Salário para o cargo de Administrador no comércio de mercadorias
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Administrador no comércio de mercadorias - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Administrador no comércio de mercadorias

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • remanejar leiaute;
  • cobrar resultados;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • representar a empresa;
  • determinar perfis profissionais;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • orientar clientes;
  • fazer orçamentos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • sugerir investimentos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • gerir compras;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • elaborar plano de investimentos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • implantar técnicas de vendas;
  • estimular a motivação das equipes;
  • examinar currículos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • redigir comunicados e normas;
  • avaliar desempenho;
  • exercer liderança;
  • formular incentivos de produtividade;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • recepcionar mercadorias;
  • participar de reuniões;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • elaborar normas e instruções;
  • promover programas prevencionistas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • analisar tendências do mercado;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • recomendar promoção de funcionários;
  • definir estratégias de terceirização;
  • delegar atribuições;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • contratar serviços;
  • providenciar integração de funcionários;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • demonstrar motivação;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • buscar atualização profissional;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • resolver reclamações de clientes;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • qualificar fornecedores;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • medir resultados de treinamento;
  • cooperar na definição de projetos;
  • planejar compras e locações;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • exercitar a autonomia;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • designar equipe para projeto;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • definir perfil do consumidor final;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • atender agentes de fiscalização;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • instruir subordinados;
  • captar recursos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • manter apresentação pessoal;
  • transferir numerário para o banco;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • gerir estoques;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • sugerir inovações;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • operar equipamentos de informática;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • agir com dinamismo;
  • propor compra de novos itens;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • expressar-se oralmente;
  • gerir custos;
  • entrevistar candidatos;
  • administrar remanejamentos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • expressar-se gestualmente;


Setores que mais contratam Administrador no comércio de mercadorias no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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