Salário para o cargo de Gerente de loja e supermercado
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de loja e supermercado - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de loja e supermercado

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • liberar mercadorias para entrega;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • participar de reuniões;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • expressar-se oralmente;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • prover ações de preservação ambiental;
  • expressar-se gestualmente;
  • elaborar normas e instruções;
  • examinar currículos;
  • avaliar desempenho;
  • orientar clientes;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • cooperar na definição de projetos;
  • designar equipe para projeto;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • revisar manuais de procedimentos;
  • captar recursos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • determinar perfis profissionais;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • fazer orçamentos;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • planejar compras e locações;
  • cobrar resultados;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • gerir compras;
  • contratar serviços;
  • redigir comunicados e normas;
  • sugerir inovações;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • propor compra de novos itens;
  • representar a empresa;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • recepcionar mercadorias;
  • formular incentivos de produtividade;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • instruir subordinados;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • gerir custos;
  • medir resultados de treinamento;
  • estimular a motivação das equipes;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • manter apresentação pessoal;
  • operar equipamentos de informática;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • analisar tendências do mercado;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • definir perfil do consumidor final;
  • elaborar plano de investimentos;
  • transferir numerário para o banco;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • implantar técnicas de vendas;
  • gerir estoques;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • demonstrar motivação;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • resolver reclamações de clientes;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • promover programas prevencionistas;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • remanejar leiaute;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • providenciar integração de funcionários;
  • administrar remanejamentos;
  • definir estratégias de terceirização;
  • exercitar a autonomia;
  • agir com dinamismo;
  • sugerir investimentos;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • atender agentes de fiscalização;
  • delegar atribuições;
  • buscar atualização profissional;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • qualificar fornecedores;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • entrevistar candidatos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • exercer liderança;


Setores que mais contratam Gerente de loja e supermercado no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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