Salário para o cargo de Bibliopola
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Bibliopola - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Bibliopola

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;

Atividades

  • estimular a motivação das equipes;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • planejar compras e locações;
  • entrevistar candidatos;
  • orientar clientes;
  • gerir custos;
  • representar a empresa;
  • participar de reuniões;
  • exercer liderança;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • exercitar a autonomia;
  • providenciar integração de funcionários;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • demonstrar motivação;
  • fazer orçamentos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • cobrar resultados;
  • atender agentes de fiscalização;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • delegar atribuições;
  • recepcionar mercadorias;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • gerir compras;
  • gerir estoques;
  • expressar-se oralmente;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • transferir numerário para o banco;
  • designar equipe para projeto;
  • determinar perfis profissionais;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • resolver reclamações de clientes;
  • captar recursos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • formular incentivos de produtividade;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • promover funcionários;
  • contratar serviços;
  • definir perfil do consumidor final;
  • definir estratégias de terceirização;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • monitorar o andamento de projetos;
  • propor compra de novos itens;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • operar equipamentos de informática;
  • analisar tendências do mercado;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • implantar técnicas de vendas;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • avaliar desempenho;
  • elaborar plano de investimentos;
  • remanejar leiaute;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • promover programas prevencionistas;
  • cooperar na definição de projetos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • examinar currículos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • manter apresentação pessoal;
  • qualificar fornecedores;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • instruir subordinados;
  • buscar atualização profissional;
  • administrar remanejamentos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • elaborar normas e instruções;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • expressar-se gestualmente;
  • gerir investimentos;
  • agir com dinamismo;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • medir resultados de treinamento;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • prestar assistência social aos funcionários;


Setores que mais contratam Bibliopola no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




Profissões em Destaque: