Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Bauleiro
- Adeleiro (comércio varejista)
- Distribuidor de produtos químicos
- Armarinheiro (comércio varejista)
- Maleiro (comércio varejista )
- Proprietário de lavanderia automática (comércio varejista)
- Negociante (comércio varejista)
- Armeiro (comércio varejista)
- Boiadeiro (comércio de gado)
- Vidraceiro de quadros e molduras (comércio varejista)
- Galinheiro (exceto no comércio ambulante)
- Proprietário de tinturaria (comércio varejista)
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Importador
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- estruturar equipes de trabalho;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- demonstrar competências pessoais;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- atender aos clientes;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
Atividades
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- instruir subordinados;
- cobrar resultados;
- gerir investimentos;
- delegar atribuições;
- contratar serviços;
- acompanhar a execução orçamentária;
- gerenciar contratos de serviços;
- gerir compras;
- definir perfil do consumidor final;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- promover programas prevencionistas;
- gerir custos;
- examinar currículos;
- resolver reclamações de clientes;
- determinar perfis profissionais;
- controlar o cumprimento de normas;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- estimular a motivação das equipes;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- administrar remanejamentos;
- divulgar mercadorias e serviços;
- entrevistar candidatos;
- avaliar desempenho;
- prestar assistência social aos funcionários;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- realizar reuniões com a equipe;
- colaborar na definição de epi e epc;
- implementar reciclagem de funcionários;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- recomendar promoção de funcionários;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- exercer liderança;
- buscar atualização profissional;
- agir com dinamismo;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- liberar mercadorias para entrega;
- demonstrar motivação;
- apreciar inovações organizacionais;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- fazer orçamentos;
- recepcionar mercadorias;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- atender agentes de fiscalização;
- negociar preços e condições de pagamento;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- expressar-se gestualmente;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- remanejar leiaute;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- implantar técnicas de vendas;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- exercitar a autonomia;
- transferir numerário para o banco;
- definir estratégias de terceirização;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- promover funcionários;
- analisar tendências do mercado;
- captar recursos;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- acompanhar rotinas administrativas;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- manter apresentação pessoal;
- cooperar na definição de projetos;
- representar a empresa;
- operar equipamentos de informática;
- providenciar integração de funcionários;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- orientar clientes;
- argumentar com convicção (persuasão);
- evidenciar equilíbrio emocional;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- prover ações de preservação ambiental;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- propor compra de novos itens;
- monitorar o andamento de projetos;
- planejar compras e locações;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- revisar manuais de procedimentos;
- elaborar normas e instruções;
- elaborar plano de investimentos;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- gerir estoques;
- medir resultados de treinamento;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- formular incentivos de produtividade;
- administrar conflitos entre funcionários;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- participar de reuniões;
- designar equipe para projeto;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- expressar-se oralmente;
Setores que mais contratam Importador no mercado de trabalho
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
- Supermercados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio atacadista de leite e laticínios
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Fabricação de laticínios
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Fabricação de produtos de panificação industrial