Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Negociante (comércio atacadista )
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- estruturar equipes de trabalho;
- atender aos clientes;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- cooperar na definição de projetos;
- expressar-se gestualmente;
- recepcionar mercadorias;
- administrar remanejamentos;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- formular incentivos de produtividade;
- implantar técnicas de vendas;
- prover ações de preservação ambiental;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- divulgar mercadorias e serviços;
- instruir subordinados;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- buscar atualização profissional;
- estimular a motivação das equipes;
- planejar compras e locações;
- apreciar inovações organizacionais;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- operar equipamentos de informática;
- manter apresentação pessoal;
- analisar tendências do mercado;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- negociar preços e condições de pagamento;
- monitorar o andamento de projetos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- captar recursos;
- expressar-se oralmente;
- gerir estoques;
- delegar atribuições;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- transferir numerário para o banco;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- determinar perfis profissionais;
- implementar reciclagem de funcionários;
- resolver reclamações de clientes;
- gerenciar contratos de serviços;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- cobrar resultados;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- definir estratégias de terceirização;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- medir resultados de treinamento;
- promover funcionários;
- elaborar plano de investimentos;
- avaliar desempenho;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- administrar conflitos entre funcionários;
- controlar o cumprimento de normas;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- agir com dinamismo;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- acompanhar rotinas administrativas;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- elaborar normas e instruções;
- representar a empresa;
- gerir custos;
- promover programas prevencionistas;
- contratar serviços;
- prestar assistência social aos funcionários;
- providenciar integração de funcionários;
- exercitar a autonomia;
- colaborar na definição de epi e epc;
- gerir compras;
- gerir investimentos;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- participar de reuniões;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- realizar reuniões com a equipe;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- liberar mercadorias para entrega;
- fazer orçamentos;
- definir perfil do consumidor final;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- exercer liderança;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- demonstrar motivação;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- examinar currículos;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- acompanhar a execução orçamentária;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- designar equipe para projeto;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- remanejar leiaute;
- argumentar com convicção (persuasão);
- zelar pela organização do local de trabalho;
- propor compra de novos itens;
- atender agentes de fiscalização;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- recomendar promoção de funcionários;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- orientar clientes;
- entrevistar candidatos;
- revisar manuais de procedimentos;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
Setores que mais contratam Negociante (comércio atacadista ) no mercado de trabalho
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
- Supermercados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio atacadista de leite e laticínios
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Fabricação de laticínios
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Fabricação de produtos de panificação industrial