Salário para o cargo de Negociante (comércio atacadista )
CBO 1414-05 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Negociante (comércio atacadista ) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Negociante (comércio atacadista )

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • acompanhar rotinas administrativas;
  • fazer orçamentos;
  • captar recursos;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • orientar clientes;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • analisar tendências do mercado;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • definir estratégias de terceirização;
  • avaliar desempenho;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • entrevistar candidatos;
  • promover programas prevencionistas;
  • resolver reclamações de clientes;
  • formular incentivos de produtividade;
  • gerir investimentos;
  • recepcionar mercadorias;
  • medir resultados de treinamento;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • implantar técnicas de vendas;
  • delegar atribuições;
  • demonstrar motivação;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • buscar atualização profissional;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • transferir numerário para o banco;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • cobrar resultados;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • manter apresentação pessoal;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • exercitar a autonomia;
  • administrar remanejamentos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • expressar-se gestualmente;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • examinar currículos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • expressar-se oralmente;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • instruir subordinados;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • providenciar integração de funcionários;
  • gerir estoques;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • promover funcionários;
  • contratar serviços;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • estimular a motivação das equipes;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • elaborar plano de investimentos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • elaborar normas e instruções;
  • agir com dinamismo;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • gerir compras;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • representar a empresa;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • operar equipamentos de informática;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • atender agentes de fiscalização;
  • designar equipe para projeto;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • gerir custos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • propor compra de novos itens;
  • participar de reuniões;
  • planejar compras e locações;
  • exercer liderança;
  • remanejar leiaute;
  • definir perfil do consumidor final;
  • determinar perfis profissionais;


Setores que mais contratam Negociante (comércio atacadista ) no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Supermercados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Comércio atacadista de leite e laticínios
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Fabricação de laticínios
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Fabricação de produtos de panificação industrial




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