Salário para o cargo de Analista de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Analista de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Analista de cobrança

Cobradores devem:

  • informar ao devedor;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar cobrança;
  • atualizar cadastro;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • cobrar valores devidos;
  • identificar cobranças indevidas;
  • comunicar-se com devedor;

Atividades

  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • analisar razões da inadimplência;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • transmitir confiança;
  • anexar documentos;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • operar meios eletrônicos;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • informar devedor sobre o débito;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • demonstrar ambição;
  • demonstrar perseverança;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • demonstrar objetividade;
  • informar locais de pagamento;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • demonstrar paciência;
  • operar sistema de telefonia;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • demonstrar dinamismo;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • localizar pagamento efetuado;
  • registrar informações da negociação;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • identificar-se ao devedor;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • demonstrar postura profissional;
  • fechar negociações com devedor;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • notificar débito através de carta;
  • lidar com conflitos;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • demonstrar polidez;
  • contatar fiador ou avalista;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • emitir recibos;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • demonstrar disciplina;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • definir estratégias de cobrança;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • demonstrar desinibição;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • demonstrar segurança;


Setores que mais contratam Analista de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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