Salário para o cargo de Madeireiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Madeireiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Madeireiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);

Atividades

  • argumentar com convicção (persuasão);
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • determinar perfis profissionais;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • gerir compras;
  • participar de reuniões;
  • planejar compras e locações;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • promover programas prevencionistas;
  • gerir estoques;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • estimular a motivação das equipes;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • qualificar fornecedores;
  • fazer orçamentos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • apreciar inovações organizacionais;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • captar recursos;
  • promover funcionários;
  • operar equipamentos de informática;
  • contratar serviços;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • analisar tendências do mercado;
  • buscar atualização profissional;
  • exercitar a autonomia;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • demonstrar motivação;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • expressar-se gestualmente;
  • gerir investimentos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • orientar clientes;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • agir com dinamismo;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • providenciar integração de funcionários;
  • instruir subordinados;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • atender agentes de fiscalização;
  • expressar-se oralmente;
  • representar a empresa;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • propor compra de novos itens;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • gerir custos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • examinar currículos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • remanejar leiaute;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • definir perfil do consumidor final;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • recepcionar mercadorias;
  • implantar técnicas de vendas;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • designar equipe para projeto;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • delegar atribuições;
  • definir estratégias de terceirização;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • cooperar na definição de projetos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • elaborar normas e instruções;
  • elaborar plano de investimentos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • cobrar resultados;
  • administrar remanejamentos;
  • manter apresentação pessoal;
  • entrevistar candidatos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • medir resultados de treinamento;
  • avaliar desempenho;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • exercer liderança;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • realizar reuniões com a equipe;


Setores que mais contratam Madeireiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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