Pedreiro de mineração · CBO 7152-25

Pedreiro de mineração · CBO 7152-25

CBO 715225 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Constrói estruturas de alvenaria para suporte e para revestimento de sustentação, em escavações de mineração e na construção de usinas de concentração, barragens de rejeitos e aterros hidráulicos.

Também chamado de Pedreiro (mineração)

O ofício do Pedreiro de mineração em uma frase CBO 715225

Síntese

O Pedreiro de mineração (CBO 7152-25) constrói estruturas de alvenaria para suporte e para revestimento de sustentação, em escavações de mineração e na construção de usinas de concentração, barragens de rejeitos e aterros hidráulicos. Prepara o trabalho, verificando as ordens de serviço e interpretando desenhos do projeto. Utiliza processos, instrumentos e materiais de construção civil específicos e em conformidade com projetos e especificações. Estrutura alvenaria de pedras de mão. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação e sustentabilidade do meio ambiente.

Como o CBO 7152-25 se traduz na rotina

Prepara o trabalho, verificando as ordens de serviço, interpretando os desenhos de projeto, especificando os materiais a serem utilizados na obra e selecionando as ferramentas e os equipamentos. Providencia o local para depósito de materiais, equipamentos, ferramentas e outros instrumentos de trabalho.

Estima os materiais necessários para a construção de muros de contenção, rip-raps, vertedouros, cristas, bordas livres, túneis de desvio, ensecadeiras, talude de montantes e jusantes e tomadas d’água.

Prepara as argamassas e outros materiais, para a construção de estruturas de sustentação e outras obras civis em mineração.

Concreta pilares, pilaretes e outros elementos de sustentação - levando em consideração solo, rocha, material inconsolidado, descontinuidades, água, sismicidade e outras características do local de construção -, para evitar colapsos de rochas.

Aplica revestimentos - como concreto projetado (shotcrete), straps e selantes - e constrói ancoragens, escoras e outros reforços ou tratamentos do maciço.

Estrutura alvenaria de pedras de mão, seguindo desenhos, esquemas e especificações e utilizando processos e instrumentos adequados para a construção de muros de contenção.

Organiza o local de trabalho. Procede à limpeza e à conservação de equipamentos, ferramentas e outros instrumentos de trabalho.

Controla desperdícios de material. Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de modo ecologicamente adequado.

Zela pela segurança, prevenindo acidentes e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Pode prestar primeiros socorros.

Pulso do mercado para CBO Pedreiro de mineração

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 7152-25 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
Volume
Ocupação de baixa densidade no mercado formal
  • DensidadeOcupação de baixa densidade no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais entre 25 e 35 anos no perfil mais comum
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 42h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 7152-25

Os principais empregadores concentram-se em: Montagem Industrial, Construtoras, Escritórios de Engenharia, Obras de Engenharia Civil, Obras de Alvenaria, Marcenarias Industriais.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

O grau de escolaridade exigido para atuar como profissional dessa área é o ensino fundamental. O aprendizado, geralmente, ocorre no canteiro de obras ou ainda pode ser obtido em escolas de formação profissional da área de construção civil. Para o pleno desenvolvimento das atividades requer-se experiência entre um e dois anos.

Saberes que sustentam o CBO 7152-25

Tabela CBO · posição 2 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 12 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia e gestão ambiental Meio ambiente 2 3 3
Outros conhecimentos de ecologia e gestão ambiental - descarte de resíduos de obras civis em mineração 4 4 5
Outros conhecimentos de ecologia e gestão ambiental - rejeitos tóxicos e não tóxicos 2 3 4
Ciências exatas e informática Ciências da terra e do ambiente Outros conhecimentos de ciências da terra e do ambiente - mineralogia aplicada 1 3 4
Desenho técnico e de projeto Leitura e interpretação de desenho técnico 2 3 4
Matemática e estatística Matemática aplicada 2 3 4
Química Outros conhecimentos de química - química dos materiais 2 2 2
Tecnologia da informação e comunicação Informática 2 2 2
Internet 2 2 2
Ciências sociais aplicadas Direito Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho 2 3 3
Linguística, letras e artes Línguas Português: leitura e interpretação de textos 2 2 3
Português instrumental 3 3 4
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 30 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Planejamento e controle da produção (pcp) Planejamento do trabalho 4 4 4
Qualidade e produtividade Outros conhecimentos de qualidade e produtividade - fundamentos da qualidade 2 2 2
Saúde e segurança Ergonomia 3 4 5
Espaços confinados 2 3 5
Primeiros socorros 2 2 5
Saúde ocupacional 1 3 4
Segurança no trabalho 3 4 5
Trabalho em altura 2 4 5
Processos de produção industrial Construção civil e obras públicas Alvenaria 3 4 4
Carpintaria em obras civis 2 2 2
Concretagem 3 3 3
Contenções 3 5 5
Materiais da construção civil 2 4 4
Revestimento 3 3 5
Solos 2 4 4
Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - nível, prumo, esquadro e alinhamento 4 4 5
Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - obras civis em mineração: construção de estruturas de alvenaria para suporte 4 4 5
Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - obras civis em mineração: revestimento de sustentação 4 4 5
Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - técnicas de alvenaria de pedras de mão 3 5 5
Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - tipos de obras civis em mineração: escavações, construção de usinas de concentração, barragens de rejeitos, aterros hidráulicos e outras 2 4 4
Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - tipos de revestimento em obras civis de mineração: concreto projetado (shotcrete), straps, selantes e outros 3 4 4
Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos Ferramentas 4 4 4
Instrumentos 4 4 4
Manutenção industrial Outros conhecimentos de manutenção industrial - conservação de ferramentas, instrumentos e equipamentos de trabalho 4 4 5
Materiais Outros conhecimentos de materiais - cálculo e especificação de material para a obra 3 4 5
Outros conhecimentos de materiais - materiais para estruturas de alvenaria e revestimento em obras civis de mineração 3 4 5
Mineração - recursos minerais sólidos, líquidos e gasosos Outros conhecimentos de mineração - recursos minerais sólidos, líquidos e gasosos - galerias e túneis 2 3 4
Outros conhecimentos de mineração - recursos minerais sólidos, líquidos e gasosos - noções de mecânica de rochas 2 3 3
Outros conhecimentos de mineração - recursos minerais sólidos, líquidos e gasosos - sistema de ventilação em minas 2 3 4
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial Outros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial - normas técnicas e regulamentadoras para a área de construção civil – obras civis em mineração 2 3 3

