Salário para o cargo de Locador de eletrodomésticos
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Locador de eletrodomésticos - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Locador de eletrodomésticos

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • implantar técnicas de vendas;
  • manter apresentação pessoal;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • expressar-se gestualmente;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • resolver reclamações de clientes;
  • cobrar resultados;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • definir estratégias de terceirização;
  • captar recursos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • operar equipamentos de informática;
  • demonstrar motivação;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • avaliar desempenho;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • determinar perfis profissionais;
  • elaborar plano de investimentos;
  • administrar remanejamentos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • entrevistar candidatos;
  • promover programas prevencionistas;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • promover funcionários;
  • expressar-se oralmente;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • remanejar leiaute;
  • representar a empresa;
  • gerir estoques;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • qualificar fornecedores;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • orientar clientes;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • exercer liderança;
  • medir resultados de treinamento;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • atender agentes de fiscalização;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • delegar atribuições;
  • gerir custos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • examinar currículos;
  • participar de reuniões;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • instruir subordinados;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • providenciar integração de funcionários;
  • propor compra de novos itens;
  • exercitar a autonomia;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • buscar atualização profissional;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • analisar tendências do mercado;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • estimular a motivação das equipes;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • cooperar na definição de projetos;
  • designar equipe para projeto;
  • contratar serviços;
  • agir com dinamismo;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • definir perfil do consumidor final;
  • fazer orçamentos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • elaborar normas e instruções;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • gerir compras;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • transferir numerário para o banco;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • recepcionar mercadorias;
  • gerir investimentos;


Setores que mais contratam Locador de eletrodomésticos no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




Profissões em Destaque: