Salário para o cargo de Gerente de loja e supermercado
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de loja e supermercado - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de loja e supermercado

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • captar recursos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • representar a empresa;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • qualificar fornecedores;
  • avaliar desempenho;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • exercitar a autonomia;
  • entrevistar candidatos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • medir resultados de treinamento;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • sugerir investimentos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • fazer orçamentos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • gerir estoques;
  • instruir subordinados;
  • implantar técnicas de vendas;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • gerir custos;
  • exercer liderança;
  • providenciar integração de funcionários;
  • formular incentivos de produtividade;
  • participar de reuniões;
  • delegar atribuições;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • designar equipe para projeto;
  • elaborar plano de investimentos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • definir estratégias de terceirização;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • recepcionar mercadorias;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • operar equipamentos de informática;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • remanejar leiaute;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • demonstrar motivação;
  • manter apresentação pessoal;
  • cobrar resultados;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • agir com dinamismo;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • gerir compras;
  • transferir numerário para o banco;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • orientar clientes;
  • elaborar normas e instruções;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • analisar tendências do mercado;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • expressar-se oralmente;
  • buscar atualização profissional;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • definir perfil do consumidor final;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • estimular a motivação das equipes;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • determinar perfis profissionais;
  • redigir comunicados e normas;
  • promover programas prevencionistas;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • cooperar na definição de projetos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • contratar serviços;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • sugerir inovações;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • propor compra de novos itens;
  • examinar currículos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • administrar remanejamentos;
  • expressar-se gestualmente;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • atender agentes de fiscalização;


Setores que mais contratam Gerente de loja e supermercado no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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