Salário para o cargo de Locador de eletrodomésticos
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Locador de eletrodomésticos - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Locador de eletrodomésticos

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • instruir subordinados;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • gerir compras;
  • exercitar a autonomia;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • elaborar plano de investimentos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • representar a empresa;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • entrevistar candidatos;
  • examinar currículos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • remanejar leiaute;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • demonstrar motivação;
  • gerir estoques;
  • atender agentes de fiscalização;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • realizar reuniões com a equipe;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • contratar serviços;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • expressar-se gestualmente;
  • promover funcionários;
  • providenciar integração de funcionários;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • analisar tendências do mercado;
  • operar equipamentos de informática;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • orientar clientes;
  • gerir investimentos;
  • determinar perfis profissionais;
  • designar equipe para projeto;
  • captar recursos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • cobrar resultados;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • qualificar fornecedores;
  • medir resultados de treinamento;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • definir perfil do consumidor final;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • gerir custos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • recepcionar mercadorias;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • transferir numerário para o banco;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • fazer orçamentos;
  • promover programas prevencionistas;
  • exercer liderança;
  • agir com dinamismo;
  • elaborar normas e instruções;
  • buscar atualização profissional;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • implantar técnicas de vendas;
  • cooperar na definição de projetos;
  • manter apresentação pessoal;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • planejar compras e locações;
  • administrar remanejamentos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • expressar-se oralmente;
  • delegar atribuições;
  • definir estratégias de terceirização;
  • avaliar desempenho;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • estimular a motivação das equipes;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • participar de reuniões;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • propor compra de novos itens;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • resolver reclamações de clientes;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;


Setores que mais contratam Locador de eletrodomésticos no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Gerente de albergue
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de albergue