Técnico de operação em processos químicos e petroquímicos · CBO 8110-05

Técnico de operação em processos químicos e petroquímicos · CBO 8110-05

CBO 811005 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Opera instalações industriais e equipamentos de campo de processos químicos e petroquímicos. realiza análises químicas e físicas, coletando amostras de produtos e efetuando testes.

Também chamado de Mantenedor operacional de processos químicos e petroquímicos · Operador de processos químicos e petroquímicos · Técnico de processo petroquímico (operador de equipamentos)

O ofício do Técnico de operação em processos químicos e petroquímicos em uma frase CBO 811005

Síntese

O Técnico de operação em processos químicos e petroquímicos (CBO 8110-05) opera instalações industriais e equipamentos de campo de processos químicos e petroquímicos. Realiza análises químicas e físicas, coletando amostras de produtos e efetuando testes. Controla etapas do processo químico e petroquímico, interpretando dados dos instrumentos de controle. Controla fluxo de materiais e insumos. Inspeciona instalações de processamento químico e petroquímico, analisando as condições de funcionamento. Realiza a manutenção de primeiro nível de equipamentos e sistemas. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.

Como o CBO 8110-05 se traduz na rotina

Prepara-se para o trabalho, interpretando relatório do turno anterior referente à operação de processos químicos e petroquímicos. Verifica o programa de produção. Confere disponibilidade de materiais e insumos. Inspeciona instalações e equipamentos de processamento químico e petroquímico, analisando as condições de funcionamento, monitorando vibração e ruído de equipamentos rotativos, e conferindo o direcionamento do fluxo de linha.

Realiza análises químicas e físicas, coletando e identificando amostras dos produtos e efetuando testes químicos e físicos de rotina. Registra dados das análises realizadas. Descarta as amostras de acordo com normas ambientais.

Opera instalações industriais de processamento químico e petroquímico, verificando a instrumentação e identificando perdas no processo. Registra alterações feitas no processo e elabora relatório.

Opera equipamentos de campo, acionando e revezando equipamentos rotativos e inserindo as informações dos equipamentos no painel.

Controla etapas do processo químico e petroquímico, monitorando e interpretando os dados dos instrumentos de controle, verificando variáveis – pressão, vazão e temperatura -, registrando as não conformidades, e interpretando os resultados dos testes químicos e físicos. Realiza atividades operacionais secundárias. Controla geração de resíduos.

Controla fluxo de materiais e insumos, definindo materiais para a formulação, conferindo o recebimento, preparando sistema para movimentação, selecionando e operando os meios de transporte, tais como empilhadeiras, esteiras, pontes e elevadores. Acondiciona materiais e insumos, removendo os itens excedentes. Utiliza software para registrar e controlar os dados dos materiais e insumos.

Prepara a passagem para o turno posterior, registrando as ocorrências do período e elaborando relatório das rotinas operacionais.

Realiza a manutenção de primeiro nível dos equipamentos e sistemas, preenchendo listas de verificações preestabelecidas, identificando não conformidades e efetuando correções e ajustes. Verifica a validade da calibração dos instrumentos. Afere instrumentos de análise dos equipamentos.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado.

Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual, identificando e comunicando condições inseguras no trabalho, sinalizando e isolando áreas de risco. Registra incidentes e acidentes. Pode compor brigada de emergência. Pode compor brigada de emergência. Participa de Diálogo Diário de Segurança (DDS), debatendo diferentes temas, tais como os riscos no trabalho e como evitá-los. Segue as normas de proteção e combate a incêndio. Pode prestar primeiros socorros.

Pulso do mercado para CBO Técnico de operação em processos químicos e petroquímicos

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 8110-05 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.

Termômetro de Carreira
Em equilíbrio
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de nicho específico no mercado formal
  • DensidadeOcupação de nicho específico no mercado formal
  • MovimentoEm equilíbrio
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais experientes, na faixa dos 30 aos 45 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 41h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 8110-05

Os principais empregadores concentram-se em: Agências de Trabalho Temporário, Petroquímicas, Fábricas de Cloro, Fábricas de Resinas Termoplásticas, Fábricas de Produtos Químicos, Fábricas de Químicos Orgânicos.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso técnico de nível médio em química, petroquímica ou áreas afins oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre após cinco anos de experiência profissional.

