Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de varejo
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- atender aos clientes;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- estruturar equipes de trabalho;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
Atividades
- formular incentivos de produtividade;
- fazer orçamentos;
- gerir custos;
- controlar o cumprimento de normas;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- cooperar na definição de projetos;
- administrar conflitos entre funcionários;
- cobrar resultados;
- operar equipamentos de informática;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- transferir numerário para o banco;
- entrevistar candidatos;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- colaborar na definição de epi e epc;
- gerir estoques;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- contratar serviços;
- avaliar desempenho;
- realizar reuniões com a equipe;
- sugerir inovações;
- expressar-se oralmente;
- revisar manuais de procedimentos;
- analisar tendências do mercado;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- propor compra de novos itens;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- exercitar a autonomia;
- atender agentes de fiscalização;
- providenciar integração de funcionários;
- remanejar leiaute;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- liberar mercadorias para entrega;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- designar equipe para projeto;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- divulgar mercadorias e serviços;
- prover ações de preservação ambiental;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- qualificar fornecedores;
- monitorar o andamento de projetos;
- implantar técnicas de vendas;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- exercer liderança;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- recepcionar mercadorias;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- elaborar plano de investimentos;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- representar a empresa;
- instruir subordinados;
- apreciar inovações organizacionais;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- agir com dinamismo;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- orientar clientes;
- acompanhar a execução orçamentária;
- definir perfil do consumidor final;
- medir resultados de treinamento;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- gerenciar contratos de serviços;
- elaborar normas e instruções;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- estimular a motivação das equipes;
- acompanhar rotinas administrativas;
- planejar compras e locações;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- examinar currículos;
- implementar reciclagem de funcionários;
- sugerir investimentos;
- definir estratégias de terceirização;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- administrar remanejamentos;
- demonstrar motivação;
- captar recursos;
- promover programas prevencionistas;
- buscar atualização profissional;
- determinar perfis profissionais;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- resolver reclamações de clientes;
- preparar relatórios para a diretoria;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- expressar-se gestualmente;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- redigir comunicados e normas;
- recomendar promoção de funcionários;
- negociar preços e condições de pagamento;
- manter apresentação pessoal;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- participar de reuniões;
- argumentar com convicção (persuasão);
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- gerir compras;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- delegar atribuições;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
Setores que mais contratam Gerente de varejo no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Supermercados
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de calçados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
- Comércio varejista de artigos de óptica
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Restaurantes e similares
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
- Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
- Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
- Comércio varejista de móveis
- Hipermercados