Salário para o cargo de Bazareiro
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Bazareiro - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Bazareiro

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • liberar mercadorias para entrega;
  • expressar-se oralmente;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • orientar clientes;
  • gerir compras;
  • instruir subordinados;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • estimular a motivação das equipes;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • examinar currículos;
  • captar recursos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • atender agentes de fiscalização;
  • recepcionar mercadorias;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • resolver reclamações de clientes;
  • agir com dinamismo;
  • operar equipamentos de informática;
  • formular incentivos de produtividade;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • gerir custos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • determinar perfis profissionais;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • qualificar fornecedores;
  • remanejar leiaute;
  • providenciar integração de funcionários;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • designar equipe para projeto;
  • administrar remanejamentos;
  • promover funcionários;
  • entrevistar candidatos;
  • demonstrar motivação;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • promover programas prevencionistas;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • exercer liderança;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • expressar-se gestualmente;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • buscar atualização profissional;
  • representar a empresa;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • delegar atribuições;
  • propor compra de novos itens;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • transferir numerário para o banco;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • elaborar normas e instruções;
  • cooperar na definição de projetos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • participar de reuniões;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • exercitar a autonomia;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • avaliar desempenho;
  • definir estratégias de terceirização;
  • definir perfil do consumidor final;
  • gerir estoques;
  • analisar tendências do mercado;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • manter apresentação pessoal;
  • cobrar resultados;
  • implantar técnicas de vendas;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • gerir investimentos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • contratar serviços;
  • elaborar plano de investimentos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • fazer orçamentos;


Setores que mais contratam Bazareiro no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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