Salário para o cargo de Madeireiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Madeireiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Madeireiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);

Atividades

  • providenciar integração de funcionários;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • operar equipamentos de informática;
  • representar a empresa;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • definir estratégias de terceirização;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • remanejar leiaute;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • promover programas prevencionistas;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • gerir estoques;
  • instruir subordinados;
  • buscar atualização profissional;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • analisar tendências do mercado;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • elaborar normas e instruções;
  • medir resultados de treinamento;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • formular incentivos de produtividade;
  • cobrar resultados;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • entrevistar candidatos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • liberar mercadorias para entrega;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • gerir investimentos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • cooperar na definição de projetos;
  • planejar compras e locações;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • orientar clientes;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • implantar técnicas de vendas;
  • examinar currículos;
  • demonstrar motivação;
  • participar de reuniões;
  • gerir compras;
  • fazer orçamentos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • recepcionar mercadorias;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • exercitar a autonomia;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • captar recursos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • determinar perfis profissionais;
  • expressar-se oralmente;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • delegar atribuições;
  • contratar serviços;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • exercer liderança;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • prover ações de preservação ambiental;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • atender agentes de fiscalização;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • gerir custos;
  • expressar-se gestualmente;
  • elaborar plano de investimentos;
  • agir com dinamismo;
  • propor compra de novos itens;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • designar equipe para projeto;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • estimular a motivação das equipes;
  • promover funcionários;
  • qualificar fornecedores;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • definir perfil do consumidor final;
  • administrar remanejamentos;
  • manter apresentação pessoal;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • avaliar desempenho;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • acompanhar a execução orçamentária;


Setores que mais contratam Madeireiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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