Salário para o cargo de Gerente de posto de venda
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de posto de venda - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de posto de venda

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • cooperar na definição de projetos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • gerir estoques;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • orientar clientes;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • propor compra de novos itens;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • administrar remanejamentos;
  • captar recursos;
  • expressar-se gestualmente;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • delegar atribuições;
  • estimular a motivação das equipes;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • fazer orçamentos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • exercitar a autonomia;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • qualificar fornecedores;
  • buscar atualização profissional;
  • formular incentivos de produtividade;
  • expressar-se oralmente;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • remanejar leiaute;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • promover programas prevencionistas;
  • representar a empresa;
  • recepcionar mercadorias;
  • elaborar normas e instruções;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • entrevistar candidatos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • definir estratégias de terceirização;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • medir resultados de treinamento;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • implantar técnicas de vendas;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • sugerir investimentos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • determinar perfis profissionais;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • manter apresentação pessoal;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • analisar tendências do mercado;
  • providenciar integração de funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • sugerir inovações;
  • gerir custos;
  • operar equipamentos de informática;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • participar de reuniões;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • gerenciar contratos de serviços;
  • designar equipe para projeto;
  • redigir comunicados e normas;
  • demonstrar motivação;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • contratar serviços;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • avaliar desempenho;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • definir perfil do consumidor final;
  • agir com dinamismo;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • exercer liderança;
  • instruir subordinados;
  • gerir compras;
  • cobrar resultados;
  • examinar currículos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;


Setores que mais contratam Gerente de posto de venda no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




Profissões em Destaque: