Salário para o cargo de Gerente de magazine
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de magazine - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de magazine

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • redigir comunicados e normas;
  • providenciar integração de funcionários;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • buscar atualização profissional;
  • captar recursos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • determinar perfis profissionais;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • analisar tendências do mercado;
  • promover programas prevencionistas;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • fazer orçamentos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • remanejar leiaute;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • elaborar normas e instruções;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • sugerir inovações;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • contratar serviços;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • participar de reuniões;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • orientar clientes;
  • sugerir investimentos;
  • planejar compras e locações;
  • instruir subordinados;
  • gerir custos;
  • exercitar a autonomia;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • gerir compras;
  • cobrar resultados;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • qualificar fornecedores;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • operar equipamentos de informática;
  • estimular a motivação das equipes;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • recepcionar mercadorias;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • expressar-se gestualmente;
  • representar a empresa;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • definir estratégias de terceirização;
  • exercer liderança;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • administrar remanejamentos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • agir com dinamismo;
  • formular incentivos de produtividade;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • cooperar na definição de projetos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • resolver reclamações de clientes;
  • gerir estoques;
  • expressar-se oralmente;
  • transferir numerário para o banco;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • avaliar desempenho;
  • implantar técnicas de vendas;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • revisar manuais de procedimentos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • delegar atribuições;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • designar equipe para projeto;
  • examinar currículos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • gerenciar contratos de serviços;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • entrevistar candidatos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • demonstrar motivação;
  • propor compra de novos itens;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • medir resultados de treinamento;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • manter apresentação pessoal;


Setores que mais contratam Gerente de magazine no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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