Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Comissário de café
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- estruturar equipes de trabalho;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- demonstrar competências pessoais;
- atender aos clientes;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
Atividades
- planejar compras e locações;
- revisar manuais de procedimentos;
- manter apresentação pessoal;
- fazer orçamentos;
- implantar técnicas de vendas;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- gerenciar contratos de serviços;
- monitorar o andamento de projetos;
- exercitar a autonomia;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- negociar preços e condições de pagamento;
- prover ações de preservação ambiental;
- recomendar promoção de funcionários;
- buscar atualização profissional;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- recepcionar mercadorias;
- entrevistar candidatos;
- cobrar resultados;
- promover funcionários;
- controlar o cumprimento de normas;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- promover programas prevencionistas;
- determinar perfis profissionais;
- expressar-se oralmente;
- formular incentivos de produtividade;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- argumentar com convicção (persuasão);
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- acompanhar a execução orçamentária;
- colaborar na definição de epi e epc;
- administrar remanejamentos;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- instruir subordinados;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- liberar mercadorias para entrega;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- participar de reuniões;
- definir perfil do consumidor final;
- atender agentes de fiscalização;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- elaborar plano de investimentos;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- divulgar mercadorias e serviços;
- representar a empresa;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- captar recursos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- remanejar leiaute;
- demonstrar motivação;
- administrar conflitos entre funcionários;
- gerir investimentos;
- gerir compras;
- examinar currículos;
- operar equipamentos de informática;
- expressar-se gestualmente;
- delegar atribuições;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- propor compra de novos itens;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- transferir numerário para o banco;
- designar equipe para projeto;
- avaliar desempenho;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- cooperar na definição de projetos;
- estimular a motivação das equipes;
- providenciar integração de funcionários;
- resolver reclamações de clientes;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- contratar serviços;
- exercer liderança;
- elaborar normas e instruções;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- definir estratégias de terceirização;
- prestar assistência social aos funcionários;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- medir resultados de treinamento;
- implementar reciclagem de funcionários;
- agir com dinamismo;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- orientar clientes;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- realizar reuniões com a equipe;
- apreciar inovações organizacionais;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- gerir estoques;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- gerir custos;
- analisar tendências do mercado;
- acompanhar rotinas administrativas;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
Setores que mais contratam Comissário de café no mercado de trabalho
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
- Supermercados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio atacadista de leite e laticínios
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Fabricação de laticínios
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Fabricação de produtos de panificação industrial