Médico em radiologia e diagnóstico por imagem · CBO 2253-20

Médico em radiologia e diagnóstico por imagem · CBO 2253-20

CBO 225320 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Realiza e interpreta diferentes exames de imagem - como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética -, para diagnosticar lesões e doenças. executa procedimentos terapêuticos guiados por imagem. emite laudos e outros documentos médicos.

Também chamado de Imaginologista · Médico radiologista · Radiologista

O ofício do Médico em radiologia e diagnóstico por imagem em uma frase CBO 225320

Síntese

O Médico em radiologia e diagnóstico por imagem (CBO 2253-20) realiza e interpreta diferentes exames de imagem - como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética -, para diagnosticar lesões e doenças. Executa procedimentos terapêuticos guiados por imagem. Emite laudos e outros documentos médicos. Pode realizar pós-processamento das imagens, para reconstrui-las em outros planos e detalhar estruturas, como órgãos ou tumores. Efetua pesquisas. Interage com médicos de diferentes especialidades, para troca de informações e discussão dos resultados de exames. Supervisiona equipe. Mantém-se atualizado na sua área de atuação. Atua com base em princípios de ética profissional e mantém a confidencialidade das informações. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.

Como o CBO 2253-20 se traduz na rotina

Planeja a realização dos exames de imagens e dos procedimentos terapêuticos. Analisa os diferentes tipos de equipamentos disponíveis, testando seu funcionamento. Confere a disponibilidade de material a ser utilizado. Seleciona equipe de apoio para execução das atividades. No agendamento, verifica as solicitações de exames recebidas e as informações fornecidas pelos médicos em relação a cada paciente. Pode realizar exames em situações de emergência.

Recepciona paciente e, se for o caso, acompanhante.

Interpreta e faz análise crítica da indicação de exame a ser realizado - como mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, angiotomografia, PET-CT-Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons (Positron Emission Tomography–Computed Tomography), PET-RM-Tomografia por Emissão de Pósitrons-Ressonância Magnética (Positron Emission Tomography-Magnetic Resonance Imaging) ou outro -, levando em conta quais as situações que facilitam e as que dificultam sua execução.

Identifica o local do exame de imagem, que pode ser na área cardíaca e vascular, tórax, cabeça e pescoço, gastrointestinal, geniturinária, ginecologia e obstetrícia, mamária, musculoesquelética, neuroradiologia, ou outra.

Presta instruções e esclarecimentos para paciente em relação ao exame a ser realizado.

Orienta equipe técnica quanto ao preparo dos exames.

Realiza exame diretamente, como ultrassonografia. Monitora exames executados por outros profissionais – tais como técnicos em radiologia e biomédicos -, para assegurar que os procedimentos sejam realizados de maneira adequada.

Pode utilizar meios de contraste - substâncias químicas capazes de realçar tecidos que normalmente não apareceriam com nitidez em uma imagem radiológica – e cuidar de eventuais reações adversas em paciente.

Faz a interpretação das imagens e elabora laudos de todos os exames realizados. Reconhece os princípios patológicos com expressão de imagem em cada área de aplicação do exame, levando em conta, inclusive, hipóteses do médico solicitante, dados clínicos e histórico de paciente. Pode propor diagnósticos e auxiliar na escolha do tratamento ideal. Emite diferentes tipos de documentação dos exames.

Executa procedimentos terapêuticos guiados por imagem, como angiografia com embolização (de diversos órgãos e tumores), ablação percutânea de tumores (de fígado, rim, pulmão, ósseo, dentre outros), angiografia com angioplastia, drenagem percutânea (abscesso, biliar, pleural e fístula), entre outros.

Pode comunicar, em linguagem apropriada, o resultado de exame para paciente, considerando sempre o cuidado na forma de passar as informações.

Documenta os exames realizados utilizando os recursos tecnológicos do PACS-Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (Picture Archiving and Communication System), destacando as áreas de maior interesse.

Pode realizar pós-processamento das imagens, utilizando conceitos como MPR-Reconstrução Multiplanar (Multi Plane Reconstruction), Projeção de Intensidade Máxima, Mínima e Média (MIP/mIP/Média) e o uso do 3D (visão tridimensional), para reconstruir imagens em outros planos, a fim de detalhar estruturas, como ossos, órgãos ou tumores.

Interage com médicos de diferentes especialidades, para troca de informações e discussão dos resultados de exames.

Supervisiona equipe, avaliando e orientando seu desempenho.

Mantém-se atualizado em sua área de atuação, acompanhando novas técnicas, novas tecnologias e novos equipamentos.

Efetua pesquisas em radiologia e diagnóstico por imagem, divulgando resultados em congressos e em artigos publicados em periódicos especializados.

Divulga informações à equipe referentes à proteção radiológica.

