Salário para o cargo de Gerente de magazine
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de magazine - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de magazine

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • estruturar equipes de trabalho;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • sugerir investimentos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • propor compra de novos itens;
  • operar equipamentos de informática;
  • designar equipe para projeto;
  • determinar perfis profissionais;
  • cooperar na definição de projetos;
  • representar a empresa;
  • sugerir inovações;
  • redigir comunicados e normas;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • agir com dinamismo;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • manter apresentação pessoal;
  • exercer liderança;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • analisar tendências do mercado;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • avaliar desempenho;
  • elaborar normas e instruções;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • medir resultados de treinamento;
  • remanejar leiaute;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • orientar clientes;
  • administrar remanejamentos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • promover programas prevencionistas;
  • captar recursos;
  • recepcionar mercadorias;
  • transferir numerário para o banco;
  • delegar atribuições;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • gerir compras;
  • qualificar fornecedores;
  • estimular a motivação das equipes;
  • demonstrar motivação;
  • entrevistar candidatos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • contratar serviços;
  • cobrar resultados;
  • exercitar a autonomia;
  • elaborar plano de investimentos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • implantar técnicas de vendas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • expressar-se oralmente;
  • buscar atualização profissional;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • gerir custos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • resolver reclamações de clientes;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • gerir estoques;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • definir estratégias de terceirização;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • instruir subordinados;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • expressar-se gestualmente;
  • formular incentivos de produtividade;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • fazer orçamentos;
  • examinar currículos;
  • participar de reuniões;
  • providenciar integração de funcionários;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;


Setores que mais contratam Gerente de magazine no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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