Salário para o cargo de Antiquário (comércio atacadista)
CBO 1414-05 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Antiquário (comércio atacadista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Antiquário (comércio atacadista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • captar recursos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • gerir custos;
  • planejar compras e locações;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • contratar serviços;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • providenciar integração de funcionários;
  • designar equipe para projeto;
  • recepcionar mercadorias;
  • determinar perfis profissionais;
  • definir estratégias de terceirização;
  • instruir subordinados;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • representar a empresa;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • demonstrar motivação;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • participar de reuniões;
  • expressar-se oralmente;
  • exercer liderança;
  • propor compra de novos itens;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • resolver reclamações de clientes;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • exercitar a autonomia;
  • gerir compras;
  • operar equipamentos de informática;
  • promover programas prevencionistas;
  • administrar remanejamentos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • gerir estoques;
  • elaborar normas e instruções;
  • cooperar na definição de projetos;
  • fazer orçamentos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • estimular a motivação das equipes;
  • analisar tendências do mercado;
  • implantar técnicas de vendas;
  • medir resultados de treinamento;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • transferir numerário para o banco;
  • atender agentes de fiscalização;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • expressar-se gestualmente;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • formular incentivos de produtividade;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • orientar clientes;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • definir perfil do consumidor final;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • delegar atribuições;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • promover funcionários;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • examinar currículos;
  • avaliar desempenho;
  • agir com dinamismo;
  • buscar atualização profissional;
  • gerir investimentos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • remanejar leiaute;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • entrevistar candidatos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • manter apresentação pessoal;
  • cobrar resultados;
  • elaborar plano de investimentos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;


Setores que mais contratam Antiquário (comércio atacadista) no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Supermercados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Comércio atacadista de leite e laticínios
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Fabricação de laticínios
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Fabricação de produtos de panificação industrial




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