Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Joalheiro (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- gerir recursos materiais e financeiros;
- demonstrar competências pessoais;
- atender aos clientes;
- estruturar equipes de trabalho;
Atividades
- administrar remanejamentos;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- entrevistar candidatos;
- planejar compras e locações;
- cobrar resultados;
- determinar perfis profissionais;
- delegar atribuições;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- resolver reclamações de clientes;
- acompanhar rotinas administrativas;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- buscar atualização profissional;
- realizar reuniões com a equipe;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- transferir numerário para o banco;
- implementar reciclagem de funcionários;
- negociar preços e condições de pagamento;
- participar de reuniões;
- contratar serviços;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- examinar currículos;
- providenciar integração de funcionários;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- exercitar a autonomia;
- medir resultados de treinamento;
- cooperar na definição de projetos;
- qualificar fornecedores;
- propor compra de novos itens;
- definir perfil do consumidor final;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- gerir custos;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- recepcionar mercadorias;
- agir com dinamismo;
- captar recursos;
- prover ações de preservação ambiental;
- formular incentivos de produtividade;
- argumentar com convicção (persuasão);
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- expressar-se gestualmente;
- expressar-se oralmente;
- monitorar o andamento de projetos;
- atender agentes de fiscalização;
- acompanhar a execução orçamentária;
- fazer orçamentos;
- gerir compras;
- analisar tendências do mercado;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- avaliar desempenho;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- gerenciar contratos de serviços;
- definir estratégias de terceirização;
- remanejar leiaute;
- administrar conflitos entre funcionários;
- elaborar plano de investimentos;
- colaborar na definição de epi e epc;
- manter apresentação pessoal;
- liberar mercadorias para entrega;
- instruir subordinados;
- promover programas prevencionistas;
- gerir investimentos;
- elaborar normas e instruções;
- designar equipe para projeto;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- exercer liderança;
- controlar o cumprimento de normas;
- estimular a motivação das equipes;
- implantar técnicas de vendas;
- orientar clientes;
- gerir estoques;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- recomendar promoção de funcionários;
- promover funcionários;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- operar equipamentos de informática;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- representar a empresa;
- apreciar inovações organizacionais;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- divulgar mercadorias e serviços;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- demonstrar motivação;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- prestar assistência social aos funcionários;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
Setores que mais contratam Joalheiro (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos