Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Bibliopola
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- demonstrar competências pessoais;
- atender aos clientes;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- estruturar equipes de trabalho;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
Atividades
- atender agentes de fiscalização;
- elaborar normas e instruções;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- participar de reuniões;
- promover funcionários;
- gerir investimentos;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- definir perfil do consumidor final;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- acompanhar rotinas administrativas;
- avaliar desempenho;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- contratar serviços;
- operar equipamentos de informática;
- administrar conflitos entre funcionários;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- delegar atribuições;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- definir estratégias de terceirização;
- cooperar na definição de projetos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- designar equipe para projeto;
- formular incentivos de produtividade;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- buscar atualização profissional;
- acompanhar a execução orçamentária;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- realizar reuniões com a equipe;
- gerir estoques;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- argumentar com convicção (persuasão);
- instruir subordinados;
- exercer liderança;
- negociar preços e condições de pagamento;
- administrar remanejamentos;
- captar recursos;
- fazer orçamentos;
- monitorar o andamento de projetos;
- cobrar resultados;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- planejar compras e locações;
- liberar mercadorias para entrega;
- entrevistar candidatos;
- transferir numerário para o banco;
- gerir compras;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- divulgar mercadorias e serviços;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- propor compra de novos itens;
- expressar-se gestualmente;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- estimular a motivação das equipes;
- remanejar leiaute;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- prover ações de preservação ambiental;
- agir com dinamismo;
- gerir custos;
- prestar assistência social aos funcionários;
- gerenciar contratos de serviços;
- representar a empresa;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- controlar o cumprimento de normas;
- resolver reclamações de clientes;
- qualificar fornecedores;
- exercitar a autonomia;
- apreciar inovações organizacionais;
- implantar técnicas de vendas;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- promover programas prevencionistas;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- examinar currículos;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- determinar perfis profissionais;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- orientar clientes;
- manter apresentação pessoal;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- recepcionar mercadorias;
- analisar tendências do mercado;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- expressar-se oralmente;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- elaborar plano de investimentos;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- demonstrar motivação;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- providenciar integração de funcionários;
- implementar reciclagem de funcionários;
- colaborar na definição de epi e epc;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- medir resultados de treinamento;
- recomendar promoção de funcionários;
Setores que mais contratam Bibliopola no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos