Salário para o cargo de Gerente de magazine
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de magazine - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de magazine

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • monitorar o andamento de projetos;
  • redigir comunicados e normas;
  • propor compra de novos itens;
  • captar recursos;
  • remanejar leiaute;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • avaliar desempenho;
  • gerir compras;
  • demonstrar motivação;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • exercitar a autonomia;
  • transferir numerário para o banco;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • entrevistar candidatos;
  • definir estratégias de terceirização;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • sugerir inovações;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • elaborar normas e instruções;
  • analisar tendências do mercado;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • recepcionar mercadorias;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • estimular a motivação das equipes;
  • gerir custos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • promover programas prevencionistas;
  • implantar técnicas de vendas;
  • exercer liderança;
  • examinar currículos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • resolver reclamações de clientes;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • delegar atribuições;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • gerir estoques;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • administrar remanejamentos;
  • agir com dinamismo;
  • cobrar resultados;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • providenciar integração de funcionários;
  • buscar atualização profissional;
  • representar a empresa;
  • expressar-se gestualmente;
  • instruir subordinados;
  • operar equipamentos de informática;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • definir perfil do consumidor final;
  • orientar clientes;
  • sugerir investimentos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • elaborar plano de investimentos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • contratar serviços;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • qualificar fornecedores;
  • designar equipe para projeto;
  • formular incentivos de produtividade;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • manter apresentação pessoal;
  • fazer orçamentos;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • determinar perfis profissionais;
  • participar de reuniões;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • medir resultados de treinamento;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • atender agentes de fiscalização;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • expressar-se oralmente;
  • acompanhar rotinas administrativas;


Setores que mais contratam Gerente de magazine no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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