Salário para o cargo de Analista de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Analista de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Analista de cobrança

Cobradores devem:

  • preparar cobrança;
  • cobrar valores devidos;
  • identificar cobranças indevidas;
  • comunicar-se com devedor;
  • atualizar cadastro;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • informar ao devedor;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • demonstrar paciência;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • informar devedor sobre o débito;
  • demonstrar desinibição;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • analisar razões da inadimplência;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • demonstrar polidez;
  • demonstrar perseverança;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • contatar fiador ou avalista;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • emitir recibos;
  • demonstrar ambição;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • operar sistema de telefonia;
  • demonstrar postura profissional;
  • definir estratégias de cobrança;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • transmitir confiança;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • demonstrar disciplina;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • demonstrar objetividade;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • informar locais de pagamento;
  • localizar pagamento efetuado;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • anexar documentos;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • lidar com conflitos;
  • fechar negociações com devedor;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • operar meios eletrônicos;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • demonstrar segurança;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • identificar-se ao devedor;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • registrar informações da negociação;
  • notificar débito através de carta;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;


Setores que mais contratam Analista de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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