O Pintor a pincel e rolo (exceto obras e estruturas metálicas) (CBO 7233-10) pinta superfícies de peças, conjuntos e produtos industrializados de metal, madeira, plástico e outros compósitos, utilizando pincel e rolo. Prepara o serviço de pintura, identificando superfícies e selecionando materiais. Prepara tinta e superfícies. Realiza a conservação dos instrumentos de pintura. Atua cumprindo normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Também chamado de Pintor (retoques)
Identifica superfícies e partes a serem pintadas, de acordo com ordens de serviço.
Prepara superfícies de peças, conjuntos e produtos industrializados, executando a limpeza, identificando e corrigindo as pequenas imperfeições.
Seleciona materiais, tais como as lixas e os seladores. Seleciona o fundo ou primer, tinta especial para preparação, que proporciona melhor adesão da camada de acabamento.
Mede a área da superfície a ser pintada e a espessura da camada de tinta, para realizar o cálculo e o registro das quantidades necessárias de materiais por tipo de superfície.
Prepara a tinta, identificando o tipo e as cores, definindo proporções dos componentes da tinta e realizando a mistura dos componentes, para obter as cores e viscosidades desejadas. Altera componentes da tinta para o ajuste de cor.
Aplica uma ou várias camadas de tinta, esmalte, verniz ou produto similar, conforme recomendação do fabricante. Seca a superfície.
Inspeciona a superfície pintada, levando em consideração os padrões de qualidade.
Realiza a conservação dos instrumentos de pintura – pincéis, rolos, trinchas, espátulas e outros apetrechos –, fazendo limpeza e pequenos reparos.
Adota postura ergonomicamente adequada na execução do trabalho. Avalia iluminação e, principalmente, ventilação do ambiente de trabalho.
Zela pela segurança no trabalho, selecionando e usando equipamentos de proteção individual conforme situações de risco. Previne acidentes e incêndios.
Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho. Mantém materiais e instrumentos de trabalho organizados e acondicionados.
Controla desperdícios de material. Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem. Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 7233-10 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.
Os principais empregadores concentram-se em: Pintura Predial, Construtoras, Montagem Industrial, Agências de Trabalho Temporário, Obras de Alvenaria, Acabamento de Obras.
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O exercício pleno das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências biológicas | Ecologia e gestão ambiental | Avaliação de impactos ambientais e gerenciamento de riscos | 2 | 4 | 4 |
| Meio ambiente | 2 | 3 | 3 | ||
| Ciências exatas e informática | Física | Outros conhecimentos de física - termologia | 2 | 3 | 3 |
| Matemática e estatística | Matemática aplicada | 2 | 3 | 4 | |
| Química | Colorimetria | 2 | 4 | 4 | |
| Outros conhecimentos de química - química dos materiais | 2 | 3 | 3 | ||
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 2 | 3 | 3 | |
| Internet | 2 | 3 | 3 | ||
| Linguística, letras e artes | Artes | Estética e noção do belo | 2 | 3 | 3 |
| Línguas | Português: comunicação oral e escrita | 2 | 2 | 2 | |
| Português instrumental | 3 | 3 | 3 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Planejamento e controle da produção (pcp) | Planejamento do trabalho | 4 | 4 | 4 |
| Qualidade e produtividade | Garantia de qualidade | 2 | 4 | 4 | |
| Saúde e segurança | Ergonomia | 3 | 4 | 4 | |
| Primeiros socorros | 2 | 2 | 4 | ||
| Segurança no trabalho | 4 | 4 | 5 | ||
| Trabalho em altura | 3 | 3 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de saúde e segurança - prevenção a incêndios | 3 | 4 | 5 | ||
| Processos de produção industrial | Informações tecnológicas em química e petroquímica | Corrosão | 3 | 3 | 3 |
| Tratamento de superfície | 2 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - pintura a pincel e rolo para superfícies de objetos industrializados de metal, madeira, plástico e outros compósitos | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - preparação de superfícies de objetos industrializados de metal, madeira, plástico e outros compósitos para pintura | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - preparação de tintas, esmaltes, vernizes e produtos similares para pintura industrial | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - secagem em pintura industrial | 4 | 3 | 4 | ||
| Manutenção industrial | Outros conhecimentos de manutenção industrial - conservação de instrumentos de pintura | 4 | 4 | 5 | |
| Materiais | Materiais não-metálicos naturais (madeira, fibras, couro, borracha etc.) | 2 | 4 | 4 | |
| Materiais não-metálicos sintéticos (plástico, vidro, cerâmica e compósitos) | 2 | 4 | 4 | ||
| Materiais metálicos ferrosos | 2 | 4 | 4 | ||
| Materiais metálicos não ferrosos | 2 | 3 | 4 | ||
| Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial | Normas regulamentadoras para área industrial | 3 | 3 | 3 | |
| Normas técnicas para área industrial | 2 | 2 | 2 | ||
| Serviços da saúde e bem-estar | Biossegurança | Outros conhecimentos de biossegurança - biossegurança | 3 | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 4 | 4 |
| Escuta ativa | 3 | 4 | |
| Expressão oral | 3 | 3 | |
| Compreensão escrita | 3 | 4 | |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 4 | 4 |
| Raciocínio abstrato para resolução de problemas | 3 | 3 | |
| Trabalho com números | Transcrição de dados | 3 | 4 |
| Comparação de dados | 3 | 3 | |
| Compreensão numérica | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Coordenação corporal bruta | 3 | 3 |
| Equilíbrio corporal bruto | 4 | 4 | |
| Flexibilidade de extensão | 4 | 4 | |
| Flexibilidade dinâmica | 4 | 4 | |
| Força de tronco | 4 | 4 | |
| Força dinâmica | 4 | 4 | |
| Força estática | 3 | 3 | |
| Vigor (estamina) | 4 | 4 | |
| Habilidades psicomotoras | Estabilidade (firmeza) braço-mão | 4 | 4 |
| Precisão de controle | 4 | 4 | |
| Destreza dos dedos (ou digital) | 3 | 3 | |
| Destreza manual | 4 | 4 | |
| Coordenação multimembros | 4 | 4 | |
| Velocidade de movimento dos membros | 4 | 4 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 3 | 3 |
| Sensibilidade ao brilho | 4 | 4 | |
| Percepção de profundidade | 4 | 4 | |
| Visão a distância | 3 | 3 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 4 | 4 | |
| Discriminação de cor visual | 5 | 5 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 4 | 4 |
| Troca de informações | 3 | 3 | |
| Fornecimento de informações | 3 | 3 | |
| Cooperação | 4 | 4 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de instruções simples e rotineiras | 4 | 4 |
| Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas | 3 | 3 | |
| Habilidades organizacionais | Análise de garantia de qualidade | 3 | 3 |
| Análise de riscos | 3 | 3 | |
| Outras habilidades práticas (especificar: ....) | Outras - trabalho sob pressão | 3 | 3 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Avaliação de trabalho ou atividade | Avaliação do próprio desempenho, com alguma orientação | 4 |
| Trabalho sob supervisão direta | Trabalho sob supervisão direta, com alguma autonomia | 4 |
Atuam principalmente nas indústrias metalmecânica e da construção civil. Trabalham em equipes de manutenção mecânica, produção, funilaria e outras, em rodízio de turnos, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho pode ser fechado, a céu aberto ou em veículos. Estão sujeitos a trabalhar em grandes alturas, sob pressão e em posições desconfortáveis. Freqüentemente são expostos a ruído intenso e material tóxico.
O Pintor a pincel e rolo (exceto obras e estruturas metálicas) (CBO 7233-10) pertence à família dos Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .
O código é CBO 7233-10 (ou CBO 723310 sem o hífen), dentro da família 7233 (Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos), no grande grupo 7 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).
Pinta superfícies de peças, conjuntos e produtos industrializados de metal, madeira, plástico e outros compósitos, utilizando pincel e rolo. Prepara o serviço de pintura, identificando superfícies e selecionando materiais. Prepara tinta e superfícies. Realiza a conservação dos instrumentos de pintura. Atua cumprindo normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção de inc…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Pintura Predial, Construtoras, Montagem Industrial, Agências de Trabalho Temporário.
A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.