Salário para o cargo de Gerente de magazine
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de magazine - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de magazine

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • agir com dinamismo;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • designar equipe para projeto;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • orientar clientes;
  • implantar técnicas de vendas;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • definir perfil do consumidor final;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • expressar-se oralmente;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • buscar atualização profissional;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • entrevistar candidatos;
  • sugerir investimentos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • medir resultados de treinamento;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • providenciar integração de funcionários;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • liberar mercadorias para entrega;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • operar equipamentos de informática;
  • remanejar leiaute;
  • manter apresentação pessoal;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • participar de reuniões;
  • estimular a motivação das equipes;
  • gerir custos;
  • gerir compras;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • promover programas prevencionistas;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • formular incentivos de produtividade;
  • elaborar plano de investimentos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • cobrar resultados;
  • elaborar normas e instruções;
  • analisar tendências do mercado;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • avaliar desempenho;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • administrar remanejamentos;
  • expressar-se gestualmente;
  • resolver reclamações de clientes;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • captar recursos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • redigir comunicados e normas;
  • exercitar a autonomia;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • gerir estoques;
  • determinar perfis profissionais;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • delegar atribuições;
  • fazer orçamentos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • recepcionar mercadorias;
  • contratar serviços;
  • transferir numerário para o banco;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • instruir subordinados;
  • demonstrar motivação;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • definir estratégias de terceirização;
  • exercer liderança;
  • propor compra de novos itens;
  • sugerir inovações;
  • atender agentes de fiscalização;
  • examinar currículos;
  • planejar compras e locações;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • representar a empresa;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • qualificar fornecedores;


Setores que mais contratam Gerente de magazine no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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