Supervisiona manuseio, transporte, armazenamento e descarte de resíduos de serviços de saúde, de acordo com as normas ambientais.

Pulso do mercado para CBO Médico em radiologia e diagnóstico por imagem

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 2253-20 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo positivo de contratações
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de baixa densidade no mercado formal
  • DensidadeOcupação de baixa densidade no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo positivo de contratações
  • Escolaridade típicaEnsino superior completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais entre 25 e 35 anos no perfil mais comum
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaJornada parcial, abaixo das 23h semanais

Quem emprega o CBO 2253-20

Os principais empregadores concentram-se em: Apoio à Gestão de Saúde, Hospitais, Administração Pública, Prontos-Socorros, Serviços de Saúde, Ambulatórios com Exames.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

As ocupações são exercidas por profissionais de nível superior, credenciados pelo CFM Conselho Federal de Medicina. O exercício da função se dá após o período de um a dois anos de experiência profissional mais curso de especialização ou residência médica na área de atuação.

Saberes que sustentam o CBO 2253-20

Tabela CBO · posição 7 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Saberes avançados 170 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências biológicasBiofísicaBiofísica celular455
Outros elementos (biofísica celular) biofísica aplicada455
Biologia geralOutros elementos do campo biologia geral445
Outros elementos (biologia geral) biossegurança445
BiomedicinaBiomedicina444
Biomedicina444
BioquímicaQuímica de macromoléculas444
Outros elementos (química de macromoléculas) bioquímica aplicada444
Biologia molecular444
Biologia molecular444
FarmacologiaFarmacologia clínica455
Farmacologia clínica455
Outros elementos do campo farmacologia555
Outros elementos (farmacologia) farmacologia aplicada aos meios de contraste utilizados em exames radiológicos e o tratamento de reações adversas555
FisiologiaFisiologia dos órgãos e sistemas445
Outros elementos (fisiologia dos órgãos e sistemas) fisiologia dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano445
GenéticaGenética humana e médica444
Genética humana444
Genética humana e médica444
Genética médica444
ImunologiaImunologia aplicada444
Imunologia aplicada444
MicrobiologiaMicrobiologia aplicada444
Microbiologia médica444
MorfologiaCitologia e biologia celular445
Citologia e biologia celular445
Embriologia445
Embriologia445
Histologia445
Histologia445
Anatomia555
Anatomia humana555
Anatomia555
Outros elementos (anatomia) anatomia das estruturas envolvidas no estudo radiológico específico555
Anatomia555
Outros elementos (anatomia) anatomia e a fisiologia da imagem normal555
Anatomia555
Outros elementos (anatomia) anatomia topográfica555
ParasitologiaProtozoologia de parasitos444
Protozoologia parasitária humana444
Helmintologia de parasitos444
Helmintologia humana444
Ciências da saúdeMedicinaClínica médica455
Angiologia455
Clínica médica545
Outros elementos (clínica médica) análise de incerteza e erro em radiologia e metodologia de aprendizado com erros545
Clínica médica555
Outros elementos (clínica médica) análise, avaliação e interpretação de exames de raios-x, mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, densitometria óssea e medicina nuclear555
Clínica médica555
Outros elementos (clínica médica) clínica médica - propedêutica aplicada às especialidades555
Clínica médica555
Outros elementos (clínica médica) comunicação e segurança do paciente555
Clínica médica555
Outros elementos (clínica médica) comunicação verbal e não verbal com pacientes, famílias e equipe inter e multiprofissional555
Clínica médica444
Outros elementos (clínica médica) controle de infecções hospitalares444
Clínica médica555
Outros elementos (clínica médica) elaboração de laudos de exames de imagem555
Clínica médica555
Outros elementos (clínica médica) elaboração de relatórios radiológicos e comunicação de resultados para médicos e pacientes555
Clínica médica444
Outros elementos (clínica médica) equipamentos de radiologia e diagnóstico por imagem444
Clínica médica555
Outros elementos (clínica médica) exames de radiologia convencional contrastada e de ultrassonografia555
Clínica médica555
Outros elementos (clínica médica) execução, interpretação e elaboração de relatórios de exames dos diversos métodos de diagnóstico por imagem em sua aplicação clínica555
Clínica médica555
Outros elementos (clínica médica) fundamentos da pesquisa clínica, de estatística e de medicina baseada em evidências555
Clínica médica444
Outros elementos (clínica médica) história da medicina444
Clínica médica555
Outros elementos (clínica médica) identificação de achados urgentes ou inesperados em exames de imagem dos diferentes sistemas e comunicação adequada555
Clínica médica555
Outros elementos (clínica médica) indicação e realização de intervenções guiadas por métodos de imagem para cada sistema555
Clínica médica545
Outros elementos (clínica médica) manejo das urgências em radiologia545
Clínica médica545
Outros elementos (clínica médica) meios de contraste utilizados para obtenção de imagens radiológicas545
Clínica médica555
Outros elementos (clínica médica) pós-processamento das imagens como reconstrução multiplanar, mip e 3d555
Clínica médica555
Outros elementos (clínica médica) principais métodos de imagem e escolha do método mais adequado para investigação das doenças e síndromes em cada sistema555
Clínica médica555
Outros elementos (clínica médica) princípios da física das radiações, radiobiologia, proteção radiológica, controle de qualidade, farmacologia aplicada aos meios de contraste555
Clínica médica555
Outros elementos (clínica médica) princípios de física da formação da imagem em todas as modalidades, técnicas de arquivamento de imagens e sistemas de comunicação (pacs), e de informação hospitalar555
Clínica médica555
Outros elementos (clínica médica) princípios de otimização e segurança em exames de radiologia e diagnóstico de imagem555
Clínica médica545
Outros elementos (clínica médica) procedimentos terapêuticos guiados por imagem545
Clínica médica555
Outros elementos (clínica médica) realização, indicação e interpretação da radiologia geral e contrastada, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia e densitometria óssea555
Clínica médica555
Outros elementos (clínica médica) semiologia médica555
Clínica médica555
Outros elementos (clínica médica) serviço de imaginologia clínica, ambulatorial ou hospitalar555
Clínica médica445
Outros elementos (clínica médica) tecnologias avançadas em radiologia e diagnóstico por imagem: pet-ct – tomografia computadorizada por emissão de pósitrons, pet-rm – tomografia por emissão de pósitrons-ressonância magnética, outras445
Cirurgia444
Outros elementos (cirurgia) técnicas e prática cirúrgicas444
Anatomia patológica e patologia clínica555
Anatomia patológica e patologia clínica555
Anatomia patológica e patologia clínica555
Outros elementos (anatomia patológica e patologia clínica) patologia e patofisiologia relacionadas à radiologia diagnóstica e intervencionista555
Radiologia médica555
Outros elementos (radiologia médica) diagnóstico por imagem555
Medicina legal e deontologia444
Outros elementos (medicina legal e deontologia) implicações médico-legais da prática radiológica444
Outros elementos do campo medicina445
Outros elementos (medicina) normas técnicas aplicadas à medicina445
Saúde coletivaEpidemiologia444
Epidemiologia444
Saúde pública444
Saúde pública444
Saúde pública444
Outros elementos (saúde pública) sistema único de saúde: estrutura e a regulação444
Medicina preventiva455
Medicina preventiva455
Ciências exatas e da terraCiência da computaçãoMetodologia e técnicas da computação455
Banco de dados455
Outros elementos do campo ciência da computação555
Outros elementos (ciência da computação) ciência da computação aplicada a imagem: processamento, arquivo, comunicação e teleradiologia555
FísicaOutros elementos do campo física555
Outros elementos (física) física das radiações aplicada à medicina nuclear555
Outros elementos do campo física555
Outros elementos (física) física médica555
Outros elementos do campo física555
Outros elementos (física) interação da radiação com a matéria555
Outros elementos do campo física555
Outros elementos (física) radioproteção555
GeociênciasOutros elementos do campo geociências333
Outros elementos (geociências) ecologia, meio ambiente e sustentabilidade333
MatemáticaMatemática aplicada445
Outros elementos (matemática aplicada) matemática aplicada445
Probabilidade e estatísticaEstatística455
Outros elementos (estatística) bioestatística455
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática455
Informática médica455
Software específico455
Outros elementos (software específico) software específico para medicina455
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação545
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) sistema de comunicação e arquivamento de imagens (pacs)545
Ciências humanasFilosofiaÉtica445
Outros elementos (ética) bioética445
Ética455
Outros elementos (ética) ética médica455
Ética555
Outros elementos (ética) princípios de ética profissional555
SociologiaSociologia da saúde334
Sociologia da saúde334
Sociologia da saúde445
Outros elementos (sociologia da saúde) processo saúde-doença como construção social445
Ciências sociais aplicadasAdministraçãoAdministração de setores específicos334
Outros elementos (administração de setores específicos) fundamentos de administração334
Administração de setores específicos334
Outros elementos (administração de setores específicos) gestão de pessoas334
DireitoDireitos especiais444
Outros elementos (direitos especiais) direitos humanos444
EngenhariasEngenharia de produçãoGerência de produção455
Outros elementos (gerência de produção) higiene, saúde, ergonomia e segurança no trabalho455
Linguística, letras e artesLetrasLíngua portuguesa445
Língua portuguesa445
Línguas estrangeiras modernas334
Línguas estrangeiras modernas334
Tecnologias estratégicasMétodos e procedimentos científicosOutros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa)444
Metodologia científica444
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa)444
Metodologia de pesquisa444
Tecnologias estratégicasTecnologias estratégicas444
Análise de riscos444

