Salário para o cargo de Antiquário (comércio atacadista)
CBO 1414-05 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Antiquário (comércio atacadista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Antiquário (comércio atacadista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • cobrar resultados;
  • formular incentivos de produtividade;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • estimular a motivação das equipes;
  • providenciar integração de funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • expressar-se gestualmente;
  • promover funcionários;
  • gerir compras;
  • implantar técnicas de vendas;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • elaborar normas e instruções;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • transferir numerário para o banco;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • exercitar a autonomia;
  • analisar tendências do mercado;
  • gerir investimentos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • avaliar desempenho;
  • recepcionar mercadorias;
  • definir perfil do consumidor final;
  • designar equipe para projeto;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • promover programas prevencionistas;
  • propor compra de novos itens;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • operar equipamentos de informática;
  • fazer orçamentos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • remanejar leiaute;
  • exercer liderança;
  • buscar atualização profissional;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • examinar currículos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • elaborar plano de investimentos;
  • delegar atribuições;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • planejar compras e locações;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • atender agentes de fiscalização;
  • determinar perfis profissionais;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • gerir custos;
  • administrar remanejamentos;
  • instruir subordinados;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • orientar clientes;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • definir estratégias de terceirização;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • manter apresentação pessoal;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • participar de reuniões;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • agir com dinamismo;
  • representar a empresa;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • liberar mercadorias para entrega;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • revisar manuais de procedimentos;
  • entrevistar candidatos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • cooperar na definição de projetos;
  • demonstrar motivação;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • contratar serviços;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • captar recursos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • expressar-se oralmente;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • medir resultados de treinamento;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • gerir estoques;
  • resolver reclamações de clientes;


Setores que mais contratam Antiquário (comércio atacadista) no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Supermercados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Comércio atacadista de leite e laticínios
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Fabricação de laticínios
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Fabricação de produtos de panificação industrial




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