Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Madeireiro (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- demonstrar competências pessoais;
- estruturar equipes de trabalho;
- atender aos clientes;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
Atividades
- representar a empresa;
- cooperar na definição de projetos;
- gerir estoques;
- exercitar a autonomia;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- instruir subordinados;
- propor compra de novos itens;
- gerir investimentos;
- controlar o cumprimento de normas;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- atender agentes de fiscalização;
- recepcionar mercadorias;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- contratar serviços;
- gerir custos;
- divulgar mercadorias e serviços;
- formular incentivos de produtividade;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- demonstrar motivação;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- manter apresentação pessoal;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- realizar reuniões com a equipe;
- prover ações de preservação ambiental;
- gerenciar contratos de serviços;
- liberar mercadorias para entrega;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- definir estratégias de terceirização;
- orientar clientes;
- analisar tendências do mercado;
- expressar-se gestualmente;
- providenciar integração de funcionários;
- apreciar inovações organizacionais;
- elaborar normas e instruções;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- operar equipamentos de informática;
- entrevistar candidatos;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- exercer liderança;
- recomendar promoção de funcionários;
- examinar currículos;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- administrar conflitos entre funcionários;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- agir com dinamismo;
- resolver reclamações de clientes;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- promover programas prevencionistas;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- remanejar leiaute;
- expressar-se oralmente;
- prestar assistência social aos funcionários;
- determinar perfis profissionais;
- acompanhar a execução orçamentária;
- participar de reuniões;
- buscar atualização profissional;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- fazer orçamentos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- definir perfil do consumidor final;
- avaliar desempenho;
- negociar preços e condições de pagamento;
- implementar reciclagem de funcionários;
- planejar compras e locações;
- promover funcionários;
- transferir numerário para o banco;
- acompanhar rotinas administrativas;
- qualificar fornecedores;
- colaborar na definição de epi e epc;
- cobrar resultados;
- monitorar o andamento de projetos;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- captar recursos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- administrar remanejamentos;
- estimular a motivação das equipes;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- gerir compras;
- delegar atribuições;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- argumentar com convicção (persuasão);
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- implantar técnicas de vendas;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- medir resultados de treinamento;
- elaborar plano de investimentos;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- designar equipe para projeto;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
Setores que mais contratam Madeireiro (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos