Salário para o cargo de Fruteiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Fruteiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Fruteiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • prestar assistência social aos funcionários;
  • orientar clientes;
  • entrevistar candidatos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • medir resultados de treinamento;
  • gerir custos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • atender agentes de fiscalização;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • formular incentivos de produtividade;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • analisar tendências do mercado;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • gerir compras;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • examinar currículos;
  • promover programas prevencionistas;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • participar de reuniões;
  • definir estratégias de terceirização;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • fazer orçamentos;
  • determinar perfis profissionais;
  • representar a empresa;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • operar equipamentos de informática;
  • gerir estoques;
  • elaborar normas e instruções;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • agir com dinamismo;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • administrar remanejamentos;
  • expressar-se oralmente;
  • planejar compras e locações;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • cobrar resultados;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • resolver reclamações de clientes;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • delegar atribuições;
  • exercer liderança;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • manter apresentação pessoal;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • propor compra de novos itens;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • captar recursos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • buscar atualização profissional;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • expressar-se gestualmente;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • remanejar leiaute;
  • exercitar a autonomia;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • designar equipe para projeto;
  • avaliar desempenho;
  • contratar serviços;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • gerir investimentos;
  • qualificar fornecedores;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • cooperar na definição de projetos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • providenciar integração de funcionários;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • instruir subordinados;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • recepcionar mercadorias;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • promover funcionários;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • demonstrar motivação;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);


Setores que mais contratam Fruteiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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