Salário para o cargo de Avaliador de produtos do meio de comunicação
CBO 3524-10 > Profissionais de direitos autorais e de avaliação de produtos dos meios de comunicação

Avaliador de produtos do meio de comunicação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preservam e protegem os direitos do cidadão, avaliando os produtos dos meios de comunicação, sob os aspectos éticos, educativos e artísticos, podendo realizar sua classificação indicativa e qualitativa. Preservam os direitos do autor, analisando, arrecadando e distribuindo direitos autorais.

Quanto ganha um Avaliador de produtos do meio de comunicação

Um Avaliador de produtos do meio de comunicação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.413,14 e R$ 7.850,72, com a média salarial de R$ 3.138,44 e o salário mediana em R$ 2.111,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Avaliador de produtos do meio de comunicação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.138,44 37.661,24 784,61 15,00
1º Quartil 1.413,14 16.957,74 353,29 6,75
Salário Mediana 2.111,50 25.338,00 527,88 10,09
3º Quartil 5.987,30 71.847,54 1.496,82 28,62
Teto Salarial 7.850,72 94.208,65 1.962,68 37,52


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de inspeção, fiscalização e coordenação administrativa
        • Profissionais de direitos autorais e de avaliação de produtos dos meios de comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.404 - 8.893 3.580,18 1.403,55 2.500,00 7.342,08 8.892,95
Jeceaba - MG 1.050 - 1.377 1.081,84 1.050,00 1.050,00 1.136,83 1.376,97
Rio de Janeiro - RJ 1.192 - 1.905 1.375,11 1.192,07 1.358,50 1.572,65 1.904,84
Curitiba - PR 2.250 - 5.953 3.568,87 2.250,00 3.700,00 4.914,78 5.952,93
Belo Horizonte - MG 1.296 - 4.845 2.154,75 1.296,00 1.652,00 4.000,00 4.844,92
Passo Fundo - RS 1.384 - 2.260 1.710,86 1.384,00 1.810,00 1.866,00 2.260,16
Jaraguá do Sul - SC 2.550 - 5.882 3.230,61 2.550,00 3.000,00 4.856,54 5.882,39


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.408 - 10.237 4.067,91 1.408,27 3.000,00 8.451,78 10.237,05
Minas Gerais 1.050 - 3.547 1.588,12 1.050,00 1.197,67 2.928,57 3.547,17
Paraná 1.975 - 5.805 3.414,80 1.974,67 3.700,00 4.793,05 5.805,49
Rio de Janeiro 1.192 - 1.905 1.365,67 1.192,07 1.358,50 1.572,65 1.904,84
Rio Grande do Sul 1.384 - 6.258 2.449,22 1.384,00 1.810,00 5.166,50 6.257,82
Santa Catarina 2.331 - 5.424 3.199,40 2.330,75 3.000,00 4.478,27 5.424,21


Principais locais de trabalho

Profissionais de direitos autorais e de avaliação de produtos dos meios de comunicação as ocupações de avaliador e de ouvidor (ombudsman) do meio de comunicação são exercidas por funcionários das empresas que veiculam o conteúdo da comunicação, como, por exemplo, os conteúdos de um canal de televisão de sinal aberto. Os agentes e técnicos em direitos autorais atuam na fiscalização, cobrança e aplicação de multas, em locais onde se tocam músicas, como: estações de rádio, teatro, casa noturna, etc. Estão expostos a grupos de pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de direitos autorais e de avaliação de produtos dos meios de comunicação

O exercício das ocupações de avaliador e ouvidor (ombudsman) do meio de comunicação requer formação universitária e experiência comprovada em avaliação de conteúdos. Geralmente, trabalham em equipe interdisciplinar. As ocupações de direitos autorais requerem formação de nível médio.


Funções e atividades do Avaliador de produtos do meio de comunicação

Profissionais de direitos autorais e de avaliação de produtos dos meios de comunicação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar a elaboração de métodos de avaliação;
  • distribuir direitos autorais;
  • arrecadar direitos autorais;
  • implementar procedimentos Éticos;
  • supervisionar contratos de espetáculos nacionais e estrangeiros;
  • preservar os direitos do cidadão;
  • proteger os direitos do autor;

  • Atividades

    • avaliar programação de rádio e televisão;
    • sugerir aperfeiçoamento do produto;
    • identificar espetáculos;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • demonstrar sensibilidade nos atos e ações;
    • quantificar programas de geração própria, jornalístico, informativo e cultural;
    • negociar débitos com inadimplentes;
    • avaliar conteúdos de espetáculos;
    • encaminhar cobrança judicial;
    • vistoriar aplicação do código de ética;
    • entrosar-se com o meio;
    • interagir com sindicatos e associações;
    • identificar autores das obras utilizadas;
    • coordenar a elaboração do código de ética;
    • analisar contratos e cachês dos artistas;
    • assessorar ações educativas da instituição;
    • demonstrar organização;
    • monitorar espetáculos públicos, transmissões e publicações;
    • demonstrar firmeza;
    • assessorar a definição de métodos de proteção dos direitos autorais, intelectuais e outros;
    • avaliar conteúdos de páginas da internet;
    • cadastrar usuários de obras artísticas;
    • pagar direitos autorais;
    • classificar produtos;
    • elaborar contratos;
    • receber cadastros das associações de autores;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • avalizar contratos de espetáculos nacionais e estrangeiros;
    • comunicar as infrações à ética;
    • classificar ocorrências que infringem o código de ética;
    • avaliar produtos;
    • demonstrar iniciativa;
    • avaliar função educativa dos programas;
    • assessorar atividades de criação e produção;
    • cobrar direitos contratuais;
    • demonstrar espírito crítico;
    • estabelecer interação entre áreas jurídica e de produção;
    • agir com senso de ética profissional;
    • fornecer informações ao público;
    • indicar faixas etárias;
    • demonstrar extroversão;
    • propor objetivos e indicadores de qualidade;
    • demonstrar experiência;
    • verificar o cumprimento da legislação do trabalho do menor e do adulto;
    • fiscalizar as bilheterias de evento;
    • notificar infratores;
    • avaliar conteúdo da mídia impressa;
    • tomar providências jurídicas;
    • controlar as audições;
    • demonstrar habilidade no trato com pessoas;
    • demonstrar formação profissional na área;
    • participar da elaboração do código de ética;
    • monitorar execuções e sincronizações musicais;
    • estabelecer diálogo com produtores e distribuidores de programação;
    • acompanhar liquidação do boleto bancário;
    • analisar liberação prévia do autor;
    • conferir sinalização de recomendação;
    • analisar autorização de trabalho de artistas nacionais e estrangeiros;
    • monitorar utilização de outras obras com direitos;
    • emitir boleto de cobrança bancária;
    • negociar arrecadação de direitos autorais;
    • monitorar aspectos éticos das produções internas e externas;


    Setores que mais contratam Avaliador de produtos do meio de comunicação no mercado de trabalho

    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática (desativado)
    • Outras atividades de publicidade
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Fabricação de painéis e letreiros luminosos
    • Extração de areia, cascalho ou pedregulho e beneficiamento associado




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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