Salário para o cargo de Gerente de magazine
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de magazine - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de magazine

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • instruir subordinados;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • orientar clientes;
  • atender agentes de fiscalização;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • recepcionar mercadorias;
  • determinar perfis profissionais;
  • expressar-se gestualmente;
  • sugerir investimentos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • contratar serviços;
  • medir resultados de treinamento;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • analisar tendências do mercado;
  • designar equipe para projeto;
  • propor compra de novos itens;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • delegar atribuições;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • demonstrar motivação;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • agir com dinamismo;
  • transferir numerário para o banco;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • estimular a motivação das equipes;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • formular incentivos de produtividade;
  • operar equipamentos de informática;
  • expressar-se oralmente;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • examinar currículos;
  • fazer orçamentos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • providenciar integração de funcionários;
  • promover programas prevencionistas;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • realizar reuniões com a equipe;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • sugerir inovações;
  • redigir comunicados e normas;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • definir perfil do consumidor final;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • gerir custos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • gerir compras;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • cooperar na definição de projetos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • avaliar desempenho;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • planejar compras e locações;
  • gerir estoques;
  • elaborar plano de investimentos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • participar de reuniões;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • remanejar leiaute;
  • captar recursos;
  • exercer liderança;
  • resolver reclamações de clientes;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • implantar técnicas de vendas;
  • cobrar resultados;
  • elaborar normas e instruções;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • manter apresentação pessoal;
  • entrevistar candidatos;
  • representar a empresa;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • definir estratégias de terceirização;
  • administrar remanejamentos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • buscar atualização profissional;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • qualificar fornecedores;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);


Setores que mais contratam Gerente de magazine no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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