Salário para o cargo de Diretor de contas (publicidade)
CBO 2531-35 > Profissionais de publicidade

Diretor de contas (publicidade) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Diretor de contas (publicidade)

Um Diretor de contas (publicidade) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.821,68 e R$ 24.994,82, com a média salarial de R$ 8.775,90 e o salário mediana em R$ 4.611,63 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de contas (publicidade)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.775,90 105.310,80 2.193,97 42,28
1º Quartil 2.821,68 33.860,12 705,42 13,60
Salário Mediana 4.611,63 55.339,56 1.152,91 22,22
3º Quartil 19.062,11 228.745,37 4.765,53 91,85
Teto Salarial 24.994,82 299.937,79 6.248,70 120,43


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.978 - 31.707 11.534,32 2.977,68 7.599,50 26.177,60 31.707,09
Rio de Janeiro - RJ 2.318 - 18.194 7.188,81 2.318,00 5.520,00 15.021,00 18.193,89
Ribeirão Preto - SP 2.167 - 4.572 2.871,08 2.166,67 2.700,00 3.774,72 4.572,05
Porto Alegre - RS 1.683 - 4.845 2.562,78 1.682,50 2.500,00 4.000,00 4.844,92
Barueri - SP 3.405 - 30.491 9.924,27 3.405,46 5.436,76 25.173,35 30.490,71
Campinas - SP 2.268 - 9.690 4.466,86 2.268,00 3.600,00 8.000,00 9.689,84
Curitiba - PR 1.700 - 3.708 2.593,58 1.700,00 2.650,00 3.061,50 3.708,18
Joaçaba - SC 1.700 - 3.634 2.584,25 1.700,00 2.921,25 3.000,00 3.633,69
Belo Horizonte - MG 2.200 - 6.466 3.434,44 2.200,00 3.500,00 5.338,22 6.465,81
Joinville - SC 1.954 - 3.634 2.690,75 1.953,75 3.000,00 3.000,00 3.633,69
Marilia - SP 1.411 - 2.059 1.567,58 1.411,34 1.630,43 1.700,00 2.059,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.508 - 30.590 10.407,98 2.508,32 6.000,00 25.255,07 30.589,69
Santa Catarina 1.563 - 4.487 2.595,96 1.563,36 2.921,25 3.704,65 4.487,19
Rio de Janeiro 2.318 - 18.194 7.188,81 2.318,00 5.520,00 15.021,00 18.193,89
Rio Grande do Sul 1.688 - 4.239 2.452,92 1.688,33 2.400,00 3.500,00 4.239,31
Paraná 1.600 - 3.758 2.467,21 1.600,00 2.500,00 3.102,45 3.757,78
Minas Gerais 1.045 - 6.466 3.036,20 1.045,00 3.062,50 5.338,22 6.465,81
Espírito Santo 1.854 - 3.634 2.280,76 1.854,00 2.000,00 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Diretor de contas (publicidade)

Profissionais de publicidade devem:

  • desenvolver propaganda e promoções;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar setores;
  • contratar fornecedores;
  • vender serviços publicitários;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • elaborar planejamento estratégico;

  • Atividades

    • criar campanhas publicitárias;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • conduzir realização de pesquisa;
    • identificar necessidades do cliente;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • comprar espaço na mídia;
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • analisar concorrência;
    • detectar tendências de mercado;
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • definir necessidades do cliente;
    • administrar conflitos;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • contratar serviços de publicidade;
    • demonstrar liderança;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • definir conceito de produto e serviço;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • selecionar fornecedores;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • definir target (público alvo);
    • demonstrar poder de síntese;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • trabalhar em equipe;
    • fazer previsão orçamentária;
    • mapear dados secundários;
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • explicar formas de pagamento;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • demonstrar criatividade;
    • comunicar imagem de clientes;
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • demonstrar flexibilidade;
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • apresentar tabelas de preços;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • adaptar linguagem ao público;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • analisar perfil do público alvo;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • coordenar área de mídia;
    • criar peças publicitárias;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • assumir riscos;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • conduzir a realização de pesquisas;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • demonstrar dinamismo;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • preparar cronograma;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • traçar planejamento de campanha;
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • demonstrar proatividade;
    • antever cenários futuros;
    • analisar demanda do cliente;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • acordar briefing com cliente;
    • demonstrar senso estético;
    • definir conceito de campanhas;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • demonstrar senso crítico;
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • criar ações de merchandising;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • determinar fornecedores;
    • rever processo criativo;
    • apresentar projeto para cliente;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • pesquisar novas recomendações;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;


    Setores que mais contratam Diretor de contas (publicidade) no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Marketing direto
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Produção de filmes para publicidade
    • Consultoria em publicidade
    • Serviços de acabamentos gráficos, exceto encadernação e plastificação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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