Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Cantineiro (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- gerir recursos materiais e financeiros;
- atender aos clientes;
- estruturar equipes de trabalho;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
Atividades
- zelar pela organização do local de trabalho;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- elaborar plano de investimentos;
- acompanhar rotinas administrativas;
- implantar técnicas de vendas;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- definir perfil do consumidor final;
- medir resultados de treinamento;
- transferir numerário para o banco;
- instruir subordinados;
- fazer orçamentos;
- controlar o cumprimento de normas;
- colaborar na definição de epi e epc;
- definir estratégias de terceirização;
- cooperar na definição de projetos;
- avaliar desempenho;
- entrevistar candidatos;
- gerir compras;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- expressar-se gestualmente;
- propor compra de novos itens;
- demonstrar motivação;
- orientar clientes;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- determinar perfis profissionais;
- buscar atualização profissional;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- liberar mercadorias para entrega;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- formular incentivos de produtividade;
- gerir custos;
- exercitar a autonomia;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- administrar conflitos entre funcionários;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- examinar currículos;
- cobrar resultados;
- participar de reuniões;
- estimular a motivação das equipes;
- analisar tendências do mercado;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- delegar atribuições;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- implementar reciclagem de funcionários;
- qualificar fornecedores;
- contratar serviços;
- negociar preços e condições de pagamento;
- gerir investimentos;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- representar a empresa;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- prestar assistência social aos funcionários;
- administrar remanejamentos;
- divulgar mercadorias e serviços;
- gerenciar contratos de serviços;
- expressar-se oralmente;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- resolver reclamações de clientes;
- remanejar leiaute;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- promover funcionários;
- atender agentes de fiscalização;
- realizar reuniões com a equipe;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- designar equipe para projeto;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- agir com dinamismo;
- exercer liderança;
- apreciar inovações organizacionais;
- elaborar normas e instruções;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- promover programas prevencionistas;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- monitorar o andamento de projetos;
- argumentar com convicção (persuasão);
- gerir estoques;
- acompanhar a execução orçamentária;
- captar recursos;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- providenciar integração de funcionários;
- planejar compras e locações;
- recomendar promoção de funcionários;
- prover ações de preservação ambiental;
- recepcionar mercadorias;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- manter apresentação pessoal;
- operar equipamentos de informática;
Setores que mais contratam Cantineiro (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos