Salário para o cargo de Joalheiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Joalheiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Joalheiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • exercitar a autonomia;
  • atender agentes de fiscalização;
  • cobrar resultados;
  • definir estratégias de terceirização;
  • instruir subordinados;
  • propor compra de novos itens;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • remanejar leiaute;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • administrar remanejamentos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • gerir estoques;
  • recepcionar mercadorias;
  • elaborar plano de investimentos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • implantar técnicas de vendas;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • contratar serviços;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • promover funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • demonstrar motivação;
  • fazer orçamentos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • definir perfil do consumidor final;
  • providenciar integração de funcionários;
  • delegar atribuições;
  • representar a empresa;
  • elaborar normas e instruções;
  • analisar tendências do mercado;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • captar recursos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • designar equipe para projeto;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • estimular a motivação das equipes;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • resolver reclamações de clientes;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • formular incentivos de produtividade;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • participar de reuniões;
  • planejar compras e locações;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • manter apresentação pessoal;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • operar equipamentos de informática;
  • exercer liderança;
  • promover programas prevencionistas;
  • transferir numerário para o banco;
  • entrevistar candidatos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • gerir compras;
  • gerir investimentos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • orientar clientes;
  • agir com dinamismo;
  • buscar atualização profissional;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • qualificar fornecedores;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • expressar-se gestualmente;
  • avaliar desempenho;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • gerir custos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • examinar currículos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • expressar-se oralmente;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • determinar perfis profissionais;


Setores que mais contratam Joalheiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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