Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Locador de eletrodomésticos
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerir recursos materiais e financeiros;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- estruturar equipes de trabalho;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- atender aos clientes;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- demonstrar competências pessoais;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
Atividades
- fazer orçamentos;
- buscar atualização profissional;
- exercitar a autonomia;
- gerenciar contratos de serviços;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- captar recursos;
- liberar mercadorias para entrega;
- cobrar resultados;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- planejar compras e locações;
- delegar atribuições;
- negociar preços e condições de pagamento;
- recomendar promoção de funcionários;
- apreciar inovações organizacionais;
- controlar o cumprimento de normas;
- argumentar com convicção (persuasão);
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- contratar serviços;
- determinar perfis profissionais;
- acompanhar rotinas administrativas;
- cooperar na definição de projetos;
- definir perfil do consumidor final;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- formular incentivos de produtividade;
- atender agentes de fiscalização;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- participar de reuniões;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- promover programas prevencionistas;
- colaborar na definição de epi e epc;
- definir estratégias de terceirização;
- elaborar plano de investimentos;
- elaborar normas e instruções;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- gerir custos;
- promover funcionários;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- divulgar mercadorias e serviços;
- administrar remanejamentos;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- gerir compras;
- gerir estoques;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- prover ações de preservação ambiental;
- gerir investimentos;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- resolver reclamações de clientes;
- acompanhar a execução orçamentária;
- demonstrar motivação;
- avaliar desempenho;
- expressar-se gestualmente;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- monitorar o andamento de projetos;
- remanejar leiaute;
- administrar conflitos entre funcionários;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- expressar-se oralmente;
- estimular a motivação das equipes;
- designar equipe para projeto;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- orientar clientes;
- qualificar fornecedores;
- prestar assistência social aos funcionários;
- recepcionar mercadorias;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- agir com dinamismo;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- realizar reuniões com a equipe;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- representar a empresa;
- providenciar integração de funcionários;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- medir resultados de treinamento;
- transferir numerário para o banco;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- instruir subordinados;
- examinar currículos;
- propor compra de novos itens;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- implementar reciclagem de funcionários;
- entrevistar candidatos;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- analisar tendências do mercado;
- operar equipamentos de informática;
- exercer liderança;
- manter apresentação pessoal;
- implantar técnicas de vendas;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
Setores que mais contratam Locador de eletrodomésticos no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos