônicos;
    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • demonstrar polidez;
    • informar devedor sobre o débito;
    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • registrar informações da negociação;
    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • demonstrar perseverança;
    • demonstrar desinibição;
    • demonstrar disciplina;
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • anexar documentos;
    • avaliar estado físico do bem;
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • levantar hipóteses de fraude;
    • demonstrar habilidade numérica;
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
    • notificar débito através de carta;
    • demonstrar dinamismo;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • identificar-se ao devedor;
    • consultar instituições financeiras;
    • demonstrar disposição para viagem;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • demonstrar paciência;
    • confirmar improcedência da cobrança;
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • demonstrar postura profissional;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • definir estratégias de cobrança;
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • levantar informações sobre o devedor;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • elaborar itinerário de cobrança;
    • localizar pagamento efetuado;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
    • informar locais de pagamento;
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • fechar negociações com devedor;
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • emitir recibos;
    • verificar situação financeira do devedor;
    • demonstrar ambição;
    • contatar fiador ou avalista;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • demonstrar segurança;
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • transmitir confiança;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;


    Setores que mais contratam Operador de telecobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços advocatícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio varejista de livros
    • Correspondentes de instituições financeiras
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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