Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de posto de venda
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- estruturar equipes de trabalho;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- atender aos clientes;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
Atividades
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- estimular a motivação das equipes;
- promover programas prevencionistas;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- instruir subordinados;
- designar equipe para projeto;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- gerir custos;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- buscar atualização profissional;
- demonstrar motivação;
- elaborar normas e instruções;
- providenciar integração de funcionários;
- redigir comunicados e normas;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- recepcionar mercadorias;
- administrar remanejamentos;
- representar a empresa;
- expressar-se oralmente;
- implementar reciclagem de funcionários;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- colaborar na definição de epi e epc;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- argumentar com convicção (persuasão);
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- administrar conflitos entre funcionários;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- fazer orçamentos;
- propor compra de novos itens;
- qualificar fornecedores;
- examinar currículos;
- implantar técnicas de vendas;
- prover ações de preservação ambiental;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- captar recursos;
- gerir compras;
- agir com dinamismo;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- sugerir inovações;
- manter apresentação pessoal;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- definir estratégias de terceirização;
- remanejar leiaute;
- analisar tendências do mercado;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- gerir estoques;
- controlar o cumprimento de normas;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- exercer liderança;
- avaliar desempenho;
- contratar serviços;
- definir perfil do consumidor final;
- formular incentivos de produtividade;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- apreciar inovações organizacionais;
- monitorar o andamento de projetos;
- revisar manuais de procedimentos;
- recomendar promoção de funcionários;
- delegar atribuições;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- participar de reuniões;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- divulgar mercadorias e serviços;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- exercitar a autonomia;
- preparar relatórios para a diretoria;
- sugerir investimentos;
- entrevistar candidatos;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- expressar-se gestualmente;
- atender agentes de fiscalização;
- medir resultados de treinamento;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- acompanhar rotinas administrativas;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- planejar compras e locações;
- cobrar resultados;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- transferir numerário para o banco;
- acompanhar a execução orçamentária;
- realizar reuniões com a equipe;
- negociar preços e condições de pagamento;
- elaborar plano de investimentos;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- operar equipamentos de informática;
- cooperar na definição de projetos;
- liberar mercadorias para entrega;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- orientar clientes;
- resolver reclamações de clientes;
- determinar perfis profissionais;
- gerenciar contratos de serviços;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
Setores que mais contratam Gerente de posto de venda no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Supermercados
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de calçados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
- Comércio varejista de artigos de óptica
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Restaurantes e similares
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
- Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
- Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
- Comércio varejista de móveis
- Hipermercados