Salário para o cargo de Analista de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Analista de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Analista de cobrança

Cobradores devem:

  • informar ao devedor;
  • identificar cobranças indevidas;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • comunicar-se com devedor;
  • cobrar valores devidos;
  • atualizar cadastro;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar cobrança;

Atividades

  • demonstrar habilidade numérica;
  • demonstrar ambição;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • demonstrar objetividade;
  • transmitir confiança;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • emitir recibos;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • demonstrar segurança;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • demonstrar dinamismo;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • anexar documentos;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • contatar fiador ou avalista;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • lidar com conflitos;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • operar meios eletrônicos;
  • informar locais de pagamento;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • demonstrar postura profissional;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • registrar informações da negociação;
  • demonstrar disciplina;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • identificar-se ao devedor;
  • definir estratégias de cobrança;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • levantar hipóteses de fraude;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • localizar pagamento efetuado;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • demonstrar polidez;
  • informar devedor sobre o débito;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • operar sistema de telefonia;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • demonstrar desinibição;
  • fechar negociações com devedor;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • analisar razões da inadimplência;
  • notificar débito através de carta;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • demonstrar paciência;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • demonstrar perseverança;
  • definir data de promessa de pagamento;


Setores que mais contratam Analista de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Estalageiro
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Estalageiro