Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Carvoeiro - no comércio - empregador
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- demonstrar competências pessoais;
- estruturar equipes de trabalho;
- atender aos clientes;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
Atividades
- definir estratégias de terceirização;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- agir com dinamismo;
- cooperar na definição de projetos;
- expressar-se gestualmente;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- qualificar fornecedores;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- gerir estoques;
- remanejar leiaute;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- exercitar a autonomia;
- acompanhar a execução orçamentária;
- gerir investimentos;
- planejar compras e locações;
- apreciar inovações organizacionais;
- divulgar mercadorias e serviços;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- contratar serviços;
- cobrar resultados;
- controlar o cumprimento de normas;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- propor compra de novos itens;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- providenciar integração de funcionários;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- exercer liderança;
- orientar clientes;
- recepcionar mercadorias;
- buscar atualização profissional;
- elaborar normas e instruções;
- operar equipamentos de informática;
- elaborar plano de investimentos;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- implementar reciclagem de funcionários;
- resolver reclamações de clientes;
- acompanhar rotinas administrativas;
- promover funcionários;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- prover ações de preservação ambiental;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- administrar conflitos entre funcionários;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- negociar preços e condições de pagamento;
- gerir custos;
- analisar tendências do mercado;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- transferir numerário para o banco;
- designar equipe para projeto;
- manter apresentação pessoal;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- gerenciar contratos de serviços;
- colaborar na definição de epi e epc;
- definir perfil do consumidor final;
- captar recursos;
- delegar atribuições;
- promover programas prevencionistas;
- administrar remanejamentos;
- formular incentivos de produtividade;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- atender agentes de fiscalização;
- entrevistar candidatos;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- demonstrar motivação;
- fazer orçamentos;
- representar a empresa;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- argumentar com convicção (persuasão);
- estimular a motivação das equipes;
- gerir compras;
- implantar técnicas de vendas;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- expressar-se oralmente;
- instruir subordinados;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- examinar currículos;
- determinar perfis profissionais;
- realizar reuniões com a equipe;
- avaliar desempenho;
- medir resultados de treinamento;
- liberar mercadorias para entrega;
- prestar assistência social aos funcionários;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- participar de reuniões;
- recomendar promoção de funcionários;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- monitorar o andamento de projetos;
Setores que mais contratam Carvoeiro - no comércio - empregador no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos