Marca peças do vestuário - de acordo com gabaritos, peças-piloto e ordem de serviço -, preparando-as para que sejam bordadas. desenvolve gabaritos de bordados. confere as medidas das peças e dos traçados. colabora no controle da qualidade do produto e do processo.
Também chamado de Marcador de peças confeccionadas para bordar · Revisor de produção de peças para bordar
O Preparador de produção de peças para bordar (CBO 7633-15) marca peças do vestuário - de acordo com gabaritos, peças-piloto e ordem de serviço -, preparando-as para que sejam bordadas. Desenvolve gabaritos de bordados. Confere as medidas das peças e dos traçados. Colabora no controle da qualidade do produto e do processo. Cumpre procedimentos, normas técnicas e de qualidade e normas de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 7633-15 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.
Os principais empregadores concentram-se em: Confecção de Roupas, Facção de Roupas, Fábricas de Cama, Mesa e Banho, Fábricas de Produtos Têxteis, Lojas de Cama, Mesa e Banho, Agências de Trabalho Temporário.
O exercício dessas ocupações pressupõe escolaridade de nível fundamental seguida de curso de formação profissional básica de até duzentas horas-aula em um dos conjuntos de atividades do acabamento, como passadoria e operação de máquinas de acabamento.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências biológicas | Ecologia e gestão ambiental | Meio ambiente | 1 | 3 | 3 |
| Ciências exatas e informática | Desenho técnico e de projeto | Outros conhecimentos de desenho técnico e de projeto - noções de desenho técnico do vestuário | 2 | 3 | 4 |
| Matemática e estatística | Aritmética | 2 | 3 | 3 | |
| Geometria | 2 | 3 | 3 | ||
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 2 | 3 | 3 | |
| Internet | 1 | 2 | 2 | ||
| Ciências sociais aplicadas | Direito | Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho | 2 | 3 | 4 |
| Linguística, letras e artes | Artes | Estética e noção do belo | 1 | 3 | 3 |
| Línguas | Português: comunicação oral e escrita | 2 | 3 | 3 | |
| Português instrumental | 2 | 3 | 3 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Planejamento e controle da produção (pcp) | Planejamento do trabalho | 3 | 4 | 4 |
| Qualidade e produtividade | Outros conhecimentos de qualidade e produtividade - noções sobre controle da qualidade | 2 | 3 | 4 | |
| Saúde e segurança | Ergonomia | 2 | 3 | 4 | |
| Saúde ocupacional | 1 | 3 | 4 | ||
| Segurança no trabalho | 2 | 4 | 4 | ||
| Processos de produção industrial | Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos | Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - instrumentos de marcação de bordado em peças do vestuário | 3 | 4 | 4 |
| Informações tecnológicas têxteis e de artefatos de tecidos | Outros conhecimentos de informações tecnológicas têxteis e de vestuário - confecção de gabaritos para marcação de peças do vestuário para bordar | 3 | 4 | 4 | |
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas têxteis e de vestuário - materiais de marcação de bordado em peças do vestuário | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas têxteis e de vestuário - noções sobre processos de bordado de peças do vestuário | 2 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas têxteis e de vestuário - técnicas de marcação de bordado em peças do vestuário | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas têxteis e de vestuário - tipos de tecidos, couros e outros materiais de que são constituídas as peças do vestuário para bordar | 2 | 3 | 4 | ||
| Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial | Normas regulamentadoras para área industrial | 2 | 3 | 4 | |
| Normas técnicas para área industrial | 1 | 2 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 3 | 3 |
| Expressão oral | 3 | 3 | |
| Compreensão escrita | 3 | 3 | |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 4 | 4 |
| Trabalho com números | Transcrição de dados | 4 | 4 |
| Compreensão numérica | 3 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Flexibilidade de extensão | 4 | 4 |
| Habilidades psicomotoras | Estabilidade (firmeza) braço-mão | 4 | 5 |
| Precisão de controle | 4 | 4 | |
| Destreza dos dedos (ou digital) | 4 | 5 | |
| Destreza manual | 3 | 4 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 4 | 4 |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 5 | 5 | |
| Discriminação de cor visual | 3 | 4 | |
| Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....) | Outras - sensibilidade tátil | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 4 | 4 |
| Troca de informações | 4 | 3 | |
| Cooperação | 4 | 4 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de instruções simples e rotineiras | 4 | 4 |
| Habilidades organizacionais | Análise de garantia de qualidade | 2 | 2 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Trabalho sob supervisão direta | Trabalho sob supervisão direta | 4 |
Sob supervisão permanente, trabalham em confecções de roupas, ou oficinas de costura, geralmente como assalariados com carteira assinada, organizados em células de produção ou equipe multifuncional, exceto bordadores(as) e passadores que trabalham de forma individual. Trabalham em ambiente fechado, em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem estar sujeitos a posições desconfortáveis e expostos a ruído intenso e à poeira.
O Preparador de produção de peças para bordar (CBO 7633-15) pertence à família dos Operadores de máquinas para bordado e acabamento de roupas, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .
O código é CBO 7633-15 (ou CBO 763315 sem o hífen), dentro da família 7633 (Operadores de máquinas para bordado e acabamento de roupas), no grande grupo 7 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).
Marca peças do vestuário - de acordo com gabaritos, peças-piloto e ordem de serviço -, preparando-as para que sejam bordadas. Desenvolve gabaritos de bordados. Confere as medidas das peças e dos traçados. Colabora no controle da qualidade do produto e do processo. Cumpre procedimentos, normas técnicas e de qualidade e normas de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Confecção de Roupas, Facção de Roupas, Fábricas de Cama, Mesa e Banho, Fábricas de Produtos Têxteis.
A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.