Salário para o cargo de Gerente de supermercado
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de supermercado - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de supermercado

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • liberar mercadorias para entrega;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • contratar serviços;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • representar a empresa;
  • redigir comunicados e normas;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • cobrar resultados;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • promover programas prevencionistas;
  • exercitar a autonomia;
  • participar de reuniões;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • avaliar desempenho;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • operar equipamentos de informática;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • elaborar plano de investimentos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • recepcionar mercadorias;
  • expressar-se gestualmente;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • propor compra de novos itens;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • designar equipe para projeto;
  • delegar atribuições;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • transferir numerário para o banco;
  • manter apresentação pessoal;
  • analisar tendências do mercado;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • estimular a motivação das equipes;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • demonstrar motivação;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • providenciar integração de funcionários;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • agir com dinamismo;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • remanejar leiaute;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • gerir estoques;
  • definir estratégias de terceirização;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • buscar atualização profissional;
  • elaborar normas e instruções;
  • administrar remanejamentos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • formular incentivos de produtividade;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • examinar currículos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • expressar-se oralmente;
  • gerir compras;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • definir perfil do consumidor final;
  • exercer liderança;
  • fazer orçamentos;
  • instruir subordinados;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • sugerir inovações;
  • atender agentes de fiscalização;
  • orientar clientes;
  • qualificar fornecedores;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • determinar perfis profissionais;
  • gerir custos;
  • entrevistar candidatos;
  • captar recursos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • resolver reclamações de clientes;
  • implantar técnicas de vendas;
  • sugerir investimentos;
  • planejar compras e locações;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;


Setores que mais contratam Gerente de supermercado no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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