Salário para o cargo de Bibliopola
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Bibliopola - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Bibliopola

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);

Atividades

  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • analisar tendências do mercado;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • recepcionar mercadorias;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • estimular a motivação das equipes;
  • participar de reuniões;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • examinar currículos;
  • manter apresentação pessoal;
  • determinar perfis profissionais;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • representar a empresa;
  • formular incentivos de produtividade;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • definir perfil do consumidor final;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • gerir custos;
  • entrevistar candidatos;
  • delegar atribuições;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • definir estratégias de terceirização;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • planejar compras e locações;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • exercitar a autonomia;
  • propor compra de novos itens;
  • expressar-se gestualmente;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • providenciar integração de funcionários;
  • designar equipe para projeto;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • gerir compras;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • captar recursos;
  • qualificar fornecedores;
  • instruir subordinados;
  • transferir numerário para o banco;
  • agir com dinamismo;
  • administrar remanejamentos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • gerir estoques;
  • promover programas prevencionistas;
  • elaborar plano de investimentos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • buscar atualização profissional;
  • resolver reclamações de clientes;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • elaborar normas e instruções;
  • remanejar leiaute;
  • gerir investimentos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • orientar clientes;
  • demonstrar motivação;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • cooperar na definição de projetos;
  • contratar serviços;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • fazer orçamentos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • promover funcionários;
  • avaliar desempenho;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • cobrar resultados;
  • exercer liderança;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • medir resultados de treinamento;
  • operar equipamentos de informática;
  • expressar-se oralmente;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;


Setores que mais contratam Bibliopola no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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