Salário para o cargo de Gerente de supermercado
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de supermercado - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de supermercado

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • liberar mercadorias para entrega;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • resolver reclamações de clientes;
  • exercer liderança;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • definir perfil do consumidor final;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • orientar clientes;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • cobrar resultados;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • examinar currículos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • qualificar fornecedores;
  • expressar-se gestualmente;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • determinar perfis profissionais;
  • avaliar desempenho;
  • demonstrar motivação;
  • recepcionar mercadorias;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • definir estratégias de terceirização;
  • operar equipamentos de informática;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • transferir numerário para o banco;
  • analisar tendências do mercado;
  • entrevistar candidatos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • remanejar leiaute;
  • manter apresentação pessoal;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • captar recursos;
  • sugerir inovações;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • buscar atualização profissional;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • providenciar integração de funcionários;
  • atender agentes de fiscalização;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • sugerir investimentos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • gerir compras;
  • promover programas prevencionistas;
  • representar a empresa;
  • estimular a motivação das equipes;
  • gerir custos;
  • administrar remanejamentos;
  • expressar-se oralmente;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • elaborar normas e instruções;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • gerir estoques;
  • instruir subordinados;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • planejar compras e locações;
  • participar de reuniões;
  • designar equipe para projeto;
  • implantar técnicas de vendas;
  • propor compra de novos itens;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • cooperar na definição de projetos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • delegar atribuições;
  • contratar serviços;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • formular incentivos de produtividade;
  • agir com dinamismo;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • redigir comunicados e normas;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • fazer orçamentos;


Setores que mais contratam Gerente de supermercado no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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