Salário para o cargo de Armeiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Armeiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Armeiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • gerir estoques;
  • instruir subordinados;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • promover funcionários;
  • implantar técnicas de vendas;
  • medir resultados de treinamento;
  • agir com dinamismo;
  • buscar atualização profissional;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • contratar serviços;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • demonstrar motivação;
  • cobrar resultados;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • gerir compras;
  • gerir custos;
  • expressar-se gestualmente;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • examinar currículos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • manter apresentação pessoal;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • propor compra de novos itens;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • providenciar integração de funcionários;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • definir perfil do consumidor final;
  • exercer liderança;
  • estimular a motivação das equipes;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • resolver reclamações de clientes;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • exercitar a autonomia;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • designar equipe para projeto;
  • analisar tendências do mercado;
  • definir estratégias de terceirização;
  • participar de reuniões;
  • determinar perfis profissionais;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • qualificar fornecedores;
  • expressar-se oralmente;
  • recepcionar mercadorias;
  • fazer orçamentos;
  • representar a empresa;
  • elaborar plano de investimentos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • atender agentes de fiscalização;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • promover programas prevencionistas;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • avaliar desempenho;
  • gerir investimentos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • orientar clientes;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • formular incentivos de produtividade;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • planejar compras e locações;
  • transferir numerário para o banco;
  • remanejar leiaute;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • captar recursos;
  • entrevistar candidatos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • operar equipamentos de informática;
  • administrar remanejamentos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • cooperar na definição de projetos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • elaborar normas e instruções;
  • delegar atribuições;
  • divulgar mercadorias e serviços;


Setores que mais contratam Armeiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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