Salário para o cargo de Gerente de posto de venda
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de posto de venda - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Gerente de posto de venda

Um Gerente de posto de venda trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.881,25 e R$ 5.828,26, com a média salarial de R$ 2.844,84 e o salário mediana em R$ 2.330,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de posto de venda

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.844,84 34.138,08 711,21 13,07
1º Quartil 1.881,25 22.574,94 470,31 8,64
Salário Mediana 2.330,00 27.960,00 582,50 10,70
3º Quartil 4.444,88 53.338,58 1.111,22 20,42
Teto Salarial 5.828,26 69.939,15 1.457,07 26,77


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.934 - 7.168 3.314,80 1.933,93 2.600,00 5.918,35 7.168,49
Rio de Janeiro - RJ 1.634 - 5.999 2.737,98 1.633,74 2.105,00 4.953,08 5.999,32
Belo Horizonte - MG 1.525 - 5.197 2.492,42 1.525,02 2.000,00 4.290,88 5.197,25
Curitiba - PR 1.800 - 5.488 2.781,50 1.800,29 2.400,00 4.530,79 5.487,83
Brasília - DF 1.509 - 5.671 2.615,98 1.508,70 2.038,00 4.682,14 5.671,15
Campinas - SP 1.994 - 6.401 3.181,66 1.993,57 2.641,00 5.284,61 6.400,88
Porto Alegre - RS 1.722 - 5.607 2.784,83 1.721,82 2.426,00 4.629,35 5.607,21
Fortaleza - CE 1.542 - 5.438 2.640,22 1.541,95 2.200,00 4.489,85 5.438,24
Goiânia - GO 1.570 - 6.107 2.823,95 1.569,89 2.200,00 5.041,74 6.106,70
Salvador - BA 1.608 - 6.802 2.945,64 1.607,80 2.200,00 5.615,37 6.801,51
Recife - PE 1.709 - 6.607 3.016,32 1.709,01 2.354,00 5.455,06 6.607,33
Manaus - AM 1.550 - 6.243 2.746,23 1.549,91 2.062,00 5.154,21 6.242,93
Guarulhos - SP 1.913 - 7.858 3.437,02 1.912,76 2.546,00 6.487,40 7.857,74
Niterói - RJ 1.634 - 5.690 2.706,14 1.633,65 2.190,00 4.698,12 5.690,50
Florianópolis - SC 1.899 - 5.893 2.871,79 1.899,43 2.300,00 4.865,55 5.893,30
Uberlândia - MG 1.584 - 5.910 2.768,03 1.583,87 2.196,50 4.879,35 5.910,02
Duque de Caxias - RJ 1.725 - 4.881 2.536,50 1.724,64 2.136,00 4.029,50 4.880,66
Contagem - MG 1.540 - 5.834 2.610,64 1.539,65 2.000,00 4.816,25 5.833,59
São Bernardo do Campo - SP 1.902 - 6.732 3.175,52 1.902,37 2.550,00 5.557,73 6.731,69
Ribeirão Preto - SP 1.910 - 6.442 3.183,64 1.910,49 2.750,00 5.318,58 6.442,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.924 - 6.634 3.184,91 1.923,77 2.585,00 5.476,76 6.633,62
Rio de Janeiro 1.624 - 5.533 2.623,11 1.624,15 2.100,00 4.568,35 5.533,33
Minas Gerais 1.531 - 5.291 2.532,72 1.531,40 2.041,00 4.367,98 5.290,63
Rio Grande do Sul 1.710 - 5.370 2.716,99 1.710,37 2.338,00 4.433,42 5.369,89
Paraná 1.788 - 6.087 2.901,75 1.787,99 2.364,30 5.025,17 6.086,64
Santa Catarina 1.827 - 5.924 2.912,06 1.826,74 2.445,00 4.891,15 5.924,31
Bahia 1.560 - 5.884 2.715,34 1.560,44 2.118,00 4.857,59 5.883,66
Goiás 1.545 - 5.771 2.711,05 1.544,54 2.165,21 4.764,75 5.771,20
Espírito Santo 1.505 - 5.083 2.451,49 1.505,03 2.009,00 4.196,92 5.083,43
Ceará 1.494 - 5.252 2.540,66 1.494,44 2.104,00 4.335,87 5.251,74
Pernambuco 1.599 - 6.122 2.825,15 1.598,66 2.237,00 5.054,27 6.121,88
Distrito Federal 1.509 - 5.671 2.615,98 1.508,70 2.038,00 4.682,14 5.671,15
Mato Grosso 1.502 - 6.523 2.860,90 1.501,79 2.192,00 5.385,03 6.522,51
Pará 1.525 - 5.239 2.500,27 1.525,18 2.000,00 4.325,10 5.238,69
Mato Grosso do Sul 1.622 - 6.088 2.832,71 1.621,54 2.216,00 5.026,00 6.087,64
Amazonas 1.529 - 6.120 2.701,08 1.529,13 2.060,50 5.052,47 6.119,70
Maranhão 1.574 - 7.076 3.110,57 1.574,47 2.386,00 5.842,32 7.076,40
Paraíba 1.557 - 5.561 2.654,14 1.556,89 2.135,50 4.591,54 5.561,41
Rio Grande do Norte 1.490 - 4.788 2.399,98 1.490,02 2.031,50 3.953,22 4.788,26
Alagoas 1.470 - 5.674 2.608,82 1.470,32 2.023,00 4.684,17 5.673,61
Rondônia 1.492 - 4.565 2.249,53 1.492,08 1.900,00 3.768,91 4.565,02
Tocantins 1.445 - 5.238 2.413,94 1.444,83 1.893,50 4.324,60 5.238,09
Piauí 1.438 - 5.958 2.667,33 1.437,94 2.118,00 4.919,14 5.958,21
Sergipe 1.489 - 5.494 2.516,47 1.488,60 1.961,50 4.536,15 5.494,32
Roraima 1.528 - 4.903 2.513,06 1.528,41 2.200,00 4.047,97 4.903,02
Acre 1.426 - 4.989 2.345,12 1.425,82 2.000,00 4.118,74 4.988,74
Amapá 1.440 - 4.000 2.144,64 1.439,65 2.000,00 3.302,22 3.999,74


