Salário para o cargo de Avaliador de produtos do meio de comunicação
CBO 3524-10 > Profissionais de direitos autorais e de avaliação de produtos dos meios de comunicação

Avaliador de produtos do meio de comunicação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preservam e protegem os direitos do cidadão, avaliando os produtos dos meios de comunicação, sob os aspectos éticos, educativos e artísticos, podendo realizar sua classificação indicativa e qualitativa. Preservam os direitos do autor, analisando, arrecadando e distribuindo direitos autorais.

Quanto ganha um Avaliador de produtos do meio de comunicação

Um Avaliador de produtos do meio de comunicação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.210,49 e R$ 8.822,65, com a média salarial de R$ 3.138,44 e o salário mediana em R$ 2.111,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Avaliador de produtos do meio de comunicação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.138,44 37.661,24 784,61 15,00
1º Quartil 1.210,49 14.525,91 302,62 5,79
Salário Mediana 2.111,50 25.338,00 527,88 10,09
3º Quartil 6.728,53 80.742,37 1.682,13 32,16
Teto Salarial 8.822,65 105.871,82 2.205,66 42,17


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de inspeção, fiscalização e coordenação administrativa
        • Profissionais de direitos autorais e de avaliação de produtos dos meios de comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.404 - 8.893 3.580,18 1.403,55 2.500,00 7.342,08 8.892,95
Jeceaba - MG 1.050 - 1.377 1.081,84 1.050,00 1.050,00 1.136,83 1.376,97
Rio de Janeiro - RJ 1.192 - 1.905 1.375,11 1.192,07 1.358,50 1.572,65 1.904,84
Curitiba - PR 2.250 - 5.953 3.568,87 2.250,00 3.700,00 4.914,78 5.952,93
Belo Horizonte - MG 1.296 - 4.845 2.154,75 1.296,00 1.652,00 4.000,00 4.844,92
Passo Fundo - RS 1.384 - 2.260 1.710,86 1.384,00 1.810,00 1.866,00 2.260,16
Jaraguá do Sul - SC 2.550 - 5.882 3.230,61 2.550,00 3.000,00 4.856,54 5.882,39


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.408 - 10.237 4.067,91 1.408,27 3.000,00 8.451,78 10.237,05
Minas Gerais 1.050 - 3.547 1.588,12 1.050,00 1.197,67 2.928,57 3.547,17
Paraná 1.975 - 5.805 3.414,80 1.974,67 3.700,00 4.793,05 5.805,49
Rio de Janeiro 1.192 - 1.905 1.365,67 1.192,07 1.358,50 1.572,65 1.904,84
Rio Grande do Sul 1.384 - 6.258 2.449,22 1.384,00 1.810,00 5.166,50 6.257,82
Santa Catarina 2.331 - 5.424 3.199,40 2.330,75 3.000,00 4.478,27 5.424,21


Principais locais de trabalho

Profissionais de direitos autorais e de avaliação de produtos dos meios de comunicação as ocupações de avaliador e de ouvidor (ombudsman) do meio de comunicação são exercidas por funcionários das empresas que veiculam o conteúdo da comunicação, como, por exemplo, os conteúdos de um canal de televisão de sinal aberto. Os agentes e técnicos em direitos autorais atuam na fiscalização, cobrança e aplicação de multas, em locais onde se tocam músicas, como: estações de rádio, teatro, casa noturna, etc. Estão expostos a grupos de pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de direitos autorais e de avaliação de produtos dos meios de comunicação

O exercício das ocupações de avaliador e ouvidor (ombudsman) do meio de comunicação requer formação universitária e experiência comprovada em avaliação de conteúdos. Geralmente, trabalham em equipe interdisciplinar. As ocupações de direitos autorais requerem formação de nível médio.


Funções e atividades do Avaliador de produtos do meio de comunicação

Profissionais de direitos autorais e de avaliação de produtos dos meios de comunicação devem:

  • supervisionar contratos de espetáculos nacionais e estrangeiros;
  • assessorar a elaboração de métodos de avaliação;
  • preservar os direitos do cidadão;
  • distribuir direitos autorais;
  • arrecadar direitos autorais;
  • implementar procedimentos Éticos;
  • proteger os direitos do autor;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • demonstrar formação profissional na área;
    • fornecer informações ao público;
    • assessorar atividades de criação e produção;
    • classificar produtos;
    • avaliar conteúdos de páginas da internet;
    • receber cadastros das associações de autores;
    • acompanhar liquidação do boleto bancário;
    • tomar providências jurídicas;
    • coordenar a elaboração do código de ética;
    • demonstrar organização;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • agir com senso de ética profissional;
    • demonstrar sensibilidade nos atos e ações;
    • assessorar a definição de métodos de proteção dos direitos autorais, intelectuais e outros;
    • classificar ocorrências que infringem o código de ética;
    • demonstrar firmeza;
    • conferir sinalização de recomendação;
    • entrosar-se com o meio;
    • estabelecer interação entre áreas jurídica e de produção;
    • identificar espetáculos;
    • demonstrar habilidade no trato com pessoas;
    • demonstrar experiência;
    • notificar infratores;
    • analisar liberação prévia do autor;
    • demonstrar espírito crítico;
    • elaborar contratos;
    • monitorar espetáculos públicos, transmissões e publicações;
    • vistoriar aplicação do código de ética;
    • negociar arrecadação de direitos autorais;
    • cobrar direitos contratuais;
    • quantificar programas de geração própria, jornalístico, informativo e cultural;
    • monitorar aspectos éticos das produções internas e externas;
    • avaliar conteúdos de espetáculos;
    • verificar o cumprimento da legislação do trabalho do menor e do adulto;
    • comunicar as infrações à ética;
    • avaliar função educativa dos programas;
    • controlar as audições;
    • monitorar utilização de outras obras com direitos;
    • analisar autorização de trabalho de artistas nacionais e estrangeiros;
    • participar da elaboração do código de ética;
    • sugerir aperfeiçoamento do produto;
    • analisar contratos e cachês dos artistas;
    • cadastrar usuários de obras artísticas;
    • identificar autores das obras utilizadas;
    • demonstrar extroversão;
    • assessorar ações educativas da instituição;
    • avalizar contratos de espetáculos nacionais e estrangeiros;
    • avaliar produtos;
    • encaminhar cobrança judicial;
    • indicar faixas etárias;
    • interagir com sindicatos e associações;
    • pagar direitos autorais;
    • negociar débitos com inadimplentes;
    • fiscalizar as bilheterias de evento;
    • monitorar execuções e sincronizações musicais;
    • emitir boleto de cobrança bancária;
    • demonstrar iniciativa;
    • propor objetivos e indicadores de qualidade;
    • avaliar conteúdo da mídia impressa;
    • estabelecer diálogo com produtores e distribuidores de programação;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • avaliar programação de rádio e televisão;


    Setores que mais contratam Avaliador de produtos do meio de comunicação no mercado de trabalho

    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática (desativado)
    • Outras atividades de publicidade
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Fabricação de painéis e letreiros luminosos
    • Extração de areia, cascalho ou pedregulho e beneficiamento associado




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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