Salário para o cargo de Cantineiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cantineiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Cantineiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);

Atividades

  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • entrevistar candidatos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • determinar perfis profissionais;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • administrar remanejamentos;
  • delegar atribuições;
  • expressar-se gestualmente;
  • providenciar integração de funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • avaliar desempenho;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • examinar currículos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • cooperar na definição de projetos;
  • analisar tendências do mercado;
  • resolver reclamações de clientes;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • captar recursos;
  • elaborar normas e instruções;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • recepcionar mercadorias;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • expressar-se oralmente;
  • definir perfil do consumidor final;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • participar de reuniões;
  • designar equipe para projeto;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • orientar clientes;
  • promover programas prevencionistas;
  • implantar técnicas de vendas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • formular incentivos de produtividade;
  • gerir investimentos;
  • cobrar resultados;
  • medir resultados de treinamento;
  • gerir estoques;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • contratar serviços;
  • buscar atualização profissional;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • exercer liderança;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • representar a empresa;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • promover funcionários;
  • fazer orçamentos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • agir com dinamismo;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • demonstrar motivação;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • propor compra de novos itens;
  • gerir custos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • operar equipamentos de informática;
  • gerir compras;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • planejar compras e locações;
  • elaborar plano de investimentos;
  • remanejar leiaute;
  • qualificar fornecedores;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • instruir subordinados;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • exercitar a autonomia;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • estimular a motivação das equipes;
  • definir estratégias de terceirização;
  • manter apresentação pessoal;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;


Setores que mais contratam Cantineiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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