Operador de tratamento químico de materiais radioativos · CBO 8112-15

Operador de tratamento químico de materiais radioativos · CBO 8112-15

CBO 811215 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Opera fornos, vaporizadores, filtros e outros equipamentos de uma instalação de tratamento de materiais radioativos - para separar e extrair urânio, plutônio, tório e outros materiais radioativos de minérios -, desobstruindo tubulações, transportando insumos para a área de trabal

O ofício do Operador de tratamento químico de materiais radioativos em uma frase CBO 811215

Síntese

O Operador de tratamento químico de materiais radioativos (CBO 8112-15) opera fornos, vaporizadores, filtros e outros equipamentos de uma instalação de tratamento de materiais radioativos - para separar e extrair urânio, plutônio, tório e outros materiais radioativos de minérios -, desobstruindo tubulações, transportando insumos para a área de trabalho, monitorando equipamentos de tratamento químico de materiais radioativos em processos contínuos ou em batelada, controlando variáveis do processo de produção por meio de painel, descontaminando, neutralizando e evacuando os resíduos radioativos. Coleta amostras para análises laboratoriais e interpreta resultados. Controla qualidade de processos e produtos. Emite documentação técnica. Treina novos operadores. Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

Como o CBO 8112-15 se traduz na rotina

Prepara-se para o trabalho, lendo relatórios, consultando informações operacionais e verificando ocorrências do turno anterior. Executa etapas do processo - contínuo ou em batelada -, seguindo ordem de serviço.

Verifica a qualidade da água para fins industriais e potáveis, analisando sua alcalinidade. Desobstrui tubulações. Realiza ramonagem, conforme padrões especificados.

Transporta insumos para a área de trabalho, manualmente ou utilizando carrinhos, veículos automotores ou guinchos. Controla os estoques, requisitando insumos quando necessário.

Programa instrumentos de medição. Ajusta as variáveis do processo e os parâmetros dos equipamentos. Registra as correções executadas nas variáveis do processo.

Opera equipamentos - tais como fornos, filtros, vaporizadores, entre outros - de uma instalação de tratamento de materiais radioativos, manipulando os dispositivos de controle a fim de separar e extrair urânio, plutônio, tório e outros materiais radioativos de minérios.

Produz em batelada, carregando equipamento com matéria-prima, adicionando aditivos e reagentes - manualmente ou com processos de alimentação automatizados -, e operando máquina de homogeneização. Seleciona e monitora os parâmetros do processo, como temperatura e pressão. Remove resíduos e materiais contaminados do sistema.

Controla os processos, calculando as quantidades de substâncias químicas a serem adicionadas às soluções e efetuando os ajustes necessários, para regular a concentração e a temperatura das soluções e o fluxo de fluidos e gases que atravessam as instalações de tratamento e recuperação.

Monitora equipamentos de tratamento químico de materiais radioativos - em processos contínuos ou em batelada -, inspecionando condições do funcionamento dos equipamentos e controlando variáveis do processo por meio de painel. Registra leitura dos painéis de controle.

Coleta amostras das etapas do processo, identificando-as e enviando-as ao laboratório. Interpreta e registra os resultados da análise das amostras.

Pode operar dispositivos mecânicos ou eletrônicos manipulados a distância, para realizar ensaios químicos e metalúrgicos de materiais radioativos no interior de uma instalação.

Executa controle de qualidade dos processos e dos produtos, seguindo procedimentos, instruções e padrões do sistema de qualidade. Compara dados do processo com padrões estabelecidos e monitora a qualidade do produto. Analisa relatório de não conformidades. Preenche gráfico de controle e boletins de análise do processo.

Efetua a descontaminação, neutralização e evacuação dos resíduos radioativos, utilizando diversos aparelhos químicos apropriados, para diminuir os riscos da radiação.

Elabora relatório para comunicar ocorrências, no final de seu turno.

Treina novos operadores, mostrando forma de interpretação do fluxograma do processo de produção, orientando sobre o funcionamento dos equipamentos, e demonstrando procedimentos para execução de rotinas operacionais. Emite relatório sobre desempenho dos treinandos.

Inspeciona os equipamentos, separando os que apresentam falhas no funcionamento e elaborando ordem de serviço para requisitar manutenção.

Respeita e cumpre a política ambiental da empresa, especialmente no que se relaciona à gestão correta dos rejeitos radioativos.

Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual. Identifica condições inseguras no trabalho e sinaliza riscos e pontos críticos do ambiente. Comunica ocorrências de acidente e incidente, registrando-as. Controla níveis de contaminação do ambiente. Simula evacuação de área. Combate princípios de incêndio e aciona brigada de segurança.

Pulso do mercado para CBO Operador de tratamento químico de materiais radioativos

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 8112-15 se encontra hoje em zona de restritivo.

Termômetro de Carreira
Restritivo
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
Volume
Ocupação de baixa densidade no mercado formal
  • DensidadeOcupação de baixa densidade no mercado formal
  • MovimentoEm movimento de retração
  • VolatilidadeRotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, na primeira fase de carreira
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 41h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 8112-15

Os principais empregadores concentram-se em: Usinas de Açúcar.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício dessas ocupações requer-se o curso técnico de nível médio em metalurgia, siderurgia, química, petroquímica ou áreas afins oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional.

Saberes que sustentam o CBO 8112-15

Tabela CBO · posição 3 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 20 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências biológicasBiofísicaOutros conhecimentos de biofísica - efeitos da radiação ionizante em seres humanos334
Ecologia e gestão ambientalMeio ambiente334
Outros conhecimentos de ecologia e gestão ambiental - descontaminação, neutralização e evacuação de resíduos radioativos435
Ciências exatas e informáticaCiências da terra e do ambienteGeologia222
Mineralogia222
Outros conhecimentos de ciências da terra e do ambiente - minerais radioativos334
FísicaOutros conhecimentos de física - física aplicada223
Outros conhecimentos de física - noções de física nuclear334
Matemática e estatísticaMatemática aplicada333
QuímicaOutros conhecimentos de química - noções de química nuclear344
Outros conhecimentos de química - química aplicada233
Outros conhecimentos de química - radioquímica234
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática333
Internet223
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - software: scada - sistema de supervisão e aquisição de dados334
Ciências sociais aplicadasDireitoOutros conhecimentos de direito - comissão nacional de energia nuclear - cnen: estrutura, funções, áreas de atuação222
Outros conhecimentos de direito - política nacional de energia nuclear222
Linguística, letras e artesLínguasPortuguês: comunicação oral e escrita334
Português instrumental444
Inglês instrumental223
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 30 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Administração, gestão e negóciosOrganização da produçãoProdução em batelada334
Produção em fluxo contínuo334
Qualidade e produtividadeControle da qualidade333
Saúde e segurançaErgonomia335
Primeiros socorros325
Saúde ocupacional345
Segurança no trabalho345
Outros conhecimentos de saúde e segurança - prevenção e combate a incêndio435
Outros conhecimentos de saúde e segurança - programa de proteção radiológica445
Processos de produção industrialAutomação nos processos de produção industrialPainéis de controle334
Sistema digital de controle distribuído (sdcd)334
Informações tecnológicas em química e petroquímicaOutros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - controle do processo de tratamento químico de materiais radioativos445
Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - operação de sistemas de tratamento químico de materiais radioativos445
Informações tecnológicas laboratoriaisOutros conhecimentos de informações tecnológicas laboratoriais - interpretação de resultados de análises laboratoriais444
Outros conhecimentos de informações tecnológicas laboratoriais - procedimentos de coleta de amostras em processos de tratamento químico de materiais radioativos444
Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentosOutros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - equipamentos, instrumentos e instalações para tratamento químico de materiais radioativos444
Manutenção industrialProgramação da manutenção333
Tipos de manutenção333
MateriaisOutros conhecimentos de materiais - aplicações dos materiais radioativos333
Outros conhecimentos de materiais - produção de materiais radioativos344
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrialNormas regulamentadoras para área industrial333
Normas técnicas para área industrial333
Outros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial - normas e regulamentos em radioproteção344
Outros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial - normas específicas para a área de materiais radioativos334
Operação de linhas de produção industrialOutros conhecimentos de operação de linhas de produção industrial - tratamento e disposição de rejeitos radioativos334
Planejamento e controle da produção industrialOutros conhecimentos de planejamento e controle da produção industrial - ordem de serviço333
Outros conhecimentos de planejamento e controle da produção industrial - planilha de controle333
Outros conhecimentos de planejamento e controle da produção industrial - relatório operacional333
Serviços da saúde e bem-estarBiossegurançaOutros conhecimentos de biossegurança - biossegurança aplicada345
Serviços educacionais, de desenvolvimento comunitário e defesa civilInstrutoria de ensino profissionalOutros conhecimentos de instrutoria de ensino profissional - fundamentos para o treinamento no local de trabalho323

