Salário para o cargo de Gerente de supermercado
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de supermercado - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de supermercado

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • planejar compras e locações;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • agir com dinamismo;
  • gerir estoques;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • participar de reuniões;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • promover programas prevencionistas;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • gerir custos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • exercitar a autonomia;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • entrevistar candidatos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • revisar manuais de procedimentos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • definir estratégias de terceirização;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • delegar atribuições;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • expressar-se gestualmente;
  • operar equipamentos de informática;
  • administrar remanejamentos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • analisar tendências do mercado;
  • definir perfil do consumidor final;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • fazer orçamentos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • medir resultados de treinamento;
  • resolver reclamações de clientes;
  • orientar clientes;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • elaborar normas e instruções;
  • exercer liderança;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • instruir subordinados;
  • propor compra de novos itens;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • sugerir inovações;
  • cooperar na definição de projetos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • buscar atualização profissional;
  • designar equipe para projeto;
  • determinar perfis profissionais;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • remanejar leiaute;
  • recepcionar mercadorias;
  • implantar técnicas de vendas;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • expressar-se oralmente;
  • providenciar integração de funcionários;
  • manter apresentação pessoal;
  • atender agentes de fiscalização;
  • demonstrar motivação;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • contratar serviços;
  • examinar currículos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • avaliar desempenho;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • transferir numerário para o banco;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • captar recursos;
  • sugerir investimentos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • representar a empresa;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • qualificar fornecedores;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • gerir compras;
  • redigir comunicados e normas;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • cobrar resultados;
  • formular incentivos de produtividade;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;


Setores que mais contratam Gerente de supermercado no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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