Salário para o cargo de Auxiliar administrativo de diretoria
CBO 2523-05 > Secretárias(os) executivas(os)

Auxiliar administrativo de diretoria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Auxiliar administrativo de diretoria

Um Auxiliar administrativo de diretoria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.509,93 e R$ 6.955,59, com a média salarial de R$ 2.842,56 e o salário mediana em R$ 1.758,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar administrativo de diretoria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.842,56 34.110,68 710,64 13,35
1º Quartil 1.509,93 18.119,21 377,48 7,09
Salário Mediana 1.758,00 21.096,00 439,50 8,26
3º Quartil 5.304,63 63.655,53 1.326,16 24,91
Teto Salarial 6.955,59 83.467,04 1.738,90 32,66


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.823 - 15.996 5.947,38 1.823,48 4.006,50 13.206,26 15.995,82
Brasília - DF 1.558 - 15.736 5.348,75 1.558,04 3.087,78 12.991,39 15.735,56
Belo Horizonte - MG 1.657 - 12.184 4.421,34 1.657,13 2.909,00 10.059,40 12.184,25
Goiânia - GO 1.425 - 6.331 2.531,25 1.424,70 1.700,00 5.227,12 6.331,24
Rio de Janeiro - RJ 1.565 - 17.897 5.926,75 1.564,65 3.500,00 14.775,83 17.896,93
Manaus - AM 1.488 - 7.210 2.858,31 1.488,16 2.000,00 5.952,58 7.209,94
Florianópolis - SC 1.726 - 9.776 4.770,45 1.726,06 4.603,00 8.071,38 9.776,29
Curitiba - PR 1.597 - 8.799 3.396,53 1.597,25 2.200,00 7.264,47 8.798,94
Cuiabá - MT 1.421 - 4.704 2.154,40 1.421,20 1.606,00 3.883,39 4.703,67
Porto Alegre - RS 1.583 - 11.360 4.130,26 1.583,31 2.574,00 9.378,56 11.359,59
Fortaleza - CE 1.436 - 8.151 3.165,07 1.436,30 2.136,00 6.729,19 8.150,59
Campo Grande - MS 1.429 - 4.181 2.057,17 1.428,92 1.625,00 3.451,95 4.181,11
Salvador - BA 1.500 - 9.565 3.877,54 1.500,04 2.769,50 7.896,74 9.564,77
Teresina - PI 1.437 - 5.836 2.975,72 1.436,51 2.853,24 4.818,25 5.836,01
Palmas - TO 1.412 - 3.639 1.865,78 1.412,00 1.500,00 3.004,58 3.639,23
São Luís - MA 1.463 - 8.449 3.667,51 1.462,51 2.810,00 6.975,40 8.448,81
Recife - PE 1.485 - 9.109 3.315,95 1.485,29 2.000,00 7.520,41 9.108,95
Uberlândia - MG 1.438 - 4.097 2.018,06 1.438,31 1.600,00 3.382,45 4.096,93
Belém - PA 1.416 - 6.982 2.836,99 1.416,30 2.100,00 5.764,47 6.982,09
Londrina - PR 1.544 - 4.716 2.264,71 1.544,07 1.800,00 3.893,42 4.715,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.557 - 11.496 4.002,01 1.556,55 2.200,00 9.491,55 11.496,45
Minas Gerais 1.412 - 5.762 2.343,49 1.412,00 1.550,00 4.757,10 5.761,94
Goiás 1.412 - 4.374 2.037,00 1.412,00 1.500,00 3.611,39 4.374,23
Rio Grande do Sul 1.481 - 5.125 2.302,85 1.481,32 1.713,00 4.231,04 5.124,76
Paraná 1.445 - 5.049 2.316,93 1.444,90 1.808,00 4.168,53 5.049,05
Santa Catarina 1.605 - 6.641 2.781,05 1.604,89 1.922,00 5.483,05 6.641,23
Mato Grosso 1.412 - 3.439 1.862,34 1.412,00 1.565,00 2.839,36 3.439,11
Rio de Janeiro 1.469 - 14.496 4.662,38 1.468,59 2.200,00 11.968,00 14.496,00
Distrito Federal 1.558 - 15.736 5.348,75 1.558,04 3.087,78 12.991,39 15.735,56
Mato Grosso do Sul 1.423 - 3.283 1.837,82 1.423,10 1.600,00 2.710,51 3.283,05
Bahia 1.412 - 6.224 2.466,07 1.412,00 1.520,00 5.138,22 6.223,57
Pará 1.412 - 4.128 1.993,92 1.412,00 1.519,00 3.408,47 4.128,44
Amazonas 1.461 - 7.113 2.829,69 1.460,62 2.000,00 5.872,31 7.112,71
Rondônia 1.412 - 3.165 1.775,41 1.412,00 1.506,00 2.612,70 3.164,58
Pernambuco 1.424 - 6.518 2.644,71 1.423,96 1.738,00 5.381,64 6.518,41
Maranhão 1.412 - 6.214 2.473,06 1.412,00 1.500,00 5.130,12 6.213,75
Ceará 1.412 - 7.555 2.911,26 1.412,04 1.802,00 6.237,72 7.555,32
Tocantins 1.412 - 3.232 1.760,61 1.412,00 1.440,00 2.668,18 3.231,79
Espírito Santo 1.423 - 4.923 2.185,19 1.423,49 1.549,50 4.064,16 4.922,63
Piauí 1.413 - 5.579 2.560,92 1.413,29 2.097,00 4.606,44 5.579,46
Rio Grande do Norte 1.412 - 8.422 3.157,84 1.412,00 1.956,50 6.953,30 8.422,04
Paraíba 1.413 - 5.295 2.234,75 1.412,57 1.510,00 4.371,24 5.294,58
Alagoas 1.412 - 6.491 2.486,09 1.412,00 1.500,00 5.359,10 6.491,10
Acre 1.412 - 3.945 1.998,23 1.412,00 1.524,00 3.257,05 3.945,04
Sergipe 1.412 - 5.524 2.251,72 1.412,00 1.500,00 4.560,60 5.523,93
Roraima 1.412 - 5.486 2.250,71 1.412,00 1.500,00 4.529,25 5.485,96
Amapá 1.412 - 4.773 2.191,46 1.412,00 1.706,00 3.940,30 4.772,61


