Salário para o cargo de Charcuteiro - no comércio - conta própria
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Charcuteiro - no comércio - conta própria - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Charcuteiro - no comércio - conta própria

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;

Atividades

  • orientar clientes;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • entrevistar candidatos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • expressar-se oralmente;
  • transferir numerário para o banco;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • exercer liderança;
  • avaliar desempenho;
  • recepcionar mercadorias;
  • gerir estoques;
  • participar de reuniões;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • operar equipamentos de informática;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • exercitar a autonomia;
  • delegar atribuições;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • analisar tendências do mercado;
  • cobrar resultados;
  • medir resultados de treinamento;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • buscar atualização profissional;
  • expressar-se gestualmente;
  • demonstrar motivação;
  • elaborar plano de investimentos;
  • manter apresentação pessoal;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • fazer orçamentos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • gerir investimentos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • implantar técnicas de vendas;
  • formular incentivos de produtividade;
  • elaborar normas e instruções;
  • propor compra de novos itens;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • agir com dinamismo;
  • designar equipe para projeto;
  • qualificar fornecedores;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • providenciar integração de funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • representar a empresa;
  • definir estratégias de terceirização;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • gerir compras;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • determinar perfis profissionais;
  • instruir subordinados;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • estimular a motivação das equipes;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • definir perfil do consumidor final;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • examinar currículos;
  • gerir custos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • cooperar na definição de projetos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • remanejar leiaute;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • captar recursos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • promover programas prevencionistas;
  • contratar serviços;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • promover funcionários;
  • administrar remanejamentos;


Setores que mais contratam Charcuteiro - no comércio - conta própria no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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