Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dono de lavanderia automática - conta própria
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- demonstrar competências pessoais;
- estruturar equipes de trabalho;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- atender aos clientes;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
Atividades
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- exercer liderança;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- designar equipe para projeto;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- liberar mercadorias para entrega;
- gerir custos;
- delegar atribuições;
- analisar tendências do mercado;
- definir perfil do consumidor final;
- recepcionar mercadorias;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- manter apresentação pessoal;
- monitorar o andamento de projetos;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- medir resultados de treinamento;
- determinar perfis profissionais;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- exercitar a autonomia;
- implantar técnicas de vendas;
- realizar reuniões com a equipe;
- argumentar com convicção (persuasão);
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- examinar currículos;
- administrar conflitos entre funcionários;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- agir com dinamismo;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- captar recursos;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- cooperar na definição de projetos;
- divulgar mercadorias e serviços;
- apreciar inovações organizacionais;
- representar a empresa;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- transferir numerário para o banco;
- gerir estoques;
- planejar compras e locações;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- atender agentes de fiscalização;
- instruir subordinados;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- zelar pela organização do local de trabalho;
- fazer orçamentos;
- recomendar promoção de funcionários;
- operar equipamentos de informática;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- resolver reclamações de clientes;
- propor compra de novos itens;
- remanejar leiaute;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- formular incentivos de produtividade;
- implementar reciclagem de funcionários;
- negociar preços e condições de pagamento;
- acompanhar a execução orçamentária;
- contratar serviços;
- prestar assistência social aos funcionários;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- orientar clientes;
- acompanhar rotinas administrativas;
- definir estratégias de terceirização;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- prover ações de preservação ambiental;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- gerir compras;
- buscar atualização profissional;
- expressar-se oralmente;
- controlar o cumprimento de normas;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- gerenciar contratos de serviços;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- entrevistar candidatos;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- cobrar resultados;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- elaborar normas e instruções;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- participar de reuniões;
- providenciar integração de funcionários;
- avaliar desempenho;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- estimular a motivação das equipes;
- gerir investimentos;
- qualificar fornecedores;
- promover programas prevencionistas;
- demonstrar motivação;
- expressar-se gestualmente;
- promover funcionários;
- elaborar plano de investimentos;
- administrar remanejamentos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- colaborar na definição de epi e epc;
Setores que mais contratam Dono de lavanderia automática - conta própria no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos