Salário para o cargo de Analista de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Analista de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Analista de cobrança

Cobradores devem:

  • identificar cobranças indevidas;
  • atualizar cadastro;
  • informar ao devedor;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • comunicar-se com devedor;
  • cobrar valores devidos;
  • preparar cobrança;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • fechar negociações com devedor;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • transmitir confiança;
  • demonstrar desinibição;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • demonstrar objetividade;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • definir estratégias de cobrança;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • demonstrar paciência;
  • informar locais de pagamento;
  • analisar razões da inadimplência;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • notificar débito através de carta;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • contatar fiador ou avalista;
  • operar meios eletrônicos;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • operar sistema de telefonia;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • demonstrar ambição;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • anexar documentos;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • informar devedor sobre o débito;
  • localizar pagamento efetuado;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • lidar com conflitos;
  • demonstrar polidez;
  • demonstrar perseverança;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • emitir recibos;
  • demonstrar disciplina;
  • identificar-se ao devedor;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • registrar informações da negociação;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • demonstrar postura profissional;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar segurança;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;


Setores que mais contratam Analista de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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