Salário para o cargo de Gerente de posto de venda
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de posto de venda - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de posto de venda

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • colaborar na definição de epi e epc;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • demonstrar motivação;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • captar recursos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • atender agentes de fiscalização;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • agir com dinamismo;
  • orientar clientes;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • medir resultados de treinamento;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • entrevistar candidatos;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • exercitar a autonomia;
  • examinar currículos;
  • instruir subordinados;
  • qualificar fornecedores;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • definir estratégias de terceirização;
  • estimular a motivação das equipes;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • avaliar desempenho;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • designar equipe para projeto;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • representar a empresa;
  • gerir compras;
  • administrar remanejamentos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • transferir numerário para o banco;
  • operar equipamentos de informática;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • planejar compras e locações;
  • participar de reuniões;
  • recepcionar mercadorias;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • exercer liderança;
  • cooperar na definição de projetos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • implantar técnicas de vendas;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • gerir custos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • liberar mercadorias para entrega;
  • sugerir investimentos;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • gerir estoques;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • buscar atualização profissional;
  • redigir comunicados e normas;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • analisar tendências do mercado;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • providenciar integração de funcionários;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • elaborar normas e instruções;
  • resolver reclamações de clientes;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • propor compra de novos itens;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • fazer orçamentos;
  • cobrar resultados;
  • expressar-se oralmente;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • manter apresentação pessoal;
  • contratar serviços;
  • remanejar leiaute;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • elaborar plano de investimentos;
  • expressar-se gestualmente;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • promover programas prevencionistas;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • determinar perfis profissionais;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • sugerir inovações;
  • definir perfil do consumidor final;
  • formular incentivos de produtividade;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • delegar atribuições;


Setores que mais contratam Gerente de posto de venda no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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