Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Administrador no comércio de mercadorias
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- atender aos clientes;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- estruturar equipes de trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
Atividades
- exercitar a autonomia;
- fazer orçamentos;
- propor compra de novos itens;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- expressar-se gestualmente;
- administrar remanejamentos;
- gerenciar contratos de serviços;
- planejar compras e locações;
- definir perfil do consumidor final;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- operar equipamentos de informática;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- resolver reclamações de clientes;
- delegar atribuições;
- transferir numerário para o banco;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- redigir comunicados e normas;
- controlar o cumprimento de normas;
- estimular a motivação das equipes;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- analisar tendências do mercado;
- gerir compras;
- implantar técnicas de vendas;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- representar a empresa;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- negociar preços e condições de pagamento;
- buscar atualização profissional;
- cobrar resultados;
- designar equipe para projeto;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- sugerir inovações;
- orientar clientes;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- medir resultados de treinamento;
- recomendar promoção de funcionários;
- prover ações de preservação ambiental;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- preparar relatórios para a diretoria;
- elaborar plano de investimentos;
- argumentar com convicção (persuasão);
- monitorar o andamento de projetos;
- contratar serviços;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- implementar reciclagem de funcionários;
- sugerir investimentos;
- remanejar leiaute;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- participar de reuniões;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- providenciar integração de funcionários;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- liberar mercadorias para entrega;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- definir estratégias de terceirização;
- agir com dinamismo;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- avaliar desempenho;
- captar recursos;
- colaborar na definição de epi e epc;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- promover programas prevencionistas;
- acompanhar a execução orçamentária;
- cooperar na definição de projetos;
- examinar currículos;
- elaborar normas e instruções;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- apreciar inovações organizacionais;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- formular incentivos de produtividade;
- gerir estoques;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- acompanhar rotinas administrativas;
- manter apresentação pessoal;
- qualificar fornecedores;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- revisar manuais de procedimentos;
- determinar perfis profissionais;
- recepcionar mercadorias;
- gerir custos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- entrevistar candidatos;
- administrar conflitos entre funcionários;
- demonstrar motivação;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- exercer liderança;
- atender agentes de fiscalização;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- expressar-se oralmente;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- instruir subordinados;
- divulgar mercadorias e serviços;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- realizar reuniões com a equipe;
Setores que mais contratam Administrador no comércio de mercadorias no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Supermercados
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de calçados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
- Comércio varejista de artigos de óptica
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Restaurantes e similares
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
- Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
- Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
- Comércio varejista de móveis
- Hipermercados