Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
 - Gerentes
 
- Gerentes de produção e operações
 
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
 
Cargos relacionados:
- Herborista (comércio varejista)
 - Cacaulista
 - Tintureiro lavagem de roupas (comércio varejista)
 - Charcuteiro (comércio varejista)
 - Locador de bicicletas para lazer
 - Gerente de varejo
 - Gerente de casa de peixe
 - Charuteiro - no comércio - empregador
 - Joalheiro (comércio varejista)
 - Adegueiro
 - Ervanário (comércio varejista)
 - Atacadista
 
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de loja e supermercado
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- estruturar equipes de trabalho;
 - gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
 - demonstrar competências pessoais;
 - administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
 - assessorar diretoria e setores da empresa;
 - planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
 - promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
 - gerir recursos materiais e financeiros;
 - atender aos clientes;
 
Atividades
- implementar reciclagem de funcionários;
 - otimizar o espaço físico da loja (modulação);
 - fazer orçamentos;
 - organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
 - definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
 - medir resultados de treinamento;
 - encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
 - delegar atribuições;
 - evidenciar equilíbrio emocional;
 - providenciar integração de funcionários;
 - sugerir inovações;
 - elaborar normas e instruções;
 - instruir subordinados;
 - formular incentivos de produtividade;
 - expressar-se oralmente;
 - supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
 - demonstrar motivação;
 - acompanhar a execução orçamentária;
 - planejar racionalização do uso de recursos;
 - operar equipamentos de informática;
 - expressar-se gestualmente;
 - agir com dinamismo;
 - estimular a motivação das equipes;
 - administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
 - gerenciar contratos de serviços;
 - propor compra de novos itens;
 - representar a empresa;
 - programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
 - sugerir melhoria em mercadorias;
 - contratar serviços;
 - colaborar na definição de epi e epc;
 - gerir compras;
 - sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
 - promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
 - mediar relação entre funcionário e empresa;
 - implantar técnicas de vendas;
 - planejar compras e locações;
 - transferir numerário para o banco;
 - captar recursos;
 - monitorar o andamento de projetos;
 - resolver reclamações de clientes;
 - negociar preços e condições de pagamento;
 - qualificar fornecedores;
 - acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
 - administrar conflitos entre funcionários;
 - administrar remanejamentos;
 - realizar reuniões com a equipe;
 - promover programas prevencionistas;
 - atender agentes de fiscalização;
 - divulgar mercadorias e serviços;
 - avaliar nível de satisfação das equipes;
 - supervisionar os serviços de reparação e consertos;
 - acompanhar rotinas administrativas;
 - definir perfil do consumidor final;
 - estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
 - entrevistar candidatos;
 - recepcionar mercadorias;
 - opinar sobre condições e prioridades de projetos;
 - cooperar na definição de projetos;
 - preparar relatórios para a diretoria;
 - orientar clientes;
 - prover ações de preservação ambiental;
 - informar funcionários sobre seus desempenhos;
 - designar equipe para projeto;
 - cobrar resultados;
 - planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
 - revisar manuais de procedimentos;
 - redigir comunicados e normas;
 - ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
 - pesquisar a satisfação dos clientes;
 - recomendar promoção de funcionários;
 - gerir custos;
 - participar de reuniões;
 - exercitar a autonomia;
 - detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
 - gerir estoques;
 - determinar perfis profissionais;
 - planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
 - remanejar leiaute;
 - coordenar inventário de mercadorias para balanço;
 - liberar mercadorias para entrega;
 - exercer liderança;
 - sugerir investimentos;
 - analisar tendências do mercado;
 - argumentar com convicção (persuasão);
 - demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
 - transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
 - elaborar plano de investimentos;
 - definir estratégias de terceirização;
 - acompanhar auditoria interna e externa;
 - inspecionar as condições das mercadorias expostas;
 - manter apresentação pessoal;
 - autorizar pagamentos e recebimentos;
 - zelar pela organização do local de trabalho;
 - buscar atualização profissional;
 - avaliar desempenho;
 - controlar o cumprimento de normas;
 - apreciar inovações organizacionais;
 - identificar necessidade de contratação de pessoal;
 - revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
 - examinar currículos;
 - estabelecer escala de férias e de folgas;
 - administrar horas trabalhadas, horas extras;
 - providenciar contratação e desligamento de funcionários;
 - definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
 - averiguar comportamento dos concorrentes;
 
Setores que mais contratam Gerente de loja e supermercado no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
 - Supermercados
 - Minimercados, mercearias e armazéns
 - Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
 - Comércio varejista de calçados
 - Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
 - Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
 - Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
 - Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
 - Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
 - Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
 - Comércio varejista de artigos de óptica
 - Padaria e confeitaria com predominância de revenda
 - Restaurantes e similares
 - Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
 - Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
 - Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
 - Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
 - Comércio varejista de móveis
 - Hipermercados