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Auxiliar administrativo de diretoria

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • organizar eventos e viagens;
  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • gerenciar informações;
  • elaborar documentos;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • gerir suprimentos;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);

  • Atividades

    • transcrever textos;
    • dar suporte a expatriados;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • orientar pessoas;
    • contratar serviços de terceiros;
    • selecionar pessoal;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • cobrar relatórios;
    • encaminhar certificados;
    • direcionar informações;
    • escolher cardápio;
    • controlar prazos;
    • marcar compromissos;
    • solicitar verbas;
    • reservar sala/local;
    • assinar documentação escolar;
    • acompanhar processos;
    • demonstrar iniciativa;
    • elaborar atas;
    • cobrar ações;
    • fazer checklist;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • elaborar prestação de contas;
    • demonstrar discrição;
    • demonstrar proatividade;
    • enviar convite ou convocação;
    • conferir material;
    • ordenar documentos;
    • formatar documentos;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • pesquisar local;
    • cotar preços;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • protocolar correspondência;
    • identificar o assunto;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • controlar cronogramas;
    • trabalhar sob pressão;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • fornecer informações;
    • cancelar compromissos;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • dar suporte durante o evento;
    • atualizar arquivos;
    • capacitar equipe;
    • controlar malote;
    • traduzir documentos;
    • programar as atividades da equipe;
    • revisar traduções;
    • elaborar lista de presença;
    • demonstrar dinamismo;
    • definir horários;
    • receber correspondência;
    • recepcionar pessoas;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • demonstrar sensibilidade;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • elaborar convites e convocações;
    • pesquisar informações e dados;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • administrar pendências;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • datilografar documentos;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • encaminhar documentos;
    • demonstrar paciência;
    • triar correspondência;
    • atender pedidos e solicitações;
    • digitar documentos;
    • reproduzir documentos;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • preparar sala/local;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • confirmar presença;
    • prestar serviço de intérprete;
    • formular pedidos de compra;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • secretariar reuniões;
    • divulgar informações;
    • levantar necessidades de material;
    • demonstrar senso de organização;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • administrar arquivos;
    • registrar correspondência;
    • adaptar-se a mudanças;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • contornar situações adversas;
    • dar suporte em reuniões;
    • encaminhar pessoas;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • trabalhar em equipe;
    • requisitar material;
    • elaborar base de dados;
    • transmitir fax;
    • cadastrar documentos;
    • atender ligações telefônicas;
    • fazer ligações telefônicas;
    • ciceronear visitas;
    • tomar ditados;
    • cobrar respostas;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • administrar estresse;
    • confeccionar clippings;
    • identificar a natureza do documento;
    • preparar apresentações;
    • anotar informações;
    • avaliar a equipe;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • ler documentos;
    • classificar documentos;
    • anotar recados;
    • redigir documentos;
    • elaborar relatórios;
    • enviar correspondência;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • colher assinatura;
    • elaborar documentação escolar;
    • arquivar correspondência;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • transmitir recados;


    Setores que mais contratam Auxiliar administrativo de diretoria no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços advocatícios
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista