Salário para o cargo de Gerente de supermercado
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de supermercado - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de supermercado

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • manter apresentação pessoal;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • planejar compras e locações;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • captar recursos;
  • exercer liderança;
  • implantar técnicas de vendas;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • orientar clientes;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • expressar-se gestualmente;
  • redigir comunicados e normas;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • administrar remanejamentos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • operar equipamentos de informática;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • remanejar leiaute;
  • elaborar normas e instruções;
  • definir perfil do consumidor final;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • sugerir inovações;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • delegar atribuições;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • qualificar fornecedores;
  • cooperar na definição de projetos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • sugerir investimentos;
  • gerir compras;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • contratar serviços;
  • fazer orçamentos;
  • exercitar a autonomia;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • expressar-se oralmente;
  • resolver reclamações de clientes;
  • entrevistar candidatos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • determinar perfis profissionais;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • medir resultados de treinamento;
  • formular incentivos de produtividade;
  • elaborar plano de investimentos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • participar de reuniões;
  • gerir custos;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • definir estratégias de terceirização;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • analisar tendências do mercado;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • transferir numerário para o banco;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • recepcionar mercadorias;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • buscar atualização profissional;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • cobrar resultados;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • demonstrar motivação;
  • instruir subordinados;
  • gerir estoques;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • examinar currículos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • agir com dinamismo;
  • representar a empresa;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • avaliar desempenho;
  • propor compra de novos itens;
  • designar equipe para projeto;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • promover programas prevencionistas;


Setores que mais contratam Gerente de supermercado no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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