Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Distribuidor de fumo
- Distribuidor de produtos químicos
- Locador de caiaque para lazer
- Locador de cadeira para festa
- Cigarreiro (comércio varejista)
- Locador de bicicletas para lazer
- Livreiro (comércio varejista)
- Distribuidor de revistas
- Proprietário de casa funerária (comércio varejista)
- Alfarrabista (comércio varejista)
- Merceeiro
- Locador de eletrodomésticos
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Administrador no comércio de mercadorias
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- demonstrar competências pessoais;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- atender aos clientes;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- estruturar equipes de trabalho;
Atividades
- designar equipe para projeto;
- analisar tendências do mercado;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- atender agentes de fiscalização;
- agir com dinamismo;
- entrevistar candidatos;
- estimular a motivação das equipes;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- gerir custos;
- colaborar na definição de epi e epc;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- formular incentivos de produtividade;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- definir perfil do consumidor final;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- promover programas prevencionistas;
- sugerir investimentos;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- apreciar inovações organizacionais;
- controlar o cumprimento de normas;
- examinar currículos;
- redigir comunicados e normas;
- cooperar na definição de projetos;
- instruir subordinados;
- liberar mercadorias para entrega;
- divulgar mercadorias e serviços;
- administrar remanejamentos;
- expressar-se gestualmente;
- realizar reuniões com a equipe;
- revisar manuais de procedimentos;
- demonstrar motivação;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- recepcionar mercadorias;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- delegar atribuições;
- elaborar plano de investimentos;
- gerenciar contratos de serviços;
- manter apresentação pessoal;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- acompanhar rotinas administrativas;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- prover ações de preservação ambiental;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- acompanhar a execução orçamentária;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- orientar clientes;
- buscar atualização profissional;
- propor compra de novos itens;
- cobrar resultados;
- monitorar o andamento de projetos;
- contratar serviços;
- captar recursos;
- qualificar fornecedores;
- participar de reuniões;
- argumentar com convicção (persuasão);
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- transferir numerário para o banco;
- sugerir inovações;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- preparar relatórios para a diretoria;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- medir resultados de treinamento;
- gerir compras;
- remanejar leiaute;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- resolver reclamações de clientes;
- negociar preços e condições de pagamento;
- providenciar integração de funcionários;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- administrar conflitos entre funcionários;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- exercer liderança;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- recomendar promoção de funcionários;
- implantar técnicas de vendas;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- determinar perfis profissionais;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- gerir estoques;
- operar equipamentos de informática;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- fazer orçamentos;
- planejar compras e locações;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- implementar reciclagem de funcionários;
- representar a empresa;
- expressar-se oralmente;
- exercitar a autonomia;
- definir estratégias de terceirização;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- avaliar desempenho;
- elaborar normas e instruções;
Setores que mais contratam Administrador no comércio de mercadorias no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Supermercados
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de calçados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
- Comércio varejista de artigos de óptica
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Restaurantes e similares
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
- Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
- Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
- Comércio varejista de móveis
- Hipermercados