Salário para o cargo de Bibliopola
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Bibliopola - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Bibliopola

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;

Atividades

  • promover programas prevencionistas;
  • fazer orçamentos;
  • gerir custos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • definir perfil do consumidor final;
  • atender agentes de fiscalização;
  • designar equipe para projeto;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • expressar-se oralmente;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • implantar técnicas de vendas;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • elaborar plano de investimentos;
  • propor compra de novos itens;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • exercitar a autonomia;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • medir resultados de treinamento;
  • remanejar leiaute;
  • entrevistar candidatos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • administrar remanejamentos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • buscar atualização profissional;
  • orientar clientes;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • agir com dinamismo;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • instruir subordinados;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • cooperar na definição de projetos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • demonstrar motivação;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • exercer liderança;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • manter apresentação pessoal;
  • representar a empresa;
  • participar de reuniões;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • definir estratégias de terceirização;
  • analisar tendências do mercado;
  • transferir numerário para o banco;
  • operar equipamentos de informática;
  • formular incentivos de produtividade;
  • promover funcionários;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • captar recursos;
  • gerir compras;
  • planejar compras e locações;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • cobrar resultados;
  • examinar currículos;
  • elaborar normas e instruções;
  • gerir investimentos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • qualificar fornecedores;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • determinar perfis profissionais;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • delegar atribuições;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • avaliar desempenho;
  • contratar serviços;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • expressar-se gestualmente;
  • gerir estoques;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • estimular a motivação das equipes;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • recepcionar mercadorias;


Setores que mais contratam Bibliopola no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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