Salário para o cargo de Gerente de magazine
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de magazine - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de magazine

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros;

Atividades

  • cooperar na definição de projetos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • captar recursos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • resolver reclamações de clientes;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • agir com dinamismo;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • participar de reuniões;
  • fazer orçamentos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • propor compra de novos itens;
  • entrevistar candidatos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • gerir estoques;
  • exercer liderança;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • expressar-se gestualmente;
  • designar equipe para projeto;
  • gerir custos;
  • buscar atualização profissional;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • planejar compras e locações;
  • medir resultados de treinamento;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • sugerir investimentos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • promover programas prevencionistas;
  • cobrar resultados;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • instruir subordinados;
  • manter apresentação pessoal;
  • examinar currículos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • orientar clientes;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • providenciar integração de funcionários;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • gerir compras;
  • estimular a motivação das equipes;
  • transferir numerário para o banco;
  • administrar remanejamentos;
  • analisar tendências do mercado;
  • atender agentes de fiscalização;
  • elaborar plano de investimentos;
  • recepcionar mercadorias;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • redigir comunicados e normas;
  • demonstrar motivação;
  • qualificar fornecedores;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • delegar atribuições;
  • operar equipamentos de informática;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • implantar técnicas de vendas;
  • determinar perfis profissionais;
  • contratar serviços;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • representar a empresa;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • expressar-se oralmente;
  • remanejar leiaute;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • prover ações de preservação ambiental;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • sugerir inovações;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • exercitar a autonomia;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • definir estratégias de terceirização;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • formular incentivos de produtividade;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • elaborar normas e instruções;
  • avaliar desempenho;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • recomendar promoção de funcionários;


Setores que mais contratam Gerente de magazine no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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