Salário para o cargo de Fruteiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Fruteiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Fruteiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • analisar tendências do mercado;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • gerir investimentos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • providenciar integração de funcionários;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • gerir estoques;
  • elaborar normas e instruções;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • representar a empresa;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • promover programas prevencionistas;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • buscar atualização profissional;
  • elaborar plano de investimentos;
  • expressar-se gestualmente;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • gerir compras;
  • fazer orçamentos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • agir com dinamismo;
  • expressar-se oralmente;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • administrar remanejamentos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • exercitar a autonomia;
  • manter apresentação pessoal;
  • definir perfil do consumidor final;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • promover funcionários;
  • instruir subordinados;
  • demonstrar motivação;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • avaliar desempenho;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • gerir custos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • qualificar fornecedores;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • cobrar resultados;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • orientar clientes;
  • propor compra de novos itens;
  • implantar técnicas de vendas;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • estimular a motivação das equipes;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • examinar currículos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • apreciar inovações organizacionais;
  • participar de reuniões;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • recepcionar mercadorias;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • transferir numerário para o banco;
  • cooperar na definição de projetos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • determinar perfis profissionais;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • contratar serviços;
  • definir estratégias de terceirização;
  • planejar compras e locações;
  • delegar atribuições;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • entrevistar candidatos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • designar equipe para projeto;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • remanejar leiaute;
  • exercer liderança;
  • formular incentivos de produtividade;
  • captar recursos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • operar equipamentos de informática;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;


Setores que mais contratam Fruteiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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