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 2 de 8
Habilidades cognitivas 12 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 3 3
Escuta ativa 4 4
Expressão oral 3 3
Compreensão escrita 3 3
Expressão escrita 2 2
Outras habilidades de cognitivas (especificar...) Outras - visão espacial 2 3
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 4 4
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 3 3
Trabalho com números Transcrição de dados 3 3
Comparação de dados 3 3
Compreensão numérica 4 4
Expressão numérica 2 2
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 24 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 4 4
Equilíbrio corporal bruto 4 4
Flexibilidade de extensão 4 4
Flexibilidade dinâmica 3 3
Força de tronco 3 3
Força dinâmica 4 4
Força estática 4 4
Força explosiva 3 4
Vigor (estamina) 5 5
Habilidades psicomotoras Estabilidade (firmeza) braço-mão 4 4
Precisão de controle 3 3
Destreza dos dedos (ou digital) 2 2
Destreza manual 4 4
Coordenação multimembros 4 4
Velocidade de movimento dos membros 3 3
Velocidade de pulso-dedos​​   3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 4 4
Percepção de profundidade 3 3
Visão a distância 4 4
Visão de perto (ou a curta distância) 4 4
Visão noturna 2 3
Visão periférica 2 3
Discriminação de cor visual 2 3
Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....) Outras - orientação espacial 2 3
Habilidades práticas 9 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 4 4
Troca de informações 3 3
Cooperação 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de instruções simples e rotineiras 4 4
Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas 3 3
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade 2 2
Habilidades organizacionais Análise de garantia de qualidade 3 3
Análise de riscos 4 4
Outras habilidades práticas (especificar: ....) Outras - trabalho sob pressão 4 4

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 2 de 8
Tipo Postura Peso
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho, com alguma orientação 4
Trabalho sob supervisão direta Trabalho sob supervisão direta, com alguma autonomia 4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Vinculam-se a atividades da construção civil e a áreas de serviços gerais em empresas industriais, comerciais ou de serviços. Os calceteiros e pedreiros trabalham, na sua maioria, por conta própria. Os pedreiros de chaminés industriais, de edificações, de mineração e de material refratário são predominantemente assalariados. Trabalham sob supervisão permanente, exceto o pedreiro que ocasionalmente têm seus trabalhos supervisionados. Podem realizar atividades em grandes alturas, em locais subterrâneos ou confinados, expostos a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso, altas temperaturas e poluição do ar.

Verbos do dia a dia do CBO 715225

O que se faz na prática
Manter-se atualizado quanto as normas técnicas e de segurança
Preparar a argamassa para o revestimento
Comunicar-se com clientes, superiores e colegas de trabalho
Interpretar as ordens de serviço
Preocupar-se com a produtividade
Coordenar trabalhos com outros membros da equipe
Obedecer as normas de segurança
Providenciar o local para depósito de materiais e ferramentas
Concretar as lajes
Preparar a argamassa para o assentamento
Trabalhar em áreas de risco
Selecionar as ferramentas e equipamentos

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Pedreiro de mineração (CBO 7152-25) pertence à família dos Trabalhadores de estruturas de alvenaria, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

7 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
71 Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil
715 Trabalhadores da construção civil e obras públicas
7152 Trabalhadores de estruturas de alvenaria
715225 Pedreiro de mineração

Profissões irmãs na família CBO 7152

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Pedreiro de mineração

CBO 715225

Qual é o CBO do Pedreiro de mineração?

O código é CBO 7152-25 (ou CBO 715225 sem o hífen), dentro da família 7152 (Trabalhadores de estruturas de alvenaria), no grande grupo 7 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Pedreiro de mineração?

Constrói estruturas de alvenaria para suporte e para revestimento de sustentação, em escavações de mineração e na construção de usinas de concentração, barragens de rejeitos e aterros hidráulicos. Prepara o trabalho, verificando as ordens de serviço e interpretando desenhos do projeto. Utiliza processos, instrumentos e materiais de construção civil específicos e em conformidade com projetos e espe…

Que formação é necessária para o CBO 7152-25?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Montagem Industrial, Construtoras, Escritórios de Engenharia, Obras de Engenharia Civil.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 42 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 7152-25

Mesmo subgrupo · CBO 715