Prepara e desidrata frutas, legumes, verduras e outros produtos alimentícios, para aumentar sua consistência e seu prazo de conservação. planeja o trabalho, seguindo ordem de serviço e programação da produção.
O Desidratador de alimentos (CBO 8414-32) prepara e desidrata frutas, legumes, verduras e outros produtos alimentícios, para aumentar sua consistência e seu prazo de conservação. Planeja o trabalho, seguindo ordem de serviço e programação da produção. Aplica medidas e ações previstas em boas práticas de fabricação (BPF) da indústria alimentícia. Cumpre legislação sanitária, normas técnicas, normas de higiene na manipulação de alimentos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 8414-32 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.
Os principais empregadores concentram-se em: Fábricas de Alimentos, Fábricas de Pós Alimentícios, Fábricas de Conservas de Legumes, Laticínios, Distribuidoras de Insumos Agrícolas, Serviços Pessoais.
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências biológicas | Ecologia e gestão ambiental | Outros conhecimentos de ecologia e gestão ambiental - gestão de resíduos da indústria alimentícia | 2 | 4 | 4 |
| Microbiologia | Outros conhecimentos de microbiologia - controles microbiológicos aplicados à indústria alimentícia | 2 | 4 | 4 | |
| Ciências exatas e informática | Física | Outros conhecimentos de física - pressão | 2 | 3 | 3 |
| Outros conhecimentos de física - temperatura e calor | 2 | 4 | 4 | ||
| Matemática e estatística | Matemática aplicada | 2 | 3 | 3 | |
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 2 | 2 | 2 | |
| Internet | 2 | 2 | 2 | ||
| Ciências sociais aplicadas | Direito | Legislação aplicada à área ocupacional | 2 | 3 | 3 |
| Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho | 2 | 3 | 3 | ||
| Linguística, letras e artes | Línguas | Português: comunicação oral e escrita | 2 | 3 | 3 |
| Português instrumental | 2 | 3 | 3 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Organização da produção | Produção em batelada | 2 | 4 | 4 |
| Produção sob encomenda | 2 | 3 | 4 | ||
| Planejamento e controle da produção (pcp) | Planejamento do trabalho | 3 | 3 | 3 | |
| Qualidade e produtividade | Controle da qualidade | 2 | 4 | 4 | |
| Saúde e segurança | Ergonomia | 2 | 3 | 4 | |
| Saúde ocupacional | 2 | 4 | 4 | ||
| Segurança no trabalho | 3 | 4 | 5 | ||
| Processos de produção em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura | Processamento de produtos agropecuários, florestais, da pesca e da aquicultura | Processamento de produtos agrícolas | 2 | 3 | 3 |
| Processos de produção industrial | Informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo | Fabricação artesanal de alimentos | 3 | 4 | 4 |
| Operação de máquinas de produtos alimentícios | 4 | 4 | 4 | ||
| Processos de conservação de alimentos | 3 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo - análise de perigos e pontos críticos de controle (appcc) na desidratação de alimentos | 3 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo - boas práticas de fabricação (bpf) na indústria alimentícia | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo - métodos para branqueamento de frutas, vegetais, legumes e hortaliças | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo - técnicas e processos de preparação e desidratação de frutas, legumes, verduras e outros produtos alimentícios | 4 | 5 | 5 | ||
| Manutenção industrial | Outros conhecimentos de manutenção industrial - limpeza e higienização de equipamentos da indústria de alimentos | 4 | 4 | 5 | |
| Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial | Outros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial - normas técnicas e regulamentadoras para a área de alimentos | 2 | 3 | 3 | |
| Operação de linhas de produção industrial | Alimentação de máquinas e equipamentos | 3 | 3 | 4 | |
| Planejamento e controle da produção industrial | Controle da produção | 2 | 3 | 3 | |
| Processos para embalagem de produtos | Processos de embalagem e etiquetagem | 2 | 4 | 4 | |
| Serviços da saúde e bem-estar | Nutrição e dietética | Boas práticas na manipulação de alimentos | 3 | 4 | 5 |
| Higiene dos alimentos | 3 | 4 | 5 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 3 | 4 |
| Expressão oral | 2 | 3 | |
| Compreensão escrita | 4 | 4 | |
| Expressão escrita | 3 | 3 | |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 5 | 5 |
| Raciocínio abstrato para resolução de problemas | 3 | 3 | |
| Trabalho com números | Compreensão numérica | 4 | 4 |
| Expressão numérica | 3 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Coordenação corporal bruta | 4 | 4 |
| Flexibilidade de extensão | 4 | 4 | |
| Flexibilidade dinâmica | 3 | 3 | |
| Força estática | 3 | 3 | |
| Vigor (estamina) | 4 | 4 | |
| Habilidades psicomotoras | Estabilidade (firmeza) braço-mão | 4 | 4 |
| Destreza dos dedos (ou digital) | 3 | 3 | |
| Destreza manual | 4 | 4 | |
| Coordenação multimembros | 3 | 3 | |
| Velocidade de pulso-dedos | 4 | 4 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 3 | 3 |
| Percepção de profundidade | 4 | 4 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 4 | 4 | |
| Discriminação de cor visual | 4 | 4 | |
| Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....) | Outras - sensibilidade olfativa | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 4 | 4 |
| Fornecimento de informações | 3 | 3 | |
| Cooperação | 4 | 4 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de instruções simples e rotineiras | 5 | 5 |
| Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas | 3 | 3 | |
| Habilidades organizacionais | Análise de garantia de qualidade | 4 | 4 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Avaliação de trabalho ou atividade | Avaliação do próprio desempenho, com alguma orientação | 4 |
| Trabalho sob supervisão direta | Trabalho sob supervisão direta, com alguma autonomia | 4 |
Atuam no setor primário da economia (agricultura, pecuária, pesca) e na fabricação de produtos alimentares e bebidas como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente, em ambiente fechado e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse, e em posições desconfortáveis durante longos períodos. No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, pó, odores e câmaras frias.
O Desidratador de alimentos (CBO 8414-32) pertence à família dos Trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .
O código é CBO 8414-32 (ou CBO 841432 sem o hífen), dentro da família 8414 (Trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos), no grande grupo 8 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).
Prepara e desidrata frutas, legumes, verduras e outros produtos alimentícios, para aumentar sua consistência e seu prazo de conservação. Planeja o trabalho, seguindo ordem de serviço e programação da produção. Aplica medidas e ações previstas em boas práticas de fabricação (BPF) da indústria alimentícia. Cumpre legislação sanitária, normas técnicas, normas de higiene na manipulação de alimentos, n…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Fábricas de Alimentos, Fábricas de Pós Alimentícios, Fábricas de Conservas de Legumes, Laticínios.
A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.