Salário para o cargo de Bazareiro
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Bazareiro - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Bazareiro

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);

Atividades

  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • exercer liderança;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • expressar-se oralmente;
  • instruir subordinados;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • analisar tendências do mercado;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • gerir investimentos;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • promover funcionários;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • resolver reclamações de clientes;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • buscar atualização profissional;
  • contratar serviços;
  • definir estratégias de terceirização;
  • representar a empresa;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • captar recursos;
  • gerir estoques;
  • entrevistar candidatos;
  • recepcionar mercadorias;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • agir com dinamismo;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • participar de reuniões;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • atender agentes de fiscalização;
  • definir perfil do consumidor final;
  • determinar perfis profissionais;
  • gerir custos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • cooperar na definição de projetos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • propor compra de novos itens;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • administrar remanejamentos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • elaborar plano de investimentos;
  • gerir compras;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • transferir numerário para o banco;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • fazer orçamentos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • demonstrar motivação;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • elaborar normas e instruções;
  • operar equipamentos de informática;
  • estimular a motivação das equipes;
  • planejar compras e locações;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • orientar clientes;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • manter apresentação pessoal;
  • expressar-se gestualmente;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • remanejar leiaute;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • cobrar resultados;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • formular incentivos de produtividade;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • qualificar fornecedores;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • delegar atribuições;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • examinar currículos;
  • avaliar desempenho;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • promover programas prevencionistas;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • exercitar a autonomia;
  • providenciar integração de funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • designar equipe para projeto;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;


Setores que mais contratam Bazareiro no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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