Salário para o cargo de Administrador no comércio de mercadorias
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Administrador no comércio de mercadorias - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Administrador no comércio de mercadorias

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);

Atividades

  • agir com dinamismo;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • realizar reuniões com a equipe;
  • cobrar resultados;
  • gerir custos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • remanejar leiaute;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • providenciar integração de funcionários;
  • manter apresentação pessoal;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • implantar técnicas de vendas;
  • orientar clientes;
  • contratar serviços;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • determinar perfis profissionais;
  • transferir numerário para o banco;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • redigir comunicados e normas;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • avaliar desempenho;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • instruir subordinados;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • gerir estoques;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • captar recursos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • resolver reclamações de clientes;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • exercitar a autonomia;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • examinar currículos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • operar equipamentos de informática;
  • fazer orçamentos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • entrevistar candidatos;
  • recepcionar mercadorias;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • qualificar fornecedores;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • definir perfil do consumidor final;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • representar a empresa;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • formular incentivos de produtividade;
  • expressar-se oralmente;
  • gerir compras;
  • sugerir inovações;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • delegar atribuições;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • participar de reuniões;
  • promover programas prevencionistas;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • administrar remanejamentos;
  • analisar tendências do mercado;
  • expressar-se gestualmente;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • medir resultados de treinamento;
  • demonstrar motivação;
  • planejar compras e locações;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • controlar o cumprimento de normas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • designar equipe para projeto;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • cooperar na definição de projetos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • elaborar normas e instruções;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • buscar atualização profissional;
  • exercer liderança;
  • sugerir investimentos;
  • propor compra de novos itens;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • estimular a motivação das equipes;
  • definir estratégias de terceirização;


Setores que mais contratam Administrador no comércio de mercadorias no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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