Salário para o cargo de Gerente de box de mercado público
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de box de mercado público - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de box de mercado público

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • transferir numerário para o banco;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • orientar clientes;
  • captar recursos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • gerir custos;
  • demonstrar motivação;
  • medir resultados de treinamento;
  • expressar-se gestualmente;
  • resolver reclamações de clientes;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • instruir subordinados;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • providenciar integração de funcionários;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • examinar currículos;
  • promover programas prevencionistas;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • propor compra de novos itens;
  • gerir investimentos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • gerir estoques;
  • atender agentes de fiscalização;
  • qualificar fornecedores;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • recepcionar mercadorias;
  • contratar serviços;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • manter apresentação pessoal;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • analisar tendências do mercado;
  • formular incentivos de produtividade;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • controlar o cumprimento de normas;
  • exercitar a autonomia;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • determinar perfis profissionais;
  • designar equipe para projeto;
  • remanejar leiaute;
  • delegar atribuições;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • expressar-se oralmente;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • representar a empresa;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • operar equipamentos de informática;
  • entrevistar candidatos;
  • administrar remanejamentos;
  • participar de reuniões;
  • avaliar desempenho;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • planejar compras e locações;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • promover funcionários;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • agir com dinamismo;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • fazer orçamentos;
  • gerir compras;
  • exercer liderança;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • elaborar normas e instruções;
  • cobrar resultados;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • cooperar na definição de projetos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • elaborar plano de investimentos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • definir perfil do consumidor final;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • implantar técnicas de vendas;
  • buscar atualização profissional;
  • definir estratégias de terceirização;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • estimular a motivação das equipes;


Setores que mais contratam Gerente de box de mercado público no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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