Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Dono de lavanderia automática - conta própria
- Sócio proprietário (comércio varejista)
- Distribuidor de produtos químicos
- Comerciante varejista
- Botequineiro
- Locador de mesas para festa
- Gerente de operações de serviços de assistência técnica
- Alheiro (comércio atacadista)
- Tintureiro lavagem de roupas (comércio varejista)
- Proprietário de fliperama
- Carvoeiro - no comércio - empregador
- Proprietário de casa funerária (comércio varejista)
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de loja e supermercado
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- atender aos clientes;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- estruturar equipes de trabalho;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- demonstrar competências pessoais;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- assessorar diretoria e setores da empresa;
Atividades
- analisar tendências do mercado;
- manter apresentação pessoal;
- monitorar o andamento de projetos;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- representar a empresa;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- atender agentes de fiscalização;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- transferir numerário para o banco;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- planejar compras e locações;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- exercitar a autonomia;
- designar equipe para projeto;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- buscar atualização profissional;
- gerir compras;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- providenciar integração de funcionários;
- redigir comunicados e normas;
- delegar atribuições;
- acompanhar rotinas administrativas;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- entrevistar candidatos;
- gerir estoques;
- elaborar plano de investimentos;
- operar equipamentos de informática;
- expressar-se gestualmente;
- prover ações de preservação ambiental;
- implantar técnicas de vendas;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- expressar-se oralmente;
- fazer orçamentos;
- estimular a motivação das equipes;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- propor compra de novos itens;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- apreciar inovações organizacionais;
- examinar currículos;
- acompanhar a execução orçamentária;
- divulgar mercadorias e serviços;
- argumentar com convicção (persuasão);
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- colaborar na definição de epi e epc;
- demonstrar motivação;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- gerenciar contratos de serviços;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- revisar manuais de procedimentos;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- captar recursos;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- orientar clientes;
- participar de reuniões;
- recomendar promoção de funcionários;
- instruir subordinados;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- agir com dinamismo;
- cooperar na definição de projetos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- realizar reuniões com a equipe;
- sugerir inovações;
- negociar preços e condições de pagamento;
- controlar o cumprimento de normas;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- contratar serviços;
- definir perfil do consumidor final;
- preparar relatórios para a diretoria;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- elaborar normas e instruções;
- avaliar desempenho;
- resolver reclamações de clientes;
- exercer liderança;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- recepcionar mercadorias;
- medir resultados de treinamento;
- administrar remanejamentos;
- sugerir investimentos;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- remanejar leiaute;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- gerir custos;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- determinar perfis profissionais;
- promover programas prevencionistas;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- administrar conflitos entre funcionários;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- cobrar resultados;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- qualificar fornecedores;
- formular incentivos de produtividade;
- liberar mercadorias para entrega;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- definir estratégias de terceirização;
- implementar reciclagem de funcionários;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
Setores que mais contratam Gerente de loja e supermercado no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Supermercados
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de calçados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
- Comércio varejista de artigos de óptica
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Restaurantes e similares
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
- Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
- Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
- Comércio varejista de móveis
- Hipermercados