Salário para o cargo de Madeireiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Madeireiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Madeireiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • examinar currículos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • gerir investimentos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • exercer liderança;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • representar a empresa;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • promover funcionários;
  • agir com dinamismo;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • determinar perfis profissionais;
  • transferir numerário para o banco;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • elaborar normas e instruções;
  • demonstrar motivação;
  • atender agentes de fiscalização;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • entrevistar candidatos;
  • captar recursos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • operar equipamentos de informática;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • gerir custos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • cooperar na definição de projetos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • analisar tendências do mercado;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • participar de reuniões;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • definir perfil do consumidor final;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • buscar atualização profissional;
  • promover programas prevencionistas;
  • expressar-se gestualmente;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • definir estratégias de terceirização;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • administrar remanejamentos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • recepcionar mercadorias;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • qualificar fornecedores;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • remanejar leiaute;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • manter apresentação pessoal;
  • gerir compras;
  • avaliar desempenho;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • instruir subordinados;
  • delegar atribuições;
  • propor compra de novos itens;
  • designar equipe para projeto;
  • estimular a motivação das equipes;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • resolver reclamações de clientes;
  • contratar serviços;
  • providenciar integração de funcionários;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • elaborar plano de investimentos;
  • expressar-se oralmente;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • orientar clientes;
  • medir resultados de treinamento;
  • gerir estoques;
  • cobrar resultados;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • planejar compras e locações;
  • fazer orçamentos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • implantar técnicas de vendas;


Setores que mais contratam Madeireiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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