Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Estancieiro (comércio varejista)
- Papeleiro (comércio varejista)
- Negociante (comércio varejista - empregador)
- Proprietário de loja (comércio varejista)
- Joalheiro (comércio varejista)
- Madeireiro (comércio varejista)
- Fruteiro (comércio varejista)
- Locador de bóia para lazer
- Gerente de loja e supermercado
- Madeireiro (comércio atacadista)
- Gerente de carrocerias (vendas a varejo)
- Gerente de mercearia
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Antiquário (comércio atacadista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- estruturar equipes de trabalho;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- demonstrar competências pessoais;
- atender aos clientes;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
Atividades
- buscar atualização profissional;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- prover ações de preservação ambiental;
- fazer orçamentos;
- instruir subordinados;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- demonstrar motivação;
- propor compra de novos itens;
- designar equipe para projeto;
- elaborar plano de investimentos;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- delegar atribuições;
- revisar manuais de procedimentos;
- transferir numerário para o banco;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- exercer liderança;
- divulgar mercadorias e serviços;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- participar de reuniões;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- contratar serviços;
- prestar assistência social aos funcionários;
- gerir investimentos;
- elaborar normas e instruções;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- cobrar resultados;
- apreciar inovações organizacionais;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- expressar-se gestualmente;
- promover programas prevencionistas;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- recepcionar mercadorias;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- gerir custos;
- planejar compras e locações;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- monitorar o andamento de projetos;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- liberar mercadorias para entrega;
- exercitar a autonomia;
- expressar-se oralmente;
- representar a empresa;
- argumentar com convicção (persuasão);
- atender agentes de fiscalização;
- gerenciar contratos de serviços;
- providenciar integração de funcionários;
- negociar preços e condições de pagamento;
- recomendar promoção de funcionários;
- orientar clientes;
- definir estratégias de terceirização;
- cooperar na definição de projetos;
- acompanhar a execução orçamentária;
- entrevistar candidatos;
- implantar técnicas de vendas;
- definir perfil do consumidor final;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- administrar remanejamentos;
- implementar reciclagem de funcionários;
- examinar currículos;
- remanejar leiaute;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- gerir estoques;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- analisar tendências do mercado;
- formular incentivos de produtividade;
- controlar o cumprimento de normas;
- captar recursos;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- operar equipamentos de informática;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- estimular a motivação das equipes;
- acompanhar rotinas administrativas;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- medir resultados de treinamento;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- manter apresentação pessoal;
- determinar perfis profissionais;
- resolver reclamações de clientes;
- agir com dinamismo;
- gerir compras;
- promover funcionários;
- avaliar desempenho;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- realizar reuniões com a equipe;
- colaborar na definição de epi e epc;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- administrar conflitos entre funcionários;
Setores que mais contratam Antiquário (comércio atacadista) no mercado de trabalho
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
- Supermercados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio atacadista de leite e laticínios
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Fabricação de laticínios
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Fabricação de produtos de panificação industrial