Operador de processamento (transferência e estocagem de petróleo) · CBO 8115-10

Operador de processamento (transferência e estocagem de petróleo) · CBO 8115-10

CBO 811510 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Opera processos de transferência – para movimentação de água, soluções químicas e produtos petrolíferos crus, semielaborados e acabados - e estocagem em refinarias de petróleo e gás, seguindo procedimentos e padrões operacionais e utilizando recursos de informática para monitoram

Também chamado de Bombeador (refinação de petróleo) · Operador de bomba (refinação de petróleo) · Operador de transferência e estocagem - na refinação do petróleo

O ofício do Operador de processamento (transferência e estocagem de petróleo) em uma frase CBO 811510

Síntese

O Operador de processamento (transferência e estocagem de petróleo) (CBO 8115-10) opera processos de transferência – para movimentação de água, soluções químicas e produtos petrolíferos crus, semielaborados e acabados - e estocagem em refinarias de petróleo e gás, seguindo procedimentos e padrões operacionais e utilizando recursos de informática para monitoramento e controle de processos. Realiza processos e operações unitárias de escoamento de fluidos. Opera interfaces de controle, tais como SDCD-Sistemas Digitais de Controle Distribuído e instrumentos de campo. Prepara equipamentos para serviços de manutenção. Controla a qualidade dos produtos e efluentes. Emite relatórios de ocorrências operacionais e participa de reuniões técnicas. Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

Como o CBO 8115-10 se traduz na rotina

Prepara-se para execução das atividades, recebendo informações do turno de trabalho anterior. Consulta informações técnicas e gerenciais.

Opera processos de transferência e estocagem em refinarias de petróleo e gás, seguindo procedimentos e padrões operacionais e utilizando ferramentas computacionais para controle de processos. Pode utilizar “software” e sistemas integrados de gestão para monitoramento dos parâmetros de processo a distância e dos parâmetros relacionados ao transporte de produtos entre as unidades que integram a refinaria de petróleo.

Executa operações de transferência - por oleodutos, gasodutos, navios e outros meios - de produtos petrolíferos, água e soluções químicas, acionando bombas, controlando o processo de bombeamento, observando os indicadores do fluxo e da pressão, e regulando a velocidade do bombeamento. Realiza processos e operações unitárias de escoamento de fluidos. Efetua manobras operacionais e ajusta os equipamentos conforme os limites operacionais, para assegurar a regularidade da operação e os padrões de segurança exigidos, de acordo com as características de cada produto. Processa o tratamento de água para fins potáveis, industriais e para a geração de vapor.

Controla a estocagem, verificando a vazão para dentro de tanques apropriados e monitorando a quantidade depositada nos tanques de armazenamento, assegurando que os processos estejam em conformidade com os procedimentos preestabelecidos.

Opera interfaces de controle – tais como SDCD-Sistemas Digitais de Controle Distribuído e instrumentos de campo -, inspecionando as malhas de controle do processo, monitorando instrumentos de controle, e interpretando tendências de variáveis, tais como pressão, vazão e temperatura. Ajusta as variáveis de processo.

Preenche cadastros e planilhas, registrando os dados relativos aos parâmetros das operações de transferência e estocagem de produtos.

Prepara equipamentos para serviços de manutenção, fazendo “checklist” das condições de funcionamento, identificando os reparos necessários, solicitando os serviços de manutenção, e realizando manobras de liberação dos equipamentos. Acompanha a retirada dos equipamentos para manutenção. Após a execução dos serviços de manutenção, recebe e testa os equipamentos. Aplica procedimentos em emergências operacionais.

Utiliza conceitos e aplica ferramentas da qualidade, interpretando normas e procedimentos técnicos. Identifica não conformidades, de acordo com os padrões preestabelecidos, e propõe ações corretivas e preventivas, para implementação de melhorias nos procedimentos operacionais. Pode auxiliar na revisão de procedimentos operacionais.

Controla a qualidade dos produtos e efluentes. Coleta amostras de produtos e realiza análises de campo, de acordo com a rotina operacional. Interpreta resultados de análises químicas, físicas e biológicas, comparando-os com padrões técnicos. Identifica produtos não conformes, redirecionando-os.

Emite relatórios de ocorrências operacionais. Passa informações sobre ocorrências, ao final do seu turno de trabalho. Participa de reuniões técnicas.

Controla estoques, em sistemas informatizados, monitorando os processos de movimentação e de armazenamento de produtos.

Cumpre a política ambiental da empresa, atuando para o correto tratamento de despejos industriais e a reutilização de águas residuais.

Trabalha de acordo com as normas de segurança e saúde ocupacional, utilizando os equipamentos de proteção individual apropriados para cada atividade e prevenindo acidentes. Identifica situações de risco e coopera na análise dos riscos, para proposição de medidas preventivas ou mitigadoras. Participa de simulados de emergência. Combate princípios de incêndio. Presta primeiros socorros.

Pulso do mercado para CBO Operador de processamento (transferência e estocagem de petróleo)

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 8115-10 se encontra hoje em zona de restritivo.

Termômetro de Carreira
Restritivo
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de baixa densidade no mercado formal
  • DensidadeOcupação de baixa densidade no mercado formal
  • MovimentoEm movimento de retração
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais experientes, na faixa dos 30 aos 45 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 42h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 8115-10

Os principais empregadores concentram-se em: Refinarias de Petróleo, Serviços para Empresas, Apoio Administrativo, Fábricas de Minerais Não-Metálicos, Depósitos de Mercadorias, Manutenção de Motores e Turbinas.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino médio, com qualificação profissional em operação de produção e refino de petróleo, obtida em centros de treinamentos da própria empresa ou em convênio com instituições de formação profissional. O exercício pleno da atividade se dá após três ou quatro anos de experiência profissional, auxiliando um profissional titular. O desempenho das funções requer qualificação contínua, durante toda a vida profissional, dada as mudanças que ocorrem nos processos de produção, nos sistemas de controle e na organização do trabalho.

Saberes que sustentam o CBO 8115-10

Tabela CBO · posição 3 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 16 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia e gestão ambiental Meio ambiente 3 3 4
Ciências exatas e informática Ciência da computação Banco de dados 2 2 3
Física Outros conhecimentos de física - física aplicada 3 3 3
Matemática e estatística Matemática aplicada 3 3 3
Química Química orgânica 3 3 3
Outros conhecimentos de química - origem, extração e refino do petróleo 3 3 3
Outros conhecimentos de química - química aplicada 3 3 3
Outros conhecimentos de química - tipos de petróleo 3 3 3
Tecnologia da informação e comunicação Informática 3 3 3
Internet 3 3 3
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - ferramentas computacionais para controle de processos de transferência e estocagem de produtos em refinarias de petróleo e gás 3 3 3
Ciências sociais aplicadas Direito Legislação aplicada à área ocupacional 3 2 3
Linguística, letras e artes Línguas Português: comunicação oral e escrita 3 4 4
Português instrumental 4 4 4
Inglês instrumental 2 2 3
Outros conhecimentos dos domínios de formação geral e/ou transversal Tecnologias estratégicas Análise de riscos 2 3 3
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 28 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Qualidade e produtividade Controle da qualidade 3 3 3
Saúde e segurança Ergonomia 3 4 4
Espaços confinados 3 3 3
Primeiros socorros 3 2 3
Segurança no trabalho 3 4 4
Outros conhecimentos de saúde e segurança - prevenção e combate a incêndio 3 4 4
Outros conhecimentos de saúde e segurança - segurança industrial aplicada ao transporte e estocagem de produtos de petróelo em refinarias 3 3 4
Processos de produção industrial Automação nos processos de produção industrial Painéis de controle 3 3 3
Sistema digital de controle distribuído (sdcd) 3 3 3
Outros conhecimentos de automação nos processos de produção - instrumentos de campo utilizados para o monitoramento dos processos de transferência e estocagem do petróleo 3 4 4
Informações tecnológicas de operação de utilidades industriais Operação de utilidades 3 3 3
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de operação de utilidades industriais - tratamento de água e efluentes em refinarias de petróleo e gás 2 3 3
Informações tecnológicas em química e petroquímica Processos e operações unitárias de escoamento de fluidos 4 4 4
Refino de petróleo 3 4 4
Tecnologias de processos petroquímicos 3 4 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - análises de produtos para controle de qualidade em refinarias de petróleo 3 3 3
Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - fluxograma do refino de petróleo e gás 3 3 3
Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - operacionalização dos processos de transferência e estocagem de petróleo e gás 4 4 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - principais meios de transferência de produtos em refinarias de petróleo 4 4 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - principais parâmetros de controle do processos de transferência e estocagem de produtos de petróleo 4 4 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - tipos de tanques de armazenamento utilizados em refinarias de petróleo 4 4 4
Manutenção industrial Programação da manutenção 3 3 3
Tipos de manutenção 3 3 3
Metalmecânica - metalurgia Tubulações industriais 3 3 3
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial Normas regulamentadoras para área industrial 3 3 3
Normas técnicas para área industrial 3 3 3
Planejamento e controle da produção industrial Outros conhecimentos de planejamento e controle da produção industrial - ordem de serviço 3 3 3
Outros conhecimentos de planejamento e controle da produção industrial - relatório de turno 3 3 3

