Salário para o cargo de Analista de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Analista de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Analista de cobrança

Cobradores devem:

  • cobrar valores devidos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar cobranças indevidas;
  • informar ao devedor;
  • atualizar cadastro;
  • preparar cobrança;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • comunicar-se com devedor;

Atividades

  • definir data de promessa de pagamento;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • identificar-se ao devedor;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • demonstrar desinibição;
  • fechar negociações com devedor;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • demonstrar paciência;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • anexar documentos;
  • definir estratégias de cobrança;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • demonstrar segurança;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • informar devedor sobre o débito;
  • informar locais de pagamento;
  • registrar informações da negociação;
  • demonstrar disciplina;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • operar sistema de telefonia;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • operar meios eletrônicos;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • lidar com conflitos;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • transmitir confiança;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • demonstrar objetividade;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • demonstrar postura profissional;
  • localizar pagamento efetuado;
  • emitir recibos;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • demonstrar ambição;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • notificar débito através de carta;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • contatar fiador ou avalista;
  • analisar razões da inadimplência;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • demonstrar perseverança;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • demonstrar polidez;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);


Setores que mais contratam Analista de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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