Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Subchefe de loja (operações comerciais)
- Arrozeiro (comércio)
- Locador de pedalinho para lazer
- Cacaulista
- Peleteiro (comércio varejista)
- Distribuidor de revistas
- Boiadeiro - no comércio de gado - empregador
- Comerciante varejista
- Vendeiro (comércio varejista)
- Botequineiro
- Retalhista (comércio varejista)
- Negociante (comércio varejista - empregador)
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Antiquário (comércio atacadista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- atender aos clientes;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- estruturar equipes de trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
Atividades
- gerir custos;
- implantar técnicas de vendas;
- participar de reuniões;
- contratar serviços;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- entrevistar candidatos;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- providenciar integração de funcionários;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- divulgar mercadorias e serviços;
- colaborar na definição de epi e epc;
- exercer liderança;
- examinar currículos;
- remanejar leiaute;
- buscar atualização profissional;
- representar a empresa;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- exercitar a autonomia;
- apreciar inovações organizacionais;
- elaborar plano de investimentos;
- cooperar na definição de projetos;
- transferir numerário para o banco;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- orientar clientes;
- administrar remanejamentos;
- delegar atribuições;
- promover funcionários;
- agir com dinamismo;
- recepcionar mercadorias;
- cobrar resultados;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- planejar racionalização do uso de recursos;
- prestar assistência social aos funcionários;
- definir estratégias de terceirização;
- revisar manuais de procedimentos;
- negociar preços e condições de pagamento;
- acompanhar a execução orçamentária;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- implementar reciclagem de funcionários;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- expressar-se oralmente;
- operar equipamentos de informática;
- instruir subordinados;
- propor compra de novos itens;
- elaborar normas e instruções;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- monitorar o andamento de projetos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- planejar compras e locações;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- atender agentes de fiscalização;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- analisar tendências do mercado;
- gerir investimentos;
- realizar reuniões com a equipe;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- gerenciar contratos de serviços;
- expressar-se gestualmente;
- manter apresentação pessoal;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- estimular a motivação das equipes;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- promover programas prevencionistas;
- gerir estoques;
- fazer orçamentos;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- resolver reclamações de clientes;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- medir resultados de treinamento;
- formular incentivos de produtividade;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- liberar mercadorias para entrega;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- captar recursos;
- acompanhar rotinas administrativas;
- designar equipe para projeto;
- recomendar promoção de funcionários;
- demonstrar motivação;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- gerir compras;
- definir perfil do consumidor final;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- administrar conflitos entre funcionários;
- argumentar com convicção (persuasão);
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- prover ações de preservação ambiental;
- controlar o cumprimento de normas;
- determinar perfis profissionais;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- avaliar desempenho;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
Setores que mais contratam Antiquário (comércio atacadista) no mercado de trabalho
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
- Supermercados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio atacadista de leite e laticínios
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Fabricação de laticínios
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Fabricação de produtos de panificação industrial