Salário para o cargo de Bazareiro
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Bazareiro - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Bazareiro

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • instruir subordinados;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • fazer orçamentos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • formular incentivos de produtividade;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • resolver reclamações de clientes;
  • manter apresentação pessoal;
  • providenciar integração de funcionários;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • administrar remanejamentos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • designar equipe para projeto;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • exercer liderança;
  • determinar perfis profissionais;
  • elaborar plano de investimentos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • definir estratégias de terceirização;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • gerir custos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • operar equipamentos de informática;
  • captar recursos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • expressar-se oralmente;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • representar a empresa;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • promover programas prevencionistas;
  • exercitar a autonomia;
  • medir resultados de treinamento;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • buscar atualização profissional;
  • orientar clientes;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • remanejar leiaute;
  • examinar currículos;
  • contratar serviços;
  • recepcionar mercadorias;
  • analisar tendências do mercado;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • propor compra de novos itens;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • gerir compras;
  • cooperar na definição de projetos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • agir com dinamismo;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • recomendar promoção de funcionários;
  • gerir estoques;
  • gerir investimentos;
  • entrevistar candidatos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • definir perfil do consumidor final;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • participar de reuniões;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • transferir numerário para o banco;
  • elaborar normas e instruções;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • delegar atribuições;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • demonstrar motivação;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • atender agentes de fiscalização;
  • estimular a motivação das equipes;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • qualificar fornecedores;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • avaliar desempenho;
  • implantar técnicas de vendas;
  • planejar compras e locações;
  • cobrar resultados;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • expressar-se gestualmente;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • promover funcionários;


Setores que mais contratam Bazareiro no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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