Salário para o cargo de Gerente de loja e supermercado
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de loja e supermercado - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de loja e supermercado

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • recepcionar mercadorias;
  • atender agentes de fiscalização;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • remanejar leiaute;
  • representar a empresa;
  • determinar perfis profissionais;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • expressar-se oralmente;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • administrar remanejamentos;
  • buscar atualização profissional;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • propor compra de novos itens;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • analisar tendências do mercado;
  • exercitar a autonomia;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • agir com dinamismo;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • gerir estoques;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • elaborar plano de investimentos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • planejar compras e locações;
  • cooperar na definição de projetos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • manter apresentação pessoal;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • demonstrar motivação;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • contratar serviços;
  • fazer orçamentos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • designar equipe para projeto;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • captar recursos;
  • gerir compras;
  • providenciar integração de funcionários;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • expressar-se gestualmente;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • instruir subordinados;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • examinar currículos;
  • participar de reuniões;
  • sugerir investimentos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • cobrar resultados;
  • entrevistar candidatos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • gerir custos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • sugerir inovações;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • formular incentivos de produtividade;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • avaliar desempenho;
  • qualificar fornecedores;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • estimular a motivação das equipes;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • exercer liderança;
  • transferir numerário para o banco;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • orientar clientes;
  • resolver reclamações de clientes;
  • operar equipamentos de informática;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • elaborar normas e instruções;
  • delegar atribuições;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • definir estratégias de terceirização;
  • promover programas prevencionistas;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • redigir comunicados e normas;
  • medir resultados de treinamento;
  • acompanhar auditoria interna e externa;


Setores que mais contratam Gerente de loja e supermercado no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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