Salário para o cargo de Administrador no comércio de mercadorias
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Administrador no comércio de mercadorias - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Administrador no comércio de mercadorias

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • participar de reuniões;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • cooperar na definição de projetos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • fazer orçamentos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • cobrar resultados;
  • examinar currículos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • buscar atualização profissional;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • determinar perfis profissionais;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • gerir estoques;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • agir com dinamismo;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • sugerir investimentos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • analisar tendências do mercado;
  • elaborar plano de investimentos;
  • contratar serviços;
  • sugerir inovações;
  • captar recursos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • planejar compras e locações;
  • manter apresentação pessoal;
  • demonstrar motivação;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • atender agentes de fiscalização;
  • implantar técnicas de vendas;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • providenciar integração de funcionários;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • instruir subordinados;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • resolver reclamações de clientes;
  • definir estratégias de terceirização;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • promover programas prevencionistas;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • delegar atribuições;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • expressar-se gestualmente;
  • qualificar fornecedores;
  • formular incentivos de produtividade;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • exercitar a autonomia;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • redigir comunicados e normas;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • expressar-se oralmente;
  • representar a empresa;
  • remanejar leiaute;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • monitorar o andamento de projetos;
  • gerir custos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • avaliar desempenho;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • medir resultados de treinamento;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • transferir numerário para o banco;
  • designar equipe para projeto;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • orientar clientes;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • entrevistar candidatos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • recepcionar mercadorias;
  • operar equipamentos de informática;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • gerir compras;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • elaborar normas e instruções;
  • propor compra de novos itens;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • administrar remanejamentos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • exercer liderança;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;


Setores que mais contratam Administrador no comércio de mercadorias no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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