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 3 de 8
Habilidades cognitivas 14 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 3 4
Escuta ativa 3 3
Expressão oral 4 4
Compreensão escrita 3 4
Expressão escrita 4 4
Aprendizado ativo 2 2
Raciocínio Raciocínio abstrato para resolução de problemas 4 4
Raciocínio analítico 3 3
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 3 3
Trabalho com números Transcrição de dados 4 4
Comparação de dados 4 4
Classificação de dados 4 4
Compreensão numérica 3 3
Análise de dados 3 3
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 14 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 3 3
Flexibilidade de extensão 3 3
Habilidades psicomotoras Estabilidade (firmeza) braço-mão 3 3
Destreza manual 3 3
Coordenação multimembros 3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 4 4
Localização de som 2 2
Reconhecimento de fala 3 3
Clareza de fala 3 3
Visão a distância 4 4
Visão de perto (ou a curta distância) 4 4
Visão periférica 3 3
Discriminação de cor visual 2 2
Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....) Outras - atenção a detalhes 3 3
Habilidades práticas 9 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 4 4
Troca de informações 4 4
Fornecimento de informações 4 4
Cooperação 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 3 3
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade 3 3
Habilidades organizacionais Análise de garantia de qualidade 3 3
Análise sistêmica 3 3
Análise de riscos 4 4

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 3 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia em contextos de trabalho com previsão de mudanças 3
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento 3

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

O trabalho é exercido em indústrias de extração, produção e refino de petróleo e gás. O trabalhador é assalariado com carteira assinada, atuando em equipe, em horário variável rodízio de turno, sob supervisão permanente de supervisores de primeira linha, técnicos e engenheiros. A execução de algumas atividades ocorre em ambientes de risco, com exposição a materiais tóxicos, altas temperaturas e vibrações.

Verbos do dia a dia do CBO 811510

O que se faz na prática
Transmitir informações com clareza
Realizar operações unitárias
Manter princípios éticos
Identificar equipamentos para reparos
Preencher cadastros e planilhas
Otimizar as variáveis do processo - vazão, pressão, temperatura, nível.
Passar e receber por escrito e oralmente informações de turno.
Processar tratamento de água para fins potáveis, industriais e geração de vapor
Propor açoes corretivas e preventivas
Verificar as recomendações de segurança de acordo com as condições de trabalho
Demonstrar senso de responsabilidade
Identificar condições para prevenção de emanações para o meio ambiente

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Operador de processamento (transferência e estocagem de petróleo) (CBO 8115-10) pertence à família dos Operadores de equipamentos de produção e refino de petróleo e gás, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

8 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
81 Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias
811 Operadores de instalações em indústrias químicas, petroquímicas
8115 Operadores de equipamentos de produção e refino de petróleo e gás
811510 Operador de processamento (transferência e estocagem de petróleo)

Profissões irmãs na família CBO 8115

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Operador de processamento (transferência e estocagem de petróleo)

CBO 811510

Qual é o CBO do Operador de processamento (transferência e estocagem de petróleo)?

O código é CBO 8115-10 (ou CBO 811510 sem o hífen), dentro da família 8115 (Operadores de equipamentos de produção e refino de petróleo e gás), no grande grupo 8 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Operador de processamento (transferência e estocagem de petróleo)?

Opera processos de transferência – para movimentação de água, soluções químicas e produtos petrolíferos crus, semielaborados e acabados - e estocagem em refinarias de petróleo e gás, seguindo procedimentos e padrões operacionais e utilizando recursos de informática para monitoramento e controle de processos. Realiza processos e operações unitárias de escoamento de fluidos. Opera interfaces de cont…

Que formação é necessária para o CBO 8115-10?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Refinarias de Petróleo, Serviços para Empresas, Apoio Administrativo, Fábricas de Minerais Não-Metálicos.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 42 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 8115-10

Mesmo subgrupo · CBO 811