Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Comissário de café
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- atender aos clientes;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- demonstrar competências pessoais;
- estruturar equipes de trabalho;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- gerir recursos materiais e financeiros;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
Atividades
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- manter apresentação pessoal;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- examinar currículos;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- estimular a motivação das equipes;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- contratar serviços;
- cobrar resultados;
- instruir subordinados;
- elaborar normas e instruções;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- captar recursos;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- transferir numerário para o banco;
- exercitar a autonomia;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- implementar reciclagem de funcionários;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- recomendar promoção de funcionários;
- entrevistar candidatos;
- orientar clientes;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- exercer liderança;
- designar equipe para projeto;
- promover programas prevencionistas;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- fazer orçamentos;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- recepcionar mercadorias;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- representar a empresa;
- analisar tendências do mercado;
- divulgar mercadorias e serviços;
- elaborar plano de investimentos;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- expressar-se gestualmente;
- propor compra de novos itens;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- gerir compras;
- realizar reuniões com a equipe;
- negociar preços e condições de pagamento;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- administrar conflitos entre funcionários;
- cooperar na definição de projetos;
- formular incentivos de produtividade;
- expressar-se oralmente;
- gerenciar contratos de serviços;
- administrar remanejamentos;
- prestar assistência social aos funcionários;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- implantar técnicas de vendas;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- providenciar integração de funcionários;
- prover ações de preservação ambiental;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- determinar perfis profissionais;
- agir com dinamismo;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- demonstrar motivação;
- acompanhar rotinas administrativas;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- argumentar com convicção (persuasão);
- definir estratégias de terceirização;
- apreciar inovações organizacionais;
- buscar atualização profissional;
- participar de reuniões;
- remanejar leiaute;
- promover funcionários;
- operar equipamentos de informática;
- gerir estoques;
- atender agentes de fiscalização;
- controlar o cumprimento de normas;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- gerir custos;
- resolver reclamações de clientes;
- colaborar na definição de epi e epc;
- gerir investimentos;
- delegar atribuições;
- definir perfil do consumidor final;
- planejar compras e locações;
- medir resultados de treinamento;
- revisar manuais de procedimentos;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- acompanhar a execução orçamentária;
- monitorar o andamento de projetos;
- avaliar desempenho;
- liberar mercadorias para entrega;
Setores que mais contratam Comissário de café no mercado de trabalho
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
- Supermercados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio atacadista de leite e laticínios
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Fabricação de laticínios
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Fabricação de produtos de panificação industrial