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 7 de 8
Habilidades cognitivas 22 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral44
Escuta ativa55
Expressão oral44
Compreensão escrita44
Expressão escrita44
Estratégias de aprendizagem55
Aprendizado ativo55
Persuasão44
Negociação44
Habilidade de orientar serviços44
Outras habilidades de cognitivas (especificar...)Outras - visão espacial55
RaciocínioRaciocínio abstrato para resolução de problemas55
Raciocínio analítico55
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting)55
Raciocínio crítico55
Raciocíonio científico44
Trabalho com númerosTranscrição de dados44
Comparação de dados55
Classificação de dados55
Compreensão numérica55
Análise de dados55
Sintetização de dados55
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 18 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades físicasCoordenação corporal bruta22
Equilíbrio corporal bruto22
Habilidades psicomotorasEstabilidade (firmeza) braço-mão55
Precisão de controle55
Destreza dos dedos (ou digital)55
Destreza manual55
Coordenação multimembros44
Taxa de controle44
Habilidades sensoriaisAtenção auditiva45
Reconhecimento de fala44
Clareza de fala44
Sensibilidade ao brilho44
Percepção de profundidade55
Visão de perto (ou a curta distância)55
Visão periférica44
Discriminação de cor visual45
Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....)Outras - atenção aos detalhes55
Outras - tolerância ao estresse45
Habilidades práticas 17 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe55
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas...44
Troca de informações44
Fornecimento de informações44
Cooperação55
Persuasão de pessoas em favor de ideias, produtos e/ou serviços44
Orientação de pessoas45
Supervisão44
Coordenação55
Percepção da realidade social45
Habilidades operacionaisAplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas55
Aplicação de princípios científicos ou tecnológicos para solução de problemas55
Aplicação de conhecimento de um campo de estudo científico55
Habilidades organizacionaisAnálise de garantia de qualidade55
Análise sistêmica55
Gerenciamento de recursos humanos33
Análise de riscos55

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 7 de 8
TipoPosturaPeso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalhoAutonomia em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas.4
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento5
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores, gerenciando o desenvolvimento profissional deles5
Supervisão do trabalho de outrosSupervisão de profissionais em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas.4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades nos setores de saúde, serviços sociais, ensino, pesquisa e desenvolvimento. Atuam como autônomos sem supervisão permanente, podem trabalhar individualmente ou em equipe, desenvolvem as atividades em locais fechados e em horários irregulares. Em algumas situações, trabalham em posições desconfortáveis por longos períodos e, devido à natureza e responsabilidade do próprio trabalho ficam sujeitos à situação de estresse. Em algumas das ocupações os profissionais podem estar sujeitos à ação de materiais tóxicos, químicos, radioativos e biológicos.

Verbos do dia a dia do CBO 225320

O que se faz na prática
Demonstrar capacidade de preservar sigilo médico
Participar de associações, entidades de classe e conselhos de saúde
Demonstrar rapidez de percepção
Selecionar equipe de trabalho
Preparar projetos de pesquisa
Supervisionar atos médicos
Elaborar material informativo e normativo
Solicitar exames complementares
Organizar encontros científicos
Elaborar protocolos de condutas médicas
Emitir pareceres
Demonstrar capacidade de atenção seletiva

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Médico em radiologia e diagnóstico por imagem (CBO 2253-20) pertence à família dos Médicos em medicina diagnóstica e terapêutica, dentro do grande grupo dos profissionais das ciências e das artes .

2 Profissionais das ciências e das artes
22 Profissionais das ciências biológicas, da saúde
225 Profissionais da medicina
2253 Médicos em medicina diagnóstica e terapêutica
225320 Médico em radiologia e diagnóstico por imagem

Profissões irmãs na família CBO 2253

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Médico em radiologia e diagnóstico por imagem

CBO 225320

Qual é o CBO do Médico em radiologia e diagnóstico por imagem?

O código é CBO 2253-20 (ou CBO 225320 sem o hífen), dentro da família 2253 (Médicos em medicina diagnóstica e terapêutica), no grande grupo 2 (Profissionais das ciências e das artes ).

O que faz um Médico em radiologia e diagnóstico por imagem?

Realiza e interpreta diferentes exames de imagem - como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética -, para diagnosticar lesões e doenças. Executa procedimentos terapêuticos guiados por imagem. Emite laudos e outros documentos médicos. Pode realizar pós-processamento das imagens, para reconstrui-las em outros planos e detalhar estruturas, como órgãos ou tumores. Efetua pes…

Que formação é necessária para o CBO 2253-20?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Apoio à Gestão de Saúde, Hospitais, Administração Pública, Prontos-Socorros.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 23 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 2253-20

Mesmo subgrupo · CBO 225