Salário para o cargo de Gerente de loja e supermercado
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de loja e supermercado - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de loja e supermercado

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • demonstrar motivação;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • exercer liderança;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • expressar-se oralmente;
  • captar recursos;
  • delegar atribuições;
  • operar equipamentos de informática;
  • implantar técnicas de vendas;
  • designar equipe para projeto;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • recepcionar mercadorias;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • liberar mercadorias para entrega;
  • sugerir inovações;
  • administrar remanejamentos;
  • promover programas prevencionistas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • orientar clientes;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • planejar compras e locações;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • agir com dinamismo;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • fazer orçamentos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • medir resultados de treinamento;
  • instruir subordinados;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • propor compra de novos itens;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • determinar perfis profissionais;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • avaliar desempenho;
  • buscar atualização profissional;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • expressar-se gestualmente;
  • examinar currículos;
  • transferir numerário para o banco;
  • remanejar leiaute;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • analisar tendências do mercado;
  • formular incentivos de produtividade;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • representar a empresa;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • elaborar normas e instruções;
  • resolver reclamações de clientes;
  • gerir estoques;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • gerir compras;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • qualificar fornecedores;
  • definir estratégias de terceirização;
  • definir perfil do consumidor final;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • cobrar resultados;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • estimular a motivação das equipes;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • gerir custos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • participar de reuniões;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • elaborar plano de investimentos;
  • exercitar a autonomia;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • atender agentes de fiscalização;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • providenciar integração de funcionários;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • redigir comunicados e normas;
  • contratar serviços;
  • manter apresentação pessoal;
  • entrevistar candidatos;
  • sugerir investimentos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;


Setores que mais contratam Gerente de loja e supermercado no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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