Salário para o cargo de Avaliador de produtos do meio de comunicação
CBO 3524-10 > Profissionais de direitos autorais e de avaliação de produtos dos meios de comunicação

Avaliador de produtos do meio de comunicação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preservam e protegem os direitos do cidadão, avaliando os produtos dos meios de comunicação, sob os aspectos éticos, educativos e artísticos, podendo realizar sua classificação indicativa e qualitativa. Preservam os direitos do autor, analisando, arrecadando e distribuindo direitos autorais.

Quanto ganha um Avaliador de produtos do meio de comunicação

Um Avaliador de produtos do meio de comunicação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.210,49 e R$ 8.822,65, com a média salarial de R$ 3.138,44 e o salário mediana em R$ 2.111,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Avaliador de produtos do meio de comunicação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.138,44 37.661,24 784,61 15,00
1º Quartil 1.210,49 14.525,91 302,62 5,79
Salário Mediana 2.111,50 25.338,00 527,88 10,09
3º Quartil 6.728,53 80.742,37 1.682,13 32,16
Teto Salarial 8.822,65 105.871,82 2.205,66 42,17


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de inspeção, fiscalização e coordenação administrativa
        • Profissionais de direitos autorais e de avaliação de produtos dos meios de comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.404 - 8.893 3.580,18 1.403,55 2.500,00 7.342,08 8.892,95
Jeceaba - MG 1.050 - 1.377 1.081,84 1.050,00 1.050,00 1.136,83 1.376,97
Rio de Janeiro - RJ 1.192 - 1.905 1.375,11 1.192,07 1.358,50 1.572,65 1.904,84
Curitiba - PR 2.250 - 5.953 3.568,87 2.250,00 3.700,00 4.914,78 5.952,93
Belo Horizonte - MG 1.296 - 4.845 2.154,75 1.296,00 1.652,00 4.000,00 4.844,92
Passo Fundo - RS 1.384 - 2.260 1.710,86 1.384,00 1.810,00 1.866,00 2.260,16
Jaraguá do Sul - SC 2.550 - 5.882 3.230,61 2.550,00 3.000,00 4.856,54 5.882,39


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.408 - 10.237 4.067,91 1.408,27 3.000,00 8.451,78 10.237,05
Minas Gerais 1.050 - 3.547 1.588,12 1.050,00 1.197,67 2.928,57 3.547,17
Paraná 1.975 - 5.805 3.414,80 1.974,67 3.700,00 4.793,05 5.805,49
Rio de Janeiro 1.192 - 1.905 1.365,67 1.192,07 1.358,50 1.572,65 1.904,84
Rio Grande do Sul 1.384 - 6.258 2.449,22 1.384,00 1.810,00 5.166,50 6.257,82
Santa Catarina 2.331 - 5.424 3.199,40 2.330,75 3.000,00 4.478,27 5.424,21


Principais locais de trabalho

Profissionais de direitos autorais e de avaliação de produtos dos meios de comunicação as ocupações de avaliador e de ouvidor (ombudsman) do meio de comunicação são exercidas por funcionários das empresas que veiculam o conteúdo da comunicação, como, por exemplo, os conteúdos de um canal de televisão de sinal aberto. Os agentes e técnicos em direitos autorais atuam na fiscalização, cobrança e aplicação de multas, em locais onde se tocam músicas, como: estações de rádio, teatro, casa noturna, etc. Estão expostos a grupos de pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de direitos autorais e de avaliação de produtos dos meios de comunicação

O exercício das ocupações de avaliador e ouvidor (ombudsman) do meio de comunicação requer formação universitária e experiência comprovada em avaliação de conteúdos. Geralmente, trabalham em equipe interdisciplinar. As ocupações de direitos autorais requerem formação de nível médio.


Funções e atividades do Avaliador de produtos do meio de comunicação

Profissionais de direitos autorais e de avaliação de produtos dos meios de comunicação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar contratos de espetáculos nacionais e estrangeiros;
  • preservar os direitos do cidadão;
  • distribuir direitos autorais;
  • proteger os direitos do autor;
  • implementar procedimentos Éticos;
  • assessorar a elaboração de métodos de avaliação;
  • arrecadar direitos autorais;

  • Atividades

    • demonstrar organização;
    • avaliar produtos;
    • estabelecer diálogo com produtores e distribuidores de programação;
    • demonstrar iniciativa;
    • monitorar execuções e sincronizações musicais;
    • monitorar utilização de outras obras com direitos;
    • demonstrar extroversão;
    • monitorar espetáculos públicos, transmissões e publicações;
    • assessorar atividades de criação e produção;
    • agir com senso de ética profissional;
    • quantificar programas de geração própria, jornalístico, informativo e cultural;
    • negociar arrecadação de direitos autorais;
    • emitir boleto de cobrança bancária;
    • estabelecer interação entre áreas jurídica e de produção;
    • vistoriar aplicação do código de ética;
    • fornecer informações ao público;
    • identificar autores das obras utilizadas;
    • classificar produtos;
    • analisar liberação prévia do autor;
    • cobrar direitos contratuais;
    • demonstrar espírito crítico;
    • classificar ocorrências que infringem o código de ética;
    • elaborar contratos;
    • pagar direitos autorais;
    • demonstrar habilidade no trato com pessoas;
    • notificar infratores;
    • avaliar conteúdos de espetáculos;
    • receber cadastros das associações de autores;
    • identificar espetáculos;
    • conferir sinalização de recomendação;
    • avaliar conteúdo da mídia impressa;
    • participar da elaboração do código de ética;
    • negociar débitos com inadimplentes;
    • avalizar contratos de espetáculos nacionais e estrangeiros;
    • coordenar a elaboração do código de ética;
    • avaliar conteúdos de páginas da internet;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • assessorar ações educativas da instituição;
    • interagir com sindicatos e associações;
    • demonstrar formação profissional na área;
    • avaliar programação de rádio e televisão;
    • assessorar a definição de métodos de proteção dos direitos autorais, intelectuais e outros;
    • verificar o cumprimento da legislação do trabalho do menor e do adulto;
    • propor objetivos e indicadores de qualidade;
    • avaliar função educativa dos programas;
    • monitorar aspectos éticos das produções internas e externas;
    • demonstrar experiência;
    • cadastrar usuários de obras artísticas;
    • controlar as audições;
    • indicar faixas etárias;
    • sugerir aperfeiçoamento do produto;
    • tomar providências jurídicas;
    • demonstrar sensibilidade nos atos e ações;
    • analisar autorização de trabalho de artistas nacionais e estrangeiros;
    • encaminhar cobrança judicial;
    • comunicar as infrações à ética;
    • acompanhar liquidação do boleto bancário;
    • entrosar-se com o meio;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • fiscalizar as bilheterias de evento;
    • demonstrar firmeza;
    • analisar contratos e cachês dos artistas;


    Setores que mais contratam Avaliador de produtos do meio de comunicação no mercado de trabalho

    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática (desativado)
    • Outras atividades de publicidade
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Extração de areia, cascalho ou pedregulho e beneficiamento associado
    • Fabricação de painéis e letreiros luminosos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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