Salário para o cargo de Comissário de café
CBO 1414-05 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Comissário de café - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Comissário de café

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);

Atividades

  • recepcionar mercadorias;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • promover funcionários;
  • participar de reuniões;
  • elaborar plano de investimentos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • gerir custos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • gerir investimentos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • remanejar leiaute;
  • delegar atribuições;
  • entrevistar candidatos;
  • orientar clientes;
  • transferir numerário para o banco;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • analisar tendências do mercado;
  • exercer liderança;
  • cooperar na definição de projetos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • implantar técnicas de vendas;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • manter apresentação pessoal;
  • examinar currículos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • administrar remanejamentos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • providenciar integração de funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • demonstrar motivação;
  • elaborar normas e instruções;
  • expressar-se oralmente;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • representar a empresa;
  • determinar perfis profissionais;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • formular incentivos de produtividade;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • gerir compras;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • cobrar resultados;
  • captar recursos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • buscar atualização profissional;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • avaliar desempenho;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • instruir subordinados;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • operar equipamentos de informática;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • planejar compras e locações;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • promover programas prevencionistas;
  • gerir estoques;
  • propor compra de novos itens;
  • estimular a motivação das equipes;
  • contratar serviços;
  • expressar-se gestualmente;
  • agir com dinamismo;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • designar equipe para projeto;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • fazer orçamentos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • definir estratégias de terceirização;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • exercitar a autonomia;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • resolver reclamações de clientes;
  • divulgar mercadorias e serviços;


Setores que mais contratam Comissário de café no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Supermercados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Comércio atacadista de leite e laticínios
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Fabricação de laticínios
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Fabricação de produtos de panificação industrial




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