Salário para o cargo de Gerente de posto de venda
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de posto de venda - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de posto de venda

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • propor compra de novos itens;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • elaborar plano de investimentos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • cobrar resultados;
  • exercitar a autonomia;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • gerir custos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • cooperar na definição de projetos;
  • orientar clientes;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • recepcionar mercadorias;
  • resolver reclamações de clientes;
  • exercer liderança;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • implantar técnicas de vendas;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • expressar-se gestualmente;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • manter apresentação pessoal;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • elaborar normas e instruções;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • revisar manuais de procedimentos;
  • redigir comunicados e normas;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • sugerir inovações;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • operar equipamentos de informática;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • entrevistar candidatos;
  • definir estratégias de terceirização;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • avaliar desempenho;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • gerir compras;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • gerir estoques;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • analisar tendências do mercado;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • demonstrar motivação;
  • expressar-se oralmente;
  • qualificar fornecedores;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • estimular a motivação das equipes;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • promover programas prevencionistas;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • definir perfil do consumidor final;
  • sugerir investimentos;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • fazer orçamentos;
  • agir com dinamismo;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • designar equipe para projeto;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • examinar currículos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • participar de reuniões;
  • delegar atribuições;
  • medir resultados de treinamento;
  • administrar remanejamentos;
  • determinar perfis profissionais;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • remanejar leiaute;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • captar recursos;
  • representar a empresa;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • contratar serviços;
  • formular incentivos de produtividade;
  • instruir subordinados;
  • planejar compras e locações;
  • transferir numerário para o banco;
  • buscar atualização profissional;


Setores que mais contratam Gerente de posto de venda no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




Profissões em Destaque: