Salário para o cargo de Gerente de loja e supermercado
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de loja e supermercado - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de loja e supermercado

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • operar equipamentos de informática;
  • administrar remanejamentos;
  • captar recursos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • elaborar plano de investimentos;
  • promover programas prevencionistas;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • definir estratégias de terceirização;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • redigir comunicados e normas;
  • formular incentivos de produtividade;
  • recepcionar mercadorias;
  • designar equipe para projeto;
  • exercitar a autonomia;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • cooperar na definição de projetos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • qualificar fornecedores;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • determinar perfis profissionais;
  • propor compra de novos itens;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • participar de reuniões;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • expressar-se oralmente;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • medir resultados de treinamento;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • entrevistar candidatos;
  • manter apresentação pessoal;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • gerir compras;
  • delegar atribuições;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • fazer orçamentos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • resolver reclamações de clientes;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • cobrar resultados;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • remanejar leiaute;
  • planejar compras e locações;
  • gerir estoques;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • agir com dinamismo;
  • demonstrar motivação;
  • atender agentes de fiscalização;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • examinar currículos;
  • transferir numerário para o banco;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • estimular a motivação das equipes;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • representar a empresa;
  • orientar clientes;
  • instruir subordinados;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • gerir custos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • expressar-se gestualmente;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • sugerir inovações;
  • contratar serviços;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • exercer liderança;
  • providenciar integração de funcionários;
  • sugerir investimentos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • analisar tendências do mercado;
  • definir perfil do consumidor final;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • buscar atualização profissional;
  • avaliar desempenho;
  • elaborar normas e instruções;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;


Setores que mais contratam Gerente de loja e supermercado no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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