Salário para o cargo de Charcuteiro - no comércio - conta própria
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Charcuteiro - no comércio - conta própria - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Charcuteiro - no comércio - conta própria

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • medir resultados de treinamento;
  • fazer orçamentos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • contratar serviços;
  • orientar clientes;
  • administrar remanejamentos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • avaliar desempenho;
  • qualificar fornecedores;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • atender agentes de fiscalização;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • entrevistar candidatos;
  • gerir investimentos;
  • propor compra de novos itens;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • agir com dinamismo;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • recepcionar mercadorias;
  • promover programas prevencionistas;
  • gerir custos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • analisar tendências do mercado;
  • exercitar a autonomia;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • providenciar integração de funcionários;
  • representar a empresa;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • planejar compras e locações;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • realizar reuniões com a equipe;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • delegar atribuições;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • promover funcionários;
  • elaborar normas e instruções;
  • definir perfil do consumidor final;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • determinar perfis profissionais;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • demonstrar motivação;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • definir estratégias de terceirização;
  • operar equipamentos de informática;
  • manter apresentação pessoal;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • participar de reuniões;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • designar equipe para projeto;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • gerir estoques;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • implantar técnicas de vendas;
  • cobrar resultados;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • remanejar leiaute;
  • examinar currículos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • transferir numerário para o banco;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • elaborar plano de investimentos;
  • instruir subordinados;
  • gerir compras;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • resolver reclamações de clientes;
  • buscar atualização profissional;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • captar recursos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • exercer liderança;
  • cooperar na definição de projetos;
  • expressar-se gestualmente;
  • expressar-se oralmente;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;


Setores que mais contratam Charcuteiro - no comércio - conta própria no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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