Salário para o cargo de Gerente de supermercado
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de supermercado - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de supermercado

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • gerir estoques;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • providenciar integração de funcionários;
  • cobrar resultados;
  • analisar tendências do mercado;
  • administrar remanejamentos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • implantar técnicas de vendas;
  • transferir numerário para o banco;
  • expressar-se oralmente;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • remanejar leiaute;
  • entrevistar candidatos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • recepcionar mercadorias;
  • resolver reclamações de clientes;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • examinar currículos;
  • contratar serviços;
  • agir com dinamismo;
  • planejar compras e locações;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • buscar atualização profissional;
  • elaborar normas e instruções;
  • participar de reuniões;
  • designar equipe para projeto;
  • manter apresentação pessoal;
  • definir estratégias de terceirização;
  • estimular a motivação das equipes;
  • propor compra de novos itens;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • qualificar fornecedores;
  • demonstrar motivação;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • expressar-se gestualmente;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • representar a empresa;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • sugerir investimentos;
  • orientar clientes;
  • sugerir inovações;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • prover ações de preservação ambiental;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • redigir comunicados e normas;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • definir perfil do consumidor final;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • fazer orçamentos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • delegar atribuições;
  • medir resultados de treinamento;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • gerir compras;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • operar equipamentos de informática;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • elaborar plano de investimentos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • exercitar a autonomia;
  • gerir custos;
  • avaliar desempenho;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • instruir subordinados;
  • determinar perfis profissionais;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • captar recursos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • atender agentes de fiscalização;
  • exercer liderança;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • promover programas prevencionistas;


Setores que mais contratam Gerente de supermercado no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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