Salário para o cargo de Gerente de posto de venda
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de posto de venda - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de posto de venda

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • implantar técnicas de vendas;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • formular incentivos de produtividade;
  • redigir comunicados e normas;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • administrar remanejamentos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • fazer orçamentos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • atender agentes de fiscalização;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • contratar serviços;
  • agir com dinamismo;
  • propor compra de novos itens;
  • gerir custos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • operar equipamentos de informática;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • elaborar plano de investimentos;
  • transferir numerário para o banco;
  • gerir estoques;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • designar equipe para projeto;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • orientar clientes;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • manter apresentação pessoal;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • cooperar na definição de projetos;
  • examinar currículos;
  • entrevistar candidatos;
  • buscar atualização profissional;
  • expressar-se oralmente;
  • recepcionar mercadorias;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • determinar perfis profissionais;
  • delegar atribuições;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • planejar compras e locações;
  • analisar tendências do mercado;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • definir estratégias de terceirização;
  • gerir compras;
  • representar a empresa;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • medir resultados de treinamento;
  • promover programas prevencionistas;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • instruir subordinados;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • remanejar leiaute;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • exercitar a autonomia;
  • cobrar resultados;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • exercer liderança;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • qualificar fornecedores;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • providenciar integração de funcionários;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • elaborar normas e instruções;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • sugerir investimentos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • captar recursos;
  • sugerir inovações;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • participar de reuniões;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • avaliar desempenho;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • expressar-se gestualmente;
  • definir perfil do consumidor final;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • demonstrar motivação;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • preparar relatórios para a diretoria;


Setores que mais contratam Gerente de posto de venda no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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