Salário para o cargo de Gerente de supermercado
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de supermercado - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de supermercado

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • transferir numerário para o banco;
  • medir resultados de treinamento;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • manter apresentação pessoal;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • avaliar desempenho;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • expressar-se gestualmente;
  • buscar atualização profissional;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • participar de reuniões;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • cooperar na definição de projetos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • delegar atribuições;
  • definir perfil do consumidor final;
  • designar equipe para projeto;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • elaborar normas e instruções;
  • orientar clientes;
  • resolver reclamações de clientes;
  • cobrar resultados;
  • captar recursos;
  • exercitar a autonomia;
  • contratar serviços;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • operar equipamentos de informática;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • sugerir inovações;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • gerir compras;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • instruir subordinados;
  • estimular a motivação das equipes;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • atender agentes de fiscalização;
  • qualificar fornecedores;
  • administrar remanejamentos;
  • expressar-se oralmente;
  • elaborar plano de investimentos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • agir com dinamismo;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • representar a empresa;
  • providenciar integração de funcionários;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • gerir custos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • examinar currículos;
  • gerir estoques;
  • recepcionar mercadorias;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • promover programas prevencionistas;
  • exercer liderança;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • entrevistar candidatos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • formular incentivos de produtividade;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • sugerir investimentos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • analisar tendências do mercado;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • fazer orçamentos;
  • demonstrar motivação;
  • redigir comunicados e normas;
  • definir estratégias de terceirização;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • propor compra de novos itens;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • determinar perfis profissionais;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • remanejar leiaute;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • implantar técnicas de vendas;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • planejar compras e locações;


Setores que mais contratam Gerente de supermercado no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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