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de posto de venda

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • promover funcionários;
    • providenciar integração de funcionários;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • definir perfil do consumidor final;
    • exercer liderança;
    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • sugerir inovações;
    • captar recursos;
    • recepcionar mercadorias;
    • promover programas prevencionistas;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • apreciar inovações organizacionais;
    • designar equipe para projeto;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • cooperar na definição de projetos;
    • participar de reuniões;
    • analisar tendências do mercado;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • exercitar a autonomia;
    • cobrar resultados;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • medir resultados de treinamento;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • manter apresentação pessoal;
    • sugerir investimentos;
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • agir com dinamismo;
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • planejar compras e locações;
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • atender agentes de fiscalização;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • gerir custos;
    • administrar remanejamentos;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • determinar perfis profissionais;
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • transferir numerário para o banco;
    • elaborar plano de investimentos;
    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
    • instruir subordinados;
    • implantar técnicas de vendas;
    • definir estratégias de terceirização;
    • avaliar desempenho;
    • entrevistar candidatos;
    • representar a empresa;
    • gerir investimentos;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • gerenciar contratos de serviços;
    • qualificar fornecedores;
    • formular incentivos de produtividade;
    • estimular a motivação das equipes;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • realizar reuniões com a equipe;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • operar equipamentos de informática;
    • redigir comunicados e normas;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • delegar atribuições;
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • preparar relatórios para a diretoria;
    • propor compra de novos itens;
    • contratar serviços;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • expressar-se oralmente;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • fazer orçamentos;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • demonstrar motivação;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • buscar atualização profissional;
    • elaborar normas e instruções;
    • remanejar leiaute;
    • resolver reclamações de clientes;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • expressar-se gestualmente;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • orientar clientes;
    • liberar mercadorias para entrega;
    • gerir estoques;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • gerir compras;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • examinar currículos;


    Setores que mais contratam Gerente de posto de venda no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de calçados
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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