Salário para o cargo de Analista de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Analista de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Analista de cobrança

Cobradores devem:

  • cobrar valores devidos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar cobranças indevidas;
  • preparar cobrança;
  • comunicar-se com devedor;
  • atualizar cadastro;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • informar ao devedor;

Atividades

  • verificar fatos geradores da dívida;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • notificar débito através de carta;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • analisar razões da inadimplência;
  • identificar-se ao devedor;
  • demonstrar segurança;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • demonstrar objetividade;
  • demonstrar ambição;
  • definir estratégias de cobrança;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • demonstrar polidez;
  • demonstrar desinibição;
  • localizar pagamento efetuado;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • transmitir confiança;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • operar sistema de telefonia;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • demonstrar perseverança;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • demonstrar disciplina;
  • informar locais de pagamento;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • anexar documentos;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • registrar informações da negociação;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • contatar fiador ou avalista;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • lidar com conflitos;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • fechar negociações com devedor;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • informar devedor sobre o débito;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • demonstrar paciência;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • emitir recibos;
  • operar meios eletrônicos;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • demonstrar dinamismo;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • demonstrar postura profissional;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • levantar hipóteses de fraude;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • demonstrar capacidade de persuasão;


Setores que mais contratam Analista de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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