Salário para o cargo de Administrador no comércio de mercadorias
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Administrador no comércio de mercadorias - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Administrador no comércio de mercadorias

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • controlar o cumprimento de normas;
  • analisar tendências do mercado;
  • sugerir investimentos;
  • cobrar resultados;
  • definir perfil do consumidor final;
  • administrar remanejamentos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • captar recursos;
  • fazer orçamentos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • elaborar plano de investimentos;
  • expressar-se gestualmente;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • avaliar desempenho;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • redigir comunicados e normas;
  • cooperar na definição de projetos;
  • orientar clientes;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • manter apresentação pessoal;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • transferir numerário para o banco;
  • participar de reuniões;
  • promover programas prevencionistas;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • recepcionar mercadorias;
  • delegar atribuições;
  • designar equipe para projeto;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • gerir estoques;
  • contratar serviços;
  • gerir custos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • planejar compras e locações;
  • representar a empresa;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • demonstrar motivação;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • exercer liderança;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • exercitar a autonomia;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • sugerir inovações;
  • atender agentes de fiscalização;
  • expressar-se oralmente;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • providenciar integração de funcionários;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • resolver reclamações de clientes;
  • agir com dinamismo;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • qualificar fornecedores;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • entrevistar candidatos;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • propor compra de novos itens;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • definir estratégias de terceirização;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • buscar atualização profissional;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • remanejar leiaute;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • determinar perfis profissionais;
  • examinar currículos;
  • operar equipamentos de informática;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • implantar técnicas de vendas;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • gerir compras;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • instruir subordinados;
  • elaborar normas e instruções;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • medir resultados de treinamento;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • estimular a motivação das equipes;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • apreciar inovações organizacionais;


Setores que mais contratam Administrador no comércio de mercadorias no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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