Salário para o cargo de Gerente de utilidades (operações comerciais)
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de utilidades (operações comerciais) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de utilidades (operações comerciais)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;

Atividades

  • controlar o cumprimento de normas;
  • exercitar a autonomia;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • formular incentivos de produtividade;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • redigir comunicados e normas;
  • operar equipamentos de informática;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • expressar-se oralmente;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • buscar atualização profissional;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • implantar técnicas de vendas;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • recepcionar mercadorias;
  • designar equipe para projeto;
  • representar a empresa;
  • manter apresentação pessoal;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • gerir compras;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • expressar-se gestualmente;
  • orientar clientes;
  • definir estratégias de terceirização;
  • propor compra de novos itens;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • promover programas prevencionistas;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • sugerir investimentos;
  • participar de reuniões;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • delegar atribuições;
  • avaliar desempenho;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • definir perfil do consumidor final;
  • examinar currículos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • sugerir inovações;
  • fazer orçamentos;
  • entrevistar candidatos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • gerir estoques;
  • analisar tendências do mercado;
  • captar recursos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • exercer liderança;
  • cobrar resultados;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • medir resultados de treinamento;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • remanejar leiaute;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • planejar compras e locações;
  • determinar perfis profissionais;
  • gerir custos;
  • elaborar normas e instruções;
  • instruir subordinados;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • agir com dinamismo;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • elaborar plano de investimentos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • administrar remanejamentos;
  • qualificar fornecedores;
  • contratar serviços;
  • resolver reclamações de clientes;
  • demonstrar motivação;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • transferir numerário para o banco;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • estimular a motivação das equipes;


Setores que mais contratam Gerente de utilidades (operações comerciais) no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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