Salário para o cargo de Diretor de produção em utilidades
CBO 1222-05 > Diretores de produção e operações em empresa da indústria extrativa, transformação e de serviços de utilidade pública

Diretor de produção em utilidades - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e administram a produção, atuam na definição do planejamento estratégico, participam na definição de políticas de rh, gerenciam logística, asseguram ações de gestão ambiental, gerenciam ações de qualidade, provêm condições de higiene e segurança do trabalho, comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Diretor de produção em utilidades

Um Diretor de produção em utilidades trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 12.860,35 e R$ 76.596,48, com a média salarial de R$ 33.930,01 e o salário mediana em R$ 32.362,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Diretor de produção em utilidades

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 33.930,01 407.160,12 8.482,50 157,81
1º Quartil 12.860,35 154.324,20 3.215,09 59,82
Salário Mediana 32.362,00 388.344,00 8.090,50 150,52
3º Quartil 63.238,59 758.863,08 15.809,65 294,13
Teto Salarial 76.596,48 919.157,76 19.149,12 356,26


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de produção e operações em empresa da indústria extrativa, transformação e de serviços de utilidade pública

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de produção e operações em empresa da indústria extrativa, transformação e de serviços de utilidade pública podem exercer suas funções em empresas manufatureiras e extrativas, de produção da transformação, extração mineral e utilidades, transporte e distribuição de energia elétrica, gás e serviços de água e esgoto. De modo geral, são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Atuam sem supervisão, em ambientes fechados, no período diurno, realizando o trabalho em sistema presencial. Podem desenvolver algumas atividades sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de produção e operações em empresa da indústria extrativa, transformação e de serviços de utilidade pública

Para o exercício das funções dessa família ocupacional requer-se profissionais com escolaridade de ensino superior completo e com cinco anos de experiência para o pleno desempenho das atividades.


Funções e atividades do Diretor de produção em utilidades

Diretores de produção e operações em empresa da indústria extrativa, transformação e de serviços de utilidade pública devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • participar na definição de políticas de rh;
  • assegurar gestão ambiental;
  • gerenciar logística;
  • planejar produção;
  • prover condições de higiene e segurança do trabalho;
  • administrar produção;
  • gerir qualidade;
  • comunicar-se;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;

Atividades

  • realizar investimento;
  • redigir relatórios;
  • atuar na definição de linhas de produto;
  • expor ideias;
  • trabalhar com ética;
  • delegar responsabilidades;
  • fazer exposições na mídia;
  • implementar recomendações da cipa e de outros órgãos;
  • demonstrar visão de futuro;
  • fomentar pesquisa e desenvolvimento;
  • referendar plano de manutenção;
  • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • aprovar normas e instruções;
  • prospectar tendências tecnológicas;
  • definir padrões de qualidade;
  • trabalhar com responsabilidade social;
  • promover treinamento e desenvolvimento do pessoal;
  • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
  • minimizar permanência de pessoas em áreas insalubres;
  • definir plano de investimento;
  • definir políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
  • fazer cumprir normas de qualidade;
  • difundir cultura de preservação ambiental;
  • falar em público;
  • dimensionar recursos;
  • gerenciar custos e prazos logísticos;
  • especificar recursos humanos e materiais;
  • controlar ordem, limpeza e organização das áreas de trabalho (housekeeping);
  • disseminar cultura de higiene e saúde;
  • estimular processo de comunicação;
  • definir metas de produção;
  • revisar planos de produção;
  • focalizar na busca de resultados;
  • tomar decisões;
  • interpretar relatórios;
  • elaborar plano de contingência na produção;
  • preparar plano de contingência ambiental;
  • minimizar exposição de pessoas a risco;
  • mostrar criatividade;
  • analisar viabilidade econômica;
  • analisar plano de vendas;
  • implantar novas metodologias de trabalho;
  • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
  • mostrar versatilidade;
  • determinar qualificações do pessoal;
  • realizar ações preventivas e corretivas;
  • manter rastreabilidade documental do produto;
  • avaliar exequibilidade de projetos;
  • estabelecer política de gerenciamento de estoques;
  • estabelecer política de logística;
  • implantar tecnologias e inovações;
  • mostrar coerência;
  • gerenciar crises;
  • avaliar desempenho do pessoal;
  • desenvolver sistemas de monitoração;
  • planejar paradas e intervenções em máquinas, equipamentos e instalações;
  • redirecionar procedimentos;
  • participar de avaliações das tendências de mercado;
  • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • disseminar cultura de prevenção de acidentes;
  • instituir metodologia de trabalho;
  • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
  • controlar cumprimento das normas de higiene e segurança do trabalho;
  • verticalizar informações;
  • dialogar com órgãos de controle ambiental;
  • propor melhorias de processos;
  • administrar custos de produção;
  • programar produção;
  • buscar certificação de qualidade de produtos;
  • assegurar cumprimento da legislação e de normas ambientais;
  • administrar indicadores de produção;
  • validar métodos e processos;
  • realizar controle orçamentário;
  • garantir autonomia do departamento de qualidade;
  • registrar atividades de treinamento;
  • mitigar passivo ambiental;
  • exigir uso de epi e epc;
  • qualificar equipamentos e fornecedores;
  • decidir plano de produção (tipo, quantidade, prazos);
  • trabalhar em equipe;
  • mostrar otimismo;


Setores que mais contratam Diretor de produção em utilidades no mercado de trabalho





Profissões em Destaque: