Salário para o cargo de Madeireiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Madeireiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Madeireiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • definir estratégias de terceirização;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • atender agentes de fiscalização;
  • demonstrar motivação;
  • formular incentivos de produtividade;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • gerenciar contratos de serviços;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • gerir estoques;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • cooperar na definição de projetos;
  • analisar tendências do mercado;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • recepcionar mercadorias;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • estimular a motivação das equipes;
  • expressar-se oralmente;
  • exercitar a autonomia;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • promover funcionários;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • gerir custos;
  • instruir subordinados;
  • remanejar leiaute;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • manter apresentação pessoal;
  • providenciar integração de funcionários;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • agir com dinamismo;
  • fazer orçamentos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • entrevistar candidatos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • controlar o cumprimento de normas;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • orientar clientes;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • operar equipamentos de informática;
  • qualificar fornecedores;
  • definir perfil do consumidor final;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • cobrar resultados;
  • exercer liderança;
  • designar equipe para projeto;
  • gerir investimentos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • examinar currículos;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • captar recursos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • transferir numerário para o banco;
  • gerir compras;
  • elaborar plano de investimentos;
  • propor compra de novos itens;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • buscar atualização profissional;
  • avaliar desempenho;
  • implantar técnicas de vendas;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • planejar compras e locações;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • promover programas prevencionistas;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • representar a empresa;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • administrar remanejamentos;
  • determinar perfis profissionais;
  • participar de reuniões;
  • elaborar normas e instruções;
  • contratar serviços;
  • expressar-se gestualmente;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • delegar atribuições;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;


Setores que mais contratam Madeireiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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