Salário para o cargo de Gerente de box de mercado público
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de box de mercado público - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de box de mercado público

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • instruir subordinados;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • representar a empresa;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • captar recursos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • expressar-se gestualmente;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • prover ações de preservação ambiental;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • definir perfil do consumidor final;
  • estimular a motivação das equipes;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • cobrar resultados;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • qualificar fornecedores;
  • determinar perfis profissionais;
  • remanejar leiaute;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • transferir numerário para o banco;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • gerir compras;
  • contratar serviços;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • recepcionar mercadorias;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • agir com dinamismo;
  • exercer liderança;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • avaliar desempenho;
  • operar equipamentos de informática;
  • gerir investimentos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • recomendar promoção de funcionários;
  • examinar currículos;
  • administrar remanejamentos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • atender agentes de fiscalização;
  • definir estratégias de terceirização;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • fazer orçamentos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • promover programas prevencionistas;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • implantar técnicas de vendas;
  • manter apresentação pessoal;
  • entrevistar candidatos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • elaborar plano de investimentos;
  • expressar-se oralmente;
  • buscar atualização profissional;
  • gerir custos;
  • promover funcionários;
  • elaborar normas e instruções;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • medir resultados de treinamento;
  • propor compra de novos itens;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • delegar atribuições;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • designar equipe para projeto;
  • demonstrar motivação;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • planejar compras e locações;
  • participar de reuniões;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • orientar clientes;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • analisar tendências do mercado;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • formular incentivos de produtividade;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • gerir estoques;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • cooperar na definição de projetos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;


Setores que mais contratam Gerente de box de mercado público no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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