Salário para o cargo de Fornecedor
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Fornecedor - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Fornecedor

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • liberar mercadorias para entrega;
  • demonstrar motivação;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • operar equipamentos de informática;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • contratar serviços;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • gerir custos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • designar equipe para projeto;
  • exercer liderança;
  • agir com dinamismo;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • buscar atualização profissional;
  • formular incentivos de produtividade;
  • atender agentes de fiscalização;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • propor compra de novos itens;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • exercitar a autonomia;
  • representar a empresa;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • implantar técnicas de vendas;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • delegar atribuições;
  • entrevistar candidatos;
  • gerir estoques;
  • instruir subordinados;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • providenciar integração de funcionários;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • elaborar normas e instruções;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • analisar tendências do mercado;
  • resolver reclamações de clientes;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • captar recursos;
  • promover programas prevencionistas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • expressar-se oralmente;
  • gerir compras;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • avaliar desempenho;
  • manter apresentação pessoal;
  • fazer orçamentos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • remanejar leiaute;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • planejar compras e locações;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • promover funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • definir estratégias de terceirização;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • participar de reuniões;
  • qualificar fornecedores;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • gerir investimentos;
  • examinar currículos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • determinar perfis profissionais;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • cobrar resultados;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • expressar-se gestualmente;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • definir perfil do consumidor final;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • recepcionar mercadorias;
  • medir resultados de treinamento;
  • administrar remanejamentos;
  • orientar clientes;


Setores que mais contratam Fornecedor no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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