Salário para o cargo de Auxiliar de museus
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Auxiliar de museus - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Auxiliar de museus

Um Auxiliar de museus trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.317,48 e R$ 8.235,85, com a média salarial de R$ 3.804,12 e o salário mediana em R$ 2.854,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de museus

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.804,12 45.649,41 951,03 19,07
1º Quartil 2.317,48 27.809,72 579,37 11,62
Salário Mediana 2.854,00 34.248,00 713,50 14,31
3º Quartil 6.281,01 75.372,14 1.570,25 31,48
Teto Salarial 8.235,85 98.830,22 2.058,96 41,28


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.384 - 9.358 4.100,64 2.383,69 2.841,00 7.725,66 9.357,55
Rio de Janeiro - RJ 2.438 - 7.216 3.715,30 2.438,12 3.350,00 5.957,71 7.216,16
Belo Horizonte - MG 2.917 - 6.366 3.878,29 2.917,00 3.551,00 5.255,67 6.365,82
Fortaleza - CE 1.701 - 6.547 3.127,92 1.701,00 1.786,00 5.405,33 6.547,10
Brasília - DF 1.624 - 6.507 3.598,73 1.624,00 3.931,00 5.372,50 6.507,33
Belém - PA 1.760 - 5.973 2.980,57 1.760,00 1.760,00 4.931,00 5.972,58
Salvador - BA 2.887 - 5.444 4.036,51 2.887,00 4.495,00 4.495,00 5.444,48
Osasco - SP 8.480 - 15.211 9.159,67 8.480,00 8.480,00 12.558,00 15.210,63
Armação de Búzios - RJ 1.547 - 1.959 1.575,00 1.547,00 1.547,00 1.617,00 1.958,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.332 - 9.984 4.284,86 2.331,55 2.854,00 8.242,81 9.983,94
Rio de Janeiro 1.547 - 6.850 3.245,37 1.546,92 2.590,00 5.655,80 6.850,47
Minas Gerais 2.223 - 6.349 3.466,12 2.222,56 2.917,00 5.241,75 6.348,96
Rio Grande do Sul 1.808 - 8.020 3.414,67 1.808,00 2.513,50 6.621,67 8.020,36
Ceará 1.701 - 6.547 3.127,92 1.701,00 1.786,00 5.405,33 6.547,10
Distrito Federal 1.624 - 6.507 3.598,73 1.624,00 3.931,00 5.372,50 6.507,33
Bahia 2.679 - 5.750 3.961,01 2.678,50 4.495,00 4.747,50 5.750,31
Pará 1.760 - 5.973 2.980,57 1.760,00 1.760,00 4.931,00 5.972,58


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Auxiliar de museus

Arquivistas e museólogos devem:

  • comunicar-se;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • conservar acervos;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • dar acesso À informação;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;

  • Atividades

    • contatar instituições para sediar exposições;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • representar oficialmente a instituição;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • codificar documentos de arquivo;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • determinar discurso expositivo;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • proceder com flexibilidade;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • atender usuários;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • descrever as características dos acervos;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • atualizar-se;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • orientar estagiários;
    • armazenar documentos/acervos;
    • coordenar exposições;
    • ser meticuloso;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • evidenciar senso de organização;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • elaborar plano de classificação;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • administrar prazos;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • descartar documentos de arquivo;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • planejar a exposição;
    • identificar fundos de arquivos;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • ministrar cursos e palestras;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • registrar documentos de arquivo;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • organizar monitorias;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • organizar museus;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • higienizar documentos/acervos;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • preparar material educativo;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • catalogar documentos/acervos;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • definir a tipologia do documento;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • proceder com criatividade;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • redigir a correspondência oficial;
    • identificar documentos e acervos;
    • classificar documentos de arquivo;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • preparar visitas técnicas;
    • representar a informação;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • definir o perfil do museu;
    • ordenar documentos;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • negociar parcerias e produtos;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • avaliar documentação;
    • orientar as políticas do acervo;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • inventariar acervo;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • monitorar as condições ambientais;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • selecionar documentos para exposição;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • trabalhar em equipe;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • divulgar o acervo;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • participar de conselhos profissionais;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • desenvolver estudos do público-alvo;


    Setores que mais contratam Auxiliar de museus no mercado de trabalho

    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Ensino de artes cênicas, exceto dança




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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