Salário para o cargo de Administrador no comércio de mercadorias
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Administrador no comércio de mercadorias - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Administrador no comércio de mercadorias

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • fazer orçamentos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • delegar atribuições;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • resolver reclamações de clientes;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • contratar serviços;
  • designar equipe para projeto;
  • operar equipamentos de informática;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • definir perfil do consumidor final;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • gerir compras;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • formular incentivos de produtividade;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • instruir subordinados;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • cobrar resultados;
  • providenciar integração de funcionários;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • elaborar plano de investimentos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • examinar currículos;
  • avaliar desempenho;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • orientar clientes;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • elaborar normas e instruções;
  • demonstrar motivação;
  • participar de reuniões;
  • analisar tendências do mercado;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • atender agentes de fiscalização;
  • representar a empresa;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • exercer liderança;
  • definir estratégias de terceirização;
  • determinar perfis profissionais;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • remanejar leiaute;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • captar recursos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • agir com dinamismo;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • planejar compras e locações;
  • implantar técnicas de vendas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • recepcionar mercadorias;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • cooperar na definição de projetos;
  • manter apresentação pessoal;
  • transferir numerário para o banco;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • redigir comunicados e normas;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • entrevistar candidatos;
  • administrar remanejamentos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • expressar-se oralmente;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • promover programas prevencionistas;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • gerir custos;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • gerir estoques;
  • exercitar a autonomia;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • sugerir inovações;
  • buscar atualização profissional;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • sugerir investimentos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • propor compra de novos itens;
  • qualificar fornecedores;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • expressar-se gestualmente;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;


Setores que mais contratam Administrador no comércio de mercadorias no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Estalageiro
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Estalageiro