Salário para o cargo de Gerente de supermercado
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de supermercado - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de supermercado

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • estruturar equipes de trabalho;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • exercer liderança;
  • resolver reclamações de clientes;
  • instruir subordinados;
  • promover programas prevencionistas;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • planejar compras e locações;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • contratar serviços;
  • operar equipamentos de informática;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • transferir numerário para o banco;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • remanejar leiaute;
  • demonstrar motivação;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • fazer orçamentos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • analisar tendências do mercado;
  • exercitar a autonomia;
  • expressar-se oralmente;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • cobrar resultados;
  • gerir custos;
  • sugerir inovações;
  • implantar técnicas de vendas;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • estimular a motivação das equipes;
  • delegar atribuições;
  • propor compra de novos itens;
  • elaborar normas e instruções;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • administrar remanejamentos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • gerir estoques;
  • atender agentes de fiscalização;
  • recepcionar mercadorias;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • redigir comunicados e normas;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • elaborar plano de investimentos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • orientar clientes;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • examinar currículos;
  • medir resultados de treinamento;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • agir com dinamismo;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • designar equipe para projeto;
  • qualificar fornecedores;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • gerir compras;
  • captar recursos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • expressar-se gestualmente;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • buscar atualização profissional;
  • manter apresentação pessoal;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • participar de reuniões;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • entrevistar candidatos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • avaliar desempenho;
  • representar a empresa;
  • definir estratégias de terceirização;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • sugerir investimentos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • determinar perfis profissionais;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;


Setores que mais contratam Gerente de supermercado no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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