Saberes que sustentam o CBO 8110-05

Tabela CBO · posição 3 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 16 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências biológicasEcologia e gestão ambientalMeio ambiente334
Ciências exatas e informáticaDesenho técnico e de projetoOutros conhecimentos de desenho técnico e de projeto - leitura e interpretação de diagramas333
FísicaFísica geral334
Outros conhecimentos de física - física aplicada234
Matemática e estatísticaEstatística333
Matemática aplicada344
QuímicaQuímica geral344
Química inorgânica344
Química orgânica344
Outros conhecimentos de química - química aplicada344
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática344
Internet344
Internet das coisas222
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - software – sistemas supervisórios / aplicações em processos químicos e petroquímicos334
Linguística, letras e artesLínguasPortuguês: comunicação oral e escrita333
Português instrumental444
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 37 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Administração, gestão e negóciosLogísticaLogística343
Organização da produçãoProdução em batelada344
Produção em fluxo contínuo344
Planejamento e controle da produção (pcp)Planejamento do trabalho444
Processos administrativos e organizacionaisProcessos organizacionais333
Rotinas de suprimento333
Saúde e segurançaSaúde ocupacional335
Segurança no trabalho445
Outros conhecimentos de saúde e segurança - prevenção e combate a incêndios445
Processos de produção industrialAutomação nos processos de produção industrialPainéis de controle344
Sistema digital de controle distribuído (sdcd)333
Outros conhecimentos de automação nos processos de produção - instrumentação e controle344
Informações tecnológicas de operação de utilidades industriaisOperação de utilidades444
Informações tecnológicas em química e petroquímicaAnálise de fluidos em petróleo e gás334
Processos e operações unitárias de escoamento de fluidos334
Processos e operações unitárias de transferência de calor334
Processos e operações unitárias de transferência de massa334
Processos e operações unitárias termodinâmicas334
Refino de petróleo333
Tecnologias de processos petroquímicos344
Tecnologias de processos químicos344
Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - operação de instalações industriais e equipamentos de campo de processos químicos e petroquímicos455
Informações tecnológicas laboratoriaisOutros conhecimentos de informações tecnológicas laboratoriais - análises químicas e físicas333
Outros conhecimentos de informações tecnológicas laboratoriais - testes químicos e físicos333
Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentosOutros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - instalações de processamento químico e petroquímico444
Manutenção industrialAdministração da manutenção222
Inspeção de manutenção333
Lubrificação222
Tipos de manutenção222
Outros conhecimentos de manutenção industrial - manutenção de primeiro nível de equipamentos e sistemas de processos químicos e petroquímicos334
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrialNormas regulamentadoras para área industrial334
Normas técnicas para área industrial334
Operação de linhas de produção industrialAlimentação de máquinas e equipamentos444
Separação de material para reaproveitamento333
Tendências e inovação nos processos de produção industrialTendências da área industrial223
Serviços de transportes, armazenagem e correiosMovimentação e armazenagem de cargasArmazenagem333
Operação de equipamentos de movimentação de carga333

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 3 de 8
Habilidades cognitivas 9 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral44
Compreensão escrita44
Expressão escrita44
RaciocínioRaciocínio concreto para seguir instruções44
Raciocínio abstrato para resolução de problemas33
Raciocínio analítico22
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting)22
Trabalho com númerosComparação de dados44
Compreensão numérica44
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 9 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades físicasFlexibilidade de extensão33
Habilidades psicomotorasPrecisão de controle44
Destreza manual44
Tempo de reação (ou de resposta)44
Habilidades sensoriaisAtenção auditiva44
Visão a distância44
Visão de perto (ou a curta distância)44
Visão periférica33
Discriminação de cor visual33
Habilidades práticas 7 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe44
Troca de informações44
Fornecimento de informações44
Cooperação44
Habilidades operacionaisAplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas44
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade44
Habilidades organizacionaisAnálise de riscos44

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 3 de 8
TipoPosturaPeso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalhoAutonomia nos contextos de trabalho sem previsão de mudanças4
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Atuam na fabricação de produtos químicos, coque, refino de petróleo, combustíveis nucleares e álcool como assalariados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional dos engenheiros. Podem trabalhar em locais fechados, a céu aberto ou em veículos, por rodízio de turnos, em ambiente confinado, subterrâneo ou em grandes alturas. Em algumas atividades permanecem expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, radiação, vibração e partículas de suspensão. Atuam de forma ampla e variada e são conhecidos, em seu meio, como profissionais com habilidades diferenciadas (multi-skill).

Verbos do dia a dia do CBO 811005

O que se faz na prática
Realizar reparos de manutenção - ex.: troca de gaxeta, substituir filtros
Verificar disponibilidade de materiais e insumos
Identificar programas de produção
Identificar amostras dos produtos
Controlar geração de efluentes
Sinalizar áreas de risco
Realizar atividades operacionais acessórias
Selecionar meios de transporte para movimentação de materiais e insumos
Testar equipamento de comunicação
Inventariar insumos, matéria-prima e produtos
Discutir ações de segurança através do dds
Combater - mitigar emanações

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Técnico de operação em processos químicos e petroquímicos (CBO 8110-05) pertence à família dos Operadores polivalentes de equipamentos em indústrias químicas, petroquímicas e afins, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

8 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
81 Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias
811 Operadores de instalações em indústrias químicas, petroquímicas
8110 Operadores polivalentes de equipamentos em indústrias químicas, petroquímicas e afins
811005 Técnico de operação em processos químicos e petroquímicos

Profissões irmãs na família CBO 8110

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Técnico de operação em processos químicos e petroquímicos

CBO 811005

Qual é o CBO do Técnico de operação em processos químicos e petroquímicos?

O código é CBO 8110-05 (ou CBO 811005 sem o hífen), dentro da família 8110 (Operadores polivalentes de equipamentos em indústrias químicas, petroquímicas e afins), no grande grupo 8 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Técnico de operação em processos químicos e petroquímicos?

Opera instalações industriais e equipamentos de campo de processos químicos e petroquímicos. Realiza análises químicas e físicas, coletando amostras de produtos e efetuando testes. Controla etapas do processo químico e petroquímico, interpretando dados dos instrumentos de controle. Controla fluxo de materiais e insumos. Inspeciona instalações de processamento químico e petroquímico, analisando as…

Que formação é necessária para o CBO 8110-05?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Agências de Trabalho Temporário, Petroquímicas, Fábricas de Cloro, Fábricas de Resinas Termoplásticas.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 41 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 8110-05

Mesmo subgrupo · CBO 811