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 3 de 8
Habilidades cognitivas 14 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral33
Escuta ativa33
Expressão oral33
Compreensão escrita33
Expressão escrita33
Habilidade de orientar serviços33
Habilidade de ensinar22
RaciocínioRaciocínio abstrato para resolução de problemas33
Raciocínio analítico22
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting)22
Trabalho com númerosTranscrição de dados44
Comparação de dados33
Classificação de dados22
Compreensão numérica33
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 14 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades físicasCoordenação corporal bruta33
Equilíbrio corporal bruto33
Habilidades psicomotorasEstabilidade (firmeza) braço-mão33
Precisão de controle44
Destreza manual33
Coordenação multimembros33
Tempo de reação (ou de resposta)33
Habilidades sensoriaisReconhecimento de fala33
Clareza de fala33
Sensibilidade ao brilho33
Visão a distância44
Visão de perto (ou a curta distância)33
Visão periférica33
Discriminação de cor visual33
Habilidades práticas 12 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe44
Troca de informações33
Fornecimento de informações33
Cooperação44
Orientação de pessoas33
Facilitação e mediação de aprendizagem22
Habilidades operacionaisAplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas33
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade44
Habilidades organizacionaisAnálise de garantia de qualidade33
Análise sistêmica22
Análise de riscos44
Outras habilidades práticas (especificar: ....)Outras - trabalho sob pressão44

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 3 de 8
TipoPosturaPeso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalhoAutonomia nos contextos de trabalho sem previsão de mudanças3
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento3

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Atuam na fabricação de produtos químicos, de coque, refino de petróleo, combustíveis nucleares, álcool, pastas, papel e derivados e metalurgia básica. São assalariados com carteira assinada e atuam em equipe (turnos, multifuncional) sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado ou a céu aberto. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis e trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse constante. Podem, ainda, trabalhar em grandes alturas ou confinados, em algumas atividades, podem ficar e expostos a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso, altas temperaturas, poeira, gases e umidade.

Verbos do dia a dia do CBO 811215

O que se faz na prática
Realizar ramonagem - limpeza utilizando vapor
Demonstrar fluência verbal
Emitir relatório de análise de falhas no processo produtivo
Identificar o tipo de equipamento para execução das tarefas
Tratar efluentes conforme padrôes especificados
Ajustar velocidade - rpm de equipamentos rotativos
Monitorar tempo de reação do processo
Registrar correções executadas nas variáveis do processo
Executar coleta de amostra, demonstrando procedimentos
Revezar equipamentos rotativos
Identificar pureza dos produtos analisados
Registrar leitura dos painéis de controles

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Operador de tratamento químico de materiais radioativos (CBO 8112-15) pertence à família dos Operadores de calcinação e de tratamentos químicos de materiais radioativos, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

8 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
81 Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias
811 Operadores de instalações em indústrias químicas, petroquímicas
8112 Operadores de calcinação e de tratamentos químicos de materiais radioativos
811215 Operador de tratamento químico de materiais radioativos

Profissões irmãs na família CBO 8112

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Operador de tratamento químico de materiais radioativos

CBO 811215

Qual é o CBO do Operador de tratamento químico de materiais radioativos?

O código é CBO 8112-15 (ou CBO 811215 sem o hífen), dentro da família 8112 (Operadores de calcinação e de tratamentos químicos de materiais radioativos), no grande grupo 8 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Operador de tratamento químico de materiais radioativos?

Opera fornos, vaporizadores, filtros e outros equipamentos de uma instalação de tratamento de materiais radioativos - para separar e extrair urânio, plutônio, tório e outros materiais radioativos de minérios -, desobstruindo tubulações, transportando insumos para a área de trabalho, monitorando equipamentos de tratamento químico de materiais radioativos em processos contínuos ou em batelada, contr…

Que formação é necessária para o CBO 8112-15?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Usinas de Açúcar.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 41 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 8112-15

Mesmo subgrupo · CBO 811